Banco de dados de questões do vestibular Uepg
questões de vestibulares
|
 

Questões Uepg

REF. Pergunta/Resposta
origem:Uepg-2001
tópico:
Territorios-Internacionais

sub-grupo:

pergunta:Entre as diversas camadas que constituem a atmosfera terrestre figuram:

(01) a litosfera
(02) a fotosfera
(04) a estratosfera
(08) a hidrosfera
(16) a ionosfera



resposta:
20

origem:Uepg-2001
tópico:
Territorios-Internacionais

sub-grupo:

pergunta:Com relação às características físicas dos continentes, assinale o que for correto.

(01) A Ásia, o maior dos continentes, incorpora cerca de um terço da massa de terra do mundo e aproximadamente 60% da humanidade. Abrange o permafrost da Sibéria, as selvas da Malásia, os desertos da Arábia e os vulcões simétricos do Japão.
(02) A característica mais notável da América do Sul é a grande cadeia montanhosa dos Andes, que se estende por mais de 8000 km, desde a Venezuela, no norte, ao longo da costa do Pacífico, até a Terra do Fogo, no sul. Alguns dos maiores rios da América do Sul, entre os quais o Orenoco e o Amazonas, nascem nos Andes.
(04) Com urna área superior a 30 milhões de quilômetros quadrados, a África é atravessada ao meio pelo equador. É caracterizada por florestas tropicais, savanas subtropicais e ausência total de desertos, o que a faz um continente inteiramente verdejante.
(08) A América do Norte, apesar de seu intensivo desenvolvimento e superpovoamento em alguns lugares, é relativamente despovoada em outros descampados virgens de tundra, montanhas e desertos. É farta em belezas naturais, livre de catástrofes naturais como furacões e tornados e, devido a sua estabilidade tectônica, livre também de erupções vulcânicas e terremotos.
(16) A Oceania abrange dezenas de milhares de ilhas, espalhadas por uma vasta área do Pacífico, dentre as quais se destacam a Austrália, a Nova Zelândia e Papua-Nova Guiné. Embora a Austrália seja formada por extensas planícies e terras baixas em sua maior parte, apresenta também altas montanhas cobertas de neve e um clima essencialmente úmido em toda a sua extensão territorial.



resposta:
03

origem:Uepg-2001
tópico:
Territorios-Internacionais

sub-grupo:

pergunta:Com relação à ação dos agentes erosivos e de transporte de sedimentos, e sobre as formas de relevo resultantes, assinale o que for correto.

(01) O transporte de materiais como silte, areia, argila e seixos pelas águas de escoamento superficial se processa por suspensão, rolamento e saltação.
(02) A erosão mecânica dos ventos é atuante nos litorais baixos com praias arenosas e nos ambientes climáticos áridos e semi-áridos.
(04) Os processos erosivos têm estreita relação com os ambientes climáticos, o que levou à classificação do relevo segundo os processos de esculturação, nas chamadas zonas morfoclimáticas.
(08) A abrasão marinha é mínima na modelagem costeira e menos significativa que a ação dos organismos vivos, animais e vegetais, no desgaste de rochas das regiões litorâneas.
(16) Os vales glaciários em forma de U terminam nas partes baixas do terreno, onde as línguas das geleiras, após descerem do alto das montanhas, depositam, em forma de pequenos montes, as areias, os seixos e o material fino.



resposta:
23

origem:Uepg-2001
tópico:
Territorios-Internacionais

sub-grupo:

pergunta:Cavernas calcárias são encontradas em quase todo o mundo e em vários estados do Brasil. Com relação ao estudo dessas cavernas, sua distribuição e as diferentes formações encontradas em seu interior, assinale o que for correto.

(01) Essas cavernas se formam pela dissolução de rochas calcárias em função da penetração de água carregada de gás carbônico em fendas e diáclases das camadas calcárias.
(02) Estalagmite ou travertino é uma rocha carbonatada, muito vacuolar, formada por precipitações de carbonato de cálcio em tomo de fontes e nascentes de águas ricas neste composto, geralmente no interior de cavernas calcárias.
(04) Estalactite é uma formação de carbonato de cálcio (calcita) com aspecto de pingente, suspensa do teto de uma caverna.
(08) Maquiné (Minas Gerais), Santana e Caverna do Diabo (São Paulo) e Brejões (Bahia) são algumas das cavernas calcárias em território brasileiro.
(16) Espeleologia é a ciência que estuda as cavernas e a vida que nelas habita.



resposta:
29

origem:Uepg-2001
tópico:
Territorios-Internacionais

sub-grupo:Hidrografia Internacional

pergunta:A obtenção de água potável será um grande problema para a humanidade no século XXI. Com relação aos diferentes tipos de água, assinale o que for correto.

