Banco de dados de questões do vestibular Unb
questões de vestibulares
|

 

Questões Unb

REF. Pergunta/Resposta
origem:Unb-1998
tópico:
Fisica

sub-grupo:Gases

pergunta:Sábado é dia de feijoada!

Cozinheiros sabem que o feijão preto costuma ser uma leguminosa difícil de ser cozida; logo, põem-no, juntamente com os demais ingredientes, em uma panela de pressão porque sabem que a temperatura dentro da panela pode atingir valores bem mais elevados que o da ebulição da água em condições normais. Para a preparação de quantidades maiores de feijoada, pode-se utilizar uma panela de 18L (1,8x10­²m³). Nessa panela, a pressão é controlada por uma pequena válvula de 0,82 N, que repousa sobre um tubinho de 30 mm² (3x10­¦m²) de seção reta, por onde escoa o excesso de vapores, impedindo, assim que a pressão se acumule perigosamente além do necessário. No instante em que a válvula começa a liberar vapores, a panela apresenta temperatura de 127°C (400K) e 2/3 de seu volume estão ocupados pela feijoada. Supondo que a massa gasosa no interior da panela comporta-se como um gás ideal, calcule o número de moles de gás que estarão presentes na panela no instante em que a válvula começar liberar vapores. Considere a constante universal dos gases perfeitos igual a 8,2 N x m/mol x K, multiplique o valor calculado por 100 e despreze a parte fracionária de seu resultado, caso exista.



resposta:
número de moles = 0,049
Resposta: 4

origem:Unb-1998
tópico:
Eletricidade

sub-grupo:

pergunta:O choque elétrico, perturbação de natureza e efeitos diversos, que se manifesta no organismo humano quando este é percorrido por uma corrente elétrica, é causa de grande quantidade de acidentes com vítimas fatais. Dos diversos efeitos provocados pelo choque elétrico, talvez o mais grave seja a fibrilação, que provoca a paralisia das funções do coração. A ocorrência da fibrilação depende da intensidade da corrente elétrica que passa pelo coração da vítima do choque. Considere que o coração do indivíduo descalço submetido a um choque elétrico, na situação ilustrada na figura adiante, suporte uma corrente máxima de 4mA, sem que ocorra a fibrilação cardíaca, e que a terra seja um condutor de resistência elétrica nula. Sabendo que a corrente percorre seu braço esquerdo, seu tórax e suas duas pernas, cujas resistências são iguais a, respectivamente, 700², 300², 1.000² e 1.000², e que , nessa situação, apenas 8% da corrente total passam pelo coração, em volts, a máxima diferença de potencial entre a mão esquerda e os pés do indivíduo para que não ocorra a fibrilação cardíaca. Despreze a parte fracionária de seu resultado, caso exista.


resposta:
75 volts

origem:Unb-1996
tópico:
Mecanica

sub-grupo:Arquimedes

pergunta:Os princípios estudados em hidrostática são fundamentais para a compreensão de fenômenos como a determinação das pressões sangüínea e intra-ocular, o comportamento dos animais subaquáticos e até mesmo o funcionamento de um submarino. Com base nos princípios da hidrostática, julgue os itens a seguir.
(0) Se o líquido contido em um recipiente tem a sua superfície inclinada, conforme mostra a figura I, pode-se assegurar que o recipiente está em movimento retilíneo e uniforme.
(1) A figura II mostra uma peça metálica suspensa por um fio e imersa em água. Ao se dissolver açúcar no meio líquido, a tensão no fio diminuirá.
(2) Na figura III, é mostrado num recipiente em queda livre vertical, contendo determinado líquido. Nessa circunstância, a pressão no ponto A é igual à pressão no ponto B.
(3) Para que um peixe se mantenha imóvel, quando imerso na água, a sua densidade média deve ser igual à do meio.


resposta:
F V V V

origem:Unb-1996
tópico:
Ondulatoria

sub-grupo:

pergunta:Sabe-se que a função do ouvido é converter uma fraca onda mecânica que se propaga no ar em estímulos nervosos; sabe-se, ainda, que os métodos de diagnose média que usam ondas ultra-sônicas baseiam-se na reflexão do ultra-som ou no efeito Doppler, produzido pelos movimentos dentro do corpo. Com base em conhecimentos a respeito de ondas, julgue os itens adiante.
(0) No processo de interferência entre duas ondas, necessariamente, uma delas retarda o progresso da outra.
(1) O efeito Doppler não é determinado apenas pelo movimento da fonte em relação ao observador, mas também por sua velocidade absoluta em relação ao meio no qual a onda se propaga.
(2) Nos instrumentos musicais de corda, os sons estão relacionados com a frequência de vibração de cada corda; quanto maior a frequência de vibração de cada corda; quanto maior a frequência de vibração, mais grave será o som produzido.
(3) Um concerto ao ar livre está sendo transmitido, ao vivo, para todo o mundo, em som estéreo, por um satélite geoestacionário localizado a uma distância vertical de 37000km da superfície da Terra. Quem estiver presente ao concerto, sentado a 350 m do sistema de alto-falantes, escutará a música antes de um ouvinte que resida a 5 000 km do lugar da realização do concerto.



