Banco de dados de questões sobre Entretenimento
questões de vestibulares
|
 

Questões Entretenimento

REF. Pergunta/Resposta
origem:Ufrn
tópico:
Economia-Mundial

sub-grupo:Entretenimento

pergunta:Os espaços de entretenimento e de lazer são explorados pelo processo de globalização. Nos meios de comunicação, o esporte é transformado em imagens que movimentam elevadas somas monetárias e relacionam contratos publicitários às marcas comerciais exibidas mundialmente.
A figura a seguir é um exemplo desse fato.
(imagem abaixo)

A partir dos elementos apresentados, é correto afirmar que o futebol, no capitalismo globalizado, vem sendo
a) difundido como uma modalidade física e de recreação.
b) difundido como uma modalidade esportiva de negócios.
c) utilizado por empresas internacionais, visando à valorização da saúde.
d) utilizado por empresas nacionais, visando à valorização das atividades lúdicas.



resposta:[B]

origem:Unesp
tópico:
Economia-Brasil

sub-grupo:Entretenimento

pergunta:No mapa, destaca-se uma área onde se concentram cidades que representam, atualmente, grande potencial turístico.
(imagem abaixo)

a) Cite o nome de três destas cidades e identifique o estado brasileiro onde se localizam.
b) Quais os fatores responsáveis pelo povoamento e desenvolvimento econômico desta área?



resposta:

origem:Fgv
tópico:
Economia-Mundial

sub-grupo:Entretenimento

pergunta:Considere os dados da tabela a seguir:

TURISMO - Participação regional no setor (1998)
(imagem abaixo)

(Fonte: Organização Mundial do Turismo).

A partir dos dados da tabela, e levando em conta seus conhecimentos a respeito do assunto, está CORRETA a seguinte afirmação:
a) África e Oriente Médio destacam-se, respectivamente, na expansão do número de turistas e das receitas, em virtude dos sítios históricos e naturais ali presentes e da construção da melhor infra-estrutura de visitação entre regiões.
b) embora não tenha as taxas mais elevadas de crescimento de receitas e número de visitantes no período, a Europa continua sendo o principal destino dos viajantes, especialmente a países como Itália, França e Espanha.
c) a América registra taxas de crescimento no setor, resultado da expressiva participação do Brasil, que, em função de atrativos como suas florestas, clima tropical e extenso litoral, é o maior receptor de turistas do continente.
d) África, Leste da Ásia e Pacífico registraram quedas ou baixo crescimento nas receitas do turismo e no número de visitantes diante dos problemas econômicos que sucederam a crise das bolsas asiáticas no final de 1997.
e) o crescimento das receitas e do número de turistas na África e no Oriente Médio associa-se às baixas taxas registradas pela Europa, em conseqüência de conflitos nos Bálcãs.



resposta:[B]

origem:Uem
tópico:
Economia-Mundial

sub-grupo:Entretenimento

pergunta:Assinale o que for correto sobre as potencialidades do turismo internacional e sobre algumas atividades ilícitas, mas altamente rentáveis, na América Latina.

(01) As ilhas Cayman, na região do Caribe, são conhecidas como "paraísos fiscais", porque recebem altíssimos depósitos bancários em contas de empresas "fantasmas", as quais são responsáveis por uma movimentação financeira ilegal originária, por exemplo, do tráfico de drogas ou do contrabando.
(02) A Colômbia possui litoral tanto no Atlântico como no Pacífico, o que facilita a conexão das rotas do narcotráfico com países europeus, africanos, asiáticos e com a Oceania.
(04) Nas ilhas do Caribe conhecidas como Pequenas Antilhas, o clima temperado, os vulcões ativos das cadeias de montanhas e as belezas naturais favorecem a atividade turística.
(08) Diferentemente do que ocorre no Sudeste Asiático, a prostituição infantil e o envolvimento de crianças de rua no tráfico de drogas não são comuns nos países latino-americanos, à exceção das cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo.
(16) As inúmeras unidades do Club Mediterranée constituem um tipo de turismo padronizado, sob o comando de grupos econômicos internacionais. Criam, por exemplo, em qualquer lugar, uma paisagem similar, de paraíso tropical, sendo indiferentes às particularidades dos territórios e das culturas regionais.

