|
origem:Unesp
tópico:Historia
sub-grupo:Mercantilismo
|
pergunta:"Desejando tratar favoravelmente o senhor Van Robais e servir-me dele como exemplo para atrair os estrangeiros que primam em qualquer espécie de manufatura, a fim de que venham estabelecer-se em nosso Reino, pedimos ao Prefeito e aos Magistrados que lhe forneçam alojamentos convenientes para a instalação dos teares... Queremos que ele [Van Robais] e os trabalhadores estrangeiros sejam considerados súditos do Rei e naturalizados... Ele será ainda isento de impostos, da corvéia e de outros encargos públicos durante a vigência da presente concessão... Permitimos a esse empresário e aos operários que continuem a professar a religião reformada... Proibimos a outras pessoas imitar ou falsificar a marca dos ditos tecidos, pelo prazo de vinte anos, bem como que se estabeleçam na cidade de Abbeville e a dez léguas de seus arredores oficinas de tecelagem semelhantes... ". (Luís XIV, ao autorizar o estabelecimento de manufatura em Abbeville, no ano de 1651). Apoiando-se no documento acima, ofereça subsídios para a compreensão da política econômica denominada colbertista.
resposta:
|
origem:Cesgranrio
tópico:Historia
sub-grupo:Mercantilismo
|
pergunta:Sobre as concepções e práticas mercantilistas, adotadas pelas nações européias entre os séculos XVI e XVIII, é correto afirmar que: a) buscavam alcançar uma balança comercial favorável através do liberalismo alfandegário. b) baseavam-se em rigorosas proibições das práticas protecionistas e monopolistas comerciais. c) condenavam o dirigismo econômico e a regulamentação da produção exercidos pelos monarcas absolutos. d) fundamentavam-se na expansão do poderio naval como forma de sustentar o comércio externo. e) negavam a importância dos investimentos em atividades manufatureiras, privilegiando apenas as agrícolas.
resposta:[D]
|
origem:Cesgranrio
tópico:Historia
sub-grupo:Mercantilismo
|
pergunta:A política mercantilista assumiu diversas modalidades, variando nos países europeus do século XV ao XVIII. Sobre as práticas mercantilistas podemos afirmar que: a) em geral, o mercantilismo fundamentava-se no intervencionismo estatal e no equilíbrio da balança comercial. b) o modelo português caracterizava-se pelo metalismo e por uma política econômica liberal exercida pela Coroa. c) na Espanha, o dirigismo estatal desenvolveu as atividades industriais e agrícolas, permitindo sua auto-suficiência comercial. d) na França, a concessão de monopólios estatais e o incentivo das manufaturas aceleraram o desenvolvimento comercial e industrial. e) na Inglaterra, o comercialismo desprezou as atividades manufatureiras, o que enfraqueceu a participação inglesa no transporte naval internacional.
resposta:[D]
|
origem:Fei
tópico:Historia
sub-grupo:Mercantilismo
|
pergunta:O "bulhonismo" ou entesouramento, caracterizava a prática mercantilista do início dos tempos modernos. Tal prática pode ser entendida como: a) a exclusividade econômica garantida pelas metrópoles no comércio colonial. b) a disposição dos europeus em defender seus interesses econômicos por meio de sucessivos tratados. c) a intenção das nações ibéricas no sentido de liderar uma unificação econômica européia. d) a preocupação dos portugueses e espanhóis em garantir o desenvolvimento da economia de suas colônias. e) a disposição de se procurar e acumular metais preciosos.
resposta:[E]
|
origem:Faap
tópico:Historia
sub-grupo:Mercantilismo
|
pergunta:O mercantilismo, política econômica praticada pelos monarcas europeus, na época moderna, teve como característica a(o): a) liberdade do comércio colonial. b) estímulo às importações de manufaturados. c) manutenção da balança comercial favorável. d) estímulo à agricultura. e) combate à escravidão.
resposta:[C]
|
origem:Faap
tópico:Historia
sub-grupo:Mercantilismo
|
pergunta:Dizia o Arcebispo de Canterbury em 1690, que "em todas as lutas e disputas que nos últimos anos ocorreram nesta parte do Mundo, julgo que, embora alegassem objetivos altos e espirituais, o fim e o objetivo verdadeiro era o Ouro, a Grandeza e a Glória secular." Ouro, Grandeza e Glória podem ser resumo preciso do que buscavam os mercantilistas, portanto é de se supor que o Arcebispo tenha escrito o texto no século: a) IX b) XII c) XVII d) XIX e) XX
resposta:[C]
|
origem:Fgv
tópico:Historia
sub-grupo:Mercantilismo
|
pergunta:O metalismo, a doutrina da balança comercial favorável, o industrialismo, o protecionismo e o colonialismo constituem as características básicas do: a) Neoliberalismo. b) Intervencionismo. c) Socialismo. d) Liberalismo. e) Mercantilismo.
