Banco de dados de questões do vestibular Ufsc
questões de vestibulares
|

 

Questões Ufsc

REF. Pergunta/Resposta
origem:Ufsc-1996
tópico:
Eletricidade

sub-grupo:

pergunta:Assinale a ÚNICA proposição CORRETA:
01. A aceleração de um corpo pode ser medida em km/s.
02. Em um problema teórico um aluno, fazendo corretamente os cálculos, pode chegar à seguinte expressão para a velocidade de uma partícula: v=t²d²/m², onde t é o tempo decorrido a partir de um dado instante inicial, m é a massa do corpo e d a distância percorrida pelo corpo desde o instante inicial.
04. A luz, sendo energia, não se pode propagar no vácuo.
08. A força eletrostática entre duas cargas só pode ser atrativa.
16. A força que nos prende à superfície da Terra é de natureza magnética.
32. A corrente em um fio pode ser medida em A (ampere) ou em C/s (coulomb por segundo).
64. Quando dois corpos isolados trocam calor, esta transferência ocorre sempre do corpo que está inicialmente com menor temperatura para aquele que está a uma maior temperatura.



resposta:
32

origem:Ufsc-1996
tópico:
Mecanica

sub-grupo:Cinemática

pergunta:Um carro está a 20 m de um sinal de tráfego quando este passa de verde a amarelo. Supondo que o motorista acione o freio imediatamente, aplicando ao carro uma desaceleração de 10 m/s², calcule, em km/h, a velocidade máxima que o carro pode ter, antes de frear, para que ele pare antes de cruzar o sinal.



resposta:
72.

origem:Ufsc-1996
tópico:
Mecanica

sub-grupo:Cinemática

pergunta:Uma mola comprimida no interior de um tubo cilíndrico impulsiona uma bola, projetando-a horizontalmente para fora do tubo. Desprezando-se a resistência do ar, o esquema que representa CORRETAMENTE a(s) força(s) atuante(s) sobre a bola fora do tubo é:


resposta:
08

origem:Ufsc-1996
tópico:
Mecanica

sub-grupo:

pergunta:Um móvel desloca-se ao longo de uma linha reta, sendo sua posição em função do tempo dada pelo gráfico a seguir. Marque as proposições CORRETAS.

imagem não disponivel


01. Nos trechos BC e DE, o movimento foi acelerado.
02. No trecho CD, a velocidade foi constante diferente de ZERO.
04. De A até C, o corpo deslocou-se sempre no mesmo sentido.
08. De B a C, a aceleração foi constante diferente de ZERO.
16. No trecho DE, a velocidade foi negativa.

Soma ( )


resposta:
04 + 16 = 20

origem:Ufsc-1996
tópico:
Mecanica

sub-grupo:

pergunta:Um corpo parte do repouso deslizando do topo de um plano inclinado, de uma altura de 2,7m em relação ao plano horizontal (veja figura a seguir). Devido ao atrito, ele perde 1/3 de sua energia mecânica inicial, no percurso do topo até a base do plano inclinado. Calcule, então, a velocidade, em m/s, com que o corpo chega na base.


resposta:
6

origem:Ufsc-1996
tópico:
Mecanica

sub-grupo:

pergunta:Um corpo de massa m é lançado para cima na vertical, com velocidade inicial V³, alcança altura máxima e cai, voltando à posição inicial. Desprezando a resistência do ar, indique qual dos gráficos a seguir representa corretamente a variação de sua velocidade em função do tempo.


resposta:
02

origem:Ufsc-1996
tópico:
Mecanica

sub-grupo:

pergunta:Um projétil é lançado do chão com velocidade escalar inicial V³ e ângulo š³ em relação ao plano horizontal. Despreze qualquer forma de atrito. Determine quais das proposições a seguir são CORRETAS.
01. O movimento do projétil se dá em um plano.
02. Quanto maior o ângulo š³, entre 0° e 90°, maior o alcance do projétil.
04. Quanto maior a velocidade escalar inicial V³, maior o alcance do projétil.
08. O tempo de subida do projétil, até o ponto de altura máxima, é igual ao tempo de descida até o chão.
16. Não há conservação de energia mecânica do projétil, pois há uma força externa atuando nele.
32. Caso houvesse resistência do ar, essa faria com que o alcance do projétil fosse maior do que o da situação sem resistência.
64. Caso houvesse resistência do ar, essa faria com que a altura máxima do projétil fosse a mesma da situação sem resistência.