(01) A água residual, que provém de fontes naturais ou de captação artificial, possui composição química e propriedades físicas diferentes das de águas comuns, e suas características lhe conferem ação terapêutica.
(02) Água potável é a água própria para beber e para atender o restante do consumo doméstico.
(04) Água mineral é a água procedente de usos domésticos, comerciais ou industriais.
(08) A água salobra tem um certo gosto de sal que é desagradável ao paladar, razão pela qual é considerada imprópria para beber.
(16) Água poluída é toda água que tem suas características físicas, químicas e/ou biológicas alteradas a tal ponto que sua utilização para o uso a que se destina fica inviabilizada.



resposta:
26

origem:Uepg-2001
tópico:
Territorio-Brasileiro

sub-grupo:Hidrografia Brasil

pergunta:Com relação à hidrografia paranaense, assinale o que for correto.

(01) Os rios de planalto da bacia do rio Paraná são importantes fontes de energia, a exemplo do rio Iguaçu, com suas usinas hidrelétricas de Foz do Areia, Salto Segredo, Salto Osório, Salto Caxias e Salto Santiago.
(02) Os rios litorâneos são de pequena extensão e pouca profundidade, o que não favorece a navegação.
(04) O maior potencial dos rios do Paraná é o de sua utilização como vias de transporte fluvial.
(08) A escarpa paranaense denominada Serra Geral ou da Esperança é uma barreira intransponível na trajetória de rios como o Ivaí e o Tibagi, que, impossibilitados de transpô-la, percorrem grandes distâncias para contorná-la.
(16) O desmatamento das florestas afeta seriamente os rios paranaenses porque contribui para o desequilíbrio do ciclo de chuvas - as fontes que os abastecem - ao mesmo tempo que os expõe aos efeitos da erosão, já que os solos erodidos são transportados diretamente para os seus leitos, assoreando-os.



resposta:
19

origem:Uepg-2001
tópico:
Territorios-Internacionais

sub-grupo:

pergunta:Dos conjuntos de astros abaixo, assinale aqueles que, em sua constituição, englobam mais de uma estrela.

(01) O Sistema Solar, do qual fazem parte o Sol, a Terra e a Lua.
(02) As galáxias, como a Via Láctea, Andrômeda e a Grande Nuvem de Magalhães.
(04) As constelações, como o Cruzeiro do Sul e Centauro.
(08) Os aglomerados estelares abertos, como as Plêiades e as Híades.
(16) As chuvas de meteoros ou estrelas cadentes, como os exames Leonídeos e Perseídeos.



resposta:
14

origem:Uepg-2001
tópico:
Geopolitica-Internacional

sub-grupo:Geopolítica China

pergunta:A crise do socialismo na ex-URSS, que foi seu maior centro difusor, contribuiu para a introdução de modificações nos regimes socialistas ainda vigentes, entre os quais se destaca a China. A respeito deste país e seu modelo político e econômico, assinale o que for correto.

(01) Desde o final da década de 70, a China vem desenvolvendo um bem-sucedido programa de abertura econômica, sem no entanto fazer concessões do ponto de vista político. O Partido Comunista Chinês permanece no poder e controla todo o processo de modernização.
(02) A abertura econômica da China fez aumentar sua esfera de influência no continente asiático, principalmente entre os chamados "tigres asiáticos", (países em franco desenvolvimento cuja economia está diretamente ligada à economia chinesa.
(04) Desde a Revolução Industrial, houve no mundo três grandes movimentos de riqueza nacional: na Inglaterra, nos Estados Unidos e no Japão. Se a China continuar crescendo no mesmo ritmo de hoje, poderá se tornar, no início do século XXI, a quarta nação a compor esse seleto grupo.
(08) Com a abertura econômica, a população chinesa, que soma mais de 1,2 bilhão de pessoas, passou a ter uma renda "per capita" semelhante à dos países desenvolvidos do Ocidente.
(16) Com o fim do socialismo soviético, houve uma migração considerável de cientistas e de mão-de-obra qualificada da Rússia para a China, o que contribuiu efetivamente para o salto de qualidade da indústria chinesa e para o rápido desenvolvimento econômico desse país.



resposta:
05

origem:Uepg-2001
tópico:
Geografia-Humana

sub-grupo:Urbanização

pergunta:Com relação ao processo de urbanização do continente africano, assinale o que for correto.

