Banco de dados de questões sobre Era Napoleônica
questões de vestibulares
|

 

Questões Era Napoleônica

REF. Pergunta/Resposta
origem:Puc
tópico:
Historia

sub-grupo:Era Napoleônica

pergunta:Relativamente à expansão napoleônica (1805-1815), pode-se afirmar que acarretou mudança no quadro político europeu, tais como:
a) difusão do ideal revolucionário liberal, ampliação temporária do raio de influência francesa e fortalecimento do ideário nacionalista nos países dominados.
b) isolamento diplomático da nação inglesa, radicação definitiva do republicanismo no continente e estabelecimento do equilíbrio geopolítico entre os países atingidos.
c) desestabilização das monarquias absolutistas, estímulo para o desenvolvimento industrial nas colônias espanholas e implantação do belicismo entre as nações.
d) desenvolvimento do cosmopolitismo entre os povos do império francês, incrementação da economia nos países ibéricos e contenção das lutas sociais.
e) difusão do militarismo como forma de controle político, abertura definitiva do mercado mundial para os franceses, estímulo decisivo para as lutas anti-colonialistas.




resposta:[A]

origem:Unicamp
tópico:
Historia

sub-grupo:Era Napoleônica

pergunta:No ano de 801, assim foi registrada a coroação de Carlos Magno: "Então, como no mais santo dia de Natal, tendo ele entrado na Basílica de São Pedro, para a celebração das missas solenes, e tendo-se colocado diante do altar, a cabeça inclinada, em preces, o papa Leão lhe colocou a coroa sobre a cabeça." Quando, em 1804, Napoleão torna-se imperador da França, mesmo com a presença do papa, ele coroa a si mesmo.
a) Por que seria impossível para Carlos Magno, homem de tantos feitos, autocoroar-se?
b) Por que Napoleão pôde colocar a própria coroa?




resposta:a)Porque a Igreja detinha grande parte do poder Na Idade Média sendo assim que os imperadores só eram reconhecidos se fossem coroados pelo Papa.
b)Porque na Revolução Francesa (quando Napoleão auto coroou-se) a Igreja era submissa ao Estado não precisando assim do coroação feita pelo Papa.

origem:Unicamp
tópico:
Historia

sub-grupo:Era Napoleônica

pergunta:Com a derrota de Napoleão Bonaparte, o Congresso de Viena e os tratados de 1814-1815 delinearam os rumos da reconstrução da Europa pós-Revolução Francesa e pós-guerras napoleônicas.
a) O que estabeleceram esses tratados e qual a ameaça que desejavam evitar seus signatários?
b) Quais os países que saíram fortalecidos com o sistema de alianças?




resposta:a)Esses tratados deveriam reorganizar e devolver os territórios e a supremacia política daqueles que sofreram com o projeto expansionista napoleônico.E queriam evitar uma ameaça revolucionária provocada pela Revolução Francesa pelos burgueses.
b) Áustria, Prússia e Rússia.

origem:
tópico:
Historia

sub-grupo:Era Napoleônica

pergunta:Em 1806 o imperador Napoleão Bonaparte decretou o chamado Bloqueio Continental. Explique as motivações desse ato e indique suas repercussões.



resposta:O Bloqueio Continental foi a proibição sugerida por Napoleão Bonaparte,em 22 de novembro de 1806,em que impedia o acesso a portos dos países então submetidos ao domínio do Primeiro Império Francês(1804-1814) a navios do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda.Pretendia enfraquecer a economia inglesa e assim ganhar o mercado europeu.

origem:Unirio
tópico:
Historia

sub-grupo:Era Napoleônica

pergunta:"Milhares de séculos decorrerão antes que as circunstâncias acumuladas sobre a minha cabeça vão encontrar um outro na multidão para reproduzir o mesmo espetáculo." (Napoleão Bonaparte) Sobre o período napoleônico (1799-1815), podemos afirmar que:
a) consolidou a revolução burguesa na França através da contenção dos monarquistas e jacobinos.
b) manteve as perseguições religiosas e o confisco das propriedades eclesiásticas iniciadas durante a Revolução Francesa.
c) enfrentou a oposição do exército e dos camponeses ao se fazer coroar imperador dos franceses.
d) favoreceu a aliança militar e econômica com a Inglaterra, visando à expansão de mercados.
e) anulou diversas conquistas do período revolucionário, tais como a igualdade entre os indivíduos e o direito de propriedade.




resposta:[A]

origem:Ufv
tópico:
Historia

sub-grupo:Era Napoleônica

pergunta:Durante o período napoleônico (1799-1815), dentre as medidas adotadas por Bonaparte, assinale aquela que teve repercussões importantes nas relações comerciais do Brasil com a Inglaterra:
a) Restauração financeira, com a conseqüente fundação do Banco da França, em 1800.
b) Decretação do Bloqueio Continental, em 1806, com o qual Napoleão visava arruinar a indústria e o comércio ingleses.
c) Promulgação, em 1804, do Código Civil que incorporou definitivamente, na legislação francesa, os princípios liberais burgueses.
d) Expansão territorial da França com a incorporação de várias regiões da Europa, formando o chamado Império Napoleônico.
e) Criação do franco, como novo padrão monetário.




resposta:[B]

origem:Outros
tópico:
Historia

sub-grupo:Era Napoleônica

pergunta:Por que após 10 anos de Revolução a burguesia francesa ainda não havia conquistado a economia desejada?



resposta:Porque ainda continuou os conflitos politicos-ideológicos entre as coligações e as corrupções também continuaram a existir.

origem:Outros
tópico:
Historia

sub-grupo:Era Napoleônica

pergunta:Por que Napoleão Bonaparte criou o Banco do Estado da França?



resposta:Bonaparte criou o Banco do Estado da França para conseguir financiar o sistema produtivo e industrial e poder organizar as finanças do Estado.

origem:Outros
tópico:
Historia

sub-grupo:Era Napoleônica

pergunta:Forme uma frase com as palavras: Bloqueio Continental; Inglaterra; Napoleão Bonaparte.



resposta:

origem:Outros
tópico:
Historia

sub-grupo:Era Napoleônica

pergunta:Qual a vantagem de Napoleão Bonaparte ter "assistido" os 10 anos da Revolução Francesa?



resposta:

origem:Outros
tópico:
Historia

sub-grupo:Era Napoleônica

pergunta:Quem era Napoleão Bonaparte?



resposta:

origem:Outros
tópico:
Historia

sub-grupo:Era Napoleônica

pergunta:Como Napoleão conquistou o apoio do povo?



resposta:Napoleão tinha o apoio do povo por conta das várias conquistas que garantiu da Revolução Francesa, melhorando o desenvolvimento econômico francês.

 


Próxima Página »

Página 1 de 5