Banco de dados de questões do vestibular Ufms
questões de vestibulares
|
 

Questões Ufms

REF. Pergunta/Resposta
origem:Ufms-2005
tópico:
Economia-Brasil

sub-grupo:Política Econômico

pergunta:O Governo brasileiro está criando mecanismos para proteger as empresas nacionais contra a concorrência desleal de empresas estrangeiras com relação aos produtos importados. Subsidiadas por seus países-sede ou praticando "dumping", essas empresas cobram preços tão baixos que podem quebrar suas concorrentes. Práticas como elevação de impostos e aplicação de medidas para equilibrar os preços estão sendo adotadas pelo Brasil e por seus principais parceiros comerciais. Indique a alternativa que apresenta os países mais multados pela Organização Mundial do Comércio (OMC) e quais os produtos com maiores disputas comerciais.
a) EUA, Canadá e Argentina e os produtos aço, papel e celulose e produtos petroquímicos.
b) China, EUA e Índia e os produtos suco de laranja, aço e papel.
c) Argentina, França e Inglaterra e os produtos automóveis, aço e aparelhos eletrônicos.
d) EUA, Alemanha e Inglaterra e os produtos papel e celulose, soja e laranja.
e) China, Japão e Itália e os produtos aço, soja e alumínio.



resposta:
[B]

origem:Ufms-2005
tópico:
Economia-Brasil

sub-grupo:Política Econômico

pergunta:Segundo o Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário - IBPT - são editadas, em média, 37 novas normas tributárias por dia, o que equivale a uma norma a cada 40 minutos. Desde 1990, foram criadas 127.338 novas normas federais, 813.735 estaduais e 2.374.874 municipais. De que forma esse grande número de normas repercute nas empresas brasileiras?
a) As freqüentes mudanças favorecem a instauração de um caos tributário, o que é benéfico para o desenvolvimento das empresas.
b) As empresas lucram com o excesso de burocracia tributária.
c) Essas novas normas geralmente vêm associadas a aumentos de impostos. Desde 1988, esses impostos subiram de 23% para 36,5%.
d) O Governo precisa de dinheiro; por isso, cria normas e impostos gerando pouco impacto sobre as empresas.
e) As normas contribuem para a extinção da sonegação, propiciando ao empresário satisfação em pagar seus impostos.



resposta:
[C]

origem:Ufms-2005
tópico:
Questoes-ambientais-Brasil

sub-grupo:Questões Ambientais - Atmosfera

pergunta:Devido à localização geográfica tropical do Brasil, a grande incidência de raios ultravioleta (também chamados UVA e UVB) representa de alto risco a extremo risco à saúde humana (dados da Organização Mundial da Saúde - OMS ). Os raios UVB representam apenas 7% da radiação emitida pelo Sol sobre a Terra, porém são os mais agressivos. Assinale a alternativa correta sobre os raios ultravioleta.
a) Com o passar dos anos, a auto-recomposição da camada de Ozônio ameniza a excessiva exposição aos raios UVA, que podem causar catarata.
b) Os raios UVB, mais agressivos, podem causar câncer de pele, inclusive o melanoma.
c) Quanto mais branca a pele, devido ao seu maior albedo, mais os raios ultravioletas são refletidos, podendo esses indivíduos ficar mais tempo expostos ao sol, sem risco para a sua saúde.
d) Devido ao grande poder de refletância dos raios solares pela areia branca da praia, essa é a área onde menos se queima, em comparação com a piscina, a montanha e o campo.
e) Constata-se a diminuição da intensidade dos raios ultravioletas com a diminuição da latitude.



resposta:
[B]

origem:Ufms-2005
tópico:
Geopolitica-Internacional

sub-grupo:Geopolítica da América do Sul

pergunta:A FARC - autodenominada Forças Armadas Revolucionárias - é, para alguns, um grupo revolucionário que luta pela mudança do poder e, para outros, um grupo de terroristas e seqüestradores. Esse movimento ocorre em que país vizinho do Brasil e com qual estado membro brasileiro ele faz fronteira?
a) Venezuela, fronteira com o Amazonas.
b) Guiana, fronteira com Roraima.
c) Colômbia, fronteira com o Pará.
d) Colômbia, fronteira com Roraima.
e) Colômbia, fronteira com o Amazonas.



