Questões de História Política - Perguntas e Respostas Comentadas - Exercícios
questões de vestibulares
|

 

Questões História Política

REF. Perguntas / Respostas
vestibular Faap-1996
tópico:História Política

sub-grupo:Constituição
pergunta:Doada ao português Bento Manuel Parente em 1637, com o nome de capitania da Costa do Cabo do Norte, a região sofre incursões de ingleses e holandeses, expulsos pelos portugueses; de franceses que reivindicam a posse da área. O Tratado de Utrecht, de 1713, estabelece os limites da terra dividida entre Brasil e França, mas os franceses não respeitam o acordo. Torna-se território federal em 1943. Dois anos depois, a descoberta de riquíssimas jazidas de manganês na Serra do Navio revoluciona a economia local. É elevado à categoria de Estado pela Constituição promulgada em 5/10/1988. O Estado da Federação de que fala o texto é:
a) Amazonas
b) Alagoas
c) Bahia
d) Amapá
e) Acre



resposta:[D]

vestibular Faap-1996
tópico:História Política

sub-grupo:Constituição
pergunta:O Sistema Legislativo Brasileiro é bicameral, formado pelo Senado e Câmara dos Deputados. O número de Deputados Federais é proporcional aos habitantes de cada Estado, mas o número de Senadores para cada Estado:
a) é fixo (dois)
b) varia na proporção de eleitores
c) varia na proporção da extensão territorial
d) varia na proporção dos habitantes
e) é fixo (três)



resposta:[E]

vestibular Faap-1996
tópico:História Política

sub-grupo:Constituição
pergunta:A Constituição de 1891 estabeleceu, exceto:
a) federalismo
b) presidencialismo
c) ampliação da representatividade
d) eleições diretas
e) parlamentarismo



resposta:[E]

vestibular Ufpe-1995
tópico:História Política

sub-grupo:
pergunta:Os partidos políticos no Brasil contemporâneo são representados por siglas que simbolizam diferentes grupos econômicos e tendências ideológicas. Faça a correlação entre as colunas: 1. PMDB - Partido do Movimento Democrático Brasileiro. 2. PDT - Partido Democrático Trabalhista. 3. PPS - Partido Popular Socialista. 4. PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira. 5. PT - Partido dos Trabalhadores. ( ) Ulisses Guimarães foi o seu grande líder. Tem na classe média brasileira uma grande base eleitoral. ( ) Partido originado no movimento sindical. ( ) Partido que surgiu de uma dissidência do antigo PTB, fundado por Getúlio Vargas. ( ) Partido com uma base social democrata que tem congêneres em Portugal, Espanha e Alemanha. ( ) Partido que surgiu depois da queda do muro de Berlim e representa o pensamento da nova esquerda. A enumeração correta, de cima para baixo, é:
a) 2, 4, 3, 1 e 5;
b) 1, 3, 4, 5 e 2;
c) 1, 5, 2, 4 e 3;
d) 3, 4, 2, 5 e 1;
e) 4, 1, 5, 2 e 3.



resposta:[C]

vestibular Ufpe-1995
tópico:História Política

sub-grupo:Constituição
pergunta:Relacione as colunas: 1. a Constituição de 1946 assegurava aos brasileiros as clássicas atitudes liberais; 2. o regime político no Brasil é o Presidencialismo, desde a proclamação da república; 3. o poder judiciário no Brasil tem um órgão específico para julgar conflitos trabalhistas entre empregados e empregadores; 4. o artigo 9.o da Declaração dos Direitos Humanos defende o cidadão comum; 5. as leis brasileiras são feitas pelo Congresso Nacional. ( ) No Brasil, o presidente acumula as funções de Chefe de Estado e Chefe do Governo. ( ) Ninguém pode ser arbitrariamente preso, detido ou exilado. ( ) Tribunal Superior do Trabalho (TST). ( ) Integrado por duas casas legislativas: a Câmara dos Deputados e o Senado. ( ) A liberdade de imprensa, de reunião, de religião e de se expressar através de voto. A enumeração correta, de cima para baixo, é:
a) 2, 4, 3, 5 e 1;
b) 3, 4, 2, 5 e 1;
c) 3, 5, 1, 4 e 2;
d) 2, 3, 5, 1 e 4;
e) 1, 5, 2, 3 e 4.



resposta:[A]

vestibular Ufpe-1996
tópico:História Política

sub-grupo:Constituição
pergunta:As constituições são documentos importantes porque definem a natureza do governo, a origem do poder e a forma de organização. As constituições imperial (1824) e republicana (1891) excluíram a grande maioria da população brasileira do exercício da cidadania. Nas alternativas a seguir indique essas exclusões: ( ) na constituição Imperial, as eleições eram realizadas de forma indireta em dois graus e apenas os proprietários podiam votar; ( ) a constituição republicana de 1891 proibiu os analfabetos de votar e retirou do texto constitucional a obrigação do governo em fornecer instrução primária; ( ) na constituição republicana de 1891 o presidente, chefe do poder executivo, era eleito pelo voto censitário; ( ) o poder moderador explícito na constituição de 1824 figurou ainda na Constituição de 1891; ( ) a Carta de 1891 criou a Guarda Nacional formada pelos proprietários rurais e seus agregados.



