Banco de dados de questões sobre Blocos Econômicos
questões de vestibulares
|
 

Questões Blocos Econômicos

REF. Pergunta/Resposta
origem:Unicamp
tópico:
Economia-Brasil

sub-grupo:Blocos Econômicos

pergunta:O Tratado de Assunção prevê que em 31 de dezembro de 1994 cairão as fronteiras econômicas entre Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai.
a) O que significa, na prática, o fato de não mais existirem fronteiras econômicas entre esses países?
b) Explique a união dos países do cone sul no contexto político-econômico internacional, a partir da década de 1980.




resposta:

origem:Unicamp
tópico:
Economia-Brasil

sub-grupo:Blocos Econômicos

pergunta:De acordo com o Banco Mundial, o Brasil ocupa o 3Ž lugar entre os países com pior distribuição de renda. Veja o gráfico:
(imagem abaixo)

Fonte: "Isto é Senhor" / 1093 - 29/08/90.

Apesar do que indicam esses dados, ainda há, no entanto, quem prefira exaltar o fato de o Brasil ser hoje a oitava economia do mundo.
Quais os processos econômicos que explicam esses contrastes?



resposta:

origem:Unicamp
tópico:
Economia-Brasil

sub-grupo:Blocos Econômicos

pergunta:Tem sido cada vez mais freqüente, em análises e comentários sobre a atual situação do Brasil, a afirmação de que ele está saindo do "Terceiro Mundo" e cada vez se aproximando mais dos países considerados de "Quarto Mundo".
Como se pode explicar a existência de um provável "Quarto Mundo" e a inserção do Brasil neste grupo de países?




resposta:

origem:Cesgranrio
tópico:
Economia-Brasil

sub-grupo:Blocos Econômicos

pergunta:CRESCIMENTO DO MERCADO NO CONE SUL ACIRROU COMPETIÇÃO (George Vidor).

A criação da Autolatina ocorreu num período em que a indústria automobilística mundial estava atravessando uma fase de Associações múltiplas. As previsões para o mercado do Cone Sul, no entanto, eram pessimistas: acreditava-se que o Brasil produziria um milhão de veículos por ano, enquanto a Argentina ficaria na casa das cem mil unidades.
Hoje, a produção brasileira de veículos deverá ultrapassar a barreira de 1,5 milhão de unidades/ano. Na Argentina, são 350 mil carros por ano. O crescimento vertiginoso do mercado no Cone Sul deve ter estimulado a Ford a se retirar da Autolatina para disputar os espaços perdidos para a Fiat e a GM. Ambas estão expandindo as suas fábricas. A Ford precisará de agilidade para correr atrás.
"O GLOBO" - 02/09/94 P.24

A criação da AUTOLATINA ocorreu em 1987 entre a Volkswagen do Brasil e a Ford do Brasil. Embora a dissolução da AUTOLATINA, hoje, já esteja sendo cogitada, conforme foi visto, podemos continuar a usar seu exemplo para ilustrar empresas que administram associações e coligações entre duas ou mais firmas. Essas empresas são conhecidas como:
a) "franchisings".
b) monopólios.
c) "holdings".
d) guildas.
e) monopsônios.




resposta:[C]

origem:Pucsp
tópico:
Economia-Brasil

sub-grupo:Blocos Econômicos

pergunta:"A fronteira amazônica só pode... ser compreendida a partir da inserção do Brasil no sistema capitalista global do pós-Segunda Guerra Mundial, em que o capitalismo atua no espaço planetário mas os Estados nacionais conservam suas funções de controle e hierarquização, constituindo agentes primordiais na produção do novo espaço.
(Berta K. Becker. AMAZÔNIA.S. P., Editora Ática, 1991.)

Observe as afirmações que seguem e assinale a que SE OPÕE à visão da autora:
a) Pensando numa hierarquia entre os três níveis de organização espacial -regional, nacional e internacional (ou mundial) verificaremos que é o escalão correspondente ao espaço nacional o principal agente no controle da organização territorial de um país.
b) A criação do Programa Grande Carajás, em 1980, tendo à frente a empresa estatal Companhia Vale do Rio Doce (CVRD), exemplifica a estratégia do Estado brasileiro para uma nova fase de ocupação da fronteira amazônica.
c) No período atual, marcado pela expansão do capitalismo em escala mundial, perde importância a ação dos Estados nacionais do ponto de vista financeiro e político e, também no que se refere à gestão do território sob sua responsabilidade.
d) O Estado brasileiro teve papel fundamental no estímulo, viabilização e gestão das operações de integração territorial, como mostra o caso da ocupação da Amazônia, a partir da política federal de incentivos fiscais.
e) O Estado brasileiro, na figura de seus governantes, elaborou planos de criação de infra-estrutura para a ocupação da fronteira amazônica. Destacaram-se a construção de estradas, como a Transamazônica, e de usinas hidrelétricas.




