Banco de dados de questões do vestibular Uem
questões de vestibulares
|
 

Questões Uem

REF. Pergunta/Resposta
origem:Uem-2004
tópico:
Geografia-Humana

sub-grupo:Populações

pergunta:Assinale o que for correto sobre a educação formal e a informal, a formação profissional e o emprego nas sociedades modernas.

(01) O aumento do desemprego evidencia-se nos países menos desenvolvidos, nos quais não houve adequação da formação profissional às inovações tecnológicas. Nos países desenvolvidos, porém, a qualificação profissional permite o acesso de toda a população ativa ao trabalho.
(02) As universidades não são mais os únicos agentes de transmissão e de atualização de conhecimentos técnicos de nível superior. Muitas empresas preferem atualizar ou treinar os seus funcionários através de programas desenvolvidos dentro da própria organização.
(04) O conceito de alfabetização está mudando, no Brasil. Antes, era considerado alfabetizado aquele que sabia ler e escrever o básico. O analfabeto dos novos tempos será o indivíduo que, embora sabendo ler palavras, for incapaz de, por exemplo, compreender um manual de instruções.
(08) Cada vez mais, as empresas exigem que os funcionários se enquadrem em uma estrutura de ensino permanente, capaz de mantê-los atualizados para o desempenho das suas funções.
(16) A informática fez surgir novas profissões e atividades diversas, muitas delas ligadas à divulgação de informações e de imagens, ao marketing e ao comércio eletrônico, entre outras.
(32) A globalização e a robotização criaram novas frentes de trabalho, nos países desenvolvidos. É nesse contexto que grandes levas de africanos e de sul-americanos são requisitados para ocupar vagas de emprego junto à Comunidade Européia.

Soma ( )



resposta:
30

origem:Uem-2004
tópico:
Territorios-Internacionais

sub-grupo:

pergunta:Assinale o que for correto sobre a atmosfera e os climas da Terra.

(01) No litoral do Sudeste e do Sul do Brasil, as chuvas frontais resultam do encontro de uma massa de ar úmida com o front marítimo da serra do Mar.
(02) Os climas quentes e úmidos predominam no território brasileiro. Isso ocorre, dentre outros fatores, devido à influência de massas de ar úmidas e também porque boa parte do País está na zona intertropical do planeta.
(04) Na Amazônia, a oscilação de temperatura média mensal é pequena. Nessa região, predominam massas de ar quente. Já em Porto Alegre, o verão é quente, mas o inverno é frio para os padrões brasileiros, e não há estação seca.
(08) A troposfera é a camada da atmosfera que apresenta um conjunto de condições favoráveis ao desenvolvimento da vida.
(16) O hemisfério Norte apresenta maior área com predomínio de climas continentais do que o hemisfério Sul. Isso ocorre devido à maior extensão de terras emersas, isto é, acima do nível das águas, no hemisfério Norte. No hemisfério Sul, a maritimidade influi nos climas, resultando em amplitudes térmicas diárias menos pronunciadas do que nos climas de influência continental.
(32) No inverno, as principais massas de ar que atingem o Sul e o Sudeste do Brasil são a Polar Marítima e a Polar Continental, ambas com origem no Pólo Sul.
(64) Em regra, quanto maior a altitude, menor a temperatura.

Soma ( )



resposta:
94

origem:Uem-2004
tópico:
Economia-Brasil

sub-grupo:Agropecuária

pergunta:Assinale o que for correto sobre as atividades agrícola, pecuária e extrativa vegetal na região Centro-Oeste do Brasil.

(01) No Pantanal Mato-Grossense, o gado bovino é criado de modo extensivo. Durante as cheias, o gado é conduzido a lugares mais altos.
(02) O principal mercado consumidor do gado criado no Centro-Oeste abrange os estados da região Norte, que fazem divisa com o Mato Grosso. Isso ocorre devido à impossibilidade de desenvolvimento da pecuária de corte no ecossistema amazônico.
(04) Tradicionalmente, o Centro-Oeste destacou-se na produção de arroz. Porém foi a partir da década de 90 do século XX que a região se consolidou como importante produtora de grãos, com destaque para a soja e o milho, entre outros cultivos.
(08) Assim como ocorreu no Paraná, a modernização da agricultura esteve associada aos cultivos comerciais, a exemplo da soja, introduzindo um maquinário moderno, com utilização de tratores, semeadeiras e colheitadeiras.
(16) No Mato Grosso do Sul, a região de Dourados foi uma das primeiras a passar pelo processo de modernização da agricultura. Contou com as vantagens do solo fértil e da proximidade dos grandes centros consumidores do Sudeste.
(32) As áreas de cerrado da região de Campo Grande foram ocupadas, principalmente, por migrantes nordestinos, acostumados com as condições semi-áridas. Já no Pantanal, os paulistas e os gaúchos foram os principais colonizadores.
(64) A erva-mate ainda é um produto extrativo explorado no Mato Grosso do Sul. O quebracho, do qual se extrai o tanino, é extraído na região pantaneira, drenada pelo rio Paraguai.

