Banco de dados de questões sobre Urbanização Brasileira
questões de vestibulares
|
 

Questões Urbanização Brasileira

REF. Pergunta/Resposta
origem:Fuvest
tópico:
Geografia-Humana

sub-grupo:Urbanização Brasileira

pergunta:A continuidade espacial de várias áreas urbanas, fenômeno conhecido como conurbação, pode desencadear mudanças climáticas em escala local, algumas delas já detectadas em cidades brasileiras. As mais significativas são:
a) a supressão da brisa urbana e a redução da pluviosidade.
b) o aumento da umidade relativa e o desaparecimento das inversões térmicas.
c) a diminuição da insolação e a redução da temperatura.
d) a diminuição da nebulosidade e a melhor distribuição da pluviosidade ao longo do ano.
e) a formação da "ilhas de calor" e o aumento da nebulosidade.




resposta:[E]

origem:Fuvest
tópico:
Geografia-Humana

sub-grupo:Urbanização Brasileira

pergunta:Redija um texto enfatizando a importância da questão ambiental para a Geografia. Faça-o, utilizando, no seu significado adequado, pelo menos seis dos seguintes termos: biodiversidade, tropical, economia, latitude, região, recursos, poluição, espaço, superpopulação, industrialização, conurbação.



resposta:

origem:Unicamp
tópico:
Geografia-Humana

sub-grupo:Urbanização Brasileira

pergunta:"...uma senhora dirigia um automóvel com o filho ao lado. De repente, foi assaltada por um adolescente, que a roubou, ameaçando cortar a garganta do garoto. Dias depois, a mesma senhora reconhece o assaltante na rua. Acelera o carro, atropela-o e mata-o, com a aprovação dos que presenciaram a cena. Verídica, ou não, a história é exemplar. Ilustra o que é a cultura da violência, sua nova feição no Brasil."
(Jurandir Freire Costa - Revista "Veja", NŽ 25, Setembro de 1993).

O texto anterior ilustra o grau em que se encontra a violência nas grandes metrópoles brasileiras. Explique a relação entre a violência e as características do crescimento das cidades brasileiras.




resposta:

origem:Fuvest
tópico:
Geografia-Humana

sub-grupo:Urbanização Brasileira

pergunta:No Brasil, as favelas, embora localizadas em sítios diferenciados, apresentam como característica comum:
a) o seu caráter periférico, ocupando sempre os limites da mancha urbana.
b) o fato de serem uma ocorrência essencialmente ligada às grandes áreas metropolitanas do Sudeste e do Nordeste.
c) as habitações de baixo custo, construídas em terrenos de posse definitiva, localizados em loteamentos organizados e destinados às populações de baixa renda.
d) a ausência de preocupação com o meio ambiente urbano em razão da natureza desordenada da ocupação, realizada em terrenos públicos ou de terceiros.
e) o fato de estarem estruturalmente associadas a bairros tradicionais degradados, com reutilização intensiva de velhos casarões mantidos pela especulação imobiliária.




resposta:[D]

origem:Pucsp
tópico:
Geografia-Humana

sub-grupo:Urbanização Brasileira

pergunta:"As cidades milionárias*, que eram duas em 1960 (São Paulo e Rio de Janeiro) são cinco em 1970, dez em 1980 e doze em 1991. Esses números ganham maior significação se nos lembrarmos que em 1872 a soma da população das dez maiores cidades brasileiras não chegava a 1.000.000 de habitantes, reunindo apenas 815.729... Esta é a nova realidade da macrourbanização ou da metropolização."
(*) cidades com mais de 1 milhão de habitantes
(Santos, Milton. URBANIZAÇÃO BRASILEIRAS. Paulo, Hucitec, 1993.)

Tendo como referência o texto acima, assinale a alternativa verdadeira.
a) No Brasil a modernização do campo teve relação direta com a aceleração da urbanização, caracterizada por uma metropolização que se disseminou por várias regiões brasileiras.
b) Embora no mundo todo a tendência migratória campo-cidade seja pequena, o Brasil, em função da desorganização econômica e social, e das ilusões de que a vida nas cidades apresentam mais perspectivas, mantém taxas elevadas desse fluxo migratório.
c) Um ritmo de metropolização tão elevado, como o do Brasil, corresponde a índices equivalentes de crescimento industrial. Assim a maior parte da população, que se dirige às cidades, é empregada no setor secundário.
d) Embora o ritmo de urbanização e metropolização no Brasil tenha sido muito elevado, o fenômeno ficou restrito às regiões Sul e Sudeste, pois foi justamente nessas regiões que ocorreu o maior crescimento industrial.
e) A urbanização brasileira, com seu caráter metropolitano, indica definitivamente a passagem de nosso país para o estágio de país desenvolvido e moderno. Sabe-se que todos os países considerados desenvolvidos são aqueles que apresentam elevados índices de urbanização.