resposta:
F V F F

origem:Unb-1996
tópico:
Fisica

sub-grupo:Trabalho e energia

pergunta:A transformação de um tipo de energia em outro e a eficiência da conversão de energia em trabalho e de trabalho em energia são fenômenos de grande importância, que ocorrem em processos físicos, químicos e biológicos. Com relação ao assunto, julgue os itens seguintes.
(0) Um torneio de cabo-de-guerra é uma tradicional disputa em que os concorrentes são divididos em dois grupos, sendo que cada um deles, segurando uma das extremidades de uma corda, aplica força em sentido oposto à aplicada pelo grupo. Vence a disputa aquele que conseguir fazer o adversário cruzar uma faixa central, estabelecida como referência. Nessas condições, o time perdedor, apesar do esforço efetuado, realiza trabalho negativo.
(1) Um mergulhador de 65 kg salta de uma plataforma de 10m de altura. O trabalho realizado pela força gravitacional para movê-lo, da plataforma até a superfície da água, imprime ao mergulhador uma velocidade superior a 45 km/h.
(2) Um indivíduo em dieta rigorosa, na qual só lhe é permitido ingerir 1 000 kcal diárias, tomou algumas cervejas e acabou por ingerir 1 500 kcal a mais. Ele acredita poder compensar esse excesso tomando água na temperatura de 6°C, pois, estando seu corpo a 36°C, suas reservas de gordura seriam queimadas ao ceder calor para a água gelada. se o raciocínio do indivíduo estiver correto, ele precisará beber mais de 40 L d água (dado: calor específico da água = 1 cal/g°C).
(3) A massa e a energia cinética são propriedades intrínsecas a qualquer corpo.



resposta:
V V V F

origem:Unb-1996
tópico:
Mecanica

sub-grupo:

pergunta:Nas corridas de Fórmula 1, nas montanhas-russas dos parques de diversão e mesmo nos movimentos curvilíneos da vida diária (movimentos de automóveis, aviões etc.), as forças centrípetas desempenham papéis fundamentais. A respeito dessas forças, julgue os itens que se seguem.
(0) A reação normal de uma superfície nunca pode exercer o papel de força centrípeta.
(1) Em uma curva, a quantidade de movimento de um carro sempre varia em direção e sentido, mas não necessariamente em intensidade.
(2) A força centrípeta que age em um objeto em movimento circular é um exemplo de força inercial.
(3) Para que um carro faça uma curva em uma estrada, necessariamente, a resultante das forças que nele atuam não pode ser nula.



resposta:
F V F V

origem:Unb-1996
tópico:
Magnetismo

sub-grupo:

pergunta:Após ser eleito, um deputado federal mudou-se da cidade do Rio de Janeiro para Brasília. Aqui chegando, constatou a necessidade de adquirir transformadores para poder utilizar os seus eletrodomésticos na nova residência, já que a diferença de potencial, também chamada de tensão elétrica, é de 110 V, nas residências da cidade de origem, e de 220 V, nas residências de Brasília.
Um transformador é um equipamento que permite a modificação da tensão aplicada aos seus terminais de entrada, podendo produzir, nos terminais de saída, uma tensão maior ou menor do que a de entrada. Do ponto de vista construtivo por duas bobinas independentes, enroladas sobre um núcleo de ferro. A bobina ligada à fonte de tensão (tomada residencial) é chamada de "primária" e a bobina ligada aos eletrodomésticos, de "secundária".
Com o auxílio das informações contidas no texto e focalizando o transformador ligado a uma tomada para fornecer energia à geladeira da família do deputado, julgue os itens seguintes.
(0) Ao alimentar a geladeira, o transformador converte energia elétrica em energia mecânica.
(1) A potência que a bobina secundária do transformador fornece à geladeira é maior do que a potência que a bobina primária recebe.
(2) Mesmo nos períodos em que a geladeira estiver desligada, haverá corrente elétrica circulando na bobina primária do transformador.
(3) Suponha que o transformador seja desconectado da tomada e que sua bobina de 220 V seja conectada a um conjunto de 20 baterias de automóvel, de 12 V, ligadas em série. Nessa situação, a geladeira será alimentada com uma tensão igual a 120 V e funcionará normalmente.



resposta:
F F V F

origem:Unb-1996
tópico:
Eletricidade

sub-grupo:

pergunta:São inúmeras as aplicações industriais das forças elétricas existentes entre objetos eletricamente carregados. Uma dessas aplicações encontra-se nas máquinas copiadoras. Essas possuem um pequeno glóbulo, ao qual se aderem, por forças eletrostáticas, partículas de um pó chamado tingicolor. Todo o processo de cópia baseia-se na interação elétrica de partículas de tingicolor e do papel eletricamente carregado.
Com relação a esse tema, julgue os itens adiante.
(0) As linhas de força de um campo elétrico são representações das trajetórias de cargas elétricas, quando lançadas em movimento no interior do campo.
(1) As forças de contato entre os corpos macroscópicos usuais são de origem elétrica.
(2) A carga elétrica é uma característica intrínseca a uma partícula elementar, independendo, portanto, do seu estado de movimento.
(3) É muito comum observar-se, em caminhões que transportam combustíveis, uma corrente pendurada na carroceria, que é arrastada no chão. Isso é necessário para garantir a descarga constante da carroceria que, sem isso, pode, devido ao atrito com o ar durante o movimento, apresentar diferenças de potencial, em relação ao solo, suficientemente altas para colocar em risco a carga inflamável.



