Exercícios mais comentados do banco de dados de questões de História
questões de vestibulares
|

 

Exercícios mais comentados

REF. Pergunta/Resposta
vestibular:Ufrn
tópico:politica

sub-grupo:Constituição
pergunta:A respeito da Constituição Brasileira de 1988, é correto afirmar;
a) Apesar do caráter progressista do Congresso Constituinte, a Constituição teve um cunho muito conservador e não incorporou avanços democráticos.
b) Uma das vantagens da Constituição estava em que, para se tornar efetiva, dependeria de uma posterior regulamentação de muitos de seus artigos.
c) A sociedade brasileira teve limitada participação no processo Constituinte, na medida em que apenas os parlamentares podiam apresentar emendas ao projeto da Constituição.
d) Foi um dos instrumentos da transição para a Nova República, visto que restabeleceu um Estado de Direito e encerrou, o plano jurídico-institucional, a ditadura militar.



resposta:[D]

vestibular:Faap
tópico:Historia

sub-grupo:
pergunta:Leia o mapa da expansão marítima européia:

Os pontos ............... indicam a viagem de:
a) Pedro Álvares Cabral
b) Vasco da Gama
c) Bartolomeu Dias
d) Cristóvão Colombo
e) Gil Eanes


resposta:[C]

vestibular:Outros
tópico:historia-Arte

sub-grupo:
pergunta:Os organizadores da SEMANA DE ARTE MODERNA de 1922, com a participação de Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Brecheret, Anita Malfati, Heitor Vila-Lobos entre outros, apresentam um manifesto defendendo:
a) a censura dentro da expressão do artista e apenas a cópia das expressões artísticas européias.
b) a liberdade de expressão do artista e a cópia das manifestações artísticas do século XIX.
c) a liberdade de expressão do artista e a incorporação das modernas formas de expressão estrangeiras para recriá-las de maneira própria no país.
d) a censura dentro da expressão do artista e cópia das manifestações artísticas européias do século XIX.
e) a incorporação das mais modernas formas de expressão artísticas européias e o abandono das expressões culturais brasileiras.



resposta:[C]

vestibular:Unicamp
tópico:Historia

sub-grupo:Revolução Francesa
pergunta:Num panfleto publicado em 1789, um dos líderes da Revolução Francesa afirmava: "Devemos formular três perguntas: - O que é Terceiro Estado? Tudo. - O que tem ele sido em nosso sistema político? Nada. - O que pede ele? Ser alguma coisa." (citado por Leo Huberman, HISTÓRIA DA RIQUEZA DO HOMEM, 1979) Explique as perguntas e respostas contidas nesse panfleto francês.



resposta:As perguntas e respostas contidas nesse panfleto francês mostra o que seria a vanguarda do movimento revolucionário. O Terceiro Estado não tinha direitos, sustentava a nobreza e o clero (pagando altíssimos impostos) e com a Revolução Francesa procuravam revolucinar e ir em busca de seus direitos.

vestibular:Unesp
tópico:historia-Geral

sub-grupo:Baixa Idade Média
pergunta:Pregada por Urbano II, a primeira cruzada... [estendeu-se de 1096 a 1099] . O sucesso dos pregadores faz dela uma cruzada popular (aventureiros, peregrinos). É um choque militar, político, mas também cultural e mental, pois a cruzada dilata o espaço e o tempo. (P. Tétart, "Pequena história dos historiadores".) O que foi escrito sobre a primeira cruzada aplica-se, de maneira geral, às demais.
a) Qual era a finalidade imediata das cruzadas?
b) Além das alterações culturais e mentais, as cruzadas provocaram modificações de ordem comercial no continente europeu. Discorra sobre essas últimas.



resposta:

vestibular:Outros
tópico:historia-Geral

sub-grupo:Antiguidade Clássica - Grécia
pergunta:Quem eram os Cartagineses?



