Banco de dados de questões do vestibular Cefet-SC

Questões Cefet-SC

Mecanica

sub-grupo:Movimento Uniformemente Variado

pergunta:Um móvel efetua um movimento retilíneo uniformemente variado, obedecendo à função horária S = t² + 5, onde o espaço S é medido em metros e o instante t em segundos.
A velocidade do móvel no instante t = 10 s vale:
a) 15 m/s.
b) 10 m/s.
c) 5 m/s.
d) 2 m/s.
e) 20 m/s.

[E]

Mecanica

pergunta:Dois corpos A e B de massas respectivamente iguais a 3 kg e 7 kg estão apoiados numa superfície horizontal perfeitamente lisa. Uma força horizontal constante de intensidade F = 50,0 N é aplicada no bloco A, conforme ilustrado na figura. A aceleração dos blocos vale:

a) 5 m/s².
b) 20 m/s².
c) 10 m/s².
d) 2 m/s².
e) 15 m/s².

[A]

Fisica

pergunta:Determine a quantidade de calor necessária para transformar 100 g de gelo, inicialmente a 0 °C, em 100 g de água a 30 °C. Sabe-se que o calor latente de fusão do gelo é 80 cal/g e o calor específico da água é 1 cal/g°C.
a) 6000 cal.
b) 3000 cal.
c) 11000 cal.
d) 8000 cal.
e) 10000 cal.

[C]

Magnetismo

pergunta:A montagem apresentada na figura a seguir é semelhante àquela feita pelo físico Hans Christian Oersted (1777-1851). Ao estabelecer uma corrente no circuito, observa-se que a agulha magnética da bússola sofre um desvio da direção inicial, orientada em função do campo magnético terrestre. Assinale a alternativa CORRETA:

a) Uma carga elétrica em movimento no interior de um campo magnético sofre uma força magnética proporcional a sua velocidade;
b) Dois fios paralelos percorridos por correntes elétricas no mesmo sentido se repelem;
c) O campo magnético é uma grandeza escalar;
d) O campo magnético produzido por uma corrente elétrica que passa por um fio é inversamente proporcional à corrente;
e) A força magnética entre duas cargas elétricas em repouso é proporcional ao valor das cargas.

[B]

Ondulatoria

pergunta:"A controvérsia científica sobre a natureza da luz no século XVII apresenta, de um lado, o modelo corpuscular, defendido por Newton, favorável à idéia de que a luz era constituída de partículas e, por outro, o modelo ondulatório, tendo à frente o físico Huygens, defendendo a hipótese de que a luz seria uma onda. Em 1862, um acontecimento importante dava fim a esta disputa que vinha se prolongando por mais de 150 anos, quando Foucault conseguiu medir a velocidade da luz na água, verificando que seu valor era menor do que no ar. A teoria corpuscular previa exatamente o contrário. Desta maneira, e com base em um contexto de evidências experimentais, as idéias de Newton sobre a natureza da luz tiveram de ser abandonadas, pois levavam a conclusões que estavam em desacordo com os resultados experimentais."
(MÁXIMO & ALVARENGA, 2003)

Considerando a natureza ondulatória da luz assinale a alternativa CORRETA:
a) O fenômeno de interferência da luz só pode ser evidenciado nas freqüências correspondentes ao vermelho (4,6.10¢(a quarta potencia) Hz), amarelo (5,3.10¢(a quarta potencia) Hz) e verde (5,6.10¢(a quarta potencia) Hz).
b) A luz é uma onda eletromagnética de mesma natureza dos raios X, das ondas de rádio e das microondas.
c) As ondas mecânicas transportam matéria, enquanto as ondas eletromagnéticas, como a luz, transportam energia.
d) Não é possível realizar o fenômeno de interferência com luz monocromática.
e) O fenômeno de difração não pode ser evidenciado em todos os tipos de ondas, como os raios X e ondas sonoras, apenas nas ondas luminosas.

[B]

Fisica

sub-grupo:Trabalho e energia

pergunta:Em um sistema conservativo, onde a energia mecânica de 10 J se mantém constante e é composta da soma da energia potencial e a energia cinética (EM = Ec + EP), fez-se um experimento e foi obtido o gráfico a seguir, de energia potencial × tempo. Com base no gráfico, assinale a alternativa CORRETA:

a) A energia mecânica diminui entre 10 e 15 segundos.
b) A energia potencial é máxima em 10 segundos.
c) O corpo atinge a velocidade máxima em 5 segundos.
d) A velocidade do corpo aumenta entre 15 e 20 segundos.
e) A energia cinética diminui no intervalo de 0 até 5 segundos.

[C]