Banco de dados de questões do vestibular Uepg-2008 - perguntas e respostas comentadas
questões de vestibulares
|
 

Questões Uepg-2008

REF. Pergunta/Resposta
origem:Uepg
tópico:
Regioes-Brasileiras

sub-grupo:Brasil - Região Centro-Oeste

pergunta:Sobre a Região Centro-Oeste do Brasil, assinale o que for correto.
(01) As atividades econômicas da região têm se concentrado no campo industrial, sendo a agricultura e a pecuária relegadas a segundo plano.
(02) O clima predominante é o Aw, com chuvas de verão e inverno seco. No inverno, a umidade relativa do ar pode atingir índices bastante baixos, comparados aos de desertos.
(04) Esta região, com presença de florestas na porção do estado de Mato Grosso, tem estado livre de desmatamentos e de queimadas, sem a ocorrência de focos de incêndios nos últimos anos.
(08) A maior parte do estado de Mato Grosso faz parte da região geoeconômica da Amazônia, e a sua porção sul está incluída na região geoeconômica do Centro-Sul.



resposta:
2 + 8 = 10

origem:Uepg
tópico:
Territorio-Brasileiro

sub-grupo:Espaço Geográfico Brasileiro

pergunta:A linha do Equador e o trópico de Capricórnio cortam o território brasileiro. Considerando a posição do Brasil em relação a esses dois círculos, assinale o que for correto.
(01) Os estados brasileiros a leste de Brasília estão localizados no hemisfério oriental, enquanto os estados a oeste da capital se localizam no hemisfério ocidental.
(02) O ponto extremo norte do Brasil e o ponto extremo norte do estado do Paraná encontram-se no hemisfério norte, enquanto os pontos extremos sul, do país e do estado do Paraná, estão no hemisfério sul.
(04) Os estados brasileiros localizados entre o Equador e o trópico de Capricórnio estão na zona temperada do sul, totalmente ou em parte.
(08) Uma pequena parte do território brasileiro está localizada no hemisfério norte, e a maior parte, no hemisfério sul.
(16) O Paraná, que é atravessado na sua parte norte pelo trópico de Capricórnio, tem a maior parte do seu território localizada na zona subtropical.



resposta:
8 + 16 = 24

origem:Uepg
tópico:
Territorios-Internacionais

sub-grupo:Clima Intenacional

pergunta:Sobre projeções cartográficas e convenções utilizadas na confecção de mapas, assinale o que for correto.
(01) As projeções cilíndricas, a exemplo da de Mercator, são baseadas na projeção dos paralelos e meridianos em um cilindro envolvente, posteriormente planificado.
(02) As projeções azimutais se baseiam na projeção da superfície terrestre num plano em que os meridianos são linhas retas divergentes e os paralelos são círculos concêntricos.
(04) As projeções cônicas são baseadas na projeção do globo terrestre sobre um cone que o tangencia e que depois é planificado.
(08) Os símbolos ou sinais utilizados nos mapas são denominados convenções. As formas de relevo podem ser representadas por curvas de nível, hachuras e sombreamento.
(16) A profundidade nos oceanos é representada nos mapas por tonalidades diferentes da cor azul, indo de um tom mais escuro (maiores profundidades) para um azul-esbranquiçado (menores profundidades).



resposta:
1 + 2 + 4 + 8 + 16 = 31

origem:Uepg
tópico:
Territorios-Internacionais

sub-grupo:Hidrografia Internacional

pergunta:A respeito das águas oceânicas e sua ação sobre o planeta, assinale o que for correto.
(01) O fluxo de águas quentes das regiões tropicais para as de altas latitudes e o fluxo de águas frias das regiões polares em direção ao Equador contribuem para o equilíbrio térmico do globo.
(02) As regiões oceânicas oferecem condições para a formação de massas de ar que influenciam nas características climáticas do globo, a exemplo das massas Tropical marítima (Tm), Equatorial marítima (Em) e Polar marítima (Pm).
(04) O fenômeno denominado El Niño, que ocorre na região do Oceano Pacífico tropical a intervalos irregulares, afetando o comportamento climático em grande parte do planeta, é um fenômeno oceânico.
(08) A proximidade e o distanciamento dos oceanos são fatores influenciadores na distribuição geográfica das chuvas sobre áreas continentais, embora as correntes marítimas frias contribuam para a estabilidade da atmosfera e o surgimento de áreas desérticas.
(16) A evaporação das águas dos oceanos é a principal fonte da umidade do ar atmosférico, pois eles cobrem por volta de 71% da superfície do globo terrestre.