resposta:[E]
|
origem:Puc
tópico:Historia
sub-grupo:Mercantilismo
|
pergunta:I. "...esse Estado continua sendo a expressão da hegemonia da nobreza que, através da reorganização estatal, reforça sua dominação sobre a massa camponesa..." II. "...foi um sistema de exploração regulamentado pelo Estado e executado através do comércio (...), sendo essencialmente a política econômica de uma era de acumulação primitiva..." III. "...a produção das Colônias só é válida na medida em que possibilite lucros elevados aos comerciantes metropolitanos, detentores do monopólio sobre o comércio de importação e de exportação das Colônias..." Na evolução histórica européia, os itens anteriores identificam elementos que foram fundamentais para a) o desenvolvimento do modo de produção asiático. b) o fracasso das Revoluções Liberais do século XVII. c) a política de realinhamento imperialista do século XIX. d) o processo de transição do feudalismo para o capitalismo. e) a rearticulação do poder feudal com as Corporações de Ofício.
resposta:[D]
|
origem:
tópico:Historia
sub-grupo:Mercantilismo
|
pergunta:"O modelo colonial vigente no Brasil a partir de sua inserção no espaço econômico europeu foi produto direto da prática do mercantilismo, que caracterizava a estrutura econômica dos países daquela época." (LOPES, Luiz Roberto. HISTÓRIA DO BRASIL IMPERIAL. Porto Alegre, Mercado Aberto, 1982.) A respeito do mercantilismo e das relações metrópole-colônia, é correto afirmar que: (01) A colônia só podia produzir o que a metrópole pudesse revender com lucro no mercado europeu. (02) A colônia podia desenvolver indústrias locais, cujos produtos pudessem garantir seu desenvolvimento autônomo. (04) A acumulação de saldos positivos, convertidos em metais preciosos, fazia parte da política mercantilista, em benefício da metrópole. (08) Dentro da política mercantilista, o tráfico de escravos tornou-se uma das formas eficazes de acumulação de capital. (16) 0 monopólio comercial não era fundamental para a metrópole, que dava às colônias liberdade de comércio. (32) A produção da colônia permitia à metrópole disputar e conquistar mercados, favorecendo o acúmulo de metal precioso, nos termos da prática mercantilista. soma = ( )
resposta:01 + 04 + 08 + 32 = 45
|
origem:
tópico:Historia
sub-grupo:Mercantilismo
|
pergunta:Os tempos modernos são caracterizados por diversas transformações ocorridas na estrutura da sociedade européia ocidental. Neste sentido é correto afirmar que: (01) A fase de transição do feudalismo para o capitalismo é chamada por muitos de "Era Pré-Capitalista". (02) Nos tempos modernos o capitalismo assumiu características essencialmente comerciais. (04) A expansão européia permitiu a dinamização do mercado nacional e internacional. (08) No plano sócio-político, a ascensão da burguesia mercantil e o fortalecimento dos Modernos Estados Nacionais contribuíram decisivamente para as mudanças estruturais em curso na época. (16) A orientação mercantil, que atendia aos interesses burgueses, e a orientação territorial, com que se satisfazia a nobreza, caracterizavam os empreendimentos marítimos de expansão européia. soma = ( )
resposta:01 + 02 + 04 + 08 + 16 = 31
|
origem:
tópico:Historia
sub-grupo:Mercantilismo
|
pergunta:As relações entre metrópoles e colônias estabeleceram-se desde a época dos descobrimentos em função dos interesses da burguesia mercantil e das exigências dos Estados Modernos. Indique quais eram tais interesses e quais eram as exigências que as metrópoles faziam de suas colônias, do ponto de vista econômico e político.
resposta:As metrópoles obrigavam a metrópole comercializar apenas com ela (pacto colonial), com a intenção de ampliar o seu
comércio e seu capital.
|
origem:Ufsc
tópico:Historia
sub-grupo:Mercantilismo
|
pergunta:O Mercantilismo pode ser descrito como "expressão econômica da aliança política realeza-burguesia", tendo como características: (01) metalismo. (02) protecionismo alfandegário. (04) balança comercial favorável. (08) monopólio comercial. (16) liberdade de comércio. Soma ( )
resposta:01 + 02 + 04 + 08 = 15
|