Banco de dados de questões sobre Primeira Guerra Mundial
questões de vestibulares
|

 

Questões Primeira Guerra Mundial

REF. Pergunta/Resposta
origem:
tópico:
Historia

sub-grupo:Primeira Guerra Mundial

pergunta:Muitos historiadores consideram a Primeira Guerra Mundial como fator de peso na crise das sociedades liberais contemporâneas. Assinale a opção que contém argumentos todos corretos a favor de tal opinião.
a) A economia de guerra levou a um intervencionismo de Estado sem precedentes; a "união sagrada" foi invocada em favor de sérias restrições às liberdades civis e políticas e, em função da guerra recém-terminada, eclodiram em 1920 graves dificuldades econômicas que abalaram os países liberais sobretudo através da inflação.
b) Em todos os países, a economia de guerra forçou a abolir os sindicatos operários, a confiscar as fortunas privadas e a fechar os Parlamentos, pondo assim em cheque os pilares básicos da sociedade liberal.
c) Durante a guerra foi preciso instaurar regimes autoritários e ditatoriais em países antes liberais como a França e a Inglaterra, num prenúncio do fascismo ainda por vir.
d) A guerra transformou Estados antes liberais em gestores de uma economia militarizada que utilizou de novo o trabalho servil para a confecção de armas e munições, em flagrante desrespeito às liberdades individuais.
e) Derrotadas na Primeira Guerra Mundial, as grandes potências liberais foram, por tal razão, impotentes para conter, a seguir, o desafio comunista e o fascismo.




resposta:[A]

origem:
tópico:
Historia

sub-grupo:Primeira Guerra Mundial

pergunta:Observe o mapa.

(BARRACLOUGH, G. (ed). ATLAS DA HISTÓRIA DO MUNDO. São Paulo: Folha de São Paulo/The Times, 1995. p. 249) Assinale a alternativa que ilustra a conjuntura representada no mapa.
a) A derrota da Tríplice Entente, articulada com o desembarque na Normandia.
b) A expansão francesa, detida pelo Império Russo após a Batalha de Stalingrado.
c) A expansão alemã e austríaca, que gerou uma política de alianças e a guerra.
d) A união entre Estados Unidos e França, determinante para a vitória dos aliados.



resposta:[C]

origem:Puc
tópico:
Historia

sub-grupo:Primeira Guerra Mundial

pergunta:Em relação às causas da Primeira Guerra Mundial é correto afirmar que
a) a incapacidade dos Estados liberais em solucionar a crise econômica do século XIX colocou em xeque toda a estrutura do sistema capitalista. A instabilidade política e social das nações européias impulsionou as disputas colonialistas e o conflito entre as potências.
b) a desigualdade de desenvolvimento das nações capitalistas européias acentuou a rivalidade imperialista. A disputa colonial marcada por um nacionalismo agressivo e pela corrida armamentista expandiu os pontos de atrito entre as potências.
c) o sucesso da política de apaziguamento e do sistema de aliança equilibrou os sistema de forças entre as nações européias, acirrando as lutas de conquistas das colônias da África e da Ásia.
d) o expansionismo na Áustria, a invasão da Polônia pelas tropas alemãs assustaram a Inglaterra e a França que reagiram contra a agressão declarando guerra ao inimigo.
e) o desequilíbrio entre produção e consumo incentivou a conquista de novos mercados produtores de matérias-primas e consumidores de bens-de-produção reativando as rivalidades entre os países europeus e os da América do Norte.




resposta:[B]

origem:Unesp
tópico:
Historia

sub-grupo:Primeira Guerra Mundial

pergunta:"A guerra atual é, por parte de ambos os grupos de potências beligerantes, uma guerra (...) conduzida pelos capitalistas pela partilha das vantagens que provêm do domínio sobre o mundo, pelos mercadores do capital financeiro (bancário), pela submissão dos povos fracos etc." ("Resolução sobre a Guerra", publicada no jornal PRAVDA em abril de 1917.) O texto oferece uma interpretação característica dos bolcheviques sobre a
a) Guerra Russo-Japonesa.
b) Guerra da Coréia.
c) Guerra da Criméia.
d) Primeira Guerra Mundial.
e) Primeira Guerra Balcânica.




resposta:[D]

origem:Puc
tópico:
Historia

sub-grupo:Primeira Guerra Mundial

pergunta:A Primeira Guerra Mundial foi seguida da assinatura ou de imposição de tratados aos Estados derrotados. O mais famoso, denominado Tratado de Versalhes, destinado à Alemanha, seria chamado de "Ditado de Versalhes" pelos nazistas, que souberam explorá-lo em sua propaganda. Identifique as opções que contém cláusulas daquele famoso documento: I - A Alemanha perderia em favor das Principais Potências aliadas (Estados Unidos, Inglaterra, França, etc.) todos os seus direitos e títulos sobre possessões de além-mar, onde se destacavam terras na África. II - Declarada única culpada pela guerra, a Alemanha pagaria como indenização a soma de 33 bilhões de dólares, em prestações, quantia estipulada em 1921. III - A República, proclamada na Alemanha em 1918, era tida por ilegítima e a dinastia Hohenzollern, se o desejasse, teria apoio dos vencedores para retornar ao trono. IV - Os territórios, cedidos pela França em 1871, com o tratado de Frankfurt deveriam retornar ao domínio daquele Estado. Está correta ou estão corretas:
a) Apenas I, III e IV.
b) Apenas I, II e IV.
c) Apenas II e IV.
d) Apenas II e III.
e) Apenas III e IV.