resposta:
1 + 2 + 4 + 8 + 16 = 31

origem:Uepg
tópico:
Geografia-Humana

sub-grupo:Populações

pergunta:Sobre a saúde no mundo, assinale o que for correto.
(01) A OMS - Organização Mundial da Saúde, o órgão das Nações Unidas para a saúde, monitora e informa sobre doenças como dengue, febre amarela e cólera, além de promover campanhas de vacinação, água potável e saneamento básico para combater várias doenças como tuberculose, malária, pneumonia e diarréia, que matam milhões de pessoas nos países pobres.
(02) A Europa Meridional e o Norte da África são as partes do mundo que apresentam o maior número de pessoas infectadas com o vírus da AIDS.
(04) O perfil das doenças muda conforme os países se desenvolvem, passando de doenças de deficiência alimentar para doenças cardiovasculares e outras "doenças de ricos". Além do mais, a melhoria nos sistemas de transporte e a mecanização da agricultura levaram a uma vida sedentária, o que tem aumentado o número de pessoas obesas, principalmente nos países em desenvolvimento.
(08) O Brasil tem enfrentado problemas com a dengue, mas o número de pessoas que contraem a doença tem diminuído de maneira significativa graças à ação dos serviços públicos de saúde e às campanhas de prevenção.
(16) Uma das maiores preocupações do mundo foi a gripe aviária, que atingiu alguns países da Ásia e que afetou aves domésticas e silvestres, gatos, cães e o homem. A epidemia está totalmente erradicada e não apresenta mais perigo algum de propagação.



resposta:
1 + 4 = 5

origem:Uepg
tópico:
Geografia-Humana

sub-grupo:Populações

pergunta:Sobre grupos raciais, suas características e distribuição geográfica, assinale o que for correto.
(01) O grupo caucasóide é representado pelos povos de todo o continente europeu, norte da África e parte do continente asiático (sobretudo o Oriente Médio).
(02) O grupo capóide, que pode ser incluído entre os caucasóides, inclui os drávidas (sul da Índia), os negritos de ilhas do Oceano Índico, os negritos das Filipinas, aborígines de Papua-Nova Guiné, aborígines da Austrália e povos melanésios da Oceania.
(04) O grupo negróide é representado pelos povos do leste e do sudeste asiático, da Oceania (malaios e polinésios) e do cont inente americano (esquimós e ameríndios).
(08) O grupo mongolóide é representado pelos povos da África subsaariana. Nesse grupo podem ser incluídos os grupos australóide e capóide, de acordo com alguns estudiosos, ou podem ser considerados separadamente, de acordo com outros.
(16) As raças humanas podem ser distinguidas pela cor da pele, tipo facial (principalmente a forma dos lábios, olhos e nariz), perfil craniano e textura e cor do cabelo.