Soma ( )



resposta:
01 + 04 + 08 = 13

origem:Ufsc-1996
tópico:
Fisica

sub-grupo:

pergunta:Em um circo, um trapezista A saiu do repouso de uma altura de 20 metros, em relação ao trapezista B, também em repouso inicialmente. Os dois se encontram e partem então juntos para a direita da figura a seguir. Sabendo que a massa de cada um dos trapezistas é 70 kg, determine, em metros, a altura máxima a que ambos vão subir, em relação à altura inicial de B, após se encontrarem (despreze a resistência do ar).

imagem não disponivel


OBS: A figura NÃO está em escala.


resposta:
5 m.

origem:Ufsc-1996
tópico:
Mecanica

sub-grupo:

pergunta:Duas crianças de massas 45 kg e 30 kg usam uma tábua de 2,5 m de comprimento como gangorra. Desprezando a massa da tábua, determine a que distância da criança de 30 kg de massa deve ser colocado o ponto de apoio, para que elas fiquem em equilíbrio, na horizontal, quando sentadas em cada uma das extremidades da tábua. Assinale a ÚNICA proposição CORRETA.

imagem não disponivel


01. (1,1 m)
02. (0,7 m)
04. (1,0 m)
08. (1,4 m)
16. (1,5 m)

Soma ( )


resposta:
16

origem:Ufsc-1996
tópico:
Experimental

sub-grupo:

pergunta:Um recipiente cheio de água até a borda tem massa total (água + recipiente) de 1.200 g. Coloca-se dentro do recipiente um pedra de massa 120 g que, ao afundar, provoca o extravasamento de parte do líquido. Medindo-se a massa do recipiente com a água e a pedra, no seu interior, encontrou-se 1.290 g. Calcule o valor da massa específica da pedra em g/cm³, sabendo que a massa específica da água é 1,0 g/cm³.



resposta:
4 g/cm¤

origem:Ufsc-1996
tópico:
Eletricidade

sub-grupo:

pergunta:Uma bolinha, carregada negativamente, é pendurada em um dinamômetro e colocada entre duas placas paralelas, carregadas com cargas de mesmo módulo, de acordo com a figura a seguir. O orifício por onde passa o fio, que sustenta a bolinha, não altera o campo elétrico entre as placas, cujo módulo é 4 × 10§ N/C. O peso da bolinha é 2 N, mas o dinamômetro registra 3 N, quando a bolinha alcança o equilíbrio. Assinale as proposições CORRETAS.

imagem não disponivel


01. A placa A tem carga positiva e a B negativa.
02. A placa A tem carga negativa e a B positiva.
04. Ambas as placas têm carga positiva.
08. O módulo da carga da bolinha é de 0,25 × 10­§ C.
16. O módulo da carga da bolinha é de 4,0 × 10­§C.
32. A bolinha permaneceria em equilíbrio, na mesma posição do caso anterior, se sua carga fosse positiva e de mesmo módulo.

Soma ( )


resposta:
02 + 08 = 10

origem:Ufsc-1996
tópico:
Eletricidade

sub-grupo:

pergunta:Numa rede elétrica, submetida a uma tensão de 110 V, foi instalado um fusível de 30 A. Quantas lâmpadas de 100 W poderão ser ligadas simultaneamente nesta rede, sem risco de queimar o fusível?


resposta:
33

 


Próxima Página »

Página 1 de 11