resposta:
F V V V

origem:Unb-1996
tópico:
Mecanica

sub-grupo:

pergunta:Atualmente, o homem já tem um bom conhecimento a respeito do espaço sideral. Os lançamentos de satélites, as imagens obtidas dos confins do universo pelo telescópio Hubble e o envio de sondas a Marte, entre outros, são fatos que tendem a popularizar o assunto. Com respeito a essa área do conhecimento, julgue os itens seguintes.
(0) A "constante gravitacional" seria diferente, se fosse medida em outro planeta.
(1) Se fosse possível colocar um objeto no centro da Terra, supostamente esférica, não haveria força gravitacional resultante atuando nele.
(2) Em um satélite geoestacionário (por exemplo, o Intelsat) atuam apenas duas forças: a força de atração gravitacional e a força centrípeta.
(3) Um "newton" de açúcar, tanto no pólo sul quanto no equador terrestre, contém a mesma quantidade de açúcar.



resposta:
F V F F

origem:Unb-1996
tópico:
Mecanica

sub-grupo:

pergunta:Segundo os fundamentos da mecânica newtoniana, conhecendo-se as forças que atuam em um objeto, é possível determinar o seu estado de movimento. Com o auxílio dessa afirmação, julgue os itens que se seguem.
(0) Uma pessoa sentada em uma cadeira de encosto vertical só conseguirá levantar-se caso incline o corpo para a frente.
(1) Todo corpo em equilíbrio encontra-se em repouso.
(2) Um objeto lançado verticalmente para cima atinge o equilíbrio, momentaneamente, no ponto mais alto de sua trajetória.
(3) Duas esferas de massas diferentes, mas de diâmetros iguais, são soltas no ar, da mesma altura, no mesmo instante, a partir do repouso. A esfera de massa maior chega primeiro ao solo.
(4) Dois blocos, A e B, deslizam, com a mesma velocidade, sobre uma superfície plana e sem atrito, conforme mostra a figura I. Sabe-se que o bloco A tem massa maior que o bloco B e que os coeficientes de atrito entre os dois blocos e a região hachurada são iguais. Então, após atravessarem a região com atrito, o bloco A deslizará com maior velocidade que o bloco B.
(5) Na figura II, os corpos A, B e C possuem massas diferentes e são acelerados no sentido da força . Invertendo-se as posições de A e de C e desprezando-se o atrito com o solo, a força resultante que atua em B não se alterará.


resposta:
V F F V F V

origem:Unb-1996
tópico:
Optica

sub-grupo:Refração

pergunta:O conhecimento das leis de reflexão e de refração permitiu o desenvolvimento de telescópios, microscópios, sistemas de lentes altamente sofisticados, câmeras etc. A Óptica Aplicada tornou disponíveis não apenas binóculos de bolso, mas, também, sofisticados instrumentos de pesquisa. Em relação aos princípios básicos da Óptica, julgue os seguintes itens.
(0) Um raio luminoso atinge a face superior de um cubo de vidro, conforme mostrado na figura adiante. O índice de refração do vidro é igual ao dobro do índice de refração do ar; o ângulo de incidência é de 45°. Nessas condições, haverá reflexão total do raio luminoso na face A do cubo.

imagem não disponivel


(1) Sabe-se que a luz vermelha, ao passar do ar para a água, sofre um desvio menor que a luz azul. Conclui-se, então, que a velocidade de propagação da luz vermelha, na água, é superior à da luz azul.
(2) Uma lâmpada acesa em um poste de iluminação pública, vista, por reflexão, em uma poça d água agitada, parece mais alongada devido ao fenômeno da refração.
(3) Uma imagem virtual pode ser fotografada colocando-se um filme no local da imagem.


resposta:
V V F F

origem:Unb-1996
tópico:
Fisica

sub-grupo:

pergunta:No sistema mostrado na figura adiante, inicialmente em repouso, as massas m = 1 kg e m‚ = 2 kg, colocadas em uma superfície sem atrito, comprimem uma mola ideal de constante elástica igual a 6 N/cm, diminuindo seu comprimento original em 10 cm. Uma vez liberado, o sistema colocará em movimento as massas m e m‚, em sentidos opostos.

imagem não disponivel


Considerando a situação após a liberação do sistema, julgue os itens a seguir.
(0) A quantidade de movimento total é de 4 N.s.
(1) A energia cinética da massa m‚ é de 1 J.
(2) O trabalho realizado pela mola, na expansão, é de 3 J.


resposta:
F V V