Banco de dados de questões do vestibular Unb
questões de vestibulares
|
 

Questões Unb

REF. Pergunta/Resposta
origem:Unb-1996
tópico:
Territorios-Internacionais

sub-grupo:Clima Intenacional

pergunta:Muitas ferramentas, de variados tipos, são usadas nos estudos geográficos, mas provavelmente a mais importante e a mais universal seja o mapa. Em relação à função e às características dos mapas, julgue os itens que se seguem.

(0) Mapas são representações cartográficas acuradas e fiéis da superfície terrestre, uma vez que as projeções neles utilizadas eliminam as distorções que a curvatura da Terra poderia causar.
(1) Plotar, nos mapas, informações de caráter ambiental, social, político ou econômico é o objetivo central das análises geográficas.
(2) A representação cartográfica supre a lacuna da informação fragmentada, já que possibilita a visão de conjunto dos fenômenos ali dispostos.
(3) Transformações políticas em uma região são capazes de modificar o traçado dos mapas.



resposta:
F F V V

origem:Unb-1996
tópico:
Territorio-Brasileiro

sub-grupo:Hidrografia Brasil

pergunta:O Brasil possui seis grandes bacias hidrográficas e cinco conjuntos de bacias menores, de vertente oceânica. Nesse contexto, observa-se abundância de água nas regiões Norte e Centro-Oeste, e escassez na região Nordeste e em alguns estados do Sudeste, tais como o Rio de Janeiro e São Paulo. Com base nas informações relacionadas a essa assertiva, julgue os itens seguintes.

(0) O crescimento demográfico e econômico do país, nas três últimas décadas, acarretou a utilização dos recursos hídricos além da sua capacidade, tanto em quantidade como em qualidade.
(1) Entre as razões que justificam o uso da água subterrânea para o abastecimento estão a sua alta qualidade, que dispensa o tratamento convencional dado às águas superficiais, e o seu menor custo de obtenção em relação à alternativa superficial.
(2) O desenvolvimento de tecnologias apropriadas à realidade socioeconômica do país, tais como filtros biológicos e lagoas de oxidação, e a utilização de solos filtrantes, como o da cultura de arroz, têm sido alternativas para a despoluição hídrica.
(3) A contaminação hídrica por defensivos agrícolas, metais pesados e fertilizantes deve-se à falta de saneamento básico.
(4) No Brasil, a elevada perda anual de solo deve-se às características climáticas e pedológicas, associadas a práticas agrícolas inadequadas e ao crescimento urbano indiscriminado, sem os cuidados de proteção do terreno.



resposta:
V V V F V

origem:Unb-1996
tópico:
Territorios-Internacionais

sub-grupo:

pergunta:As fortes chuvas que ocorrem nos meses de verão, nos trópicos úmidos, provocando inundações nas áreas urbanas e rurais, demonstram a força dos eventos naturais, contrapondo-se aos erros humanos decorrentes da ocupação indevida de encostas e planícies aluviais. Com o auxílio dessa afirmação, julgue os itens a seguir.

(0) A ocupação humana indiscriminada das encostas provoca alterações hidrológicas, principalmente nos processos de interceptação e de infiltração das águas da chuva.
(1) Os movimentos de massa mostram certa condição de desequilíbrio nas vertentes, provocada, entre outros fatores, pelo aumento de peso do solo por absorção de água e pela remoção de material na base da encosta.
(2) O regime natural de cheias dos rios pode ser aproveitado pelo homem na forma de agricultura irrigada.
(3) O desmatamento, nas encostas das regiões tropicais úmidas, provoca a imediata diminuição da vazão dos rios e a conseqüente redução das inundações nas áreas ribeirinhas.
(4) A ocorrência das frentes frias no inverno explica as inundações e os desmoronamentos que acontecem na região Sudeste do Brasil.
(5) Na zona rural, o cultivo em curvas de nível e o abandono do restolho das plantas no terreno provocam a formação de ravinas, a perda de solo e o conseqüente assoreamento dos rios.



resposta:
V V V F F F

origem:Unb-1996
tópico:
Geografia-Humana

sub-grupo:População Brasileira

pergunta:A taxa anual de crescimento da população brasileira, de 2,48%, no período de 1970 a 1980, diminuiu para 1,93%, de 1980 a 1991. Considerando a dinâmica da população, analise e julgue os seguintes itens.

