|
origem:Ufsc-1996
tópico:Territorio-Brasileiro
sub-grupo:Espaço Geográfico Brasileiro
|
pergunta:Com base no mapa a seguir, assinale as proposições CORRETAS. (imagem abaixo)
(01) O Brasil é o único país sul-americano que tem suas terras distribuídas por três hemisférios: o Norte, o Sul e o Oeste. (02) Santa Catarina está situada totalmente ao Sul do Trópico de Capricórnio, o que influencia na sua caracterização climática. (04) O ponto "A" tem como coordenadas geográficas 0° de longitude e 60° de latitude Oeste. (08) O Norte e o Nordeste são as duas únicas regiões do Brasil totalmente localizadas em zona intertropical. (16) O Brasil faz fronteiras com todos os países da América do Sul, com exceção do Chile e do Equador. Soma ( )

resposta: 02 + 08 + 16 = 26
|
origem:Ufsc-1996
tópico:Regioes-Brasileiras
sub-grupo:Brasil - Região Sul
|
pergunta:Assinale as proposições que estiverem de acordo com a hidrografia de Santa Catarina e/ou com o mapa a seguir. HIDROGRAFIA DE SANTA CATARINA (imagem abaixo)
(01) A linha contínua no interior do mapa corresponde aos divisores de água da Serra do mar e da Serra Geral. (02) A rede hidrográfica catarinense apresenta duas vertentes: a do Interior (B) e a do Litoral (A). (04) A vertente do Litoral é composta de rios isolados, onde desponta o rio Itajaí-Açu. (08) A vertente do Interior abrange a maior área, com destaque para a bacia do Uruguai. (16) Os rios da vertente do Interior percorrem totalmente áreas de planícies, impróprias para a produção de energia elétrica. Soma ( )

resposta: 01 + 02 + 04 + 08 = 15
|
origem:Ufsc-1996
tópico:Questoes-ambientais-Brasil
sub-grupo:Biodiversidade
|
pergunta:Segundo José William Vesentini, "os seis domínios morfoclimáticos brasileiros têm por base a superposição do clima, relevo, solo, vegetação e hidrografia, ou seja, um certo "ar de família" em extensas áreas, onde o visual da paisagem é normalmente fornecido pela vegetação." Com base no texto anterior, é CORRETO afirmar que: (01) no domínio da Araucária, predomina o clima subtropical e o relevo é marcado pela presença do planalto Meridional. (02) o domínio da Pradaria localiza-se no sul do Brasil e trata-se do prolongamento dos campos (vegetação herbácea e típica de climas temperados e subtropicais) do Uruguai e da Argentina. (04) o domínio da Caatinga caracteriza-se por um solo fraco em quantidade de minerais e muito profundo, o que, associado à falta de chuvas, ocasiona uma vegetação florestal de grande porte. (08) o domínio Amazônico, predomina a floresta latifoliada equatorial que aí encontra boas condições de crescimento, devido ao clima quente e à grande quantidade de chuvas. (16) o domínio do Cerrado localiza-se no Planalto Central do Brasil, onde predomina o clima tropical típico ou semi-úmido. Soma ( )
resposta: 01 + 02 + 08 + 16 = 27
|
origem:Ufsc-1996
tópico:Geografia-Humana
sub-grupo:População Brasileira
|
pergunta:O crescimento da população de um país decorre do crescimento vegetativo e do saldo migratório. Pela análise atenta dos gráficos de natalidade e mortalidade no Brasil e os diferentes aspectos a eles relacionados, é CORRETO concluir que: (imagem abaixo)
(01) o baixo crescimento natural de 1,9%, em 1990, reflete, na verdade, uma melhoria nas condições sócio-econômicas dos brasileiros que se igualam às dos países desenvolvidos. (02) a melhoria das condições de saneamento, a ampliação da medicina preventiva e a melhoria da assistência médico-hospitalar são as razões que explicam a queda da mortalidade de 2,5%, em 1940, para 0,7%, em 1990. (04) a natalidade, que vem caindo desde a década de 60, não se compara à dos países desenvolvidos, que é bem inferior à natalidade apresentada na última década. (08) dentre os fatores explicativos da queda da natalidade, estão o crescimento urbano, o alto custo de criação dos filhos nas cidades e a maior participação das mulheres no mercado de trabalho. Soma ( )

