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Questões Ufscar

REF. Pergunta/Resposta
origem:Ufscar-2001
tópico:
Mecanica

sub-grupo:

pergunta:Os módulos dos componentes ortogonais do peso P de um corpo valem 120N e 160N. Pode-se afirmar que o módulo de P é:
a) 140 N.
b) 200 N.
c) 280 N.
d) 40 N.
e) 340 N.



resposta:
[B]

origem:Ufscar-2001
tópico:
Mecanica

sub-grupo:Movimento Uniformemente Variado

pergunta:Um partícula se move em uma reta com aceleração constante. Sabe-se que no intervalo de tempo de 10s ela passa duas vezes pelo mesmo ponto dessa reta, com velocidades de mesmo módulo, v=4,0m/s, em sentidos opostos. O módulo do deslocamento e o espaço percorrido pela partícula nesse intervalo de tempo são, respectivamente,
a) 0,0 m e 10 m.
b) 0,0 m e 20 m.
c) 10 m e 5,0 m.
d) 10 m e 10 m.
e) 20 m e 20 m.



resposta:
[B]

origem:Ufscar-2001
tópico:
Mecanica

sub-grupo:

pergunta:No site www.agespacial.gov.br, da Agência Espacial Brasileira, aparece a seguinte informação:

"O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) vem sendo construído desde a década de 80 e está atualmente preparado para lançar foguetes de sondagem e veículos lançadores de satélites de pequeno porte. Localizado na costa do nordeste brasileiro, próximo ao Equador, a posição geográfica do CLA aumenta as condições de segurança e permite menores custos de lançamento."

Um dos fatores determinantes dessa redução de custos se deve à inércia do movimento de rotação da Terra. Graças a essa inércia, o veículo lançador consome menos energia para fazer com que o satélite adquira a sua velocidade orbital. Isso ocorre porque, nas proximidades do Equador, onde se encontra o CLA,

a) a velocidade tangencial da superfície da Terra é maior do que em outras latitudes.
b) a velocidade tangencial da superfície da Terra é menor do que em outras latitudes.
c) a velocidade tangencial da superfície da Terra é igual à velocidade orbital do satélite.
d) a aceleração da gravidade na superfície da Terra é menor do que em outras latitudes.
e) a aceleração da gravidade na superfície da Terra é maior do que em outras latitudes.



resposta:
[A]

origem:Ufscar-2001
tópico:
Mecanica

sub-grupo:

pergunta:O bloco da figura desce espontaneamente o plano inclinado com velocidade constante, em trajetória retilínea.

imagem não disponivel


Desprezando-se qualquer ação do ar, durante esse movimento, atuam sobre o bloco
a) duas forças, e ambas realizam trabalho.
b) duas forças, mas só uma realiza trabalho.
c) três forças, e todas realizam trabalho.
d) três forças, mas só duas realizam trabalho.
e) três forças, mas só uma realiza trabalho.


resposta:
[D]

origem:Ufscar-2001
tópico:
Fisica

sub-grupo:

pergunta:Um grupo de amigos compra barras de gelo para um churrasco, num dia de calor. Como as barras chegam com algumas horas de antecedência, alguém sugere que sejam envolvidas num grosso cobertor para evitar que derretam demais. Essa sugestão
a) é absurda, porque o cobertor vai aquecer o gelo, derretendo-o ainda mais depressa.
b) é absurda, porque o cobertor facilita a troca de calor entre o ambiente e o gelo, fazendo com que ele derreta ainda mais depressa.
c) é inócua, pois o cobertor não fornece nem absorve calor ao gelo, não alterando a rapidez com que o gelo derrete.
d) faz sentido, porque o cobertor facilita a troca de calor entre o ambiente e o gelo, retardando o seu derretimento.
e) faz sentido, porque o cobertor dificulta a troca de calor entre o ambiente e o gelo, retardando o seu derretimento.



resposta:
[E]

origem:Ufscar-2001
tópico:
Optica

sub-grupo:Lentes

pergunta:Uma estudante observa um lustre de lâmpadas fluorescentes acesas no teto da sala de aula através de uma lente convergente delgada. Para isso, ela coloca a lente junto aos seus olhos, afastando-a lentamente. Ela nota que a imagem desse lustre, a partir de certa distância, começa a aparecer invertida e nítida. A partir daí, se ela continuar a afastar a lente, a imagem desse lustre, que se localizava,
a) entre a lente e o olho da estudante, mantém-se nessa região e sempre é invertida.
b) entre a lente e o olho da estudante, mantém-se nessa região, mas muda de orientação.
c) na superfície da lente, mantém-se na superfície e sempre é invertida.
d) entre a lente e o lustre, mantém-se nessa região, mas muda de orientação.
e) entre a lente e o lustre, mantém-se nessa região e sempre é invertida.



resposta:
[A]

origem:Ufscar-2001
tópico:
Ondulatoria

sub-grupo:Ondas Estacionárias

pergunta:A figura representa uma configuração de ondas estacionárias numa corda.

