Questões de Geopolítica Internacional - Perguntas e Respostas Comentadas - Exercícios
questões de vestibulares
|
 

Questões Geopolítica Internacional

REF. Perguntas / Respostas
vestibular Unicamp-1994
tópico:Geopolítica Internacional

sub-grupo:Geopolítica Europa
pergunta:"Belfast, a cidade onde a influência britânica é visivelmente dominante (...). As lojas estão sempre abertas e cheias, mas nas ruas os soldados britânicos controlam a ordem do passeio público com carros blindados e metralhadoras (...)."
("Folha de São Paulo", 14/10/93)

a) O texto anterior refere-se a que territórios de influência britânica?
b) Identifique as causas que conferem ao espaço urbano de Belfast as características descritas no texto.



resposta:a)Ulster.
b)Atentados feito pelo Irã,por conta do conflito religioso.

vestibular Unicamp-1994
tópico:Geopolítica Internacional

sub-grupo:Geopolítica da América Central
pergunta:Cuba passa atualmente por sérios problemas econômicos que estão quase paralisando as atividades produtivas do país.
a) Quais as principais causas desses problemas?
b) Quais os setores mais afetados?



resposta:a) Fim da ajuda econômica por conta do fim da URSS.
b)Energia, indústria.

vestibular Unicamp-1994
tópico:Geopolítica Internacional

sub-grupo:Geopolítica China
pergunta:O crescimento econômico médio da China entre 1980-1993 foi de 9% ao ano, sendo que, em 1992, foi de 12% (compare: o crescimento em 1992 nos Estados Unidos foi de 1,8%, no Japão, 1,8% e na Alemanha, 1,4%)
Analise o significado geopolítico do crescimento da China no cenário internacional, levando em consideração a posição geográfica e o sistema político desse país.



resposta:Esse crescimento econômico enorme ameaça a soberania dos EUA como potência mundial, caso continue sendo alto.A China vive hoje uma economia de transição, mesmo que não admitam, pois possui características do capitalismo em sua economia e na política se mantém totalmente socialista.

vestibular Unesp-1994
tópico:Geopolítica Internacional

sub-grupo:Geopolítica Europa
pergunta:Desde o início dos anos noventa, a área assinalada no mapa adiante tem sido palco de sangrenta guerra civil.
(imagem abaixo)

Indique a alternativa que exprime as causas dessa guerra e o país ao qual pertenciam estas porções territoriais.
a) Ideal sérvio de construir a "Grande Sérvia", independente da Tchecoslováquia.
b) Rivalidades étnicas, religiosas, históricas, culturais e territoriais entre os povos da antiga Iugoslávia.
c) Antiga oposição política entre sérvios e croatas na Romênia.
d) Idéias separatistas reforçadas pela "Glasnost" e pela "Perestroika" entre os povos das repúblicas componentes da antiga União Soviética.
e) Dominação estrangeira entre búlgaros da antiga Iugoslávia.


resposta:[B]

vestibular Unesp-1994
tópico:Geopolítica Internacional

sub-grupo:Geopolítica Europa
pergunta:Após a II Guerra Mundial, a Alemanha Ocidental recuperou-se em curto espaço de tempo, transformando-se na mais importante potência econômica da Europa.
Assinale a alternativa que mais corretamente explica as causas do crescimento da economia alemã.
a) Abundância de recursos minerais, ajuda financeira dos Estados Unidos, criação do Mercado Comum Europeu, agricultura itinerante, grande fluxo migratório.
b) Existência de mão-de-obra qualificada, reforma agrária, infra-estrutura de transportes, criação do Mercado Comum Europeu, altas taxas de população rural.
c) Combustíveis fósseis, qualificação da mão-de-obra, densa rede de transportes, recursos do Plano Marshall, participação do Mercado Comum Europeu.
d) Densa rede hidroviária, investimentos em pesquisa científica e tecnológica, qualificação da mão-de-obra, altas taxas de natalidade.
e) Carvão de excelente qualidade, petróleo em abundância, mão-de-obra qualificada, tradição industrial, altos índices de desmatamento.



resposta:[C]

vestibular Pucsp-1995
tópico:Geopolítica Internacional

sub-grupo:Geopolítica Europa
pergunta:Os números, na linha do tempo, indicam alguns acontecimentos importantes que marcaram a geopolítica mundial nesta segunda metade do século.
(imagem abaixo)

(Ebeling/ Birkenfeld. DIE REISE IN DIE VERGANGENHEIT. Deutschland, Westermann, 1991)
Assinale a alternativa montada com figuras adiante, que represente respectivamente 1, 2, 3, 4 e 5.
a) (I), (II), (III), (IV), (V)
b) (IV), (II), (III), (V), (I)
c) (I), (V), (II), (III), (IV)
d) (II), (I), (V), (IV), (III)
e) (IV), (II), (I), (III), (V)


resposta:[C]

vestibular Fuvest-1993
tópico:Geopolítica Internacional

sub-grupo:Geopolítica Sudoeste Asiático
pergunta:Identifique os países enumerados no mapa seguinte e discuta os principais conflitos existentes na área.


