Banco de dados de questões sobre Biodiversidade
questões de vestibulares
|
 

Questões Biodiversidade

REF. Pergunta/Resposta
origem:Puccamp
tópico:
Questoes-ambientais-geral

sub-grupo:Biodiversidade

pergunta:"Os princípios ecológicos como a conservação ambiental e o manejo cuidadoso dos recursos naturais continuam sendo básicos para a reprodução das sociedades."

Assinale a alternativa que apresenta a conceituação mais ABRANGENTE para a conservação ambiental.
a) A luta contra a poluição gerada pela industrialização com vistas à substituição de importações.
b) A proteção ao verde independentemente da realidade social existente.
c) A garantia de sustentação das atividades econômicas baseada na criação e venda de equipamentos anti-poluição.
d) A busca de uma relação harmoniosa dos homens com a natureza e entre si mesmos.
e) A tentativa de redefinição das políticas industriais fortemente concentradoras de capital e renda.




resposta:[D]

origem:Ufmg
tópico:
Questoes-ambientais-Brasil

sub-grupo:Biodiversidade

pergunta:Todas as alternativas apresentam características do Pantanal Mato-grossense, EXCETO
a) É constituído por formas de relevo antigas, erodidas e, conseqüentemente, de baixas altitudes.
b) É dominado por um clima quente com alternância de uma estação seca e outra de chuvas concentradas.
c) É drenado por rios meandrantes, lentos, responsáveis por enchentes e alimentação de numerosas baías.
d) É revestido por uma vegetação diversificada, complexa, em grande parte favorável à pecuária bovina.
e) É uma região bem individualizada e diferenciada no contexto do Centro-Oeste brasileiro.




resposta:[A]

origem:Ufmg
tópico:
Questoes-ambientais-geral

sub-grupo:Biodiversidade

pergunta:Observe os pontos de 1 a 10 assinalados no mapa a seguir:
(imagem abaixo)

Todas as alternativas apresentam dois pontos que estão localizados em ecossistemas semelhantes, EXCETO
a) 1 e 7.
b) 2 e 9.
c) 3 e 6.
d) 4 e 8.
e) 5 e 10.



resposta:[B]

origem:Ufmg
tópico:
Questoes-ambientais-geral

sub-grupo:Biodiversidade

pergunta:Em grandes áreas urbanas, as condições físicas naturais são profundamente alteradas e criam condições geo-ecológicas específicas.
Todas as alternativas estabelecem uma correlação verdadeira entre o tipo de alteração introduzida em grandes centros urbanos e suas conseqüências principais, EXCETO
a) Alterações climáticas, responsáveis pelo surgimento de um clima urbano caracterizado por temperaturas que são mais elevadas do que as das áreas circunvizinhas.
b) Alterações ambientais introduzidas pela presença, a céu aberto, de grandes depósitos de lixo não bio-degradável, que contribuem para a poluição e contaminação de lençóis freáticos.
c) Alterações na cobertura do solo, responsáveis pela impermeabilização da superfície, que aumentam consideravelmente o escoamento da água e favorecem a ocorrência de grandes enchentes.
d) Alterações na distribuição das precipitações pluviométricas, introduzidas a partir de modificações na composição química da atmosfera, que alteram o regime anual das chuvas.
e) Alterações nos recursos hídricos que, após serem consumidos, retornam ao meio ambiente na forma de efluentes poluídos lançados em canais fluviais e alteram os ambientes aquáticos originais.




resposta:[D]

origem:Ufpr
tópico:
Questoes-ambientais-Brasil

sub-grupo:Biodiversidade

pergunta:Discuta três problemas ambientais que ocorreram na zona rural da Região Sul do Brasil.



resposta:

origem:Ufpr
tópico:
Questoes-ambientais-Brasil

sub-grupo:Biodiversidade

pergunta:"As piranhas são peixes carnívoros, capazes de devorar um boi ou um homem em alguns minutos. Os jacarés alimentam-se de piranhas e conservam o equilíbrio natural. Com a moda de usar sapatos e bolsas feitas com o couro de jacaré, houve uma caçada muito grande desses animais, que chegaram quase a desaparecer. Com a diminuição do número de jacarés, as piranhas aumentaram em grande quantidade, e em muitos rios brasileiros, colocam em perigo a vida do gado e dos homens que tentam atravessá-los."
(CHRISTOFOLETTI, 1980).

Discuta a interferência humana no equilíbrio natural.




resposta:

origem:Ufmg
tópico:
Questoes-ambientais-Brasil

sub-grupo:Biodiversidade

pergunta:Leia o texto.