imagem não disponivel


A extremidade A está presa a um oscilador que vibra com pequena amplitude. A extremidade B é fixa e a tração na corda é constante. Na situação da figura, onde aparecem três ventres (V) e quatro nós (N), a freqüência do oscilador é 360Hz. Aumentando-se gradativamente a freqüência do oscilador, observa-se que essa configuração se desfaz até aparecer, em seguida, uma nova configuração de ondas estacionárias, formada por
a) quatro nós e quatro ventres, quando a freqüência atingir 400Hz.
b) quatro nós e cinco ventres, quando a freqüência atingir 440Hz.
c) cinco nós e quatro ventres, quando a freqüência atingir 480Hz.
d) cinco nós e cinco ventres, quando a freqüência atingir 540Hz.
e) seis nós e oito ventres, quando a freqüência atingir 720Hz.


resposta:
[C]

origem:Ufscar-2001
tópico:
Eletricidade

sub-grupo:

pergunta:Na figura está representada uma linha de força de um campo elétrico, um ponto P e os vetores A, B, C, D e E.

imagem não disponivel


Se uma partícula de carga elétrica positiva, suficientemente pequena para não alterar a configuração desse campo elétrico, for colocada nesse ponto P, ela sofre a ação de uma força F, melhor representada pelo vetor:
a) A.
b) B.
c) C.
d) D.
e) E.


resposta:
[A]

origem:Ufscar-2001
tópico:
Eletricidade

sub-grupo:

pergunta:No circuito da figura, a fonte tem fem ” constante e resistência interna desprezível.

imagem não disponivel


Os resistores têm resistência R, iguais, Sabe-se que, quando a chave C está aberta, a intensidade da corrente elétrica que percorre o circuito é i e a potência nele dissipada é P. Pode-se afirmar que, fechando a chave, os valores da intensidade da corrente e da potência dissipada serão, respectivamente,
a) i/2 e P/4.
b) i/2 e P/2.
c) i e P.
d) 2i e 2P.
e) 2i e 4P.


resposta:
[D]

origem:Ufscar-2001
tópico:
Magnetismo

sub-grupo:

pergunta:No final do século XIX, uma disputa tecnológica sobre qual a corrente elétrica mais adequada para transmissão e distribuição da energia elétrica, gerada em usinas elétricas, tornou clara a vantagem do uso da corrente alternada, em detrimento da corrente contínua. Um dos fatores decisivos para essa escolha foi a possibilidade da utilização de transformadores na rede de distribuição de eletricidade. Os transformadores podem aumentar ou diminuir a tensão a eles fornecida, permitindo a adequação dos valores da intensidade da corrente transmitida e reduzindo perdas por efeito Joule, MAS SÓ FUNCIONAM EM CORRENTE ALTERNADA. O princípio físico em que se baseia o funcionamento dos transformadores e a característica da corrente alternada que satisfaz a esse princípio são, respectivamente,
a) a conservação da carga e o movimento oscilante dos portadores de carga elétrica.
b) a indução eletrostática e o movimento contínuo dos portadores de carga elétrica.
c) a indução eletrostática e o movimento oscilante dos portadores de carga elétrica.
d) a indução eletromagnética e o movimento contínuo de portadores de carga elétrica.
e) a indução eletromagnética e o movimento oscilante dos portadores de carga elétrica.



resposta:
[E]

origem:Ufscar-2001
tópico:
Mecanica

sub-grupo:

pergunta:A figura a seguir representa um pêndulo cônico, composto por uma pequena esfera de massa 0,10kg que gira presa por um fio muito leve e inextensível, descrevendo círculos de 0,12m de raio num plano horizontal, localizado a 0,40m do ponto de suspensão.
(Adote g =10 m/s².)

imagem não disponivel


a) Represente graficamente, as forças que atuam sobre a esfera, nomeando-as. Determine o módulo da resultante dessas forças.

b) Determine o módulo da velocidade linear da esfera e a freqüência do movimento circular por ela descrito.


resposta:
a) Observe a figura a seguir:

imagem não disponivel


R = 0,30 N

b) v = 0,60 m/s
f = 0,80 Hz

origem:Ufscar-2001
tópico:
Fisica

sub-grupo:

pergunta:Uma bola de tênis de massa 60g adquire, num saque, velocidade inicial de 30m/s. Admita que, ao ser atingida pela raquete, a bola esteja praticamente em repouso, e que o impacto seja normal à raquete e "sem efeito", isto é, a bola é lançada sem rotação.

a) Quais os valores do trabalho e do módulo do impulso exercidos pela raquete sobre a bola?

b) Suponha que o intervalo de tempo em que ocorre a interação entre a bola e a raquete seja de 0,10s. Qual a razão F/P entre o módulo da força média F exercida pela raquete sobre a bola durante esse intervalo de tempo e o módulo do peso P da bola?
(Adote g =10 m/s².)



resposta:
a)  = 27 J
I = 1,8 N.s

b) F/P = 30

 


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