Questões de História da América - Perguntas e Respostas Comentadas - Exercícios
questões de vestibulares
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Questões História da América

REF. Perguntas / Respostas
vestibular Fuvest-1994
tópico:História da América

sub-grupo:Civilizações Pré-Colombianas
pergunta:"As aldeias de índios estão forçadas a entregar certa quantidade de seus membros aptos para realizar trabalhos (...), durante um prazo determinado. Esses índios são compensados com certa quantidade de dinheiro e destinados aos mais variados tipos de serviços." Esse trecho da obra de Sérgio Bagú, ECONOMIA DA SOCIEDADE COLONIAL, apresenta as condições de trabalho compulsório
a) dos diversos grupos indígenas das áreas colonizadas por espanhóis e portugueses.
b) dos grupos indígenas das áreas espanholas submetidos à instituição da "mita".
c) dos grupos indígenas das áreas portuguesas submetidas às regras da "guerra justa".
d) dos grupos indígenas das áreas agrícolas de colonização espanhola submetidos ao regime de "encomienda".
e) dos grupos indígenas das áreas portuguesas e espanholas originários das "missões" dos jesuítas.



resposta:[B]

vestibular Unicamp-1994
tópico:História da América

sub-grupo:Civilizações Pré-Colombianas
pergunta:a) A respeito dos Astecas, comente as características urbanas de Tenochtitlán.
b) Por que foi fundamental para os espanhóis construir a cidade do México sobre Tenochtitlán?



resposta:

vestibular Fuvest-1995
tópico:História da América

sub-grupo:Civilizações Pré-Colombianas
pergunta:"O isolamento não pode ter características permanentes, visando à manutenção do índio em seu estado primitivo. Com o avanço das frentes pioneiras, esse contanto é inevitável e o índio deve ser preparado para esse contanto sem choques bruscos que possam trazer desequilíbrios à comunidade." Este depoimento do General Bandeira de Mello, presidente da FUNAI nos anos 70, defende:
a) a integração por intermédio de projetos econômicos comuns entre os grupos privados e as comunidades indígenas, sem interferência estatal.
b) o direito das empresas extrativas e pastoris adquirirem a posse das reservas de importância estratégica, utilizando mão-de-obra indígena.
c) a tese de que não se pode resolver os problemas dos índios às custas dos trabalhadores rurais, propondo que os novos assentamentos sejam feitos com base em cooperativas.
d) a integração lenta, gradativa e progressiva dos índios à sociedade brasileira, como condição de se evitar sua marginalização.
e) a integração como decisão autônoma das comunidades indígenas, garantindo-lhes, enquanto isso, a posse de suas terras por meio da criação de "reservas".



resposta:[D]

vestibular Fuvest-1995
tópico:História da América

sub-grupo:Período Colonial
pergunta:Sobre a colonização inglesa na América do Norte,
a) estabeleça sua conexão com os desdobramentos da Reforma Protestante da Inglaterra;
b) explique por que na região sul se originou uma organização sócio-econômica diferente da do norte.



resposta:

vestibular Unicamp-1995
tópico:História da América

sub-grupo:Período Colonial
pergunta:O mapa adiante ilustra o comércio triangular realizado pelos habitantes das colônias do norte dos Estados Unidos, durante o período de colonização da América.
a) Observando o mapa, descreva esse comércio.
b) Explique por que outros produtos lucrativos, como o tabaco e o algodão, não participavam desse comércio.


resposta:a)Comércio triangular era uma forma de comércio muito lucrativa que incluía três lugares: a América do Norte, as Antilhas e a África.
b)Pois eram produtos que a Inglaterra comercializava, tendo assim uma maior fiscalização.

vestibular Fuvest-1992
tópico:História da América

sub-grupo:Período Colonial
pergunta:Compare os sistemas de colonização adotados na América pela Espanha e Inglaterra.



