Exercícios mais comentados do banco de dados de questões de Física
questões de vestibulares
|

 

Exercícios mais comentados

REF. Pergunta/Resposta
vestibular:Ufc
tópico:Ondulatoria

sub-grupo:Ondas Estacionárias
pergunta:Considere dois tubos sonoros, um aberto e outro fechado, ambos do mesmo comprimento e situados no mesmo ambiente. Se o som de freqüência fundamental emitido pelo tubo aberto tem comprimento de onda de 34 cm, qual o comprimento de onda, em centímetros do som de freqüência fundamental emitido pelo tubo fechado?



resposta:68 cm

vestibular:Ufc
tópico:Fisica

sub-grupo:
pergunta:Numa placa retangular de 100 cm × 200 cm, são cortados setores circulares, todos de mesmo raio, resultando na peça mostrada na figura. A placa tem espessura uniforme e é construída de um material homogêneo. Determine, em centímetros, as coordenadas x e y, do centro de massa da peça.


resposta:x = 100 cm
y = 50 cm

vestibular:Fuvest
tópico:Mecanica

sub-grupo:Movimento Uniformemente Variado
pergunta:A figura adiante representa as velocidades em função do tempo de dois corpos, que executam movimentos verticais. O corpo A, de massa M, é descrito por uma linha contínua; o corpo B, de massa 3M, por uma linha tracejada. Em um dos intervalos de tempo listados adiante, ambos estão sobre a ação exclusiva de um campo gravitacional constante. Tal intervalo é:

imagem não disponivel


a) de 0 a T
b) de T a T‚
c) de T‚ a Tƒ
d) de Tƒ a T„
e) de T„ a T…


resposta:[B]

vestibular:Puc
tópico:Mecanica

sub-grupo:Movimento Uniformemente Variado
pergunta:Um esquiador desce por uma pista de esqui com aceleração constante. Partindo do repouso do ponto P, ele chega ao ponto T, a 100 m de P, com velocidade de 30 m/s. O esquiador passa por um ponto Q, a 36 m de P, com velocidade, em m/s, de
a) 18
b) 15
c) 12
d) 10,8
e) 9,0



resposta:[A]

vestibular:Fatec
tópico:Fisica

sub-grupo:Calorimetria
pergunta:Um frasco contém 20 g de água a 0 °C. Em seu interior é colocado um objeto de 50 g de alumínio a 80 °C. Os calores específicos da água e do alumínio são respectivamente 1,0 cal/g°C e 0,10 cal/g°C.
Supondo não haver trocas de calor com o frasco e com o meio ambiente, a temperatura de equilíbrio desta mistura será
a) 60 °C
b) 16 °C
c) 40 °C
d) 32 °C
e) 10 °C



resposta:[B]

vestibular:Ufc
tópico:Dimensoes_Unidades

sub-grupo:
pergunta:O sistema solar tem 4,5 x 10ª anos de idade. Os primeiros hominídeos surgiram na Terra há cerca de 4,5 milhões de anos.
Imagine uma escala em que o tempo transcorrido entre o surgimento do sistema solar e a época atual corresponda a um ano de 365 dias. De acordo com tal escala, há quantas horas os hominídeos surgiram na Terra? Aproxime sua resposta para um número inteiro apropriado.



resposta:9 h

vestibular:Mackenzie
tópico:Fisica

sub-grupo:
pergunta:Quando um corpo recebe calor:
a) sua temperatura necessariamente se eleva.
b) sua capacidade térmica diminui.
c) o calor específico da substância que o constitui aumenta.
d) pode eventualmente mudar seu estado de agregação.
e) seu volume obrigatoriamente aumenta.



resposta:[D]

vestibular:Puc
tópico:Mecanica

sub-grupo:Movimento Uniformemente Variado
pergunta:Um veículo desloca-se por uma estrada plana e retilínea. Ele parte do repouso e durante 1 minuto caminha com aceleração constante e igual a 1 m/s², em módulo. Logo a seguir sua velocidade permanece constante durante 40 s e depois continua viagem com aceleração constante de módulo igual a 0,5 m/s², até parar. O gráfico v × t que melhor representa este movimento e a distância que o veículo percorre durante todo o trajeto é:


resposta:[B]

vestibular:Ufu
tópico:Ondulatoria

sub-grupo:
pergunta:Analise as afirmações a seguir:

