Banco de dados de questões do vestibular Ufc
questões de vestibulares
|

 

Questões Ufc

REF. Pergunta/Resposta
origem:Ufc-1996
tópico:
Mecanica

sub-grupo:Hidrostática

pergunta:A figura a seguir representa um tubo aberto em forma de U, com área da secção reta A, que contém um líquido de densidade ›L. Dentro do tubo, no seu ramo direito, há um objeto de altura d, área de seção reta igual à do tubo e de densidade ›³ = 8›L, que repousa sobre a superfície do líquido. No ramo esquerdo do tubo a superfície livre do líquido está a uma altura h acima da sua superfície no ramo direito. Calcule a razão h/d quando o sistema está em equilíbrio. Despreze qualquer atrito.


resposta:
8.

origem:Ufc-1996
tópico:
Mecanica

sub-grupo:

pergunta:Dois veículos, A e B, estão emparelhados, no tempo t = 0, em um ponto situado ao longo de uma estrada horizontal reta. A figura a seguir mostra como as velocidades de A e B variaram com o tempo, a partir do instante inicial. Analise as opções a seguir e assinale as que você achar corretas.

imagem não disponivel


01. Os dois veículos percorreram distâncias iguais após viajarem durante 60 minutos.
02. Ao fim dos 30 minutos iniciais de viagem, os dois veículos estão novamente emparelhados.
04. Ao fim dos 30 minutos iniciais de viagem ambos os veículos estão a uma mesma velocidade.
08. Ao fim dos 30 minutos iniciais de viagem as acelerações dos veículos apontam em sentidos opostos.

Soma ( )


resposta:
01 + 04 + 08 = 13

origem:Ufc-1996
tópico:
Eletricidade

sub-grupo:

pergunta:Três esferas condutoras de raios R, 3R e 5R e eletrizadas, respectivamente, com quantidade de cargas iguais a - 15 ˜C, - 30 ˜C e + 13 ˜C estão muito afastadas entre si. As esferas são então interligadas por fios metálicos de capacitância desprezível até que o sistema atinge completo equilíbrio. Nessa situação, determine o valor da quantidade de carga, em microcoulombs, da esfera de raio 3R.



resposta:
32/3 ˜C.

origem:Ufc-1996
tópico:
Ondulatoria

sub-grupo:Ondas Estacionárias

pergunta:Considere dois tubos sonoros, um aberto e outro fechado, ambos do mesmo comprimento e situados no mesmo ambiente. Se o som de freqüência fundamental emitido pelo tubo aberto tem comprimento de onda de 34 cm, qual o comprimento de onda, em centímetros do som de freqüência fundamental emitido pelo tubo fechado?



resposta:
68 cm

origem:Ufc-1996
tópico:
Optica

sub-grupo:Lentes

pergunta:Uma escultura de 2,18 m de altura foi fotografada com uma câmara abastecida com filme para slide. A imagem gravada no slide tem 2 cm de altura. Para ver essa imagem numa tela, o fotógrafo dispõe de um projetor de slides de lente biconvexa, delgada, com distância focal de 10 cm. Se o fotógrafo deseja ver a imagem da escultura, na tela, em seu tamanho natural, a que distância da tela, em metros, deve ficar a lente do projetor?



resposta:
12 m.

origem:Ufc-1996
tópico:
Eletricidade

sub-grupo:

pergunta:Um motor que movimenta uma bomba hidráulica recebe, da COELCE, uma potência elétrica média, Pr, a fim de elevar 1000 litros de água a uma altura h = 5 m, no tempo Ðt = 100 segundos. Se o conjunto (motor + bomba) apresenta um rendimento de 50%, determine, em quilowatts, o valor da potência média recebida, Pr. Considere a aceleração da gravidade, g = 10 m/s², e a densidade da água, › = 1000 kg/m³.



resposta:
1,0 kW

origem:Ufc-1996
tópico:
Eletricidade

sub-grupo:

pergunta:Um pequeno motor, M, recebe de uma bateria ideal, B, 35 W de potência elétrica, dos quais somente 10 W são transformados em trabalho mecânico. A resistência elétrica interna do motor é ôhmica e vale 16 ². Determine, em volts, a força eletromotriz da bateria.


resposta:
20 V

origem:Ufc-1996
tópico:
Fisica

sub-grupo:

pergunta:Uma bola de borracha com massa m = 0,5 kg cai de uma altura H = 3,2 m e retorna a uma altura h = 1,8 m após colidir com o solo. Se o tempo de contato da bola com o solo foi de 0,25 s, determine o valor em newtons, da força média exercida pelo solo sobre a bola. Use a aceleração da gravidade, g = 10 m/s².



resposta:
28 N.

origem:Ufc-1996
tópico:
Mecanica

sub-grupo:Movimento Uniformemente Variado

pergunta:Um trem composto de uma locomotiva de comprimento L e de 19 vagões, todos também de comprimento L, está se deslocando, com aceleração constante, em um trecho da ferrovia. Um estudante, parado à margem da estrada e munido de equipamento adequado, mediu a velocidade do trem em dois instantes: Vi = 15 m/s quando passou por ele a extremidade dianteira do trem e, 20 segundos mais tarde, Vf = 25 m/s, quando ele passou a extremidade traseira. Determine em metros, o comprimento L de cada vagão. Despreze o espaço entre os vagões.



resposta:
20 m.

origem:Ufc-1996
tópico:
Fisica

sub-grupo:

pergunta:Numa placa retangular de 100 cm × 200 cm, são cortados setores circulares, todos de mesmo raio, resultando na peça mostrada na figura. A placa tem espessura uniforme e é construída de um material homogêneo. Determine, em centímetros, as coordenadas x e y, do centro de massa da peça.


resposta:
x = 100 cm
y = 50 cm

origem:Ufc-1996
tópico:
Dimensoes_Unidades

sub-grupo:

pergunta:O sistema solar tem 4,5 x 10ª anos de idade. Os primeiros hominídeos surgiram na Terra há cerca de 4,5 milhões de anos.
Imagine uma escala em que o tempo transcorrido entre o surgimento do sistema solar e a época atual corresponda a um ano de 365 dias. De acordo com tal escala, há quantas horas os hominídeos surgiram na Terra? Aproxime sua resposta para um número inteiro apropriado.



resposta:
9 h

origem:Ufc-1996
tópico:
Eletricidade

sub-grupo:

pergunta:No circuito a seguir, um gerador de f.e.m. E = 68 V e resistência interna r = 0,5 ² está alimentando a associação em paralelo, a qual é constituída por uma lâmpada L, que dissipa uma potência P (L) = 126 W, um ferro de solda F, consumindo uma potência P (F) = 189 W, e um refrigerador G, que consome a potência P (G) = 315 W. A potência total fornecida pelo gerador é P = 680 W. Determine o valor, em amperes, da maior corrente dentre as que circulam pelos aparelhos anteriores mencionados.


resposta:
5,0 A

 


Próxima Página »

Página 1 de 15