Banco de dados de questões do vestibular Ufmt
questões de vestibulares
|
 

Questões Ufmt

REF. Pergunta/Resposta
origem:Ufmt-1996
tópico:
Territorios-Internacionais

sub-grupo:

pergunta:Sobre a atmosfera terrestre, julgue os itens a seguir.
( ) É o sol que aquece o ar atmosférico. Entretanto, apenas um quinto do calor solar é absorvido diretamente pela atmosfera.
( ) Os raios solares caindo sobre a superfície terrestre aquecem o solo, as rochas, a água, etc. Uma vez aquecidos estes emitem calor para o ar atmosférico.
( ) A temperatura atmosférica independe de fatores tais como: altitude, latitude, proximidade ou não do mar, correntes marítimas, vegetação, entre outros.



resposta:
V V F

origem:Ufmt-1996
tópico:
Territorios-Internacionais

sub-grupo:

pergunta:O solo, juntamente com outros elementos da natureza, é a base de toda vida no nosso planeta. Sobre as causas da sua destruição, julgue os itens a seguir.
( ) A principal causa da erosão do solo é a perda ou retirada da cobertura vegetal. O solo desnudado ou descoberto é um alvo fácil para a água da chuva e o vento exercerem sua ação erosiva e destruidora.
( ) A prática da queimada destrói apenas os microrganismos e não prejudicam os solos.
( ) A compactação dos solos causada pelo uso de equipamentos pesados na agricultura é um dos fatores de destruição do solo.



resposta:
V F V

origem:Ufmt-1996
tópico:
Economia-Mundial

sub-grupo:

pergunta:Sobre os países denominados "Tigres Asiáticos", julgue os itens a seguir.
( ) O setor portuário e os bancos constituem a base da economia de Hong Kong.
( ) Cingapura é um dos maiores refinadores mundiais de petróleo, que vem do Oriente Médio e que depois de refinado é exportado para outros países da Ásia e até para África.
( ) Coréia do Sul e Taiwan possuem economias mais diversificadas e fabricam desde brinquedos eletrônicos até microcomputadores.



resposta:
V V V

origem:Ufmt-1996
tópico:
Questoes-ambientais-geral

sub-grupo:Biodiversidade

pergunta:A França pode reiniciar quando quiser os testes nucleares no atol de Mururoa, região do Pacífico Sul (...), depois de três anos de uma moratória acatada por todas as potências atômicas com exceção da China...
(Adaptada da Rev. "Veja". 06/09/95. p.55)

Sobre a energia nuclear e o lixo atômico, julgue os itens a seguir.
( ) A queima do urânio nos reatores nucleares dá origem ao plutônio, material extremamente tóxico e perigoso, utilizado na fabricação de armas nucleares.
( ) A água utilizada pela usina atômica é depositada nos rios e nos mares, com grande quantidade de tório, que baixa a temperatura da água causando a mortandade dos peixes.
( ) O lixo atômico é colocado em caixas de concreto fechadas que são enterradas ou jogadas no mar. Nos mares existe o problema da corrosão das caixas que com o tempo poderão abrir, provocando grande contaminação das águas.
( ) Na França 60% do total da energia elétrica é gerada em usinas nucleares.
( ) O uso da energia nuclear para o Brasil é de extrema importância, graças ao sucesso e pleno funcionamento das Usinas Angra I e Angra II, com moderna tecnologia para evitar qualquer tipo de acidente.



resposta:
V F V V F

origem:Ufmt-1996
tópico:
Economia-Brasil

sub-grupo:Política Econômico

pergunta:Observe o gráfico a seguir e julgue os itens.
(imagem abaixo)

( ) O uso de tecnologias como a informática e a robótica substituem a mão-de-obra humana e geram o desemprego.
( ) O desemprego é uma característica apenas dos países subdesenvolvidos, não afetando os países do 1Ž mundo que possuem eficaz planificação da sua economia.
( ) A marginalidade é conseqüência direta da diminuição da oferta de empregos.
( ) O subemprego corresponde à situação em que o trabalhador se dedica à prestação de serviços avulsos, em geral em troca de baixa remuneração.


resposta:
F F V V

origem:Ufmt-1996
tópico:
Economia-Mundial

sub-grupo:

pergunta:"A rede que abraça todo o planeta - Internet a maior aventura tecnológica da história da humanidade."
(Revista "Veja", 01/03/95)

Sobre a Internet e a revolução técnico-científica, julgue os itens a seguir.
( ) Viver numa sociedade industrializada requer, de todas as pessoas, um acesso rápido a um conjunto abrangente de informações. Esta é uma das principais vantagens da Internet.
( ) As inovações tecnológicas são positivas para o mundo subdesenvolvido pois geram empregos, melhorando a qualidade de vida da população.
( ) Um dos setores de ponta nos dias atuais é a biotecnologia e em particular é a engenharia genética. Através do mapeamento e da manipulação dos genes, é possível melhorar plantas e animais e produzir microrganismos para determinados usos.
( ) O custo de produção de microcomputadores no Brasil é bastante baixo. Como resultado os computadores aqui produzidos são mais baratos e de boa qualidade.