I - A cor de um corpo depende da luz incidente e é determinada pela luz que ele reflete difusamente.
II - Para que ocorra a reflexão interna total, o sentido de propagação da luz deve ser do meio menos refringente para o mais refringente.
III - Tanto as ondas mecânicas quanto as ondas eletromagnéticas necessitam de um meio para se propagarem.
IV - A interferência destrutiva perfeita de duas ondas harmônicas exige que elas tenham a mesma amplitude.
V - A distância entre duas determinadas frentes de onda eletromagnética é igual ao seu próprio comprimento de onda.

São CORRETAS
a) apenas I, IV e V.
b) apenas I, II e IV.
c) apenas II, III e V.
d) apenas I, II, IV e V.
e) I, II, III, IV e V.



resposta:[A]

vestibular:Ufg
tópico:Optica

sub-grupo:Refração
pergunta:Considere que um raio de luz propaga-se de um meio de índice de refração n, para um meio de índice de refração n‚. A superfície de separação entre os dois meios é plana; então,

( ) se esse raio de luz incidir obliquamente, ele será refratado, aproximando-se da normal, caso o índice de refração n seja menor do que o índice de refração n‚.
( ) se a razão entre os senos dos ângulos de incidência e refração for igual a 1,5, a velocidade do raio de luz no meio de índice de refração n será de 50% menor que no meio de índice de refração n‚.
( ) se a reflexão interna total ocorrer para um ângulo de incidência igual a 30°, o índice de refração deste meio será duas vezes maior do que o do outro meio.
( ) o produto da velocidade do raio de luz pelo índice de refração, no mesmo meio, é constante.



resposta:V F V V

vestibular:Fuvest
tópico:Optica

sub-grupo:Espelhos Esféricos
pergunta:A imagem de um objeto forma-se a 40 cm de um espelho côncavo com distância focal de 30 cm. A imagem formada situa-se sobre o eixo principal do espelho, é real, invertida e tem 3 cm de altura.
a) Determine a posição do objeto.
b) Construa o esquema referente à questão representando objeto, imagem, espelho e raios utilizados e indicando as distâncias envolvidas.



resposta:a) 120 cm.
b) Observe a figura a seguir.

vestibular:Unb
tópico:Eletricidade

sub-grupo:
pergunta:Um sistema de lâmpada pisca-pisca, daqueles usados em árvores de Natal, é composto de cinco conjuntos de 20 lâmpadas cada um, ligadas em série, sendo que o arranjo é montado de tal forma que os cinco conjuntos são ligados em paralelo à rede de 220 V. As lâmpadas de cada conjunto possuem filamentos idênticos, mas uma delas contém um elemento bimetálico - duas chapinhas de metais diferentes, latão e aço, soldadas uma à outra - que, ao ser aquecido durante a passagem de corrente elétrica, curva-se, funcionando como interruptor e fazendo com que as lâmpadas do conjunto se apaguem. Isso ocorre devido à diferença entre os coeficientes de dilatação linear dos dois metais. A figura abaixo ilustra uma dessas lâmpadas especiais em um instante no qual o filamento é percorrido pela corrente i.

imagem não disponivel


Sabendo que cada conjunto de lâmpada consome 2,2 W e que o coeficiente de dilatação linear do latão é 70% maior do que o do aço, julgue os itens a seguir.
(1) Quando todas as lâmpadas de um conjunto estão acesas, a corrente elétrica que as percorre é igual a 10 mA.
(2) Quando todas as lâmpadas estão ligadas simultaneamente, a resistência total do sistema de lâmpadas é inferior a 5k².
(3) Supondo que um defeito provoque uma diferença de potencial nula nos terminais do filamento de uma lâmpada de um conjunto e que as outras 19 permaneçam acesas, é correto concluir que a diferença de potencial nos terminais do filamento de uma dessas lâmpadas acesas será igual a 19/20 x 220V.
(4) De acordo com a figura, a chapa 2 é de latão.
(5) Se o latão tivesse coeficiente de dilatação linear 50% maior do que o aço, então as lâmpadas do conjunto permaneceriam acesas por mais tempo em cada ciclo.


resposta:V V F F V

 


Próxima Página »

Página 1 de 53