resposta:
[E]

origem:Ufms-2005
tópico:
Territorio-Brasileiro

sub-grupo:Clima Brasil

pergunta:"A falta de chuvas quebra a agropecuária, abate a economia e põe em risco o fornecimento de água e de energia elétrica na região sul do Brasil". Isso leva 558 municípios a uma situação de emergência. Segundo o diretor da empresa Clima-Terra, Ronaldo Coutinho, "essa seca é a pior das últimas seis décadas na região" (Revista Veja, 16/03/05).
O principal motivo dessa estiagem, no início de 2005, refere-se à ocorrência do fenômeno climático denominado
a) La Niña.
b) Minuano.
c) El Niño.
d) Sirínico.
e) Mistral.



resposta:
[A]

origem:Ufms-2005
tópico:
Territorios-Internacionais

sub-grupo:

pergunta:A crosta terrestre está em constante movimento. Isso ocorre porque as placas tectônicas que constituem a crosta continuam se deslocando. Assinale a alternativa que indica o nome dado a esse fenômeno.
a) Movimento de deriva continental.
b) Movimento de coriolis.
c) Movimento cratônico.
d) Movimento hiperogenético.
e) Movimento morfogenético.



resposta:
[A]

origem:Ufms-2005
tópico:
Economia-Brasil

sub-grupo:Agropecuária

pergunta:No Brasil, no ano de 2000, a taxa de urbanização atingiu 81,2%. As modernas teorias de urbanização consideram que esse fenômeno é relativo, pois grande parte da população que mora nas cidades tem suas atividades relacionadas ao meio rural, sendo aplicada, nesse caso, a noção de população urbana e agrícola.
Assinale a(s) proposição(ões) que indica(m) as justificativas para o uso dessa noção.
(01) Muitas cidades foram criadas e cresceram em função da agroindústria, estando diretamente vinculadas, social e economicamente, à produção agropecuária.
(02) A base econômica do Brasil continua sendo a agricultura, com baixo índice de industrialização.
(04) A maioria dos trabalhadores brasileiros mora em cidades, mas uma parcela significativa realiza seu trabalho no campo, promovendo a migração diária cidade-campo e a reprodução da força de trabalho no campo.
(08) As cidades localizadas no interior do Brasil apresentam taxa de crescimento negativo, ocorrendo o fluxo migratório cidade-campo.
(16) As metrópoles brasileiras têm sua base de sustentação econômica na agricultura de exportação, estando diretamente vinculadas ao mercado internacional de produtos agrícolas.

Soma ( )



resposta:
01 + 04 = 05

origem:Ufms-2005
tópico:
Geografia-Humana

sub-grupo:População Brasileira

pergunta:Em 2005, a questão indígena no Brasil retornou às manchetes dos jornais. Apesar de ser um problema social crônico, essa problemática, esporadicamente, é motivo de divulgação na mídia. Assinale a(s) proposição(ões) que aponte(m) as principais questões sobre a problemática indígena no Brasil.
(01) A questão indígena no Brasil está sendo resolvida, os casos esporádicos de subnutrição infantil e mortes decorrem especificamente de problemas relativos à falta de assistencialismo.
(02) A subnutrição infantil, nas reservas indígenas brasileiras, atinge índices alarmantes, com morte de crianças acima da média nacional.
(04) A problemática indígena brasileira está associada à concentração de terras, portanto, à luta pela terra. De um lado, os indígenas enfrentam os grandes proprietários e, de outro lado, os pequenos proprietários, expulsos de suas terras, recorrem às terras indígenas.
(08) A problemática indígena no Brasil não é relevante, pois os índios encontram-se espalhados pelas periferias das cidades brasileiras, inseridos, portanto, nos problemas sociais gerais do país.
(16) As reservas indígenas são insuficientes para atender às necessidades dos povos indígenas, ocorrendo casos em que diferentes etnias convivem em uma mesma reserva, gerando conflitos.

Soma ( )



resposta:
02 + 04 + 16 = 22

origem:Ufms-2005
tópico:
Questoes-ambientais-geral

sub-grupo:Biodiversidade

pergunta:Os problemas ambientais no mundo moderno estão se avolumando, sendo comum o entendimento de que o Planeta Terra não consegue manter seu equilíbrio ambiental com o aumento da produção de dejetos. Uma das formas de poluição é através do chamado lixo, com o aumento do consumo tanto industrial como doméstico, aumentando a produção dos resíduos sólidos. Assinale a(s) proposição(ões) que indica(m) problemas gerados pelo acúmulo de lixo no solo.
(01) Contaminação do solo pelo depósito de produtos tóxicos.
(02) Acúmulo de resíduos não-biodegradáveis, principalmente plásticos.
(04) Desflorestamento de grandes áreas em decorrência da acidez do solo, provocando o efeito estufa.
(08) Poluição dos oceanos de maneira generalizada pelo despejo de grandes quantidades de resíduos sólidos.
(16) Proliferação de ratos e insetos, geradores de doenças.
(32) Contaminação das águas subterrâneas pelo chorume produzido nos lixões.