resposta:V V V F F

vestibular Puccamp-1993
tópico:História Política

sub-grupo:Constituição
pergunta:I. Incorporou pela primeira vez a legislação referente ao trabalho, proibindo as diferenças salariais com base em discriminação de sexo, idade, nacionalidade e estado civil. II. Caracteriza-se pelo predomínio do Poder Executivo que é considerado "O órgão Supremo do Estado". III. Estabeleceu ampla liberdade política e social e eleições diretas em todos os níveis. IV. As eleições presidenciais passaram a ser indiretas e o Poder Executivo foi fortalecido, podendo baixar decretos-leis. V. Criou o Habeas-Data, que garante o acesso do cidadão às informações que forem coletadas sobre sua pessoa. Assinale a alternativa que reúne corretamente os itens que contém, respectivamente, características das Constituições Brasileiras de 1934, 1946 e 1967.
a) I, II e III
b) I, II e V
c) I, III e IV
d) II, IV e V
e) III, IV e V



resposta:[C]

vestibular Ufmg-1994
tópico:História Política

sub-grupo:
pergunta:Desde os anos 60, manifestações populares importantes ocuparam a cena política brasileira exigindo garantias para o exercício da democracia. Entre essas manifestações a que visou à ruptura institucional foi
a) a Campanha das Diretas-já.
b) a Marcha com Deus pela Família e pela Liberdade.
c) a Passeata dos Cem Mil.
d) o Comício da Central do Brasil.
e) os atos pelo Impeachment.



resposta:[B]

vestibular Outros
tópico:História Política

sub-grupo:Constituição
pergunta:Quando o Presidente da República falha no cumprimento dos seus deveres, ele é levado a julgamento:
a) pelo Supremo Tribunal Federal em qualquer instância.
b) pela Câmara através de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (C.P.I.).
c) pelo Supremo Tribunal Federal em caso de crime de responsabilidade.
d) pelo Supremo Tribunal Federal em casos de crimes comuns e pelo Senado em crimes de responsabilidade.
e) pelo Senado em ambos os casos.



resposta:[E]

vestibular Outros
tópico:História Política

sub-grupo:
pergunta:Os sistemas de Governo vigentes na atualidade são o Parlamentarismo e o Presidencialismo. Eles diferenciam-se por características específicas como:
a) o Parlamentarismo só pode ser utilizado nas Monarquias.
b) o Parlamentarismo pode existir na Monarquia ou na República.
c) o Parlamentarismo tem por chefe unicamente o Presidente.
d) o chefe do sistema parlamentarista é sempre indicado pelo Congresso.
e) o 1.o Ministro tem cargo hereditário.



resposta:[D]

vestibular Ufsc-1996
tópico:História Política

sub-grupo:Constituição
pergunta:Sobre as características das Constituições Brasileiras, de 1824 e 1891, é CORRETO afirmar que:
(01) a Constituição de 1824 estabeleceu o poder moderador.
(02) ambas estabeleceram a forma republicana de governo.
(04) a Constituição de 1891 estabeleceu a Federação.
(08) ambas estabeleceram a exigência de renda anual mínima para os cidadãos participarem das eleições. (16) a Constituição de 1891 estabeleceu a separação entre a Igreja e o Estado. Soma ( )



resposta:01 + 04 + 16 = 21

vestibular Ufba-1996
tópico:História Política

sub-grupo:Constituição
pergunta:Estabelecendo-se uma comparação entre as constituições brasileiras, é possível afirmar:
(01) Na elaboração de todas elas, as especificidades nacionais cederam lugar à permanência do modelo constitucional norte-americano.
(02) A Constituição de 1824, responsável pela organização do Estado Nacional brasileiro, foi a primeira a registrar, no seu texto, a instituição do sufrágio universal.
(04) A garantia de liberdade religiosa, limitada na Constituição outorgada de 1824, foi conquistada na Constituição promulgada em 1891, responsável pela oficialização da separação entre Igreja e Estado.
(08) O bipartidarismo foi adotado nas Constituições de 1937 e de 1946, no contexto da instalação e vigência de governos autoritários e antidemocráticos. (16) Os direitos trabalhistas assegurados na Constituição de 1934 foram consideravelmente ampliados na Carta Constitucional de 1988, que estendeu o direito de greve aos funcionários públicos e desvinculou as organizações sindicais do controle estatal. (32) A preservação do meio ambiente, determinada na Constituição de 1988, estava também presente nos textos constitucionais de 1946 e de 1967. (64) As constituições brasileiras foram adotadas e revogadas em momentos decisivos da história nacional, como resultado da necessidade de adequar a organização do Estado e da sociedade a interesses predominantes nas classes dirigentes, em cada um desses momentos. Soma ( )



resposta:04 + 16 + 64 = 84

 


Próxima Página »

Página 1 de 7