resposta: 02 + 04 + 08 = 14
|
origem:Ufsc-1996
tópico:Economia-Brasil
sub-grupo:Política Econômico
|
pergunta:O Brasil possui um grande território, uma população numerosa, muitos e diversificados recursos e é urbanizado e industrializado. Apesar desses aspectos, uma parcela considerável de brasileiros vê-se excluída dos benefícios atingidos. Assinale as proposições CORRETAS que condizem com essa realidade desfavorável. (01) No Nordeste encontramos elevados contingentes populacionais, vivendo em estado de miséria e pobreza. (02) a esperança de vida ao nascer varia conforme a renda e a região, sendo menor no Nordeste. (04) As condições de saneamento básico melhoraram significativamente, tendo como conseqüência o desaparecimento de todas as doenças infecto-contagiosas. (08) As habitações precárias e o intenso favelamento das cidades diminuíram em face das medidas governamentais preventivas. (16) Os alimentos básicos não podem ser comprados por grande parcela da população, o que favorece a ocorrência de doenças, provocando mortalidade infantil elevada. Soma ( )
resposta: 01 + 02 + 16 = 19
|
origem:Ufsc-1996
tópico:Economia-Brasil
sub-grupo:Política Econômico
|
pergunta:Observe atentamente a tabela a seguir e assinale as proposições VERDADEIRAS. (imagem abaixo)
(01) A queda verificada no percentual de pessoas ativas do setor primário é evidenciada ao longo da tabela. (02) A população ativa no setor terciário manteve-se estável em todo o período em análise. (04) A estimativa apontada em 1990 mostra uma distribuição equilibrada da população ativa pelos setores da economia. (08) A população ativa do setor secundário aumentou ao longo do tempo, exceto no período entre 1950 e 1960. Soma ( )

resposta: 01 + 08 = 09
|
origem:Ufsc-1996
tópico:Economia-Brasil
sub-grupo:Agropecuária
|
pergunta:Observe atentamente a tabela, bem como as proposições e assinale aquelas que estiverem CORRETAS. INCREMENTO DA PRODUÇÃO AGRÍCOLA (em 1.000 toneladas) (imagem abaixo)
Fonte: "Almanaque Abril" - 1993 e "Censo Agropecuário" - 1985 (01) Dos produtos apontados, apenas o café teve sua produção diminuída. (02) A população cresceu menos que a média da produção agrícola. (04) Tanto a produção do feijão quanto a do arroz cresceram menos que a população. (08) Os dois produtos de maiores índices de crescimento destinaram-se ao mercado interno. (16) O crescimento da população agrícola não significa que o problema da fome está resolvido. Soma ( )