Soma ( )



resposta:
01 + 02 + 16 + 32 = 51

origem:Ufms-2005
tópico:
Territorios-Internacionais

sub-grupo:

pergunta:Existem diferentes fatores que influenciam no clima, entre os quais o relevo. Indique qual(is) proposição(ões) que corretamente apresenta(m) a(s) influência(s) do relevo no clima.
(01) Variação da temperatura devido à proximidade ou à distância de grandes corpos de água.
(02) Influência na concentração de umidade, facilitando ou dificultando as precipitações.
(04) Influência na circulação de massas de ar quentes ou frias.
(08) Diminuição da temperatura pela altitude; quanto maior a altitude, menos intensa é a irradiação solar e a temperatura.
(16) Influência pela latitude; quanto mais longe do Equador, menores são as temperaturas.

Soma ( )



resposta:
02 + 04 + 08 = 14

origem:Ufms-2005
tópico:
Geopolitica-Internacional

sub-grupo:Geopolítica Japão

pergunta:Após a Segunda Guerra Mundial, o Japão passou por uma fase de crescimento econômico extraordinário, chegando a apresentar taxas de crescimento médio de 14,6% no período de 1966-1970. No início dos anos 90, a economia japonesa perdeu fôlego, apresentando baixo crescimento em alguns anos e recessão em outros. O crescimento do PIB japonês, em 1993, foi de menos 0,53% e, em 1998, de menos 2,5%. Assinale a(s) proposição(ões) que indica(m) fatores que explicam o crescimento pós-guerra e o declínio na década de 1990.
(01) Crescimento, propiciado pelo final da Segunda Guerra Mundial, das economias dos países vitoriosos, entre eles o Japão, que se beneficiou da sua aproximação com os Aliados. A crise econômica japonesa está associada ao desprestígio de seus produtos no mercado internacional.
(02) Participação do Estado, aliado aos grandes conglomerados empresariais na conquista de mercados externos. A população japonesa nos anos 90 do século XX, em função da crise financeira do país, diminuiu o consumo e passou a poupar aumentando exageradamente a taxa de poupança interna.
(04) Utilização das Forças Armadas na conquista de mercados na Ásia. Ingerência dos EUA no sentido de barrar o crescimento da economia japonesa, com a criação de grupos de países contrários à política industrial japonesa.
(08) Associação com os países asiáticos, formando o Bloco Econômico da Ásia, o que facilitou a entrada dos produtos japoneses nos mercados americano e europeu. A falta de matéria-prima para a manutenção do crescimento da indústria japonesa levou à queda do crescimento e à migração de japoneses para países ocidentais nos anos 90.
(16) Combinação eficiente de livre mercado com planejamento estatal. Estouro da bolha especulativa, construída nos anos 70 e 80, provocando a falência de empresas e bancos.

Soma ( )



resposta:
02 + 16 = 18

origem:Ufms-2005
tópico:
Geopolitica-Internacional

sub-grupo:Geopolítica Africana

pergunta:Os países do continente africano apresentam dados econômicos e sociais alarmantes, sendo este continente o que apresenta o maior número de pessoas na faixa da pobreza absoluta. Essa realidade é explicada por diferentes fatores e processos. Assinale a(s) proposição(ões) que aponta(m) as causas dessa situação.
(01) Vários conflitos armados têm ocorrido no continente africano. Entre julho de 1999 e agosto de 2000, foram registradas 18 guerras na África.
(02) As atuais fronteiras dos Estados africanos foram traçadas pelos colonizadores europeus; foram inseridas dentro de um mesmo território nacional etnias culturalmente desiguais e rivais, impossibilitando a união nacional.
(04) Os países do continente africano passaram por uma fase de grande crescimento econômico após a Segunda Guerra Mundial; com o avanço tecnológico mundial, esses países perderam poderio econômico e se encontram hoje em grave crise.
(08) O domínio econômico das superpotências ainda persiste na África, apesar da independência política; os recursos naturais do continente são explorados por grandes empresas dos países ricos e não ocorre a distribuição de riqueza para as populações locais.
(16) A África tem seus problemas centrados em questões internas, como ausência de recursos naturais. Apesar da constante colaboração dos países ricos, o continente africano não supera seus problemas estruturais.

Soma ( )



resposta:
01 + 02 + 08 = 11

 


Próxima Página »

Página 1 de 4