Questões de História (não classificadas) - Perguntas e Respostas Comentadas - Exercícios
questões de vestibulares
|

 

Questões História (não classificadas)

REF. Perguntas / Respostas
vestibular Fuvest-1994
tópico:História (não classificadas)

sub-grupo:
pergunta:Durante o século XVI, a Europa conheceu um processo inflacionário profundamente perturbador - conhecido como "revolução dos preços"- que provocou uma acentuada transferência de renda entre os grupos sociais e, até mesmo, entre países. Esse processo foi causado:
a) pela consolidação dos Estados Absolutistas que mantinham Cortes e gastos extraordinários.
b) pelas guerras de religião que obrigaram os Estados a constituir exércitos poderosos e caros.
c) pela abertura das rotas de comércio marítimo com a Ásia, inundando a Europa com especiarias e produtos de todo tipo.
d) pela chegada, em grande quantidade, de prata e ouro da América espanhola.
e) pelas guerras entre as monarquias mais poderosas para conquistar a Itália e manter a hegemonia na Europa.



resposta:[D]

vestibular Fuvest-1994
tópico:História (não classificadas)

sub-grupo:Revolução Industrial
pergunta:"O fato relevante do período entre 1790 e 1830 é a formação da classe operária". "Os vinte e cinco anos após 1795 podem ser considerados como os anos da contra-revolução". [Durante esse período] "o povo foi submetido, simultaneamente, à intensificação de duas formas intoleráveis de relação: a exploração econômica e a opressão política." Essas frases, extraídas de A FORMAÇÃO DA CLASSE OPERÁRIA INGLESA do historiador E. P. Thompson, relacionam-se ao quadro histórico decisivo na formação do mundo contemporâneo, no qual se situam
a) a revolução comercial e a reforma protestante.
b) o feudalismo e o liberalismo.
c) a revolução industrial e a revolução francesa.
d) o capitalismo e a contra-reforma.
e) o socialismo e a revolução russa.



resposta:[C]

vestibular Fuvest-1994
tópico:História (não classificadas)

sub-grupo:
pergunta:O fator histórico responsável pela existência de uma maioria muçulmana no território da Bósnia-Herzegovina, encravado no coração da ex-Iuguslávia foi
a) a conquista e dominação da Península Balcânica pelos turcos-otomanos durante a Época Moderna.
b) a fuga em massa, para aquele território, de eslavos muçulmanos para escapar da dominação russa depois da Primeira Guerra Mundial.
c) a expansão árabe, durante a Idade Média, que resultou na ocupação parcial das três Penínsulas da Europa Meridional: a Ibérica, a Itálica e a Balcânica.
d) a criação da atual República da Turquia, depois da Primeira Guerra Mundial, que obrigou os muçulmanos não-turcos a abandonarem o país.
e) a própria natureza da religião islâmica que, estimulando seus seguidores a intenso proselitismo, levou-os a ocupar quase todos os lugares onde o catolicismo não se estabelecera anteriormente.



resposta:[A]

vestibular Fuvest-1994
tópico:História (não classificadas)

sub-grupo:
pergunta:Ho-Chi-Min (1890 - 1969), Nehru (1889 - 1964), Sukarno (1901 - 1970), Nasser (1918 - 1970), Ben-Bella (1916 -), Patrice Lumunba (1925 - 1961). Explique o fenômeno histórico a que estes protagonistas do mundo contemporâneo estão vinculados. Indique o país de pelo menos quatro deles.



resposta:

vestibular Fuvest-1994
tópico:História (não classificadas)

sub-grupo:
pergunta:" Considerados em seu conjunto, são a parte mais baixa da sociedade. Ocupam uma posição intermediária entre o trabalhador e o aristocrata: ao empregar o primeiro, e ao ser empregado do segundo, insensivelmente contraem os vícios do tirano e do escravo. São os tiranos dos que estão abaixo deles, são os aduladores dos que estão acima deles: usurários por necessidade e hábito, aproveitam a debilidade do trabalhador e exploram tudo o que podem da vaidade do aristocrata. Desde logo, as classes médias são as destruidoras da liberdade e da felicidade em todos os países" (GUARDIAN, 23 de março de 1833).
a) Qual o tema deste texto de 1833?
b) Relacione o texto com o momento histórico no qual foi elaborado.



resposta:

vestibular Fuvest-1994
tópico:História (não classificadas)

sub-grupo:Guerra Fria
pergunta:"Existem hoje, sobre a terra, dois grandes povos que, tendo partido de pontos diferentes, parecem adiantar-se para o mesmo fim: são os americanos e os russos. (...) Para atingir a sua meta, o primeiro apóia-se no interesse pessoal e deixa agir, sem dirigí-las, a força e a razão dos indivíduos. O segundo concentra num homem, de certa forma todo o poder da sociedade. Um tem por principal meio a liberdade; o outro, a servidão. O seu ponto de partida é diferente, os seus caminhos são diversos; não obstante, cada um deles parece convocado, por um desígnio secreto da Providência, a deter nas mãos, um dia, os destinos da metade do mundo". (Alexis de Tocqueville, A DEMOCRACIA NA AMÉRICA, 1835) Comente este texto publicado há mais de um século e meio.