resposta:A Espanha criava colônias de exploração, onde a colônia era 100% submetida à metrópole.Já a Inglaterra usava colonias de povoamento.

vestibular Unesp-1995
tópico:História da América

sub-grupo:Período Colonial
pergunta:A mineração foi a atividade econômica mais importante da América Espanhola durante o período colonial. Múltiplos fatores condicionaram a formação e a decadência dos complexos mineradores do altiplano andino e do planalto mexicano. Assinale a modalidade de mão-de-obra que predominou nas minas de prata dos referidos complexos, durante os séculos XVI e XVII.
a) Indígena, submetida ao trabalho compulsório.
b) Negra, submetida ao trabalho escravo.
c) Européia, no regime de trabalho assalariado.
d) Indígena, adaptada ao trabalho livre.
e) Indígena, no regime de trabalho voluntário.



resposta:[A]

vestibular Fuvest-gv-1991
tópico:História da América

sub-grupo:Período Colonial
pergunta:"... a espada, a cruz e a fome iam dizimando a família selvagem..." (Pablo Neruda) O poeta refere-se à conquista espanhola da América. Analise o sentido histórico de suas palavras.



resposta:

vestibular Unicamp-1991
tópico:História da América

sub-grupo:Período Colonial
pergunta:A expansão marítima da Península Ibérica (Espanha e Portugal) nas Américas foi orientada por um projeto colonizador que, além da exploração econômica das terras, tinha por objetivo a imposição de uma cultura européia e cristã. Qual foi o papel da Igreja Católica nesse projeto colonizador?



resposta:

vestibular Cesgranrio-1995
tópico:História da América

sub-grupo:Período Colonial
pergunta:Na América Colonial Espanhola, no século XVI, as populações nativas foram utilizadas em diversas relações de trabalho. Dentre essas, uma das mais rentáveis para a Coroa foi a que permitia aos espanhóis cobrarem tributos dos nativos em gêneros ou prestações de trabalhos nos campos. Essa forma de trabalho era denominada:
a) "Mita".
b) "Obrajes".
c) "Cabildos".
d) "Encomienda".
e) "Ayuntamientos".



resposta:[D]

vestibular Cesgranrio-1995
tópico:História da América

sub-grupo:Período Colonial
pergunta:A Igreja Católica teve papel relevante no processo de colonização, que pode ser constatado:
a) na Catequese que, promovendo a integração do índio aos padrões europeus e cristãos, favoreceu a sua emancipação.
b) na Educação, através das Ordens Religiosas, a Igreja monopolizou as instituições de ensino até o século XVIII.
c) nas Missões, que, ao reunirem os contingentes indígenas, facilitavam o fornecimento de mão-de-obra para a lavoura.
d) na defesa das Fronteiras, sendo as missões a primeira defesa por onde penetraram estrangeiros no Brasil.
e) na administração, ocupando o clero a maior parte dos cargos públicos que exigiam melhor nível de instrução.



resposta:[B]

vestibular Fuvest-1996
tópico:História da América

sub-grupo:Período Colonial
pergunta:Sobre as Universidades na América Colonial, é possível afirmar que:
a) as Coroas portuguesa e espanhola, preocupadas desde o início do período colonial com a questão da educação, criaram universidades já no século XVI.
b) No Brasil não foram criadas universidades no período colonial e na América Espanhola elas tiveram apenas existência efêmera, não havendo real interesse em sua manutenção.
c) as Coroas portuguesa e espanhola, envolvidas com a implantação de um sistema de exploração, não cuidaram da criação de universidades em suas colônias.
d) assim como Salamanca serviu de modelo para a organização das universidades da América Espanhola, Coimbra foi modelo no Brasil e em Goa, na Índia.
e) enquanto no Brasil não foram criadas universidades no período colonial, na América Espanhola, já no século XVI, foram fundadas a universidade de São Marcos de Lima e a do México.



resposta:[E]

 


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