resposta:
1 + 16 = 17

origem:Uepg
tópico:
Economia-Mundial

sub-grupo:Agropecuária

pergunta:No que respeita à agricultura da América Latina, assinale o que for correto.
(01) O setor agrícola na América Latina ainda não se libertou de todo passado colonial, o que é comprovado pela predominância da grande propriedade rural no controle do uso da terra, pela produção agrícola destinada em grande parte para abastecer o mercado externo e pelas relações de trabalho historicamente atrasadas.
(02) A agricultura de subsistência é largamente praticada na América Latina, principalmente a agricultura tropical, que é realizada à custa da destruição de áreas florestais, do solo, da água e da fauna.
(04) A agricultura comercial inclui as plantations de cana-de-açúcar, café, banana, algodão, cacau e outros produtos, em condições de monocultura e com ocupação de grandes áreas de terra (latifúndios).
(08) Em muitas regiões da América Latina, para manter um nível de remuneração mínima necessária, os trabalhadores utilizam ainda a força de trabalho de seus filhos menores, que, como eles, se submetem às condições precárias e extenuantes do tr abalho adulto.
(16) Nas regiões tropicais e equatoriais, a abundância de chuvas lava o solo e as enxurradas carregam os minerais, empobrecendo-o num curto espaço de tempo. O camponês, após dois ou três anos de cultivo, abandona a área em busca de outra para o cultivo. É a chamada agricultura itinerante.



resposta:
1 + 2 + 4 + 8 + 16 = 31

origem:Uepg
tópico:
Economia-Mundial

sub-grupo:

pergunta:Sobre capitalismo, globalização e suas conseqüências, assinale o que for correto.
(01) A globalização da economia pressupõe processos iguais de produção de mercadorias em todas as partes do mundo em que as empresas multinacionais atuam, sem considerar adaptações aos mercados locais em função de diferentes fatores econômicos, climáticos, jurídicos e culturais.
(02) O FMI tem como meta a liberalização das economias capitalistas nacionais, sobretudo nos países menos desenvolvidos, para impedir o endividamento externo dos mesmos, que seria uma forma de dependência entre os povos.
(04) A globalização do capitalismo é formada por um conjunto de processos que possibilitam produzir, distribuir e consumir bens e serviços. São exemplos desses processos os cartões de crédito, a rede informatizada interbancária, fast food e outros.
(08) O capitalismo, após a Segunda Guerra Mundial, desenvolveu-se como um processo de consolidação dos oligopólios internacionais, que originou as empresas multinacionais, a partir da emergência dos Estados Unidos como potência econômica capitalista e a transformação interna das empresas norte-americanas.
(16) Grande parte da força de trabalho empregada pelas multinacionais está fora de seus países de origem. A produção capitalista internacional incorporou a mão-de-obra de muitos países em uma estrutura empresarial mundialmente integrada.



resposta:
4 + 8 + 16 = 28

origem:Uepg
tópico:
Geopolitica-Internacional

sub-grupo:Geopolítica Sudoeste Asiático

pergunta:Sobre algumas nações do continente asiático, sua população e algumas de suas características, assinale o que for correto.
(01) Mianmar, antiga Birmânia, um dos países mais pobres do mundo, tem no budismo a sua principal religião.
(02) Timor-Leste, um dos países mais jovens, que obteve sua independência da Austrália neste século XXI, apresenta uma das taxas de desemprego mais baixas do mundo.
(04) A Índia, segundo país mais populoso do mundo, tem em Delhi, Mumbai (antiga Bombaim) e Calcutá três das mais populosas cidades do mundo, mas com grande número de favelas, uma vez que a maior parte dessa população urbana é composta de gente que abandonou o campo em busca de trabalho nas cidades.
(08) A Indonésia, um dos países mais populosos do mundo, com maior número de muçulmanos do que qualquer outro país do mundo, tem na Ilha de Bali importante atração turística.
(16) Embora o Vietnã ainda seja um país comunista, ele tem encorajado a iniciativa privada.



resposta:
1 + 4 + 8 + 16 = 29

origem:Uepg
tópico:
Geografia-geral-tematica

sub-grupo:

pergunta:A respeito de fronteiras entre países, formais ou informais, assinale o que for correto.
(01) Normalmente acidentes geográficos como montanhas, lagos e rios, ou, ainda, linhas como paralelos e meridianos, são usados como fronteiras entre países. A fronteira mais extensa, não contínua, do mundo se faz entre a Rússia e a China, que sofre interrupção pela fronteira China-Mongólia.
(02) A mais extensa fronteira contínua do mundo se faz entre Estados Unidos e México, estendendo-se do Atlântico ao Pacífico. Essa grande extensão é que dificulta o controle de entrada de imigrantes clandestinos de um país para o outro.
(04) Entre os membros da União Européia, as formalidades de fronteiras, como a apresentação de passaportes, foram totalmente abolidas.
(08) Nas fronteiras entre países podem ser criadas barreiras artificiais como zonas neutras em áreas de conflito, para proteger a população, reduzir tensões ou evitar a emigração. Dois exemplos de barreiras artificiais são o Muro de Berlim, derrubado em 1989, e a Barreira de Separação, em construção pelo governo israelense com o objetivo de impedir militantes palestinos de entrar em Israel.
(16) Uma zona desmilitarizada é uma faixa neutra demarcada entre dois países em guerra, a exemplo da existente entre China e Coréia do Norte.



resposta:
1 + 4 + 8 = 13

origem:Uepg
tópico:
Geopolitica-Internacional

sub-grupo:Geopolítica da América do Sul

pergunta:A respeito do Mercado Comum do Sul (Mercosul), assinale o que for correto.
(01) Em relação ao Mercosul, o Paraná ocupa uma posição capaz de lhe trazer boas perspectivas de desenvolvimento, pois está localizado a meio caminho entre os principais centros econômicos do país, como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e a capital Brasília, e as capitais de países membros, como Montevidéu, Assunção e Buenos Aires.
(02) O Mercosul constitui um processo de unificação de mercados cujo objetivo é a livre circulação de bens e serviços entre os países que o compõem.
(04) Na atualidade, todos os países da América do Sul fazem parte do Mercosul, com exceção da Venezuela.
(08) As relações comerciais entre os principais componentes do Mercosul, que são Argentina e Brasil, desde a sua criação em 1991, nunca apresentaram barreiras a qualquer produto agrícola ou industrializado, de ambos os lados, tampouco tiveram problemas relacionados a subsídios ou qualidade de produtos.
(16) Para evitar a competitividade desigual entre os componentes do Mercosul, a abertura de mercado deve ter salvaguardas, com a implementação de políticas internas que assegurem o pleno funcionamento das relações econômicas. No caso do Brasil, a agricultura (trigo, cevada, fruticultura) e a pecuária (carne, leite e derivados) correm o risco de produzir prejuízos na compet ição com produtos de outro país com custos de produção mais baixos.



resposta:
1 + 2 +16 = 19

origem:Uepg
tópico:
Economia-Mundial

sub-grupo:

pergunta:A respeito do tema comunicações e transportes no mundo atual, assinale o que for correto.
(01) Os telefones celulares, hoje, utilizam tecnologias que permitem a comunicação entre esses aparelhos e computadores. A tecnologia digital alterou a transmissão de áudio, vídeo e textos, e as conexões de internet de "banda larga" surgiram quando os volumes de dados transmitidos pelas linhas e comunicação internacionais começaram a exceder os das chamadas telefônicas.
(02) Os trens de alta velocidade, que chegam a velocidades acima de 300 km/h, são utilizados em países como Japão, França, Alemanha e Espanha. No Brasil, um trem de alta velocidade entre São Paulo e Rio de Janeiro aliviaria o transporte da ponte aérea entre essas duas grandes cidades.
(04) Os transportes aéreos procuram utilizar-se da rota antártica, passando sobre o continente da Antártida, porque ali existem instalações diversas para pousos emergenciais e missões de salvamento, além de não haver necessidade de se evitar a poluição do meio ambiente local.
(08) O transporte coletivo mais eficiente nas cidades de hoje, tendo em conta os constantes congestionamentos pelo crescente número de carros, é o metrô. Algumas cidades adotam o metrô de superfície e, no caso de Sydney, na Austrália, o monotrilho, com trens que correm sobre um único trilho.
(16) As transmissões analógicas de TV e rádio substituirão as transmissões digitais. O Brasil implantará o sistema analógico japonês nas suas transmissões de televisão.



resposta:
1 + 2 + 8 = 11

 


Próxima Página »

Página 1 de 2