Soma ( )




resposta:19

origem:Pucpr
tópico:
Economia-Brasil

sub-grupo:Entretenimento

pergunta:Em 2002, houve uma queda de cerca de 20% no número de turistas que visitaram o Brasil, em relação a 2001. O Paraná não foi exceção: observou-se uma redução no número de turistas estrangeiros de 522.963 em 2001 para 367.702 em 2002.

Sobre o assunto, afirma-se:
I. A crise da economia Argentina teve uma forte participação na queda do número de turistas que visitaram o Brasil e, por extensão, o Paraná.
II. A imagem que o Paraná possui no exterior, relacionada à crise de segurança pública, os inúmeros seqüestros, as rebeliões e os crimes hediondos contribuem para a queda do número de turistas no estado.
III. Chilenos e argentinos são os principais turistas do Cone Sul que entram no Brasil pelo Paraná.
IV. Foz do Iguaçu é o principal pólo de turismo internacional no Paraná, para onde se destinam milhares de turistas em busca de lazer, mas também voltados para negócios.

Estão corretas:
a) apenas II e IV.
b) apenas I e IV.
c) apenas I e III.
d) todas.
e) nenhuma.




resposta:[B]

origem:Unicamp
tópico:
Economia-Mundial

sub-grupo:Entretenimento

pergunta:Apesar de importantes diferenciações, o crescimento das atividades de turismo, recreação e lazer nas últimas décadas tem sido muito intenso em todo o mundo, com indicadores de que esse dinamismo irá continuar e se acentuar ainda mais nos próximos anos. Cada vez mais existe uma relação direta entre o turismo, recreação e lazer e outros setores econômico-sociais, como a agropecuária, a indústria e os serviços em escalas diferenciadas.
(Adaptado de Adyr Balastreri Rodrigues, Apresentação, em Adyr Balastreri Rodrigues, Turismo, Modernidade, Globalização. 2 ed., São Paulo: HUCITEC, 2000, p. 163).

a) Quais as principais razões que explicam um crescente contingente de turistas no mundo?
b) O fenômeno do turismo influencia os lugares, às vezes, com pequenas transformações, outras vezes, redefine sua dinâmica de maneira intensa e irreversível. Aponte duas modificações espaciais produzidas pelo turismo urbano.
c) Indique três atividades do setor terciário que se ampliam com a dinamização do turismo urbano.




resposta:

origem:Ufrn
tópico:
Economia-Brasil

sub-grupo:Entretenimento

pergunta:A partir dos anos 90 do século passado, a área litorânea do Nordeste brasileiro tem atraído populações de outras regiões do País e do exterior, tendo em vista o desenvolvimento e a expansão de algumas atividades, em especial o turismo.
Explique de que maneira o turismo tem sido importante na atração de populações para a área litorânea do Nordeste brasileiro.




resposta:

origem:Ufc
tópico:
Economia-Brasil

sub-grupo:Entretenimento

pergunta:O turismo promove a integração e a mediação das atividades econômicas em geral, estabelecendo redes de produção e comercialização que interligam pessoas, lugares e países em todo o mundo. Acerca do turismo no Ceará:
a) Dê exemplos de dois municípios, no Estado, que se organizaram e sobrevivem, principalmente, graças ao turismo religioso.
b) Cite três efeitos do desenvolvimento da atividade turística na reorganização do litoral cearense, do ponto de vista social, econômico e demográfico.




resposta:

origem:Uerj
tópico:
Economia-Brasil

sub-grupo:Entretenimento

pergunta:
(imagem abaixo)
No mapa anterior, estão representados os principais eixos de urbanização que integram o território fluminense.

