Banco de dados de questões sobre População Brasileira
questões de vestibulares
|
 

Questões População Brasileira

REF. Pergunta/Resposta
origem:Fuvest
tópico:
Geografia-Humana

sub-grupo:População Brasileira

pergunta:Com base no gráfico a seguir, referente à população brasileira no período de 1940 a 1991, e considerando as peculiaridades demográficas do nosso país, pode-se afirmar que:
(imagem abaixo)

a) a evolução da taxa de incremento da população revela padrões demográficos típicos de país com intensa migração interna.
b) a taxa de incremento está desvinculada do aumento da população absoluta, devido ao aumento da imigração nas últimas décadas.
c) a projeção do comportamento das curvas representadas para o final do século prenuncia uma forte redução da população absoluta.
d) a queda pronunciada na taxa da incremento não impediu, até agora, o aumento da população absoluta.
e) as taxas de incremento verificadas nas décadas de 50 e 60 estão associadas às baixas taxas de fecundidade da mulher brasileira naquele período.



resposta:[D]

origem:Fuvest
tópico:
Geografia-Humana

sub-grupo:População Brasileira

pergunta:O movimento pendular da população que se verifica, diariamente, com bastante intensidade, em quase todas as grandes cidades brasileiras está associado a:
a) movimentos rítmicos sazonais, resultantes da homogeneidade do espaço urbano.
b) uma modalidade transumânica para aproveitar trabalhadores temporários nas áreas centrais.
c) expansão horizontal urbana e periferização de mão-de-obra.
d) um intenso nomadismo gerado pela especulação imobiliária com verticalização da marcha urbana.
e) movimentos rítmicos sazonais ligados às atividades do setor terciário.




resposta:[C]

origem:Fuvest
tópico:
Geografia-Humana

sub-grupo:População Brasileira

pergunta:Com base nos mapas adiante, comente, sucintamente:
(imagem abaixo)

a) a expansão das áreas de maior densidade da população.
b) os polos demográficos que começam a se destacar, na Região Norte, como indicados nos mapas de 1980 a 1990.



resposta:

origem:Fuvest
tópico:
Geografia-Humana

sub-grupo:População Brasileira

pergunta:A formação de grandes manchas urbanas, fenômeno característico de áreas industriais, pode se constituir, nas regiões menos desenvolvidas, em focos de desafiantes problemas políticos-administrativos.
Discuta dois desses problemas, um sócio-econômico e um ambiental, que são relevantes nas grandes áreas metropolitanas brasileiras.




resposta:

origem:Unicamp
tópico:
Geografia-Humana

sub-grupo:População Brasileira

pergunta:Na última década, o Brasil tem adotado várias políticas de "ajuste econômico". Um dos aspectos quase sempre presentes nessas políticas tem sido a proposta de redução do déficit público, o que acarretou cortes nos investimentos de caráter social.
a) Por que o Brasil tem adotado políticas com as características mencionadas?
b) Quais são as conseqüências das mesmas para a maioria da população?




resposta:a) Porque querem a redução do déficit público ( quando o valor das despesas de um governo é maior que as suas receitas).
b) Prejuízo, pois com a diminuição dos investimentos de caráter social, diminuí o amparo as pessoas mais carentes e que necessitam desses investimentos.

origem:Unicamp
tópico:
Geografia-Humana

sub-grupo:População Brasileira

pergunta:O mapa adiante mostra como seria a divisão político-administrativa do Brasil, caso fossem criados novos estados cuja formação é pretendida por certos setores da sociedade.
a) Identifique os estados dos quais seriam desmembrados esses novos estados.
b) Aponte as razões econômicas que podem ser utilizadas, por um lado, para justificar, e, por outro, para opor-se ao possível desmembramento administrativo de Iguaçu.



resposta:

origem:Unicamp
tópico:
Geografia-Humana

sub-grupo:População Brasileira

pergunta:O governo costuma estimular os deslocamentos populacionais de uma região para outra. No Brasil, na década de 80, isso ocorreu com maior intensidade da região sul, considerada "saturada", para as regiões norte e centro-oeste, consideradas "novas".
a) Quais são os motivos que levam o governo a estimular esses deslocamentos populacionais?
b) Por que as regiões de absorção desse fluxo migratório são chamadas "novas"?




resposta:a)No norte a questão, julgo eu, ser outra. É uma questão de estratégia militar. Se o norte do país não for povoado ele será presa fácil pra conquistadores de outros paises. Não que haja uma guerrra mas colombianos, equatorianos, bolivianos começam a invadir essas áreas e repovoar com suas culturas e maneiras de agir. Isso é muito prejudicial se num futuro o governo tiver que remover esse pessoal.
b)Porque não a população nesta região.

