Banco de dados de questões sobre Nazismo e Fascismo
questões de vestibulares
|

 

Questões Nazismo e Fascismo

REF. Pergunta/Resposta
origem:Unicamp
tópico:
Historia

sub-grupo:Nazismo e Fascismo

pergunta:Em 1933, o movimento nazista assume o poder na Alemanha, transformando Hitler no chefe da nação e fundador do III Reich. O Estado alemão deixa de ser nazista somente ao fim da Segunda Guerra Mundial.
a) Quais os princípios nazistas que levaram à união do povo alemão num único Reich?
b) Qual o papel da guerra na política do III Reich?




resposta:a)Nacionalismo , patriotismo e soberania.
b)A Alemanha Nazista ou Terceiro Reich foi o nome adaptado no tempo em que vigorou o regime totalitário nazista (de 1933 a 1945) na Alemanha e no império formado pelas nações por ela conquistadas.O papel da guerra na política do III Reich foi garantir o espaço para a construção da nação alemã.

origem:Fuvest
tópico:
Historia

sub-grupo:Nazismo e Fascismo

pergunta:O período entre as duas guerras mundiais (1919-1939) foi marcado por:
a) crise do capitalismo, do liberalismo e da democracia e polarização ideológica entre fascismo e comunismo.
b) sucesso do capitalismo, do liberalismo e da democracia e coexistência fraterna entre fascismo e comunismo.
c) estagnação das economias socialista e capitalista e aliança entre os E.U.A. e a U.R.S.S. para deter o avanço fascista na Europa.
d) prosperidade das economias capitalista e socialista e aparecimento da guerra fria entre os E.U.A e a U.R.S.S.
e) coexistência pacífica entre os blocos americano e soviético e surgimento do capitalismo monopolista.




resposta:[A]

origem:Unesp
tópico:
Historia

sub-grupo:Nazismo e Fascismo

pergunta:A "Marcha sobre Roma"(1922) e a "Longa Marcha"(1934-35) exerceram grande influência sobre o rumo dos acontecimentos futuros na Itália e na China, com importantes repercussões internacionais. Discorra objetivamente sobre o significado histórico das respectivas "marchas".



resposta:A Marcha sobre Roma foi uma vasta manifestação fascista, com característica de golpe de estado, de direita, ocorrida em 28 de outubro de 1922 na capital da Itália, com o afluxo na cidade de dezenas de milhares de militantes fascistas que reivindicavam o podno da Itália.A Grande Marcha foi uma retirada das tropas do Partido Comunista Chinês, Exército de Libertação Popular, para fugir à perseguição do exército do Kuomintang.

(Fonte: wikipédia)

origem:Fuvest
tópico:
Historia

sub-grupo:Nazismo e Fascismo

pergunta:Para os cristãos como, por exemplo, São Bento, o criador das ordens religiosas no Ocidente, no século VI, e Calvino, reformador protestante, no século XVI, e para os fundadores do socialismo científico, Marx e Engels, no século passado, o trabalho foi visto como uma atividade virtuosa e humanizadora: "Ora et labora", propunha o primeiro; "O ócio é pecado", decretava o segundo, e "É pelo trabalho que o homem progride e se humaniza", consideravam os terceiros. Já os nazistas colocaram no portão de entrada dos seus campos de concentração a divisa de que o trabalho liberta ("Arbeit macht frei"). Com essas referências e seus conhecimentos de História Contemporânea, comente o nazismo à luz dos conceitos de civilização e barbárie.



resposta:

origem:Fuvest
tópico:
Historia

sub-grupo:Nazismo e Fascismo

pergunta:Como se deu a ascensão de Hitler na conjuntura alemã, no período entre guerras, e quais as conseqüências do nazismo?



resposta:

origem:outros
tópico:
Historia

sub-grupo:Nazismo e Fascismo

pergunta:Explique qual o significado da tela intitulada "Guernica", pintada pelo artista espanhol Pablo Picasso.



