Banco de dados de questões do vestibular Unioeste
questões de vestibulares
|
 

Questões Unioeste

REF. Pergunta/Resposta
origem:Unioeste-1999
tópico:
Geografia-Humana

sub-grupo:Urbanização

pergunta:A luta pelo espaço entre o homem e o automóvel, entre os aterros sanitários e os reservatórios naturais, córregos transformados em esgotos versus logradouros públicos voltados para o lazer, são desafios para o planejamento urbano.
Sobre este assunto, é correto afirmar:

(01) Os processos de absorção, difusão e reflexão da energia solar e significativa concentração de poluentes em áreas de grandes aglomerados humanos influenciam o clima urbano.
(02) O fenômeno produzido pelas chuvas torrenciais, agravado pela impermeabilização do solo nas cidades, é a causa principal das enchentes urbanas.
(04) As inversões térmicas agravam a poluição atmosférica, bloqueando e dificultando a dispersão dos resíduos e micropartículas.
(08) A impermeabilização pelo processo de edificação e o crescimento do número de fábricas e automóveis, favoreceu, também, a elevação das médias de temperaturas locais, gerando "ilhas de calor".
(16) O desequilíbrio climático de uma metrópole em nada influi na intensidade do calor e das chuvas.
(32) O clima urbano é um fenômeno que depende mais da latitude do grande centro do que das regiões periféricas.

Soma ( )



resposta:
01 + 02 + 04 + 08 = 15

origem:Unioeste-1999
tópico:
Territorios-Internacionais

sub-grupo:Vegetação Internacional

pergunta:"Dependemos das florestas para cada passo de nossas vidas." (ROSS, J.L.S. "Geografia do Brasil". São Paulo: Edusp, 1995, p.143)

Além das inúmeras utilidades das florestas, é correto afirmar que

(01) as áreas de florestas tropicais têm demonstrado que seus solos são impróprios para métodos de cultivo baseados nas características dos ecossistemas europeus.
(02) uma das primeiras respostas à escassez de água, nos desertos, é a ausência de vegetação.
(04) a variedade botânica brasileira é resultado da expansão e retração das florestas, cerrados e caatingas, provocada pela alternância de climas úmidos e secos nas regiões tropicais, durante os períodos glaciais do Quaternário.
(08) o aproveitamento econômico da Floresta Amazônica pela indústria madeireira é dificultado pela heterogeneidade e dispersão das espécies arbóreas.
(16) a vegetação natural depende principalmente do clima e, em grau menor do solo, da hidrografia e do relevo.
(32) as florestas espinhosas tropicais e subtropicais ocorrem em regiões de baixa pluviosidade das altas latitudes.
(64) a madeira e a erva-mate da Floresta Subtropical pluvial passaram a ser exploradas, a partir do século XIX, no Oeste do Paraná, sendo exportadas para a Argentina e para a Europa, através do Rio Paraná.

Soma ( )



resposta:
01 + 02 + 04 + 08 + 16 + 64 = 95

origem:Unioeste-1999
tópico:
Territorio-Brasileiro

sub-grupo:Espaço Geográfico Brasileiro

pergunta:"A evolução do espaço se faz pela inscrição da sociedade renovada na paisagem preexistente." (SANTOS, Milton. "O espaço geográfico como categoria filosófica". In: Terra Livre, nŽ 5, 1998, p.15).

Portanto, sobre a organização do espaço, é correto afirmar que

(01) a modernização da agricultura e a dispersão industrial introduzem formas novas de organização espacial.
(02) a organização do espaço brasileiro se fez, ao longo da história, comandada pela colonização de exploração e pela divisão internacional do trabalho.
(04) a organização do espaço produzido pela cana-de-açúcar no Nordeste, pela mineração em Minas Gerais, e pela soja no Centro-Sul, foi comandada pelas necessidades do mercado externo.
(08) o processo de produção do espaço é constante, permanente, e nunca concluído, fazendo-se sentir ao mesmo tempo um processo de produção e um processo de reprodução.
(16) durante o domínio populista no Brasil (Estado Novo, segundo governo de Vargas e governos de Juscelino Kubitschek e João Goulart) estimulou-se a ampliação do espaço econômico sobre o espaço político brasileiro, através da promoção da Marcha para o Oeste.
(32) a organização do espaço é uma questão política, onde as necessidades de mercado pouco influem.