resposta:1- Paquistão, 2- Índia.Os principais conflitos existentes nessa área são conflitos religiosos entre Muçulmanos e Bramanistas.

vestibular Unicamp-1993
tópico:Geopolítica Internacional

sub-grupo:Geopolítica Africana
pergunta:Durante o período da Guerra Fria, grupos somalis foram fortemente armados para poder lutar contra o regime ditatorial instalado em seu país. Referindo-se à atual guerra civil na Somália, o professor Said Samantar, da Universidade de Rutgers (Nova Jersey), afirma:

"A política somali moderna não é senão a política de clãs, com a diferença de que a sociedade, hoje, está armada com armas modernas de destruição maciça."

a) O que foi a Guerra Fria e como ela possibilitou a obtenção de armamentos pelas tribos somalis?
b) Quais têm sido as conseqüências da guerra civil somali para a população do país?



resposta:a)Guerra fria-conflito político-ideológico entre os EUA (capitalista) e a URSS (socialista).Ambos davam apoio e armavam grupos tribais que os apoiassem.
b)Mortes, miséria,falta de investimento, vivem em situações de total precariedade.

vestibular Unitau-1995
tópico:Geopolítica Internacional

sub-grupo:Geopolítica Africana
pergunta:O país que, até 1990, era tutelado pela República Sul Africana e um dos mais ricos em jazidas minerais da África é:
a) Zimbábue.
b) Suazilândia.
c) Lesoto.
d) Botswana.
e) Namíbia.



resposta:[E]

vestibular Unitau-1995
tópico:Geopolítica Internacional

sub-grupo:Geopolítica China
pergunta:Existe na Ásia um pequeno território, administrado pela Grã-Bretanha que, além de seus 1.092 quilômetros quadrados, abrange também a península de Kowlon, a ilha de seu próprio nome e várias outras ilhas denominadas "Novos Territórios". Trata-se de:
a) Cingapura.
b) Formosa.
c) Sri Lanka.
d) Hong-Kong.
e) Filipinas.



resposta:[D]

vestibular Fuvest-1992
tópico:Geopolítica Internacional

sub-grupo:
pergunta:No mapa a seguir os números 1, 2, 3, e 4 referem-se, respectivamente, aos seguintes focos de tensão nacional e internacional:
(imagem abaixo)

a) Cartel de Medellín (Colômbia); movimento separatista da Irlanda do Norte; independência da Ucrânia; movimento contra a junta militar em Myanmar (ex-Birmânia).
b) Sendero Luminoso/tráfico de cocaína (Peru); conflito separatista da Irlanda do Norte; problema dos curdos, principalmente no Iraque; lutas internas nas Filipinas.
c) guerrilhas internas na Bolívia; movimento separatista basco; independência da Lituânia, Estônia e Letônia; lutas internas nas Filipinas.
d) Cartel de Medellín (Colômbia); movimento de autonomia da Islândia; lutas internas de croatas e sérvios; emancipação de Hong-Kong do domínio inglês.
e) Sendero Luminoso/tráfico de cocaína (Peru); movimento separatista basco; lutas internas no Eslovênia; unificação da Coréia do Norte e do Sul.


resposta:[B]

vestibular Fuvest-1992
tópico:Geopolítica Internacional

sub-grupo:Geopolítica China
pergunta:Nos últimos anos, o governo da República Popular da China tem proposto sua reunificação com a República da China Nacionalista (Taiwan), localizada na ilha de Formosa.
a) Quais motivos levaram à constituição de um governo autônomo na ilha de Formosa?
b) Quanto à proposta de reunificação apresentada, qual tem sido o posicionamento do governo de Taiwan e o das grandes potências mundiais?



resposta:a)A questão de Taiwan teve origem com a vitória da Revolução Chinesa em 1949, a derrubada do governo de Chiang Kai-shek e a instauração do governo socialista de Mao-Tsé Tung. Chiang Kai-shek, que governou a China desde 1927, refugiou-se com seu Estado Maior e cerca de 2 milhões de chineses na ilha de Taiwan ou Formosa, situada a 130 km do litoral da parte continental da China e separada desta pelo estreito do mesmo nome. Formou-se na ilha um governo autônomo com o apoio dos Estados Unidos.
b)Chen descartou a proclamação unilateral de independência, desde que a China não usasse a força para obter a reunificação. As declarações foram bem recebidas e contribuíram para um acordo, assinado em dezembro, que permitiu o intercâmbio comercial, o envio de cartas e o transporte de passageiros entre a província continental de Fujian (Fuquiém) e as ilhas formosinas de Quemoy e Matsu Tao.

 


Próxima Página »

Página 1 de 68