resposta:[A]

origem:Pucsp
tópico:
Geografia-Humana

sub-grupo:Urbanização Brasileira

pergunta:"Os ecossistemas são ambientes naturais que se caracterizam pela auto-suficiência, isto é, produzem tudo o que necessitam consumir.
Uma floresta, por exemplo, é formada de vegetais, produtores de alimentos, em quantidade suficiente para a alimentação de todos os seres - animais ou vegetais que a habitam. (...) Há assim, uma reciclagem, uma troca constante de matérias dentro do próprio ecossistema. Por isso dizemos que ele é auto-suficiente. Não há necessidade de se introduzir nenhum material de fora nem de retirar subprodutos.
Mas na cidade não é assim. Ela não é auto-suficiente. Necessita de uma porção de matérias-primas que vêm de fora, e geram uma série de subprodutos que precisam ser eliminados, sob pena de causar a poluição de todo o sistema."
Branco, Samuel Murgel.
ECOLOGIA DA CIDADE
São Paulo, Moderna,1991.

Verifique quais das afirmações a seguir reforçam a idéia principal do texto. Em seguida, escolha a alternativa que contém as afirmações corretas.

1 - As cidades são áreas de consumo e de processamento de matérias-primas e produzem, por conseqüência, uma grande quantidade de resíduos que, se não tiverem tratamento adequado, vão comprometer a qualidade de vida de suas populações.
2 - A manutenção de reservas de área verde nas cidades é fundamental para a amenização do "efeito estufa", pois a vegetação consome uma grande quantidade de gás carbônico no seu processo de fotossíntese.
3 - A única solução encontrada até hoje para o destino de todo o lixo urbano é a dos aterros sanitários, apesar de serem estes os principais responsáveis pela contaminação dos mananciais, comprometendo a qualidade das águas.

a) apenas 1.
b) apenas 2.
c) 1 e 2.
d) 1, 2 e 3.
e) 2 e 3.




resposta:[A]

origem:Unesp
tópico:
Geografia-Humana

sub-grupo:Urbanização Brasileira

pergunta:A tabela a seguir representa as taxas de urbanização, nas principais Regiões de Governo, no Estado de São Paulo nos anos de 1970 e 1991.
(imagem abaixo)

Analise da tabela apresentada e responda.
a) Quantas Regiões de Governo apresentavam taxas de urbanização inferiores a 50% em 1970?
b) Os dados relativos a 1991 representam outra realidade. Explique-a.



resposta:

origem:Fuvest
tópico:
Geografia-Humana

sub-grupo:Urbanização Brasileira

pergunta:A capacidade de maior ou menor polarização de uma cidade depende não apenas do número de seus habitantes mas, principalmente, do dinamismo econômico da área onde se localiza e do equipamento urbano que possui. Compare as condições geográficas das redes urbanas polarizadas por Porto Alegre e Belém.



resposta:

origem:Unicamp
tópico:
Geografia-Humana

sub-grupo:Urbanização Brasileira

pergunta:Interessantes soluções habitacionais têm surgido nas cidades brasileiras. Em Porto Alegre, 7 garotos compartilham um novo tipo de condomínio. (...) Diferente de outros condomínios do gênero, este é central; está a um passo de bancos, lojas, escritórios.
(Moacyr Scliar, "Folha de S. Paulo", 09/05/93)

Este texto faz referência a alguns garotos que vivem nos esgotos de Porto Alegre - "os ninjas do esgoto". Compare a "solução habitacional" encontrada pelos meninos com os condomínios de alto padrão.
a) Explique a coexistência, nas grandes cidades, de "soluções habitacionais" tão diferenciadas.
b) Por que os condomínios de alto padrão têm-se apresentado como opção de moradia para uma parcela da população?




resposta:

origem:Fuvest
tópico:
Geografia-Humana

sub-grupo:Urbanização Brasileira

pergunta:O Rio Tietê, na região metropolitana de São Paulo, é um dos mais poluídos do Brasil. Caracterize a natureza desta poluição mostrando as dificuldades encontradas para a recuperação do rio.



resposta:O processo de degradação do rio Tietê teve origem por causa do processo de insdustrialização e expansão urbana entre (1940 e 1970)e piorou por causa da poluição industrial e esgotos domésticos jogados no rio.

origem:Unicamp
tópico:
Geografia-Humana

sub-grupo:Urbanização Brasileira

pergunta:Segundo o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), são 3 mil os loteamentos clandestinos no Município de São Paulo, a maioria em áreas sujeitas a erosões e deslizamentos.
Explique, a partir do cartograma a seguir, por que a maioria desses loteamentos localiza-se em áreas consideradas de risco.



resposta:Pois são áreas com menor valor de custo.

origem:Unicamp
tópico:
Geografia-Humana

sub-grupo:Urbanização Brasileira

pergunta:A "tirinha" a seguir retrata uma situação concreta relacionada à imigração nordestina para a metrópole paulistana.
(imagem abaixo)

Na resposta do Capitão Gabiru está implícito o papel dessa imigração na produção do espaço urbano da Grande São Paulo.
a) Como os imigrantes nordestinos têm contribuído para o desenvolvimento paulistano?
b) Qual é a tendência atual do mercado de trabalho em relação à absorção desta mão-de-obra imigrante?



resposta:

 


Próxima Página »

Página 1 de 30