origem:Fuvest
tópico:
Geografia-Humana

sub-grupo:População Brasileira

pergunta:Nos últimos 25 anos, a participação relativa da população das Grandes Regiões no conjunto da população brasileira vem sofrendo variações, sendo que:
I. duas Regiões têm tido discreta diminuição.
II. duas Regiões tem sistematicamente aumentado.
Assinale a alternativa que identifica as regiões que apresentam as situações descritas.



resposta:[A]

origem:Fuvest
tópico:
Geografia-Humana

sub-grupo:População Brasileira

pergunta:Analise o gráfico a seguir e identifique as linhas que correspondem à população economicamente ativa distribuída por setores da economia.

POPULAÇÃO ECONOMICAMENTE ATIVA NO BRASIL
(imagem abaixo)


I II III

a) primário terciário secundário
b) primário secundário terciário
c) secundário terciário primário
d) terciário secundário primário
e) terciário primário secundário



resposta:[A]

origem:Pucsp
tópico:
Geografia-Humana

sub-grupo:População Brasileira

pergunta:A tabela a seguir mostra que as mulheres brasileiras estão ampliando sua participação no comando das famílias nas Regiões Nordeste, Sudeste, Centro-Oeste e Sul. Porém, não é este o caso da Região Norte onde os índices são mais baixos. O Estado de Rondônia, por exemplo, apresentava o índice de 11,7% em 1991.
(imagem abaixo)

Examine com atenção as alternativas a seguir e assinale a afirmação FALSA.
a) Os elevados índices de participação das mulheres enquanto chefes de família, no Nordeste brasileiro, se explica em função da continuidade das emigrações de homens para a Região Norte, Centro-Oeste e Sudeste.
b) A ampliação da participação das mulheres como chefes de família, nas regiões assinaladas na tabela, é o resultado de conquistas obtidas pelo movimento feminista que possibilitou às mulheres as mesmas condições no mercado de trabalho que os homens.
c) Rondônia tem um baixo índice de participação de mulheres enquanto chefes de família, por ser uma área de imigração recente e, neste caso, como acontece geralmente, predomina a população masculina.
d) Em vista dos níveis salariais mais baixos que as mulheres obtêm no mercado de trabalho, a elevação do número de mulheres como chefes de família indica uma elevação da miséria social, ampliando o fenômeno conhecido como feminização da pobreza.
e) A desestruturação das famílias tem como uma de suas causas principais o intenso movimento migratório que atinge uma grande parte da população brasileira. Uma quantidade expressiva de brasileiros não vive onde nasceu e ainda não tem seu paradeiro definitivo.



resposta:[B]

origem:Pucsp
tópico:
Geografia-Humana

sub-grupo:População Brasileira

pergunta:Analise e relacione a tabela e os gráficos a seguir, e observe as afirmações
(imagem abaixo)

1 - A presença de famílias de renda mais elevada na favela em 1993, comparada ao ano de 1973, reflete a ausência de políticas habitacionais e o encarecimento do custo de moradia.
2 - A elevação do perfil de renda dos moradores das favelas, na cidade de São Paulo, tem uma certa relatividade, pois se deve considerar que o salário mínimo, utilizado como medida, perdeu seu valor.
3 - O impressionante aumento do número de favelados na cidade de São Paulo é resultado do crescimento, na mesma proporção, do número de habitantes da cidade, como demostra a tabela e os gráficos.
4 - A degradação das formas de moradia nas grandes cidades é comum na América Latina, considerando a variação nas proporções em que este fenômeno ocorre em cada país.

Assinale a alternativa que contenha o conjunto das afirmações corretas:
a) 1-2-3.
b) 1-2-4.
c) 2-3-4.
d) 1-4.
e) todas.



resposta:[B]

origem:Unesp
tópico:
Geografia-Humana

sub-grupo:População Brasileira

pergunta:Na década atual, organismos internacionais, como o Banco Mundial e a FAO, classificam o Brasil entre as 12 maiores economias mundiais. Porém, ao considerarem os indicadores sociais, as mesmas fontes o classificam em 70Ž lugar.
a) Explique os fatores que levaram o Brasil a ser considerado como a décima segunda economia.
b) Por que os indicadores sociais não possibilitaram ao Brasil o mesmo desempenho obtido no setor econômico?




resposta:

 


Próxima Página »

Página 1 de 55