resposta:O texto compara a democracia americana ao regime autocrático na Rússia.

vestibular Unicamp-1994
tópico:História (não classificadas)

sub-grupo:
pergunta:Contestando o Tratado de Tordesilhas, o rei da França, Francisco I, declarou em 1540: "Gostaria de ver o testamento de Adão para saber de que forma este dividira o mundo." (Citado por Cláudio Vicentino, HISTÓRIA GERAL, 1991)
a) O que foi o Tratado de Tordesilhas?
b) Por que alguns países da Europa, como a França, contestavam aquele tratado?



resposta:

vestibular Unicamp-1994
tópico:História (não classificadas)

sub-grupo:Absolutismo
pergunta:A respeito do Estado Moderno, o pensador político inglês John Locke (1632-1704) escreveu: "Considero poder político o direito de fazer leis para regular e preservar a propriedade". (Citado por Kazumi Munakata, A LEGISLAÇÃO TRABALHISTA NO BRASIL, 1984)
a) Explique a função do estado segundo essa tese de Locke.
b) Como a partir dessa tese se explica a relação do Estado Moderno com a acumulação de capital?



resposta:a)Locke defendia oEstado liberal e a propriedade privada.
b)O Estado moderno determinou uma igualdade jurídica, mas não democrática.

vestibular Unicamp-1994
tópico:História (não classificadas)

sub-grupo:Revolução Industrial
pergunta:"De pé ficaremos todos E com firmeza juramos Quebrar tesouras e válvulas E pôr fogo às fábricas daninhas." (Canção dos quebradores de máquinas do século XIX, citada por Leo Huberman, HISTÓRIA DA RIQUEZA DO HOMEM, 1979)
a) A partir do texto, caracterize o tipo de ação dos quebradores de máquinas.
b) Explique os motivos desse movimento.



resposta:a)O tipo de ação dos quebradores de máquinas é o Movimento Ludista.
b)O Movimento Ludista aconteceu porque os trabalhadores eram contra à mecanização do trabalho trazida pela Revolução Industrial, pois as máquinas substituiam o trabalho manual.

vestibular Unicamp-1994
tópico:História (não classificadas)

sub-grupo:Nazismo e Fascismo
pergunta:Em 1933, o movimento nazista assume o poder na Alemanha, transformando Hitler no chefe da nação e fundador do III Reich. O Estado alemão deixa de ser nazista somente ao fim da Segunda Guerra Mundial.
a) Quais os princípios nazistas que levaram à união do povo alemão num único Reich?
b) Qual o papel da guerra na política do III Reich?



resposta:a)Nacionalismo , patriotismo e soberania.
b)A Alemanha Nazista ou Terceiro Reich foi o nome adaptado no tempo em que vigorou o regime totalitário nazista (de 1933 a 1945) na Alemanha e no império formado pelas nações por ela conquistadas.O papel da guerra na política do III Reich foi garantir o espaço para a construção da nação alemã.

vestibular Unicamp-1994
tópico:História (não classificadas)

sub-grupo:Iluminismo
pergunta:Em 1770, um advogado chamado Séguier comentava, a propósito de um movimento do século XVIII: "Os filósofos se erigiram como preceptores do gênero humano. Liberdade de pensar, eis seu brado, e esse brado se propagou de uma extremidade à outra do mundo. Com uma das mãos tentaram abalar o trono; com a outra, quiseram derrubar os altares."
a) Identifique o movimento ao qual Séguier se refere.
b) Que características desse movimento podem ser retiradas do texto acima? Vocabulário: erigir = instituir, considerar; preceptores = mestres, mentores.



resposta:a) O movimento a qual Séguier se refere é ao Iluminismo.
b) As principais características deste movimento e que encontramos no texto são: A idéia de liberdade de expressão e de crítica á Igreja Católica não excluindo a crença em Deus."

vestibular Unicamp-1994
tópico:História (não classificadas)

sub-grupo:Revolução Francesa
pergunta:Num panfleto publicado em 1789, um dos líderes da Revolução Francesa afirmava: "Devemos formular três perguntas: - O que é Terceiro Estado? Tudo. - O que tem ele sido em nosso sistema político? Nada. - O que pede ele? Ser alguma coisa." (citado por Leo Huberman, HISTÓRIA DA RIQUEZA DO HOMEM, 1979) Explique as perguntas e respostas contidas nesse panfleto francês.



resposta:As perguntas e respostas contidas nesse panfleto francês mostra o que seria a vanguarda do movimento revolucionário. O Terceiro Estado não tinha direitos, sustentava a nobreza e o clero (pagando altíssimos impostos) e com a Revolução Francesa procuravam revolucinar e ir em busca de seus direitos.

 


Próxima Página »

Página 1 de 301