Soma ( )



resposta:
01 + 02 + 04 + 08 + 16 = 31

origem:Unioeste-1999
tópico:
Economia-Mundial

sub-grupo:Agropecuária

pergunta:Sobre modernização agrícola e meio ambiente é correto afirmar que

(01) a destruição das florestas e sua substituição por certas culturas provocam um maior impacto dos agentes meteorológicos sobre os solos, acelerando o transporte do solo e do regolito das encostas para os vales.
(02) com as chuvas, os rios, com seus leitos assoreados, transbordam, inundam cidades e destroem plantações.
(04) a mecanização agrícola em áreas de encostas e em solos silicosos tem sido também uma grande estimuladora da erosão.
(08) a monocultura favorece o desenvolvimento de grande quantidade de pequenas espécies de animais invasores, as pragas.
(16) os solos da Amazônia garantem o sucesso de assentamentos agrícolas em qualquer lugar florestado.
(32) o solo é um elemento vivo da natureza, sua contaminação o torna progressivamente sem vida e menos produtivo.

Soma ( )



resposta:
01 + 02 + 04 + 08 + 32 = 47

origem:Unioeste-1999
tópico:
Geografia-geral-tematica

sub-grupo:

pergunta:Em edição especial, a Folha de São Paulo trouxe um guia, feito por especialistas, onde se discutem termos e expressões que orientam sobre temas dominantes da cultura e da ciência na atualidade. Integrante da equipe, o geógrafo Milton Santos assim se expressa: "Nesta passagem de século, as realidades geográficas também se renovam, contribuindo para a emergência de novos conceitos".
("Folha de São Paulo", 13 de abril de 1997, Caderno Mais, p.19)

Sobre a emergência desses novos conceitos, é correto afirmar que

(01) na reterritorialização atual do mundo, fortalece-se a idéia de estados nacionais autônomos e soberanos.
(02) o conceito de desenvolvimento sustentável está consagrado, ainda que a realidade esteja muito longe de modelos ideais, tanto em países com tecnologia avançada quanto nos outros.
(04) a globalização leva à afirmação de um novo meio geográfico, cuja produção é deliberada e que é tanto mais produtivo quanto maior for o seu conteúdo em ciência, tecnologia e informação.
(08) as redes são a base da modernidade atual e a condição de realização de economia e da sociedade global, onde fluem as informações, que são, hoje, o motor principal dos dinamismos hegemônicos.
(16) as tecnologias de informação têm superado todas as expectativas em termos de impacto econômico, mudando o conceito de empresa, de valor, de trabalho e de emprego.
(32) nos anos 90, além das multinacionais e dos bancos globais, ganham força os processos de liberalização comercial, culminando com a criação da Organização Mundial do Comércio (OMC).

Soma ( )



resposta:
02 + 08 + 16 + 32 = 58

origem:Unioeste-1999
tópico:
Geografia-Humana

sub-grupo:Populações

pergunta:"A solução malthusiana para o crescimento populacional residia na expressão moral restraint. A contenção moral significava adiar a data do casamento e adotar uma estrita abstinência sexual. Pessimista, o autor não achava, contudo, que tal fosse possível". (Moacyr Scliar. "Folha de São Paulo", 15/11/98, em a "Bomba demográfica").

Sobre a questão populacional, é correto afirmar que

(01) o autor a que se refere Scliar, o reverendo Malthus, sustentava a tese segundo a qual os meios de subsistência crescem em proporção aritmética, enquanto a população cresce em proporção geométrica.
(02) em seu ensaio, sobre o princípio da população, Malthus defendia a idéia de que, abandonada a si própria, a humanidade acabaria consumindo os recursos do planeta.
(04) os problemas relacionados à fome no planeta estão diretamente relacionados à confirmação das teses levantadas pelo reverendo Malthus.
(08) o envelhecimento da população mexe com o sistema público da saúde, já que as doenças da velhice são crônicas e degenerativas, de tratamento mais caro.
(16) depois dos anos 60, a emancipação da mulher e a pílula anticoncepcional facilitaram o planejamento familiar, alterando-se padrões de comportamento populacional.
(32) as transformações determinadas pela industrialização e pela urbanização não tiveram qualquer efeito sobre a queda das taxas de mortalidade.