Soma ( )



resposta:
93

origem:Uem-2004
tópico:
Geopolitica-Internacional

sub-grupo:Geopolítica Africana

pergunta:Com o fim da Segunda Guerra Mundial, muitos países africanos investiram em armamentos, vendidos principalmente pelos Estados Unidos, pela França e pela antiga União Soviética. Assinale o que for correto sobre os conflitos no continente africano, recorrendo ao quadro abaixo, quando necessário.
(imagem abaixo)

(01) Líbia, Egito, Angola e Nigéria constituem os
países do "Magreb" que mais se envolveram em
conflitos internos.
(02) No século XIX, os impérios coloniais europeus repartiram arbitrariamente o território africano. Com isso, tribos rivais foram reunidas em um mesmo território, e grupos de uma mesma etnia e cultura foram divididos e separados, espacialmente. Com a descolonização, esses grupos se confrontaram, criando-se muitos conflitos pela posse de territórios e pela imposição de valores culturais.
(04) Angola e Etiópia são exemplos de países onde a luta armada envolveu grupos étnicos diferentes.
(08) A África foi usada, em conseqüência de seus conflitos internos, para "desencalhar" o estoque de armas obsoletas, soviéticas e norte-americanas.
(16) Apesar dos conflitos étnico-culturais, o cenário econômico africano evoluiu positivamente, nas décadas de 80 e 90 do século XX, reduzindo a miséria do povo.
(32) Os países da África Equatorial ficaram à margem dos conflitos étnicos que ocorreram ao Norte e ao Sul do continente. Porém foi na faixa equatorial que grassou a epidemia da Aids.

Soma ( )


resposta:
14

origem:Uem-2004
tópico:
Economia-Brasil

sub-grupo:Política Econômico

pergunta:Fernando Henrique Cardoso desarticulou, durante o seu governo, algumas superintendências, como é o caso da Sudene e da Sudam, devido às denúncias de desvio de verbas e de corrupção. O governo atual procura reativar a Sudene, considerando-a importante para o desenvolvimento regional.
Assinale as alternativas corretas sobre as características, os objetivos e as funções desses órgãos de planejamento regional.

(01) A área de abrangência das superintendências não coincide, obrigatoriamente, com os limites das regiões administrativas definidas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE.
(02) A Sudene foi criada com o objetivo de diminuir as disparidades regionais entre o Nordeste, miserável, e os estados de São Paulo e Rio de Janeiro, onde a atividade industrial se fortalecia.
(04) Sudam, Sudeco e Sudesul são, respectivamente, superintendências criadas para planejar as atividades no âmbito da Amazônia, de parte do Centro-Oeste e dos estados do Sul. São Paulo e Rio de Janeiro ficaram à margem desses três grandes conjuntos regionais.
(08) Suframa e Codevasf, órgãos voltados, respectivamente, para a Zona Franca de Manaus e para o Vale do São Francisco, foram criados para planejar as atividades e promover o desenvolvimento nessas áreas.
(16) O modelo de planejamento regional das superintendências é do tipo desconcentrador. Concede mais autonomia política e decisória aos estados e aos municípios, limitando a ação do governo federal, na definição das metas e na cessão de recursos.
(32) Embora a Sudene e a Suframa tenham sido capazes de produzir algum crescimento econômico, nas respectivas áreas de atuação, não criaram um mercado consumidor regional capaz de absorver a produção. Grande parte dos produtos fabricados nessas áreas são comercializados no Centro-Sul.
(64) Apesar de denúncias de corrupção, pode-se dizer que a atuação das superintendências tem sido democrática, atendendo ao pequeno investidor e visando às potencialidades ecológicas regionais. A Sudam incentiva, por exemplo, a criação de ranários, na Amazônia tropical. No Nordeste, os açudes fornecem água ao sertanejo. Os incentivos financeiros não atenderam aos grupos de poder local.