resposta:

vestibular:Unifesp
tópico:historia-Geral

sub-grupo:Relações Históricas
pergunta:Em termos de geopolítica, a existência de uma única grande potência mundial cria uma situação de unipolaridade, a existência de duas potências cria situação de bipolaridade e a de mais de duas, de multipolaridade. Desse ponto de vista, o século XX conheceu
a) uma hegemonia unipolar até 1918, bipolar entre 1919 e 1945, e multipolar a partir de 1945, com a criação da ONU.
b) uma dialética infernal entre bipolaridade e unipolaridade, que levou o mundo a duas guerras mundiais e ao impasse atual.
c) um equilíbrio entre bipolaridade, que dominou na primeira metade do século, e unipolaridade, na segunda metade.
d) uma evolução que, de multipolar até 1945, passou à bipolar entre 1945 e 1990, e à unipolar a partir de 1990.
e) uma alternância constante entre multipolaridade e unipolaridade, começando com a primeira e terminando com a segunda.



resposta:[D]

vestibular:Fuvest
tópico:historia-America

sub-grupo:Período Colonial
pergunta:A Guerra da Sucessão Espanhola e o Tratado de Utrecht (1713) representaram:
a) a grande penetração inglesa nos mercados da América Espanhola através dos navios de permissão e do "asiento" do tráfico negreiro;
b) o afastamento de Felipe V e sua substituição por Carlos II, o que atendia aos interesses franco-espanhóis;
c) a cessão de Terra Nova e Acádia à França, tornando-se esta a grande rival da Inglaterra na América do Norte;
d) a retomada dos Países Baixos pela Espanha, além de Gibraltar e Minorca, consagrando o poderio espanhol no mundo europeu;
e) o fim dos conflitos coloniais e a vigência do princípio da legitimidade no reconhecimento das independências das novas nações.



resposta:[A]

vestibular:Enem
tópico:historia-Geral

sub-grupo:Relações Históricas
pergunta:O ano muçulmano é composto de 12 meses, dentre eles o Ramadã, mês sagrado para os muçulmanos que, em 2001, teve início no mês de novembro do Calendário Cristão, conforme a figura que segue.

Considerando as características do Calendário Muçulmano, é possível afirmar que, em 2001, o mês Ramadã teve início, para o Ocidente, em
a) 01 de novembro.
b) 08 de novembro.
c) 16 de novembro.
d) 20 de novembro.
e) 28 de novembro.


resposta:[C]

vestibular:Puc
tópico:politica

sub-grupo:
pergunta:Apesar da grande diversidade de sistemas socialistas propostos ao longo do tempo, são elementos comuns que podem ser reconhecidos como fundamentais à edificação de tal sociedade, EXCETO:
a) o estabelecimento de um regime baseado em partido único.
b) a planificação da economia e o controle sobre a produção.
c) o predomínio do bem comum em detrimento do individual.
d) a eliminação das diferenças entre as distintas classes sociais.
e) a manutenção de certa modalidade de propriedade.



resposta:[A]

vestibular:Outros
tópico:historia-America

sub-grupo:Civilizações Pré-Colombianas
pergunta:Como a civilização Inca foi destruída?



resposta:

vestibular:Ufscar
tópico:historia-Arte

sub-grupo:
pergunta:Marat foi um importante personagem na Revolução Francesa (1789). Seu assassinato teve várias representações. Uma delas foi o quadro de David "A Morte de Marat", um símbolo do movimento revolucionário e de grande importância para a história da arte.

Em relação a essa obra, é correto afirmar que:
a) David ressaltou características da história pessoal de Marat, ou seja, um revolucionário de origem humilde e camponesa.
b) Marat foi retratado como um símbolo dos radicais girondinos, responsáveis pela expulsão dos montanheses da Convenção e execução de seus líderes.
c) David inaugurou a pintura histórica, mítica e heróica, apresentando a eternidade do personagem.
d) David retratou Marat de uma forma não épica, diferenciando sua obra do idealismo da arte acadêmica aristocrática.
e) David transformou Marat em personagem das tragédias gregas e sua morte em um ato romântico da revolução.


resposta:[D]