resposta:[C]

origem:Fgv
tópico:
Economia-Brasil

sub-grupo:Blocos Econômicos

pergunta:Através do processo de transnacionalização da economia, o Brasil recebe investimentos de outros países, para o desenvolvimento de projetos. O Projeto Cerrados é de concepção japonesa, implementado sob a responsabilidade e risco do governo brasileiro, e tem por objetivo produzir cereais para o mercado mundial. Quando colocado em prática, mudanças significativas ocorrerão nas áreas de implantação, tanto social quanto espacialmente.
Dentre elas destacamos:
a) a extinção dos latifúndios, que terão suas terras divididas para o melhor aproveitamento do solo e conseqüente aumento da produtividade agrícola.
b) o aproveitamento total da mão-de-obra local, que terá emprego, durante todo o ano, na produção de cereais, proporcionando uma melhora significativa no nível de vida da população.
c) o aproveitamento racional dos recursos naturais da região Centro-Oeste, que são hoje explorados sem nenhum controle do governo, o que causará prejuízos incalculáveis para o meio ambiente.
d) o desenvolvimento da região Centro-Oeste, com grande produção agrícola, oferecendo produtos a preços mais acessíveis às camadas mais pobres da população.
e) a modernização da produção, alicerçada por grandes empresas agrícolas, o que provocará, nessas áreas, a expulsão de significativos contingentes de população rural.




resposta:[E]

origem:outros vestibulares
tópico:
Economia-Brasil

sub-grupo:Blocos Econômicos

pergunta:Viajando pelo Brasil pudemos verificar que no sul do Brasil as atividades agroindustriais estão ligadas a dos países do cone sul. Veja e responda a ERRADA:

A Serra Gaúcha é uma região alta, de clima frio e, no Brasil, é a que mais lembra as áreas da Europa onde se planta uva. Há mais de um século os imigrantes italianos que ali se fixaram se dedicam a plantar enormes parreiras e a produzir vinho. O vinho produzido nos países vizinhos chega ao Brasil mais barato que o nacional. E, na média, é de melhor qualidade. Vinhos estrangeiros, de sabor incomparavelmente melhor que o mais caprichado da Serra Gaúcha, têm preço equivalente. A paisagem da Serra Gaúcha está mudando. No lugar da uva estão brotando pessegueiros, pés de kiwi e de outras frutas.
(Revista "Veja" - 11-09-96)
a) são países do cone sul: Argentina, Uruguai, Brasil, Venezuela.
b) no cone sul temos Uruguai, Brasil, Paraguai, Argentina e Chile.
c) o clima da região sul do Brasil favorece cultivo de frutas de clima temperado.
d) o clima da Serra Gaúcha é do tipo subtropical.
e) do MERCOSUL participam: Brasil, Uruguai, Paraguai e Argentina; vários produtores de vinho.




resposta:[A]

origem:Fei
tópico:
Economia-Brasil

sub-grupo:Blocos Econômicos

pergunta:Um dos fatos que mais chamam a atenção no mundo contemporâneo é a formação dos chamados blocos econômicos. O Brasil vem aprofundando os entendimentos com os seus parceiros do MERCOSUL para melhor operacionalizar essa união. São parceiros do Brasil no MERCOSUL:
a) Argentina, Uruguai e Chile
b) Argentina, Bolívia e Paraguai
c) Uruguai, Argentina e Peru
d) Argentina, Paraguai e Uruguai
e) Chile, Paraguai e Argentina




resposta:[D]

origem:Mackenzie
tópico:
Economia-Brasil

sub-grupo:Blocos Econômicos

pergunta:O mapa representa:
(imagem abaixo)

a) as formações vegetais.
b) as regiões brasileiras.
c) os tipos climáticos.
d) a distribuição da população.
e) os grandes complexos regionais.



resposta:[E]

origem:Cesgranrio
tópico:
Economia-Brasil

sub-grupo:Blocos Econômicos

pergunta:Para a América Latina, a iniciativa norte-americana de criar a Área de Livre Comércio das América (ALCA) consiste numa ousada proposta de integração econômica. Algumas conseqüências político-geográficas decorrem dessa proposta, como, por exemplo, a(o):
a) extinção automática de acordos regionais já existentes, como o NAFTA e o MERCOSUL, a partir do ano de 2005.
b) decisão dos EUA de tornar a Argentina sua aliada privilegiada, na América Latina, revelando o caráter militar da ALCA.
c) necessidade da associação do Pacto Andino com o MERCOSUL, a fim de fortalecer o processo de formação da ALCA.
d) reforço do boicote dos EUA sobre o governo de Fidel Castro, já que não está prevista a inclusão de Cuba na ALCA.
e) fortalecimento dos governos latino-americanos nas decisões políticas referentes às Américas, após a ALCA ser implantada.




resposta:[D]

origem:Ufmg
tópico:
Economia-Brasil

sub-grupo:Blocos Econômicos

pergunta:Todas as alternativas apresentam aspectos que evidenciam a progressiva consolidação do MERCOSUL, EXCETO
a) A ampliação da área geográfica de geração do PIB (Produto Interno Bruto).
b) A expansão do raio de consumo da produção dos centros mais dinâmicos dessa organização.
c) O aumento do fluxo de veículos e a diversificação da rede de transportes.
d) O crescente controle da economia pelo setor agropecuário registrado nos últimos anos.




resposta:[D]

origem:Mackenzie
tópico:
Economia-Brasil

sub-grupo:Blocos Econômicos

pergunta:Observe a tabela sobre alguns países do Mercosul:
(imagem abaixo)

A, B e C correspondem respectivamente a:
a) Argentina, Uruguai e Paraguai.
b) Uruguai, Argentina e Paraguai.
c) Argentina, Paraguai e Uruguai.
d) Paraguai, Argentina e Uruguai.
e) Paraguai, Uruguai e Argentina.



resposta:[A]

 


Próxima Página »

Página 1 de 7