Soma ( )



resposta:
47

origem:Uem-2004
tópico:
Regioes-Brasileiras

sub-grupo:Brasil - Região Sul

pergunta:Identifique o que for correto sobre os aspectos geoeconômicos, no estado do Paraná.

(01) Em vista da abundância de pastagens naturais, a região dos Campos Gerais é a mais importante área de criação de gado, no Estado.
(02) O rio Paranapanema, que constitui a divisa do Paraná com São Paulo e com o Mato Grosso do Sul, é o curso de água que apresenta o maior potencial hidrelétrico instalado no Estado.
(04) Os férteis solos conhecidos como "terras roxas", presentes no Norte e no Oeste do Estado, resultam da decomposição de rochas vulcânicas basálticas.
(08) É principalmente na região Metropolitana de Curitiba que se concentram as modernas e dinâmicas indústrias, de tecnologia mais avançada.
(16) A presença de uma agricultura empresarial moderna, centrada na produção de grãos, caracteriza a paisagem agrícola de grande parte dos territórios no Norte e no Oeste do Estado.
(32) Assim como no Rio Grande do Sul, a forte presença de imigrantes italianos no Segundo Planalto está associada à ocorrência de solos e de climas propícios ao cultivo da uva e à produção de vinhos finos.

Soma ( )



resposta:
28

origem:Uem-2004
tópico:
Regioes-Brasileiras

sub-grupo:Brasil - Região Sul

pergunta:No contexto do Brasil Meridional, o Paraná individualiza-se perante os demais estados da região por

(01) possuir o maior potencial hidrelétrico em exploração.
(02) apresentar, na composição de sua população, principalmente no Norte do Estado, a presença de descendentes de japoneses.
(04) apresentar uma vasta área de clima tropical, situada na porção Norte do Estado.
(08) não apresentar, em seu território, inverno com temperaturas negativas (inferiores a 0°C) ou com neve.
(16) ser o único a possuir reservas de carvão mineral e de xisto pirobetuminoso.

Soma ( )



resposta:
07

origem:Uem-2004
tópico:
Regioes-Brasileiras

sub-grupo:Brasil - Região Sul

pergunta:Assinale o que for correto sobre os índios, no Brasil e no Paraná.

(01) Os índios, como tutelados do Estado brasileiro, não têm direito a votar nas eleições. Quanto à cidadania, equiparam-se às crianças.
(02) O Estatuto do Índio é contraditório, porque procura, por um lado, integrá-los à sociedade nacional, através da educação formal e, por outro lado, espera garantir a manutenção de sua identidade étnica e cultural.
(04) No Paraná, as reservas indígenas garantem a preservação dos grupos, estando esses territórios a salvo das múltiplas formas de exploração econômica da sociedade moderna.
(08) No Brasil, muitas obras de abertura de estradas e de construção de usinas hidrelétricas invadiram parte das terras demarcadas das reservas indígenas, criando conflitos armados entre índios e grupos governamentais ou econômicos.
(16) Na Amazônia brasileira, garimpeiros, madeireiros, fazendeiros e posseiros freqüentemente invadem terras indígenas, ameaçando a integridade das reservas e da cultura dos índios.
(32) Caingangues e guaranis são grupos indígenas presentes no Paraná.
(64) A reserva de Apucaraninha, no centro do estado do Paraná, concentra população indígena de origem xetá, que é o grupo mais populoso, depois dos guaranis.

Soma ( )



resposta:
58

origem:Uem-2004
tópico:
Economia-Brasil

sub-grupo:Comércio Exterior

pergunta:Assinale o que for correto sobre a economia brasileira.

