Exercícios mais comentados do banco de dados de questões de História
questões de vestibulares
|

 

Exercícios mais comentados

REF. Pergunta/Resposta
vestibular:Fei
tópico:Historia

sub-grupo:Renascimento
pergunta:As principais características do Renascimento foram:
a) teocentrismo, realismo e intensa espiritualidade;
b) romantismo, espírito crítico em relação à política, temas de inspiração exclusivamente naturalistas;
c) ausência de perspectiva e adoção de temas do cotidiano religioso, tendo como foco apenas os valores espirituais;
d) uso de temas ecológicos evidenciando a preocupação com o meio ambiente, execução de variados retratos de personalidades da época.
e) antropocentrismo, humanismo e inspiração greco-romana.



resposta:[E]

vestibular:Unirio
tópico:historia-Brasil

sub-grupo:Período Regencial
pergunta:Assinale a alternativa incorreta:
a) O Clube da Maioridade tinha como objetivo lutar, junto à Assembléia Nacional, pela antecipação da maioridade de Pedro de Alcântara.
b) Os principais representantes do Clube da Maioridade eram os irmãos Martin Francisco e Antônio Carlos de Andrada e Silva.
c) O Clube da Maioridade teve o apoio das classes dominantes e uniu políticos progressistas e parte dos regressistas.
d) Em 1840, a Assembléia Nacional aprovou a tese da Maioridade e Pedro Alcântara apesar de seus 15 anos incompletos, foi considerado apto para assumir a chefia do Estado Brasileiro.
e) O Clube da Maioridade, permitiu que D. Pedro assumisse o poder no dia 20 de dezembro de 1840, marcando o início do Primeiro Reinado.



resposta:[E]

vestibular:Outros
tópico:Historia

sub-grupo:Absolutismo
pergunta:Como era a forma de poder do Antigo Regime?



resposta:

vestibular:
tópico:historia-Arte

sub-grupo:
pergunta:A história da arte brasileira no século XX mostra que uma boa parte dos artistas expressaram em suas obras as contradições da sociedade. Indique a alternativa que corresponde a essa afirmação.
a) Machado de Assis - "Filosofia de um Par de Botas" José de Alencar - "O Guarani"
b) Ariano Suassuna - "O Auto da Compadecida" Graciliano Ramos - "Vidas Secas"
c) Chico Buarque - "A Rita" Vila Lobos - "O Guarani"
d) Gregório de Matos- "Boca do Inferno" Victor Meireles - "Moema"
e) Fernando Sabino - "De Cabeça para Baixo" Benedito Calixto - "O Poema de Anchieta"



resposta:[B]

vestibular:
tópico:historia-Arte

sub-grupo:
pergunta:O movimento tropicalista lançou novas idéias culturais no Brasil, influindo na transformação de concepções estéticas que predominavam naquele período. Pode-se destacar como Tropicalismo: ( ) as obras musicais de Chico Buarque, que seguiam a tradição da bossa nova dos anos de 1950. ( ) os filmes de Nelson Pereira dos Santos, com análises bastante renovadoras da sociedade brasileira. ( ) as composições de Caetano Veloso, com experiências musicais renovadoras. ( ) a participação de Roberto Carlos, que empolgou a juventude da época com suas músicas. ( ) os arranjos do maestro Júlio Medaglia, os quais quebraram a tradição musical existente.



resposta:F - F - V - F - V

vestibular:Unirio
tópico:historia-America

sub-grupo:Período Colonial
pergunta:Em meados do século XVI, o processo de submissão dos territórios americanos à Coroa Espanhola cedeu lugar à implementação de várias formas da administração metropolitana sobre a sociedade colonial, entre as quais pode(m)-se apontar:
a) a Casa de Contratação, que distribuía os cargos públicos e nomeava os representantes da nobreza local para os altos cargos da administração dos vice-reinados e das capitanias gerais.
b) a "Encomienda", que formava uma magistratura vinculada às capitais dos vice-reinados com o objetivo de arrecadar e fiscalizar tributos devidos à Coroa Espanhola.
c) o Real e Supremo Conselho das Índias, encarregado da fiscalização e do controle das mercadorias que passavam pelas fronteiras coloniais.
d) as Audiências, que eram assembléias deliberativas com poder de legislação sobre questões ligadas às disputas fundiárias e comerciais entre os colonos.
e) os Cabildos, que eram órgãos encarregados da administração local, em seu âmbito político, sendo, em geral, controlados pelos segmentos "criollos" regionais.



resposta:[E]

vestibular:Unb
tópico:historia-Geral

sub-grupo:Relações Históricas
pergunta:A respeito dos processos de crise e de ruptura na produção cultural, intelectual, artística e esportiva brasileira no presente século, julgue os itens que se seguem.