Uma das atividades fundamentais da economia dos eixos 1 e 2 é o turismo.
a) Identifique duas outras atividades econômicas, beneficiadas pela intensidade do fluxo de turismo nesses eixos.
b) Descreva a pluriatividade dos pequenos produtores rurais que atuam nesses eixos, em relação ao turismo.



resposta:

origem:Unesp
tópico:
Economia-Brasil

sub-grupo:Entretenimento

pergunta:O Estado assinalado no mapa possui grandes depósitos de areia que são movimentados pela ação do vento, constituindo bela paisagem geográfica, atualmente muito explorada pelo turismo.
(imagem abaixo)

Assinale a alternativa que contém o nome do Estado, a formação decorrente da acumulação eólica e a paisagem geográfica resultante.
a) Ceará; restingas; Lençóis Cearenses.
b) Paraíba; salinas; Falésias Paraibanas.
c) Piauí; salinas; Dunas do Piauí.
d) Maranhão; dunas; Lençóis Maranhenses.
e) Rio Grande do Norte; dunas; Salinas Potiguares.



resposta:[D]

origem:Pucsp
tópico:
Economia-Brasil

sub-grupo:Entretenimento

pergunta:Examine com atenção:
(imagem abaixo)

Sobre a baixa participação do Brasil no turismo internacional pode-se afirmar que
a) o fluxo de turistas estrangeiros já foi muito maior, mas vem caindo em função da concorrência da região do Caribe, que começa a atrair intensamente os turistas americanos.
b) a despeito dessa baixa participação, o turismo interno é um ramo em crescimento graças à ampla rede de aeroportos instalados, principalmente nas áreas do chamado turismo ecológico.
c) a pequena participação no turismo internacional deve-se à inexistência de fluxo de turistas estrangeiros dos países da América do Sul vizinhos ao Brasil.
d) os europeus e americanos vêm em pequeno número porque o nosso país apresenta como atração principal o turismo em praias, fato esse que não motiva muito os estrangeiros.
e) existe potencial para o crescimento turístico no Brasil, mas há dificuldades sérias de infra-estrutura para a atividade, em especial no que diz respeito ao transporte rodoviário.



resposta:[E]

origem:Ufsc
tópico:
Economia-Brasil

sub-grupo:Entretenimento

pergunta:A beleza cênica de Florianópolis, a fragilidade de seus ecossistemas montanhosos, lagunares, eólicos e fluviomarinhos, a elevada quantidade de depósitos sedimentares e de sambaquis, patrimônio da História natural e cultural, fornecem à cidade uma vantagem comparativa que deve ser explorada de forma consciente pelo Poder Público e por sua população: a vantagem de possuir atratividade social elevada.
(GUERRA, Antonio J. Teixeira, CUNHA, Sandra B. da. "Impactos ambientais urbanos no Brasil". Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001, p. 165).

Assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S) quanto ao assunto abordado no texto acima.
(01) Desenvolver o turismo em uma cidade litorânea como Florianópolis, devastando o meio físico-natural, reduz o valor contido no lugar.
(02) A atratividade citada no texto deve-se ao dinamismo e à expansão da indústria do turismo e do veraneio.
(04) No circuito turístico litorâneo catarinense destacam-se: no centro, a Ilha de São Francisco do Sul; em direção ao norte, o Balneário de Camboriú e, em direção ao sul, Garopaba.
(08) As planícies de marés da faixa costeira catarinense guardam suas feições e dimensões originais.
(16) Valendo-se, principalmente, de modificações oportunistas nos planos diretores dos municípios, diversas construções de porte variado são autorizadas no litoral catarinense, sem levar em consideração as limitações infra-estruturais da área.




resposta:01 + 16 = 17

 


Próxima Página »

Página 1 de 3