(0) No Brasil, existem políticas de planejamento familiar rigoroso, sendo função do Estado atuar no controle da natalidade, distribuindo pílulas e incentivando a esterilização feminina.
(1) As maiores metrópoles brasileiras, São Paulo e Rio de Janeiro, são cidades que apresentam diminuição nas taxas de crescimento populacional, reduzindo suas participações na população total de seus respectivos estados.
(2) A taxa de fecundidade é um dos fatores que tem contribuído significativamente para a redução do crescimento populacional, porque diminuiu consideravelmente entre 1970 e 1991.
(3) As cidades localizadas na FRONTEIRA AGRÍCOLA mantiveram altas taxas de crescimento populacional no período de 1980 a 1991, devido, principalmente, ao fluxo migratório.



resposta:
F V V V

origem:Unb-1996
tópico:
Questoes-ambientais-geral

sub-grupo:Biodiversidade

pergunta:A água da chuva contém substâncias que são produzidas a partir do contato da própria água com compostos presentes na atmosfera. Algumas dessas substâncias, nocivas ao ambiente, acabam por contaminar rios e lagos. Além disso, estudos comprovam que a urbanização tem um impacto significativo na qualidade das águas superficiais. Com base nessas informações e nos conceitos correlatos, julgue os itens que se seguem.

(0) Em áreas urbanas, as águas da chuva às vezes contêm um excesso de ácidos, formados a partir de compostos liberados na combustão de materiais de origem fóssil, como o petróleo e o carvão.
(1) As chuvas ácidas, com pH maior que 7, são responsáveis pela eutrofização dos corpos hídricos próximos às áreas urbanas.
(2) A atmosfera, os oceanos e o solo, incluindo o regolito e a rocha matriz, são fontes dos íons inorgânicos presentes na água doce.
(3) A urbanização gera efeitos hidrológicos imediatos, tais como a redução drástica da capacidade de infiltração, o aumento da velocidade de transmissão da água e o aumento da carga de sedimentos nos rios.



resposta:
V F V V

origem:Unb-1996
tópico:
Geografia-Humana

sub-grupo:População Brasileira

pergunta:Nas cidades brasileiras, a população que vive em situação de miséria, definida pelo conjunto de pessoas com renda de até 1/4 do salário mínimo, tem aumentado significativamente, elevando-se de 9,4%, em 1980, para 14,8%, em 1990. Com relação às condições de vida nas cidades do Brasil, julgue os itens que se seguem.

(0) Verifica-se a existência de dois circuitos econômicos: parte da população urbana participa das atividades do setor formal da economia, enquanto que a maioria vive das atividades relacionadas a um setor terciário informal.
(1) Os bens e serviços urbanos, que têm seus custos pagos pela coletividade, com o recolhimento de impostos, são desigualmente distribuídos no espaço das cidades, existindo zonas extremamente carentes desses bens e serviços.
(2) A especulação imobiliária é um processo socioespacial resultante do mecanismo de valorização da terra privada, a qual incorpora no seu valor os benefícios da instalação de infra-estrutura realizados pelo poder público.



resposta:
V V V

origem:Unb-1996
tópico:
Questoes-ambientais-Brasil

sub-grupo:Biodiversidade

pergunta:Em um passado não muito distante, a Amazônia era conhecida como INFERNO VERDE. Atualmente, é vista como ECOSSISTEMA FRÁGIL, que deve ser explorado criteriosamente. Essa mudança na forma de perceber a região mostra a velocidade e a intensidade das transformações econômicas, sociais e ambientais em curso. A respeito dessas transformações, julgue os itens a seguir.

(0) A Amazônia tem experimentado um intenso processo de urbanização.
(1) Os conflitos entre garimpeiros e indígenas têm causa nas diferenças étnicas e culturais.
(2) O extrativismo mineral na região é uma atividade em declínio.



resposta:
V F F

origem:Unb-1996
tópico:
Economia-Mundial

sub-grupo:Fontes de Energia

pergunta:O petróleo representou, sem dúvida, uma revolução industrial para o mundo. As economias industrializadas basearam seu desenvolvimento tecnológico no uso intensivo e acelerado de hidrocarbonetos e o exportaram para o resto do mundo na forma de equipamentos e de produtos manufaturados. Com relação ao aproveitamento do petróleo, julgue os itens seguintes.