resposta:

origem:outros
tópico:
Historia

sub-grupo:Nazismo e Fascismo

pergunta:O Nazismo e o Fascismo surgiram:
a) do desenvolvimento de partidos nacionalistas, com pregações em favor de um Executivo forte, totalitário, com o objetivo de solucionar crises generalizadas diante da desorganização, após a Primeira Guerra Mundial.
b) da esperança de conseguir estabilidade na união das "doutrinas liberais" de tendências individualistas.
c) com a instituição do parlamentarismo da Itália e na Alemanha, agregando partidos populares.
d) com o enfraquecimento da alta burguesia e o apoio do governo às camadas lideradas pelos sindicatos e socialistas.
e) do coletivismo pregado pelos marxistas.




resposta:[A]

origem:Fuvest
tópico:
Historia

sub-grupo:Nazismo e Fascismo

pergunta:Em seu famoso painel "Guernica", Picasso registrou a trágica destruição dessa cidade basca por:
a) ataque de tropas nazistas durante a Segunda Guerra Mundial.
b) republicanos espanhóis apoiados pela União Soviética durante a Guerra Civil.
c) forças do exército francês durante a Primeira Guerra Mundial.
d) tropas do governo espanhol para sufocar a revolta dos separatistas bascos.
e) bombardeio da aviação alemã em apoio ao General Franco contra os republicanos.




resposta:[E]

origem:Fuvest
tópico:
Historia

sub-grupo:Nazismo e Fascismo

pergunta:Caracterize o regime político a que a figura se refere e analise suas conseqüências.


resposta:O regime político caracterizado na figura é o nazismo, suas principais consequências foram: Segunda Guerra Mundial, destruição da Europa e perseguição e extermínio de centenas de judeus.

origem:Unicamp
tópico:
Historia

sub-grupo:Nazismo e Fascismo

pergunta:Na década de 1920, o fascismo surge como uma posição política de crítica às democracias liberais e ao comunismo soviético por considerar que essas duas formas de governo destroem o valor supremo da nação e da pátria, quer pela corrupção econômica e política, que pregando o internacionalismo proletário que enfraquece as forças do Estado nacional. Sobre quais ideais se forma o fascismo e em que países consegue se impor como forma de governo?



resposta:Fascino é uma doutrina totalitária, anti-democrática e nacionalista criada por Mussolini.E os países que ele conseguiu se impor como forma de governo foram: Alemanha, Espanha e Portugal.

origem:Fuvest
tópico:
Historia

sub-grupo:Nazismo e Fascismo

pergunta:"Mas, um socialismo, liberado do elemento democrático e cosmopolita, cai como uma luva para o nacionalismo". Esta frase de Charles Maurras, dirigente da "Action Française", permite aproximar o seu pensamento da ideologia:
a) fascista.
b) liberal.
c) socialista.
d) comunista.
e) democrática.




resposta:[A]

origem:
tópico:
Historia

sub-grupo:Nazismo e Fascismo

pergunta:O período de entre guerras (1919-1939) foi caracterizado pelo aparecimento de regimes autoritários na Europa. A esse respeito, é correto afirmar que:
(01) Esses regimes podem ser entendidos como uma alternativa tanto à ordem liberal tradicional quanto ao regime comunista.
(02) No período em questão, acentuaram-se as dificuldades dos regimes democráticos e acentuou-se o fracionamento político, o que dificultava o estabelecimento de maiorias parlamentares que pudessem garantir a continuidade administrativa.
(04) A incapacidade dos regimes de democracia liberal de contornarem a crise econômica dos anos 1920/30, também contribuiu para abrir espaços para a expansão dos regimes autoritários.
(08) Parte importante no projeto do nazismo de unificação das vontades coletivas foi a ênfase na liberdade de expressão e na igualdade entre as raças. (16) A expansão dos regimes autoritários se fez com base num acentuado internacionalismo e cosmopolitismo, rejeitando-se qualquer ênfase em temas nacionalistas. (32) A tomada do poder pelos nazistas e fascistas teve uma significativa participação popular, inclusive com grandes manifestações de massa. Soma = ( )




resposta:01 + 04 + 32 = 37

 


Próxima Página »

Página 1 de 14