Soma ( )



resposta:
01 + 02 + 08 + 16 = 27

origem:Unioeste-1999
tópico:
Geografia-Humana

sub-grupo:Urbanização

pergunta:Em relação ao espaço interno das metrópoles da América Latina, é correto afirmar que

(01) convivem áreas superequipadas e modernas com áreas absolutamente carentes de qualquer serviço público.
(02) há poucos espaços ocupados em situação de ilegalidade jurídica e, via de regra, o crescimento das metrópoles obedece a rígidos planos orientadores.
(04) o modelo radial centro-periferia começa a ser rompido por novas formas de consumo, promovendo uma "nova centralidade" ao longo das vias expressas e das rodovias, através da construção de "shoppings centers" e de hipermercados.
(08) a violência e a criminalidade das metrópoles estimulam negócios lucrativos, como a comercialização de sistemas de segurança, grades, armas e o estabelecimento de empresas de vigilância, negócios que acabam sendo absorvidos e se transformam em bens de consumo.
(16) tem-se atenuado sensivelmente o déficit de residências, de transporte coletivo, de água encanada e de pavimentação de vias.
(32) no caso do Brasil, a urbanização é recente, sendo que a população urbana passou de 36% do total em 1950 para cerca de 75% em 1995.

Soma ( )



resposta:
01 + 04 + 08 + 32 = 45

origem:Unioeste-1999
tópico:
Territorio-Brasileiro

sub-grupo:Relevo Brasil

pergunta:Sobre as estruturas e as formas do relevo brasileiro, é correto afirmar que

(01) tem como mecanismo genético, de um lado, as formações litológicas e os arranjos estruturais antigos, de outro, os processos mais recentes associados à movimentação das placas tectônicas e ao desgaste erosivo de climas anteriores e atuais.
(02) o território brasileiro é formado por estruturas geológicas antigas, com exceção das bacias de sedimentação, como a do Pantanal mato-grossense, como a parte ocidental da Bacia Amazônica e como trechos do litoral Nordeste e Sul.
(04) grande parte das rochas e estruturas que sustentam as formas do relevo brasileiro são anteriores à atual configuração do continente sul-americano, que passou a ter o seu formato depois da orogênese andina.
(08) na bacia do Paraná, ocorreu extensivo derrame de lavas vulcânicas (Era Mesozóica), que se depositaram sobre as camadas sedimentares em planos horizontais e estratificados.
(16) o basalto e o diabásio, através da decomposição, deram origem a solos de boa fertilidade, como é o caso das terras roxas, encontradas no Planalto Meridional.
(32) foi através da epirogênese terciária que as bacias sedimentares se fixaram em níveis altimétricos elevados e surgiram as escarpas das serras do Mar e da Mantiqueira.

Soma ( )



resposta:
01 + 02 + 04 + 08 + 16 + 32 = 63

origem:Unioeste-1999
tópico:
Geografia-geral-tematica

sub-grupo:

pergunta:Sobre as características físicas do Oeste do Paraná, é correto afirmar que

(01) o Planalto de Guarapuava, no qual se localiza, estende-se desde a Serra Geral até o Rio Paraná atingindo ainda o Norte, Centro-Oeste e Sudoeste do estado.
(02) nem todos os rios da região integram a bacia do Rio Paraná.
(04) a Floresta Subtropical Pluvial, que ocupava a região, está atualmente melhor representada pelo Parque Nacional do Iguaçu.
(08) a atuação das massas de ar Polar Atlântica, Tropical Continental e Tropical Atlântica é predominante no clima da região.
(16) as altitudes baixas determinam o clima "Cfa", sempre úmido, com verões chuvosos e quentes e invernos frios, podendo ocorrer geada noturna periódica.
(32) o manguezal, vegetação característica de áreas alagadas, sofre a ação humana, principalmente, através de projetos imobiliários e expansão de balneários.