(01) Os países do continente africano apresentam a menor taxa de urbanização entre os países subdesenvolvidos.
(02) A urbanização africana está relacionada com a ampliação da economia de exportação, a partir de 1950, quando houve um aumento do consumo mundial de matérias-primas, combustíveis fósseis e produtos agrícolas.
(04) O ritmo crescente de transferência da população rural para as cidades africanas tem contribuído para amenizar a pobreza das sociedades africanas. Estima-se que até 2010, devido à migração campo/cidade, diminua consideravelmente o contingente de africanos que hoje vivem abaixo da linha de pobreza, cerca de um terço da população.
(08) As áreas de urbanização mais acentuada da África são a África do Sul, a região petrolífera do Golfo da Guiné e a faixa litorânea do mar Mediterrâneo.
(16) A proximidade com a Europa transformou o norte da África na região de melhor estrutura urbana do continente. Cidades como Trípoli e Cairo têm estrutura urbana semelhante à de algumas das maiores cidades européias.



resposta:
10

origem:Uepg-2001
tópico:
Economia-Mundial

sub-grupo:

pergunta:Com relação à distribuição do transporte ferroviário no mundo, assinale o que for correto.

(01) Nos países subdesenvolvidos, as ferrovias são geralmente isoladas e normalmente ligam uma área agrícola ou mineradora a um porto.
(02) A Europa tem uma malha ferroviária muito densa, sobretudo os países mais industrializados, onde o trem é o principal meio de transporte de carga.
(04) A Transiberiana é a ferrovia que liga a parte asiática da Rússia com a parte européia, que concentra a maior parte da malha ferroviária russa.
(08) Estados Unidos e Canadá são os únicos países da América em que o transporte ferroviário cobre praticamente todo o território nacional.
(16) Alguns países não podem contar com transporte ferroviário por serem insulares ou devido a condições desfavoráveis de relevo e/ou clima. Japão, Chile, Austrália e Alasca (EUA) são exemplos.



resposta:
07

origem:Uepg-2001
tópico:
Geografia-Humana

sub-grupo:Urbanização

pergunta:Rede urbana é o sistema de relações políticas, econômicas e culturais que as cidades estabelecem em um determinado espaço geográfico. A respeito deste assunto, assinale o que for correto.

(01) A rede urbana não se restringe às cidades. Envolve também os espaços rurais próximos a elas.
(02) O papel mais importante em uma rede urbana é exercido por uma grande cidade, que se caracteriza como centro das decisões políticas e econômicas, além de centro científico, artístico, cultural e tecnológico.
(04) Ponta Grossa (PR), que exerce influência sobre um conjunto de cidades da região dos Campos Gerais, é um exemplo de liderança regional.
(08) A rede urbana da França é comandada por Paris, grande metrópole que também exerce influência internacional.
(16) A exemplo do que se verifica com as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, é possível que mais de uma cidade exerça influência sobre um país.



resposta:
31

origem:Uepg-2001
tópico:
Geografia-Humana

sub-grupo:População Brasileira

pergunta:A respeito dos trabalhadores rurais no Brasil, assinale o que for correto.

(01) A maioria dos trabalhadores rurais não tem emprego fixo e seu trabalho se restringe, basicamente, às épocas de plantio e colheita.
(02) Conhecidos como trabalhadores volantes ou bóias-frias, os trabalhadores rurais que não têm emprego fixo estão entre os trabalhadores mais pobres do País.
(04) Apesar do baixo salário, os trabalhadores rurais são assistidos por leis trabalhistas específicas que lhes garantem férias, 13Ž salário, horas extras e descanso remunerado.
(08) Em sua maioria, os trabalhadores rurais habitam pequenas e médias cidades, de onde saem de madrugada para procurar emprego, geralmente transportados por caminhões, sem nenhuma segurança.
(16) Um dos maiores problemas desta classe é o trabalho realizado com agrotóxicos: fungicidas, herbicidas e inseticidas. Sem proteção especial, os trabalhadores rurais sofrem intoxicações graves e, na maioria das vezes, não são assistidos pelos seus empregadores e/ou pela Saúde Pública.



resposta:
27

 


Próxima Página »

Página 1 de 3