resposta: 01 + 02 + 04 + 16 = 23
|
origem:Ufsc-1996
tópico:Questoes-ambientais-geral
sub-grupo:Biodiversidade
|
pergunta:Após a Revolução Industrial, intensificaram-se as agressões ao meio ambiente, provocadas pelo desenvolvimento capitalista e pelas transformações produzidas pela sociedade moderna. Sobre essas transformações é CORRETO afirmar: (01) As chamadas "sociedades de consumo" utilizam maior quantidade de recursos naturais, portanto poluem mais. (02) A poluição das águas dos rios diminuiu consideravelmente com a industrialização, pois, aumentou a produção de biodegradáveis. (04) Os congestionamentos de veículos, a carência de áreas verdes e o excesso de informações visuais nas cidades não são problemas ambientais urbanos. (08) Efeito estufa é o nome dado ao aumento da umidade do ar provocada pela evaporação dos esgotos ao ar livre, aquecidos pela irradiação solar. (16) A poluição atmosférica caracteriza-se pela presença de gases tóxicos e não de partículas sólidas no ar. Soma ( )
resposta: 01
|
origem:Ufsc-1996
tópico:Regioes-Brasileiras
sub-grupo:Brasil - Região Nordeste
|
pergunta:Observe atentamente o mapa das sub-regiões do Nordeste e assinale as proposições CORRETAS. (imagem abaixo)
(01) A Zona da Mata, representada pela letra A, é a principal sub-região nordestina: é a mais urbanizada, a mais industrializada e a mais povoada. (02) O agreste, letra B, é uma faixa bastante estreita, situada entre o Sertão e a Zona da Mata, onde prevalecem as grandes propriedades monoculturas de exportação. (04) O Sertão, assinalado com a letra C, é a maior sub-região, correspondendo, em sua quase totalidade, ao interior, onde predomina o clima semi-árido e a vegetação de caatinga. (08) A letra D representa o Meio Norte, área de transição entre a Amazônia e o Sertão Nordestino, onde se encontra a Mata de Cocais. Soma ( )

resposta: 01 + 04 + 08 = 13
|
origem:Ufsc-1996
tópico:Questoes-ambientais-Brasil
sub-grupo:Preservação do Solo
|
pergunta:Os problemas ecológicos do meio rural, em especial nas áreas que passam por um processo de modernização, podem estar relacionados com a mecanização e a introdução de técnicas modernas. Com relação ao assunto, é CORRETO afirmar: (01) O uso prolongado e intensivo de agrotóxicos, na agricultura e na pecuária, acabou por aumentar a imunidade das espécies nocivas, favorecendo bastante a sua proliferação e trazendo conseqüências negativas. (02) O uso excessivo dos agrotóxicos contamina os alimentos, que acabam sendo aproveitados como importantes fontes alimentadoras de ração animal. (04) O uso inadequado do solo no campo tem provocado intensos processos de desertificação em certa áreas do Brasil, em particular no Pantanal mato-grossense e no Acre pecuarista. (08) Os intensos desmatamentos constituem o ponto de partida da desertificação, que depende ainda de outras condições: queimadas sucessivas, monocultura durante vários anos seguidos e pastoreio. Soma ( )
resposta: 01 + 08 = 09
|
origem:Ufsc-1996
tópico:Territorios-Internacionais
sub-grupo:
|
pergunta:A atmosfera é a camada de ar que envolve o nosso planeta. Considerando essa camada importante, assinale a proposição que esteja CORRETA. (01) As partículas que compõem a atmosfera não se distribuem de forma homogênea nos diversos ambientes da superfície terrestre. (02) A atmosfera é composta de vários gases cujas proporções não variam em função da altitude. (04) A estratosfera é a camada em que ocorre a maior parte dos fenômenos meteorológicos, como as chuvas e os ventos. (08) A troposfera, primeira camada da atmosfera, apresenta ar bastante rarefeito e temperatura estável. (16) A maior quantidade de ozônio é encontrada na troposfera, e ele é importante porque reflete as ondas de rádio. Soma ( )
resposta: 01
|
origem:Ufsc-1996
tópico:Territorio-Brasileiro
sub-grupo:Clima Brasil
|
pergunta:Segundo Strahler, o mapa a seguir mostra os tipos climáticos do Brasil. Observe-o atentamente e assinale a relação CORRETA dos números com as características. Classificação Climática Segundo o Controle das Massas de Ar conforme Arthur Strahler (imagem abaixo)
(01) O clima tropical, tendendo a seco pela irregularidade de ação das massas de ar, aparece na região de número 3. (02) O número 1 corresponde ao clima equatorial úmido da convergência dos ventos alísios. (04) A área, assinalada com o número 2, apresenta clima subtropical úmido, dominando largamente por massa tropical marítima. (08) O número 5 está indicando a área de domínio do clima litorâneo, alternadamente úmido e seco. (16) O clima tropical úmido, exposto às massas tropicais continentais, coincide com o número 4. Soma ( )

resposta: 02
|