(0) O petróleo, com origem no plâncton marinho, às vezes é encontrado em terra firme, graças à existência de movimentos tectônicos.
(1) Reconhecidamente, o transporte e o refino do petróleo bem como o consumo de seus derivados têm produzido efeitos adversos ao ambiente. Observa-se, também, que a extração do petróleo acarreta problemas de contaminação de águas subterrâneas.
(2) Por força do impacto dos CHOQUES DO PETRÓLEO, na década de 70 houve um redirecionamento quanto ao uso da energia em escala mundial. Entre os encaminhamentos dados à questão, encontram-se a substituição do petróleo, o aproveitamento de fontes de energia renováveis, o aumento da produção em áreas não-controladas pela OPEP e a busca por maior eficiência energética.
(3) Assim como o petróleo, as fontes de energia renováveis também possuem significativa participação no consumo nacional de energia primária.



resposta:
V V V V

origem:Unb-1996
tópico:
Economia-Mundial

sub-grupo:Fontes de Energia

pergunta:Todos os processos vitais e praticamente todas as trocas de matéria e de energia na interface da atmosfera com a Terra são mantidos pelo suprimento de energia solar. Com base nessa afirmação, julgue os itens que se seguem.

(0) Na Terra, os movimentos da atmosfera e dos oceanos atuam como mecanismos de transferência de calor.
(1) A fonte de energia está no interior do Sol, onde, sob enorme pressão de confinamento e altíssimas temperaturas, o hidrogênio se converte em hélio.
(2) No ciclo hidrológico, a taxa de evaporação dos rios e lagos é invariável no decorrer das quatro estações do ano.
(3) A ionosfera tem grande importância para a vida na Terra, porque absorve radiação ultravioleta do sol.
(4) A perda de radiação terrestre, emitida em ondas curtas para o espaço exterior, está associada ao efeito estufa da atmosfera.



resposta:
V V F F F

origem:Unb-1996
tópico:
Economia-Mundial

sub-grupo:Agropecuária

pergunta:SALINIZAÇÃO significa um aumento da quantidade de sais no solo, tornando-o, na maioria das vezes, improdutivo. É um processo natural que ocorre também em áreas moderadamente secas, onde exista água subterrânea. Entretanto, o processo acentua-se em regiões áridas e semi-áridas submetidas à irrigação. Em relação ao tema dessas afirmações, julgue os itens adiante.

(0) Solos salinos contêm alta proporção de sais solúveis, incluindo entre eles o cloreto de sódio.
(1) Em áreas úmidas, os sais solúveis são removidos pelas águas de infiltração, sendo transportados pelo lençol d água subterrâneo para rios e oceanos.
(2) A salinidade tem efeito adverso à agricultura porque os sais são tóxicos e limitam o suprimento de água às plantas, retardando o seu crescimento.
(3) Os vegetais halófilos existem em ambientes com baixa concentração de sais.



resposta:
V V V F

origem:Unb-1996
tópico:
Economia-Mundial

sub-grupo:Fontes de Energia

pergunta:Recursos ambientais renováveis são aqueles explorados na proporção em que são repostos por processos naturais. Com base nessa afirmação e em sua relação com a biomassa, julgue os itens a seguir.

(0) Para o Brasil, a biomassa constitui um importante recurso, devido às condições climáticas existentes, à grande incidência solar e à sua extensão territorial.
(1) A geração de biomassa é uma forma de armazenamento de energia solar.
(2) Sendo o carvão vegetal um recurso renovável, o seu aproveitamento, a partir do desmatamento e da extinção de florestas nativas, ocorre sem prejuízos ambientais.



resposta:
V V F

origem:Unb-1996
tópico:
Economia-Brasil

sub-grupo:Agropecuária

pergunta:No processo de modernização da agricultura brasileira, ocorreu maior vinculação dos produtores rurais aos bancos (pedidos de empréstimos) e às indústrias (compra de maquinário, fertilizantes e outros). Assim, as empresas rurais especializaram-se na monocultura de produtos economicamente rentáveis. A respeito desse processo, julgue os itens seguintes.

(0) No Brasil, nos últimos 30 anos, apesar do grande potencial de terras cultiváveis a explorar, houve diminuição da área total cultivada.
(1) A partir da década de 60, houve diminuição da participação do setor agrícola no total da renda nacional.
(2) Os produtos industrializados vêm ocupando o primeiro lugar na pauta de exportações, com o objetivo econômico de arrecadação de divisas. Mesmo assim, o Brasil ainda é um grande exportador de produtos agrícolas como o café, a soja e o algodão.
(3) A partir da década de 70, iniciou-se a expansão da FRONTEIRA AGRÍCOLA em direção à Amazônia, caracterizada por um fluxo migratório de colonos sulistas e nordestinos, expulsos pela modernização agrícola nas regiões de origem.



resposta:
F V V F

 


Próxima Página »

Página 1 de 9