Banco de dados de questões sobre Fontes de Energia
questões de vestibulares
|
 

Questões Fontes de Energia

REF. Pergunta/Resposta
origem:Fuvest
tópico:
Economia-Mundial

sub-grupo:Fontes de Energia

pergunta:O gráfico adiante mostra a evolução do consumo de energia proveniente do uso de diferentes combustíveis. Justifique a evolução da participação do carvão mineral e da lenha, face aos demais combustíveis.


resposta:O carvão mineral foi o combustível mais usado durante 1900 e 1950 porém em 1985 foi substituído pelo petróleo,gás natural e outros, e a lenha foi substituída por fontes de energia mais potentes como a nuclear e o petróleo.

origem:Unicamp
tópico:
Economia-Mundial

sub-grupo:Fontes de Energia

pergunta:O Brasil, a Rússia, o Canadá e os Estados Unidos são países que têm grande potencial hidrelétrico, o que facilita a obtenção de energia elétrica. A obtenção de energia através da hidreletricidade é uma alternativa de abastecimento energético menos comprometedora para o meio ambiente. Mesmo assim, ocorrem impactos socioambientais, principalmente quando se opta por grandes barragens.
a) Quais são os problemas sócio-ambientais resultantes da instalação de grandes barragens?
b) Por que essa fonte energética é menos comprometedora para o meio ambiente?
c) Que aspectos geográficos explicam o grande potencial hidrelétrico dos países acima mencionados?




resposta:a)Os problemas sócio-ambientais resultantes da instalação de grandes barragens são: Ocorre a desocupação ribeirinha "forçando-os" a migrar para uma outra região e alagamento de extensas áreas para instalação das hidrelétricas.
b)As hidrelétricas são fontes de energia renováveis pois utilizam recursos capazes de se regeneraram naturalmente, mas também provocam alguns danos ambientais.
c)São países com vastos territórios e grande quantidade de rios longos.

origem:Unesp
tópico:
Economia-Mundial

sub-grupo:Fontes de Energia

pergunta:A energia é um dos recursos essenciais para a humanidade. Porém, os padrões mundiais no uso deste recurso são marcados por profundos contrastes e desigualdades.
Analise o gráfico e:
a) Determine, por ordem de importância, as fontes de energia utilizadas nos conjuntos de países assinalados.
b) Considerando que os Estados Unidos e Canadá juntos tinham naquele ano uma população de 270 milhões de habitantes e que os 22 países membros da OECD totalizavam 526 milhões de habitantes, que relação pode ser estabelecida entre o consumo total de energia e a população beneficiada?
(imagem abaixo)

Fonte: British Petrolium, BP Statistical Review of World Energy, 1989 (London, 1989), p.34
1 - OECD: Organização para o Desenvolvimento e Cooperação Econômica
Inclui: Europa Ocidental, Japão, Austrália e Nova Zelândia
2 - Inclui: América Latina, África, Oriente Médio e Ásia (exceto Japão)



resposta:

origem:Unesp
tópico:
Economia-Brasil

sub-grupo:Fontes de Energia

pergunta:O mapa a seguir representa um tipo de intervenção antrópica na região Sudeste do Brasil, aproveitando um recurso natural.
(imagem abaixo)

a) Identifique o tipo de intervenção e aponte o fator principal que a determinou.
b) Explique a importância desta intervenção para a região.



resposta:

origem:Fuvest
tópico:
Economia-Mundial

sub-grupo:Fontes de Energia

pergunta:"A controvertida represa de Três Gargantas, na China, poderá levar até 15 anos para ficar pronta. O nível de água se elevará dezenas de metros no estreito vale, entre as cadeias de montanhas ao longo do rio, destruindo praticamente toda a beleza de Três Gargantas. Será a maior hidrelétrica do mundo."
("O Estado de S. Paulo", 30/10/94)

Considerando-se a direção geral do Yang-Tsé Kiang, temos a leste e a oeste da represa regiões geoeconômicas bastante distintas. Caracterize-as.

