Banco de dados de questões do vestibular Ufsc-2008 - perguntas e respostas comentadas
questões de vestibulares
|
 

Questões Ufsc-2008

REF. Pergunta/Resposta
origem:Ufsc
tópico:
Territorio-Brasileiro

sub-grupo:Espaço Geográfico Brasileiro

pergunta:A partir da interpretação do mapa Brasil: dimensões e pontos extremos, e considerando que o Brasil possui terras nos três dos quatro hemisférios da Terra, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S) sobre a caracterização do espaço geográfico brasileiro.
(imagem abaixo)

(01) Em função das dimensões leste-oeste, o Brasil apresenta somente dois fusos horários, que estão adiantados em relação ao meridiano de Greenwich (0°).
(02) Em relação ao paralelo de 0°, o Brasil possui terras nos hemisférios norte e sul.
(04) O ponto extremo oriental do Brasil localiza-se na Região Norte.
(08) A latitude extremo meridional do Brasil corresponde a 33°45 09"S.
(16) Dois dos quatro pontos extremos do Brasil localizam-se no Complexo Regional da Amazônia.
(32) Os pontos extremos do Brasil não são considerados eqüidistantes.


resposta:
2 + 8 + 16 = 26

origem:Ufsc
tópico:
Geografia-Humana

sub-grupo:Urbanização Brasileira

pergunta:"Com poucas palavras, Yaqub pintava o ritmo de sua vida paulistana. A solidão e o frio não o incomodavam; comentava os estudos, a perturbação da metrópole, a seriedade e a devoção das pessoas ao trabalho. De vez em quando, ao atravessar a praça da República, parava para contemplar a imensa seringueira. Gostou de ver a árvore amazônica no centro de São Paulo, mas nunca mais a mencionou."
(HATOUM, Milton. "Dois irmãos". São Paulo: Companhia das Letras, 2006. p. 44.)

A partir de expressões constantes no excerto acima, que são de uso corrente na Geografia, e com base nos seus conhecimentos, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).

(01) As formações de seringais são típicas do Sudeste brasileiro, principalmente nas áreas de ocorrência do clima temperado continental.
(02) O crescimento e a expansão de algumas cidades deram origem às metrópoles. São consideradas metrópoles globais: São Paulo, Londres e Tóquio.
(04) As inversões térmicas ocorrem bastante no sul do Brasil e em São Paulo, principalmente no período do inverno.
(08) As metrópoles regionais brasileiras polarizam extensas regiões como Porto Alegre, Recife e Blumenau.
(16) O individualismo da sociedade contemporânea, assim como ocorre em São Paulo e na maioria das áreas urbanas do Brasil, é apontado como a única causa da violência e agressividade dos seus elementos.



resposta:
2 + 4 = 6

origem:Ufsc
tópico:
Economia-Brasil

sub-grupo:Fontes de Energia

pergunta:"Falava do antracito e da hulha, o luto feito pedra, lembrança trágica de muitas eras orgulhosas do planeta, monumento da pré-história das árvores, negro, que a indústria dos homens devasta."
POMPÉIA, Raul. "O Ateneu". São Paulo: Ática, 1996. p. 144.

O Programa de Etiquetagem de Fogões e Aquecedores tem como objetivo estimular a produção e utilização de aparelhos domésticos a gás mais eficientes e seguros.
PROGRAMA NACIONAL DA RACIONALIZAÇÃO DO USO DOS DERIVADOS DO PETRÓLEO E DO GÁS NATURAL (Conpet).

Com base nos seus conhecimentos a respeito dos temas levantados nos excertos acima, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).

(01) As bacias sedimentares concentram, principalmente, as grandes reservas de combustíveis fósseis, tais como o carvão mineral e o petróleo.
(02) Os carvões mais puros são as melhores fontes de energia. A hulha é mais pura do que o antracito, apresentando mais de 90% de carbono em sua constituição.
(04) Os excertos acima referem-se a fontes de energia renováveis.
(08) O Brasil atualmente é o maior exportador de carvão e de petróleo do continente americano.
(16) As primeiras décadas do século XX marcam o início do "ciclo do petróleo" e, conseqüentemente, do aumento exponencial do consumo desse combustível, principalmente nos países desenvolvidos.



resposta:
1 + 16 = 17

origem:Ufsc
tópico:
Geografia-Humana

sub-grupo:População Brasileira

pergunta:"A maior cidade nordestina do mundo [São Paulo]. Nordestinos, cearenses, baianos, paraíbas e demais: [...]."
NEVES, Amilcar. "Relatos de sonhos e de lutas". São Paulo: Estação Liberdade: Fundação Nestlé de Cultura, 1991. p. 71.

"Herdara o Santa Rosa pequeno, e fizera dele um reino, rompendo os seus limites pela compra de propriedades anexas. Acompanhava o Paraíba com as várzeas extensas e entrava de caatinga adentro".
REGO, José Lins do. "Menino de engenho". São Paulo: José Olympio, 2005. p. 104.