(01) O déficit da balança comercial indica que o valor das importações excedeu o valor das exportações.
(02) O Plano Real promoveu a abertura do mercado estrangeiro aos produtos nacionais e a taxação dos produtos estrangeiros. O fato resultou em barateamento dos produtos brasileiros, com um correspondente encarecimento dos produtos importados.
(04) As altas taxas de juros dos empréstimos bancários inibem os investimentos produtivos, tanto nas atividades agropecuárias como nas atividades industriais.
(08) Os portos de Santos, do Rio de Janeiro e de São Luís integram-se a corredores de exportação.
(16) A taxação dos produtos importados é uma medida protecionista, pois torna os produtos estrangeiros mais caros e menos competitivos, quanto ao preço, frente aos produtos nacionais. A política de substituição de importações, implantada por volta de 1930, no Brasil, baseou-se nesse princípio.
(32) Em uma economia de mercado de cunho liberal, as barreiras protecionistas do mercado interno são rompidas, levando, por exemplo, à abolição de barreiras tarifárias e de cotas de importação.
(64) No contexto do Mercosul, o Brasil exporta produtos principalmente para a Argentina e importa bens principalmente do Paraguai e do Chile.

Soma ( )



resposta:
61

origem:Uem-2004
tópico:
Territorios-Internacionais

sub-grupo:

pergunta:Assinale o que for correto sobre a dinâmica do relevo.

(01) A presença de rios meândricos correndo em uma ampla planície de sedimentação, circundada por encostas desgastadas, indica que a área está na fase final do processo erosivo.
(02) O processo de abrasão marinha corresponde à erosão do relevo costeiro pela ação das ondas do mar, dando origem às falésias.
(04) As formas de acumulação marinha em cordões arenosos paralelos à costa são denominadas restingas.
(08) As dunas são formas de destruição do relevo costeiro. Resultam do processo de deflação, provocado pelos ventos e pelas marés, que carregam as areias.
(16) As costas de fiordes são exemplos de antigos vales glaciários invadidos pelas águas do mar.
(32) Os depósitos de loess são formados por sedimentos grosseiros. Pela ação dos ventos, erodem as rochas através do processo de corrosão, criando formas semelhantes a cogumelos ou a taças.
(64) Nas cavernas, o gotejamento de água forma as estalactites e as estalagmites. O Vale do Rio Ribeira, que atravessa parte dos estados do Paraná e de São Paulo, apresenta cavernas calcárias. A Caverna do Diabo é um exemplo.

Soma ( )



resposta:
87

origem:Uem-2004
tópico:
Territorios-Internacionais

sub-grupo:

pergunta:Assinale o que for correto sobre os movimentos da Terra e as suas implicações.

(01) No movimento de rotação, a Terra gira de oeste para leste, no sentido anti-horário.
(02) As diferentes estações do ano decorrem do movimento de translação, em conjugação com a inclinação do eixo da Terra, em relação ao plano de órbita do planeta.
(04) O movimento de translação, de ciclo anual, interfere diretamente na circulação atmosférica e na velocidade e na direção das correntes marinhas.
(08) Os solstícios, em junho e em dezembro, e os equinócios, em março e em setembro, decorrem do posicionamento da Terra em relação ao Sol, no decorrer do ano.
(16) A sucessão e a duração dos dias e das noites são conseqüências diretas das diferenças de velocidade verificadas no movimento de rotação, à medida que a latitude aumenta, do Equador aos pólos.
(32) O leve achatamento das regiões polares bem como a dilatação na região equatorial são fenômenos diretamente relacionados ao movimento de rotação da Terra.

Soma ( )



resposta:
43

origem:Uem-2004
tópico:
Territorios-Internacionais

sub-grupo:

pergunta:Sobre a estrutura da Terra e a sua composição, assinale o que for correto.

(01) A camada sólida e externa da Terra é chamada de litosfera ou crosta terrestre. Subdivide-se em Sial e Sima.
(02) O Sial corresponde à camada externa da crosta. Nessa camada, o silício e o alumínio são os principais minerais presentes.
(04) O Sima corresponde à camada interna da crosta. Nessa camada, predominam as lavas vulcânicas, sendo o silício e a magnetita os principais minerais presentes.
(08) O Nife corresponde ao núcleo da Terra, formado por minerais pesados, com destaque para o níquel, o chumbo e o mercúrio.
(16) Os principais recursos minerais inorgânicos encontram-se no subsolo, isto é, na camada imediatamente inferior à crosta externa.
(32) Os recursos minerais de origem orgânica, como os combustíveis fósseis, encontram-se no manto, que corresponde a uma camada intermediária entre a crosta e o núcleo, mais próxima da superfície do planeta, no fundo oceânico.

Soma ( )



resposta:
03

 


Próxima Página »

Página 1 de 2