Soma ( )



resposta:
01 + 04 + 08 + 16 = 29

origem:Unioeste-1999
tópico:
Economia-Brasil

sub-grupo:

pergunta:Sobre a utilização das bacias hidrográficas brasileiras como rede de transporte fluvial, é correto afirmar:

(01) O rio Amazonas, o rio São Francisco e os formadores do Rio da Prata (Paraná, Paraguai e Uruguai) são muito navegados e tiveram um papel importante na penetração para o interior.
(02) A Bacia Amazônica é a maior bacia localizada inteiramente em território brasileiro, podendo ser aproveitada integralmente para o transporte fluvial em razão de encontrar-se numa região que possui um relevo favorável para esse tipo de transporte.
(04) Apesar do grande número de corredeiras e quedas, a hidrovia Tietê-Paraná está implantada, pois ao lado de cada hidrelétrica existente ao longo deste percurso foi construída uma eclusa que possibilita a subida e descida de barcos.
(08) Existe um subaproveitamento dos rios brasileiros no que diz respeito à sua utilização como vias navegáveis, sendo que o modelo de desenvolvimento implementado no país privilegiou o transporte ferroviário, ainda hoje o principal responsável pela circulação de mercadorias.
(16) A hidrovia Paraguai-Paraná, considerada muito importante pela Argentina, Bolívia, Paraguai e Uruguai, está funcionando a partir de Corumbá (MS), em direção ao sul.

Soma ( )



resposta:
01 + 04 + 16 = 21

origem:Unioeste-1999
tópico:
Geografia-Humana

sub-grupo:Urbanização

pergunta:"A partir do começo do século XX o processo de centralização [da cidade] e a sua correspondente forma espacial, a Área Central, passaram a ser sistematicamente considerados pelos estudiosos do fenômeno urbano. De fato, a Área Central, constitui-se no foco principal não apenas da cidade mas também de sua hinterlândia." (CORRÊA, Roberto L. "O ESPAÇO URBANO". São Paulo: Ática, 1989.)

Considerando o enunciado acima, sobre a área central nas GRANDES CIDADES, é correto afirmar:

(01) O núcleo central apresenta um uso intensivo do solo, com alta concentração de atividades econômicas, sobretudo do setor terciário.
(02) A materialização do uso intensivo desta área pode ser constatada através da maior concentração vertical, facilmente distinguível na paisagem urbana.
(04) É o ponto de gestão do território, pois aí estão localizadas as sedes sociais ou escritórios regionais das principais empresas que atuam na cidade e em sua região de influência.
(08) As atividades localizadas nesta área central são aquelas capazes de transformar custos locacionais elevados e ampla acessibilidade em lucros maximizados.
(16) Apresenta-se como área residencial de alto status social, em razão das diversas vantagens que possui, como facilidade de tráfego e ausência de poluição, pelo fato das indústrias estarem localizadas na periferia da cidade.
(32) A área central das cidades tornou-se foco dos estudos de vários pesquisadores somente quando ocorreu o intenso processo de urbanização da população européia, durante o auge do Feudalismo.

Soma ( )



resposta:
01 + 02 + 04 + 08 = 15

origem:Unioeste-1999
tópico:
Geografia-Humana

sub-grupo:Populações

pergunta:Sobre o crescimento populacional e as suas implicações na vida social e econômica, é correto afirmar que

(01) a teoria malthusiana baseia-se no princípio de que o crescimento populacional ocorre num ritmo geométrico enquanto o crescimento dos produtos de subsistência ocorre num ritmo aritmético, logo, a produção de alimentos não acompanha o crescimento populacional.
(02) à medida que uma população melhora suas condições de vida, as taxas de natalidade tendem a declinar, mantendo-se em níveis baixos independente de políticas institucionalizadas para o controle de natalidade.
(04) os governos da França e da Inglaterra impuseram as mais conhecidas e difundidas políticas antinatalistas do pós-Segunda Guerra Mundial, reduzindo drasticamente as taxas de natalidade de seus países.
(08) o único argumento de consenso entre as várias teorias populacionais refere-se a necessidade de diminuir o contingente populacional para que a renda per capita aumente e, consequentemente, haja uma elevação qualitativa do nível de vida no país.
(16) os altos índices de crescimento demográfico dos países latino-americanos (considerados os mais altos do mundo) tornam-se um obstáculo ao desenvolvimento econômico, pois cria-se uma estrutura etária formada essencialmente por jovens e crianças, exigindo investimentos não produtivos - hospitais, escolas, etc desviando recursos que poderiam ser diretamente produtivos - como a construção de fábricas.
(32) um dos grandes desafios atuais da humanidade é encontrar a melhor solução para deter o crescimento populacional que se processa de forma acelerada em todos os países do mundo.

Soma ( )



resposta:
01 + 02 = 03

 


Próxima Página »

Página 1 de 2