A partir da leitura dos excertos acima, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).

(01) Os fluxos migratórios internos no Brasil dirigiam-se para o Sudeste, principalmente para São Paulo.
(02) O primeiro excerto caracteriza um fluxo migratório conhecido como migração intra-regional.
(04) O Sertão, principal sub-região econômica do Nordeste brasileiro, tem sua economia baseada na policultura.
(08) A irrigação, a partir de açudes ou barragens, vem proporcionando o crescimento da fruticultura na Região Norte do Brasil, principal área do romance Menino de engenho, de José Lins do Rego.
(16) Entre as causas da configuração política e econômica do Nordeste, tal como entendida atualmente, pode-se relacionar a decadência das oligarquias tradicionais sob o impacto do modelo agroexportador.
(32) No Nordeste brasileiro, a transumância ocorre entre os trabalhadores, principalmente sem qualificação, que residem no Agreste ou no Sertão e que se deslocam para a Zona da Mata para realizar, sobretudo, o corte da cana-de-açúcar.



resposta:
1 + 16 + 32 = 49

origem:Ufsc
tópico:
Territorio-Brasileiro

sub-grupo:Espaço Geográfico Brasileiro

pergunta:Com base nos seus conhecimentos e a partir da interpretação do mapa do Brasil ("Domínios morfoclimáticos"), assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).
(imagem abaixo)

(01) Devido a sua localização geográfica, o Domínio identificado com o número 5 possui predominantemente o tipo climático subtropical úmido.
(02) Os Domínios paisagísticos identificados com os números 4 e 7 caracterizam os cenários de Dois irmãos, de Milton Hatoum.
(04) No Domínio identificado com o número 2, nos vales fluviais eram comuns as matas galerias, mas parcela significativa foi desmatada para dar lugar à agricultura.
(08) O Domínio paisagístico identificado com o número 3 abriga atualmente as maiores densidades demográficas do Brasil.
(16) O Domínio morfoclimático identificado com o número 6 é uma região semi-árida em toda a sua extensão.
(32) O Domínio paisagístico identificado com o número 1 é formado, principalmente, por terras baixas e paupérrima rede hidrográfica.


resposta:
1 + 4 + 8 = 13

origem:Ufsc
tópico:
Economia-Brasil

sub-grupo:Agropecuária

pergunta:Observe o gráfico a seguir
(imagem abaixo)

A partir da interpretação do gráfico e com base nos seus conhecimentos, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S) sobre o tema agricultura.

(01) A fertilidade do solo e a sua disponibilidade não interferem na produção agrícola.
(02) A biotecnologia aplicada às atividades agrícolas tem como único objetivo a erradicação da fome, principalmente nos países do Eixo Sul.
(04) A produção de soja e cana-de-açúcar é muito mais elevada que a dos produtos voltados para a subsistência.
(08) Sobretudo nas regiões mais ricas do planeta, a agricultura insere-se na cadeia produtiva dos agronegócios, cujas culturas registram elevados investimentos em capital e alta tecnologia.
(16) No Brasil, na década de 1970, como forma de aliviar a pressão sobre a "conta petróleo", intensifica-se a cultura da cana-de-açúcar para produção de álcool como alternativa para substituir a gasolina nos motores dos veículos.
(32) Com a introdução dos cultivos da cana-de-açúcar e da soja, as propriedades monocultoras deixaram de existir em toda extensão das terras agricultáveis do território brasileiro.


resposta:
4 + 8 + 16 = 28

origem:Ufsc
tópico:
Geografia-Humana

sub-grupo:População Brasileira

pergunta:"Restava ainda a senzala dos tempos do cativeiro. Uns vinte quartos com o mesmo alpendre na frente. As negras do meu avô, mesmo depois da abolição, ficaram todas no engenho, não deixaram a rua, como elas chamavam a senzala".
REGO, José Lins do. "Menino de engenho". São Paulo: José Olympio, 2005. p. 83.
(imagem abaixo)

A partir da análise do exposto no texto e com base nos seus conhecimentos, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).