resposta:
V F V F

origem:Ufmt-1996
tópico:
Geografia-Humana

sub-grupo:População Brasileira

pergunta:Sobre a população brasileira, julgue os itens que se seguem.
( ) Crescimento natural ou vegetativo é a relação do número de nascimentos ocorridos num certo período de tempo.
( ) Os europeus, africanos e asiáticos que emigraram para o Brasil mais os indígenas que aqui já viviam são formadores de nossa população.
( ) A taxa de natalidade da população brasileira tem aumentado consideravelmente devido ao incentivo dado pela legislação trabalhista através do salário família e da falta de orientação em relação aos anticoncepcionais.
( ) Nos países subdesenvolvidos como o Brasil, muitas crianças trabalham para completar a baixa renda de seus pais, aumentando o percentual da população economicamente ativa.



resposta:
F V F V

origem:Ufmt-1996
tópico:
Regioes-Brasileiras

sub-grupo:Brasil - Região Centro-Oeste

pergunta:Sobre o pantanal mato-grossense, julgue os itens a seguir.
( ) O pantanal mato-grossense é a parte brasileira de imenso planalto, rodeado de terras baixas, localizado na parte nordeste da América do Sul.
( ) O pantanal abrange também, áreas de vários países vizinhos: Bolívia, Paraguai e Argentina. Nestes países recebe a denominação de Chaco.
( ) O clima predominante do pantanal é o equatorial. As chuvas ocorrem durante o ano todo.
( ) No pantanal predomina a pecuária extensiva. O gado fica solto em fazendas enormes, alimentando-se de pastagem natural.
( ) A vegetação do pantanal não é parecida com nenhuma outra do Brasil. Ela é uma mistura de diversas vegetações que aparecem em diferentes regiões do país.



resposta:
F V F V V

origem:Ufmt-1996
tópico:
Regioes-Brasileiras

sub-grupo:Brasil - Região Sudeste

pergunta:Embora pouco extenso, o Sudeste é a mais importante região brasileira em termos econômicos e políticos. Sobre as características dessa região, julgue os itens que se seguem.
( ) A região Sudeste distingue-se do restante do Brasil por ser a área com maior proporção de terras baixas. O relevo dessa região apresenta um claro predomínio de planícies sedimentares, desgastadas pela erosão.
( ) O regime de chuvas dessa região é típico do clima temperado: as chuvas concentram-se no inverno, o verão é a época da estiagem.
( ) A devastação da mata atlântica foi provocada pela expansão da agricultura e da indústria, que deixaram apenas manchas da floresta.
( ) São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte são as três metrópoles da Região Sudeste. Essas cidades concentram uma grande parte da produção industrial, do comércio e dos serviços do país.
( ) O processo de industrialização não atingiu toda a região sudeste, o que produziu espaços geográficos diferenciados e grandes desigualdades dentro da própria região.



resposta:
F F V V V

origem:Ufmt-1996
tópico:
Geografia-Humana

sub-grupo:Urbanização Brasileira

pergunta:"Eu só quero é ser feliz, andar tranqüilamente na FAVELA onde eu nasci"...
("Rap da Felicidade" - MC Cidinho/MC Doca)

Sobre as favelas que fazem parte da paisagem urbana brasileira, julgue os itens a seguir.
( ) As metrópoles são lugares onde as diferenças sociais ficam muito claras pois a riqueza e a pobreza encontram-se lado a lado e as injustiças sociais aparecem nitidamente na própria paisagem urbana.
( ) As favelas localizam-se geralmente nas periferias ou em locais impróprios para construção de moradias, como áreas sujeitas a deslizamentos de morros ou sobre cursos de água poluídos, onde se disseminam doenças.
( ) Uma das causas da existência de favelas é a extrema concentração da renda nacional.
( ) A favela é o resultado do desnível entre urbanização e oferta de novos empregos urbanos.



resposta:
V V V V

origem:Ufmt-1996
tópico:
Geopolitica-Internacional

sub-grupo:Geopolítica da América do Norte

pergunta:Os meios de comunicação têm transmitido constantemente notícias sobre o desejo da província de Quebec de separar-se do Canadá. Sobre este país, julgue os itens a seguir.
( ) O Canadá localiza-se a SE dos EUA e abrange porções de terras geladas, localizadas em baixas latitudes.
( ) Na província de Quebec, predominou a colonização francesa que determinou o idioma, a cultura e as tradições. Essa diferença com relação ao restante do país gera a questão da emancipação dessa província.
( ) As maiores cidades canadenses são: Óregon, Louisiana e Montana onde a indústria predominante é a automobilística.
( ) Politicamente o Canadá é uma federação de dez províncias e dois territórios e adota um regime de governo parlamentar bicameral (senado e câmaras comuns) do tipo britânico.



resposta:
F V F V

origem:Ufmt-1996
tópico:
Economia-Mundial

sub-grupo:Agropecuária

pergunta:As "plantations" fazem parte do espaço agrário dos países subdesenvolvidos. Sobre esta forma de ocupação, julgue os itens a seguir.
( ) Nas "plantations" são cultivadas monoculturas destinadas à exportação, o que gera excedentes e, conseqüentemente, baixos preços desses itens no mercado mundial.
( ) As "plantations" normalmente ocupam pequenas extensões de terra com baixos investimentos, utilizando sempre capital nacional.
( ) Nos países subdesenvolvidos o colonialismo provocou grandes desequilíbrios. Formaram-se dois setores agrários distintos: um de subsistência com baixa produtividade e outro moderno, especulativo, voltado para exportação e realizado de forma extensiva (as "plantations").
( ) As "plantations" têm suas origens no capitalismo comercial: a partir do final do século XVI, criam-se as primeiras propriedades escravistas voltadas para a produção de itens tropicais.



resposta:
V F V V

 


Próxima Página »

Página 1 de 2