ÁREA ALAGADA PELA REPRESA DE TRÊS GARGANTAS



resposta:

origem:Fuvest
tópico:
Economia-Brasil

sub-grupo:Fontes de Energia

pergunta:A partir da análise dos dados da tabela adiante e de seus conhecimentos sobre os fatos mais marcantes da década de 80 que se refletiram no uso da energia, no Brasil, explique as modificações ocorridas no consumo final de energia, durante esse período.


resposta:

origem:Fuvest
tópico:
Economia-Mundial

sub-grupo:Fontes de Energia

pergunta:"O desenvolvimento trouxe ao mesmo tempo demandas acrescidas de energia tanto dos derivados de petróleo como no campo elétrico. Isto repercutiu de modo distinto nos três países, considerando o seu desigual abastecimento interno de recursos energéticos. Com 90% de geração de energia elétrica de origem térmica e insuficiente produção nacional para responder a maiores demandas, o país A emergiu com fortes pressões sobre a sua balança comercial. Mas o país B viu-se submetido a pressões muito mais intensas devido à incipiente extração interna de combustíveis, em que pese a proeminência de fontes hidroelétricas, enquanto que o país C conseguia um relativo equilíbrio ao combinar jazidas próprias de hidrocarbonetos (dispondo de excedentes exportáveis) com o aproveitamento de recursos hídricos, que pesariam favoravelmente para um impulso industrializador sustentado."

O texto trata do desenvolvimento industrial de três países latino-americanos. São eles respectivamente:
a) Peru, Colômbia e Uruguai.
b) Argentina, Brasil e México.
c) Cuba, Chile e Guatemala.
d) Brasil, Bolívia e Paraguai.
e) Costa Rica, México e Panamá.




resposta:[B]

origem:Unicamp
tópico:
Economia-Mundial

sub-grupo:Fontes de Energia

pergunta:O navio japonês Akatsuki Maru, que deverá transportar, até o ano 2010, trinta toneladas de plutônio da França e Inglaterra até o Japão, recebeu dos ecologistas o nome de "Chernobyl flutuante".
a) Por que foi dado este "novo nome" ao cargueiro japonês?
b) Explique a política energética japonesa, relacionando-a com a importação de matérias-primas como o plutônio.




resposta:

origem:Unicamp
tópico:
Economia-Mundial

sub-grupo:Fontes de Energia

pergunta:O navio japonês Akatsuki Maru, que deverá transportar, até o ano 2010, trinta toneladas de plutônio da França e Inglaterra até o Japão, recebeu dos ecologistas o nome de "Chernobyl flutuante".
A partir do texto e do mapa a seguir apresentado:
(imagem abaixo)

Legenda
1- Inglaterra
2- França
3- Japão

a) Identifique entre as rotas A, B, C e D, as que passam respectivamente pelo Panamá, Argentina e África do Sul.
b) Nomeie os pontos geoestratégicos das rotas, explicando por que esses três países manifestaram-se contrariamente à passagem do navio japonês por suas águas territoriais (embora a África do Sul tenha posteriormente modificado sua posição)
(Obs.: A verdadeira rota e as datas das viagens são segredo de Estado)



resposta:

origem:Unitau
tópico:
Economia-Mundial

sub-grupo:Fontes de Energia

pergunta:Após alguns acidentes com usinas nucleares nos E.U.A. e, principalmente Chernobyl na URSS, aumentaram as críticas sobre a construção dessas usinas. Além dos altos custos, discuta os riscos desse tipo de energia.



resposta:

origem:Fuvest
tópico:
Economia-Mundial

sub-grupo:Fontes de Energia

pergunta:Compare Brasil e Venezuela, do ponto de vista das reservas, consumo e exportação de petróleo.



resposta:

origem:Unicamp
tópico:
Economia-Brasil

sub-grupo:Fontes de Energia

pergunta:Onze estados do país entraram, a partir de 21 de outubro de 1990, no chamado horário de verão. Ao contrário dos anos anteriores, os estados das regiões Norte e Nordeste (com exceção da Bahia) ficaram fora desse esquema.
(imagem abaixo)

a) Quais são os motivos que levaram à adoção do horário de verão?
b) A partir de elementos fornecidos pelo mapa anterior, explique por que alguns estados ficaram fora desse esquema.



resposta:

 


Próxima Página »

Página 1 de 24