(01) O IBGE faz diferentes levantamentos da população brasileira. O mais completo deles é o Censo Demográfico, realizado de cinco em cinco anos.
(02) Os japoneses, que pertencem à etnia amarela, no ano de 2008 vão comemorar o centenário de imigração no Brasil.
(04) Devido exclusivamente às questões econômicas, a concentração de negros é superior nas Regiões Sul e Sudeste, em relação às demais regiões brasileiras.
(08) Se analisarmos os indicadores econômicos brasileiros, fica visível que os longos processos de intensa exploração, principalmente dos negros e dos pardos, resultaram na desigual distribuição de renda, oportunidade e escolaridade.
(16) O elemento branco que participou da formação étnica do Brasil pertence ao grupo anglo-saxão, o único a colonizar o Brasil.
(32) Os primeiros escravos negros chegaram ao Brasil somente com a cafeicultura, ou seja, no século XIX.
(64) No conjunto dos elementos brancos, os portugueses constituem o grupo mais numeroso na formação étnica do Brasil.


resposta:
2 + 8 + 64 = 74

origem:Ufsc
tópico:
Geografia-Humana

sub-grupo:População Brasileira

pergunta:"O fascínio, ah!, o fascínio dos velhos fortes portugueses construídos para defender a Ilha de Santa Catarina: onze fortalezas erguidas em uns poucos anos, onze bastiões de pedra, cal, madeira, barro e óleo de baleia levantados a partir de 1740, onze vigilantes impávidos e agressivos olhando os mares da Ilha como quem ameaçasse o inimigo com os riscos de uma imprudente abordagem [...]".
NEVES, Amilcar. "Relatos de sonhos e de lutas". São Paulo: Estação Liberdade: Fundação Nestlé de Cultura, 1991. p. 29.

A partir da leitura do excerto acima e com base nos seus conhecimentos, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).

(01) No inverno, as temperaturas mais amenas das águas do Atlântico têm favorecido a migração, principalmente da baleia franca, para o litoral catarinense.
(02) Todos os fortes construídos ao longo do litoral catarinense no século XVIII tiveram como único objetivo o desenvolvimento econômico de cada um dos povoados em que foram erguidos.
(04) A partir da segunda metade do século XVIII iniciava-se, principalmente, a fase da colonização açoriana no litoral catarinense. A partir de então, intensifica-se a aça e mamíferos aquáticos, principalmente de baleias, que eram abundantes nestas latitudes.
(08) Cal e barro são subprodutos exclusivos, resultantes do desgaste das formações magmáticas intrusivas.
(16) O Forte de São José da Ponta Grossa, referido no conto "Fascínio" do autor supracitado, localiza-se ao sul da Ilha de Santa Catarina.



resposta:
1 + 4 = 5

origem:Ufsc
tópico:
Questoes-ambientais-Brasil

sub-grupo:Preservação de Recursos Hidrícos

pergunta:"Estima-se que o volume de água existente no planeta supere a casa dos 1,4 bilhões de metros cúbicos, e um pouco mais de 97% desse volume é composto de água algada concentrada nos oceanos e mares, restando para a água doce, ou seja, aquela que consumimos diariamente, pouco menos de 3% do volume total."
GARCIA, H. C.; GARAVELLO, T. M. "Geografia: de olho no mundo do trabalho". São Paulo: Scipione, 2005. p. 304. Volume único para o ensino médio.

A partir da leitura do texto e com base nos seus conhecimentos, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).

(01) As principais fontes de água doce estão nas calotas polares, sob a forma de gelo, e no subsolo, na forma de lençóis freáticos.
(02) Os rios da Região Sul do Brasil apóiam-se em dois sistemas de drenagem. Com base nessa afirmação pode-se dividir os rios catarinenses em duas vertentes: a do Atlântico e a do Interior.
(04) Em função da distribuição regular das chuvas em todo o território brasileiro, todos os rios são considerados perenes.
(08) A água doce encontra-se distribuída de forma eqüitativa em todas as regiões do globo terrestre.
(16) Em relação ao ciclo da água, a construção de grandes represas não causa impactos na região, uma vez que a água que alimenta a represa prossegue depois rio abaixo com a mesma vazão e velocidade.
(32) São exemplos de águas continentais em Santa Catarina as lagoas da Conceição e do Imaruí, e o rio Peperi-Guaçu.



resposta:
1 + 2 + 32 = 35

origem:Ufsc
tópico:
Geopolitica-Internacional

sub-grupo:Geopolítica da América do Sul

pergunta:Observe o mapa e assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).
(imagem abaixo)

(01) A Colômbia, identificada no mapa com o número 1, possui litoral tanto no Atlântico como no Pacífico, o que facilita a conexão das rotas do narcotráfico com os países europeus, africanos, asiáticos e da Oceania.
(02) Os países identificados com os números 2, 3 e 4 formam o conjunto regional denominado América Platina.
(04) Exceto o Brasil, todos os países da América do Sul foram colonizados por espanhóis. Até obterem a independência política, esses mesmos países foram fortemente marcados por colônias de povoamento.
(08) O Chile, identificado com o número 5, apresenta um dos melhores indicadores socioeconômicos da América do Sul.
(16) Os países identificados com os números 6, 7, 8,10 e 11 pertencem a dois blocos econômicos: Área de Livre Comércio das Américas (Alca) e Mercado Comum do Livre Comércio do Caribe e Pacífico (Nafta).
(32) O Brasil tem suas terras mais concentradas na porção centro-oriental do continente sul-americano.


resposta:
1 + 8 + 32 = 41