(1) O Teatro de Arena, fundado na década de cinqüenta, foi marcado pela falta de engajamento e pelo direitismo político.
(2) A chamada música popular brasileira (MPB) nasceu do berço folgado da malandragem, do espaço irregular e da relativa flexibilidade social nas cidades.
(3) A Cinédia, a Atlântida e a Vera Cruz foram exemplos da efervescência do cinema brasileiro dos anos trinta aos anos cinqüenta.
(4) O futebol, que chegou ao final do século XX como um esporte de massa, era, nas primeiras décadas do século, apenas um esporte de elite.



resposta:F V V V

vestibular:Ufrn
tópico:politica

sub-grupo:Constituição
pergunta:A respeito da Constituição Brasileira de 1988, é correto afirmar;
a) Apesar do caráter progressista do Congresso Constituinte, a Constituição teve um cunho muito conservador e não incorporou avanços democráticos.
b) Uma das vantagens da Constituição estava em que, para se tornar efetiva, dependeria de uma posterior regulamentação de muitos de seus artigos.
c) A sociedade brasileira teve limitada participação no processo Constituinte, na medida em que apenas os parlamentares podiam apresentar emendas ao projeto da Constituição.
d) Foi um dos instrumentos da transição para a Nova República, visto que restabeleceu um Estado de Direito e encerrou, o plano jurídico-institucional, a ditadura militar.



resposta:[D]

vestibular:Ufsm
tópico:historia-Arte

sub-grupo:
pergunta:

PROENÇA, Graça. "História da Arte". São Paulo: Ática, 2001. p. 261. A gravura apresenta uma escultura feita com galhos de árvores das queimadas de Mato Grosso. Tendo em vista os processos de expressão artística e as formas de ocupação da Amazônia, pode-se afirmar que o artista, nessa obra,
a) reverenciou a pujança da natureza brasileira através do uso de materiais tradicionais no campo das artes plásticas.
b) recriou elementos da natureza transformando-os em símbolo de preocupação coletiva em relação à mudança ambiental.
c) utilizou materiais originários do mundo industrial para criticar as formas agressivas de exploração econômica das florestas.
d) elegeu a destruição ambiental como cenário ideal para o habitat do homem e para a expansão da sua inventividade.
e) moldou a floresta imaginária das sociedades capitalistas através dos materiais-símbolos da civilização urbano-industrial.


resposta:[B]

vestibular:Puc
tópico:historia-Geral

sub-grupo:Relações Históricas
pergunta:Algumas civilizações tiveram características marcantes, sendo fácil identificá-las. Assim sendo, numere a coluna II conforme o conteúdo da coluna I e depois assinale a opção que contém a seqüência correta. COLUNA I

(1) Base racial primitiva ariana, imperialismo, colonialismo, criação do Direito.
(2) Base racial primitiva semita, amor ao comércio e ao lucro, invenção do alfabeto.
(3) Base racial primitiva hamítica, politeísmo antropozoomórfico, isolamento geográfico, grande condicionamento às condições geográficas.
(4) Base racial primitiva semita, expansionismo político-religioso, monoteísmo, origens medievais pelo calendário Ocidental.
(5) Multiplicidade racial, fragmentação política, grande influência do catolicismo, ruralização. COLUNA II ( ) Civilização Hebraica ( ) Civilização Feudal ( ) Civilização Árabe ( ) Civilização Egípcia ( ) Civilização Romana ( ) Civilização Grega ( ) Civilização Fenícia
a) 3 - 5 - 4 - 2 - 1.
b) 5 - 4 - 3 - 1 - 2.
c) 4 - 5 - 3 - 1 - 2.
d) 5 - 4 - 1 - 3 - 2.
e) 4 - 5 - 2 - 1 - 3.



resposta:[B]

vestibular:Outros
tópico:historia-Geral

sub-grupo:Pré-História
pergunta:Na época da pré-história o mundo todo era formado por enormes florestas, rios, desertos e regiões geladas. Os homens viviam em contato direto com a natureza.
a) Por que os homens das cavernas dormiam amontoados?
b) Cite dois hábitos dos homens primitivos nesse período da pré-história.



resposta:a)Eles dormiam amontoados para se protegerem do frio e se manterem aquecidos.
b)Deslocamento constante pois os homens primitivos necessitavam mudar constantemente de lugar pra conseguir sobreviver por conta da escassez de comida; andavam em bandos (grupos); hábito de cozinhar alimentos.

vestibular:
tópico:historia-America

sub-grupo:Período Colonial
pergunta:Sobre a sociedade, a economia e a estrutura político-administrativa da América Espanhola Colonial, é correto afirmar que:
(01) Entre os séculos XVI e XVIII, a Espanha estabeleceu um rígido controle da navegação e do comércio com suas colônias da América, instituindo a "Casa de Contratação" e os sistemas de "portos únicos" e de "frotas anuais".
(02) Através da "mita" e da "encomienda", explorava-se a mão-de-obra indígena.
(04) Entre a minoria branca que constituía a população das colônias, havia os "chapetones" (brancos nascidos na Espanha) e o "criollos" (brancos nascidos na América).
(08) A máquina burocrática era exclusivamente controlada pela Igreja. (16) No início do século XVIII, existiam quatro "Vice-Reinos" (Nova Espanha, Nova Castela, Nova Granada e Rio da Prata), sob o comando de Vice-Reis que concentravam muito poder. (32) Os "cabildos" ou "ayuntamientos" (câmaras municipais), de que faziam parte os Regedores, mantiveram viva a tradição de autogoverno, fator significativo quando se desencadeou o processo de independência. Soma = ( )



resposta:01 + 02 + 04 + 16 + 32 = 55

 


Próxima Página »

Página 1 de 130