O desconhecimento científico sobre a Amazônia, que envolve muitas das campanhas ambientalistas internacionais e nacionais, tem resultado na proliferação de informações equivocadas e contraditórias, responsáveis pela criação de uma imagem distorcida de sua realidade.

Todas as alternativas expressam relações corretas entre informações da realidade amazônica e seu valor científico, EXCETO
a) DEVASTAÇÃO FLORESTAL: a grande destruição florestal, na realidade, atingiu principalmente as áreas de transição formadas por cerrados localizados nos limites da região fisiográfica da Amazônia.
b) HOMOGENEIDADE FÍSICA: a Amazônia constitui uma região onde se distribuem formações vegetais, solos, formas de relevo e condições climáticas heterogêneas.
c) HOMOGENEIDADE HIDROGRÁFICA: a Amazônia apresenta significativa variedade hídrica, resultante de uma série de fatores que interferem diretamente na conformação e constituição de suas bacias hidrográficas.
d) IRREGULARIDADE TOPOGRÁFICA: a Amazônia é constituída por uma planície levemente ondulada onde a monotonia topográfica estende-se por amplas áreas.
e) PRESERVAÇÃO INDISPENSÁVEL AO DESENVOLVIMENTO DO PLANETA: a manutenção das condições de vida e a continuidade do processo de desenvolvimento do mundo não dependem exclusivamente da preservação da floresta.




resposta:[D]

origem:Ufpr
tópico:
Questoes-ambientais-Brasil

sub-grupo:Biodiversidade

pergunta:"A industrialização e a urbanização não destroem apenas o ambiente natural; prejudicam também a qualidade de vida das populações". Comente esta afirmação.



resposta:

origem:Unesp
tópico:
Questoes-ambientais-Brasil

sub-grupo:Biodiversidade

pergunta:O desmatamento indiscriminado de grandes superfícies florestadas vem sendo criticado por vários setores da sociedade brasileira. Quais são as principais conseqüências do desmatamento para a sociedade?



resposta:

origem:Ufc
tópico:
Questoes-ambientais-Brasil

sub-grupo:Biodiversidade

pergunta:Aponte dois problemas relacionados com a degradação do meio ambiente de áreas urbanas (aponte exemplos de problemas verificados em sua cidade).



resposta:

origem:Ufsc
tópico:
Questoes-ambientais-Brasil

sub-grupo:Biodiversidade

pergunta:Segundo José William Vesentini, "os seis domínios morfoclimáticos brasileiros têm por base a superposição do clima, relevo, solo, vegetação e hidrografia, ou seja, um certo "ar de família" em extensas áreas, onde o visual da paisagem é normalmente fornecido pela vegetação."
Com base no texto anterior, é CORRETO afirmar que:
(01) no domínio da Araucária, predomina o clima subtropical e o relevo é marcado pela presença do planalto Meridional.
(02) o domínio da Pradaria localiza-se no sul do Brasil e trata-se do prolongamento dos campos (vegetação herbácea e típica de climas temperados e subtropicais) do Uruguai e da Argentina.
(04) o domínio da Caatinga caracteriza-se por um solo fraco em quantidade de minerais e muito profundo, o que, associado à falta de chuvas, ocasiona uma vegetação florestal de grande porte.
(08) o domínio Amazônico, predomina a floresta latifoliada equatorial que aí encontra boas condições de crescimento, devido ao clima quente e à grande quantidade de chuvas.
(16) o domínio do Cerrado localiza-se no Planalto Central do Brasil, onde predomina o clima tropical típico ou semi-úmido.

Soma ( )




resposta:01 + 02 + 08 + 16 = 27

origem:Ufsc
tópico:
Questoes-ambientais-geral

sub-grupo:Biodiversidade

pergunta:Após a Revolução Industrial, intensificaram-se as agressões ao meio ambiente, provocadas pelo desenvolvimento capitalista e pelas transformações produzidas pela sociedade moderna. Sobre essas transformações é CORRETO afirmar:
(01) As chamadas "sociedades de consumo" utilizam maior quantidade de recursos naturais, portanto poluem mais.
(02) A poluição das águas dos rios diminuiu consideravelmente com a industrialização, pois, aumentou a produção de biodegradáveis.
(04) Os congestionamentos de veículos, a carência de áreas verdes e o excesso de informações visuais nas cidades não são problemas ambientais urbanos.
(08) Efeito estufa é o nome dado ao aumento da umidade do ar provocada pela evaporação dos esgotos ao ar livre, aquecidos pela irradiação solar.
(16) A poluição atmosférica caracteriza-se pela presença de gases tóxicos e não de partículas sólidas no ar.

Soma ( )




resposta:01

 


Próxima Página »

Página 1 de 23