resposta:[B]

origem:
tópico:
Historia

sub-grupo:Primeira Guerra Mundial

pergunta:Referindo-se ao conflito que começou com a guerra da Inglaterra e França contra a Alemanha em 1939, Winston Churchill afirmava em discurso no Parlamento, em 21 de agosto de 1941: "Esta guerra, de fato, é uma continuação da anterior." Pode-se afirmar que esta perspectiva de análise é acertada, uma vez que
(01) os países vencedores da Primeira Guerra Mundial tiveram um comportamento revanchista em relação à Alemanha, principalmente a França, que sempre temeu a recuperação política e econômica daquele país, seu tradicional inimigo.
(02) as indenizações exigidas pelos vencedores da Primeira Guerra Mundial foram tão pesadas que, somadas às outras cláusulas do Tratado de Versalhes, criaram na Alemanha um clima de ressentimento que alimentou a ascensão nazista.
(04) a situação interna da Alemanha, cuja recuperação após 1919 repousava em bases frágeis, deteriorou-se acentuadamente diante das conseqüências do "crack" da Bolsa de Nova York em 1929.
(08) o enfraquecimento pela derrota não impediu que a Alemanha, durante o período 1919-1939, reativasse sua influência sobre a Europa Central. (16) derrotada na Primeira Grande Guerra e face à instabilidade política durante a década de 1920, a Itália adotou o fascismo após a crise econômica de 1929. Soma ( )




resposta:01 + 02 + 04 + 08 = 15

origem:Fuvest
tópico:
Historia

sub-grupo:Primeira Guerra Mundial

pergunta:"As lâmpadas estão se apagando na Europa inteira. Não as veremos brilhar outra vez em nossa existência". Sobre esta frase, proferida por Edward Grey, secretário das Relações Exteriores da Grã-Bretanha, em agosto de 1914, pode-se afirmar que exprime:
a) a percepção de que a guerra, que estava começando naquele momento e que iria envolver toda a Europa, marcava o fim de uma cultura, de uma época conhecida como a Belle Époque;
b) a desilusão de quem sabe que a guerra, que começava naquele momento, entre Grã-Bretanha e Alemanha, iria sepultar toda uma política de esforços diplomáticos visando evitar o conflito.
c) a compreensão de quem, por ser muito velho, consegue perceber que também aquela guerra, embora longa e sangrenta, iria terminar um dia, permitindo que a Europa voltasse a brilhar;
d) a ilusão de que, apesar de tudo, a guerra que estava começando, iria, por causa de seu caráter mortal e generalizado, ser o último grande conflito armado a envolver todos os países da Europa;
e) a convicção de que à guerra que acabava de começar, e que iria envolver todo o continente europeu, haveria de suceder uma outra, a Segunda Guerra Mundial, antes da paz definitiva ser alcançada.




resposta:[A]

origem:Puc
tópico:
Historia

sub-grupo:Primeira Guerra Mundial

pergunta:I. "... a disputa de mercados pela indústria inglesa, mais antiga, e a emergente indústria alemã;" II. "... conflitos do capital internacional e problemas das minorias nacionais oprimidas pelos grandes impérios;" III. "... interesse anglo-francês em manter a sua hegemonia imperialista sobre as áreas periféricas do planeta, situação privilegiada, ameaçada pela concorrência da Alemanha Imperial, recém-chegada à corrida neocolonialista." Aos itens I, II e III pode-se associar
a) as conseqüências da escalada militarista e expansionista durante o Nazi-fascismo.
b) os aspectos das relações políticas internacionais no período Entre-Guerras.
c) as razões da descolonização afro-asiática após a Segunda Guerra Mundial.
d) as causas principais dos conflitos étnicos no Leste Europeu.
e) os fatores responsáveis pela Primeira Guerra Mundial.




resposta:[E]

origem:Unirio
tópico:
Historia

sub-grupo:Primeira Guerra Mundial

pergunta:O equilíbrio da ordem política internacional entre as nações européias, rompido com a eclosão da Primeira Guerra Mundial (1914 - 1918), fundamentava-se no(a):
a) fim da política de compensações territoriais praticada pelas nações imperialistas em seu processo de expansão mundial.
b) enfraquecimento do nacionalismo em virtude da ascensão das democracias liberais nos países europeus.
c) sistema de alianças que agrupavam as potências européias em dois blocos políticos, a Tríplice Aliança e a Tríplice Entende.
d) autoridade política da Liga das Nações em arbitrar os conflitos internacionais e situações de beligerância entre seus países membros.
e) liderança internacional dos Estados Unidos, que subordinavam política e economicamente os países ocidentais.




resposta:[C]

origem:Unb
tópico:
Historia

sub-grupo:Primeira Guerra Mundial

pergunta:Com o auxílio do texto, julgue os itens abaixo, referentes aos conflitos que convulsionaram o século XX.

(1) Na estrofe 1 do poema, a expressão "duas ou três guerras mundiais" refere-se às Primeira e Segunda Guerras Mundiais e à Guerra Fria.
(2) As disputas interimperialistas, agregadas ao forte sentimento nacionalista e ao crescente militarismo, compuseram o quadro determinante para a eclosão da Grande Guerra de 1914, cujo resultado assinalou o começo do processo que marcaria o fim da hegemonia mundial européia.
(3) Apesar do bom trabalho da Liga das Nações, a Segunda Guerra Mundial tornou-se inevitável a partir do momento em que a Alemanha nazista e a União Soviética selaram um pacto, que perdurou até 1945, para fortalecê-las frente aos Estados Unidos.
(4) A bipolaridade nas relações internacionais pós-1945, implicitamente mencionada na estrofe 2, fez multiplicarem-se os conflitos regionais, nos quais, quase sempre, os interesses norte-americanos e soviéticos estavam presentes.
(5) As bombas atômicas jogadas sobre Hiroshima e Nagasaki, inferidas do contexto da estrofe 3, não apenas apressaram a rendição japonesa: elas podem ter funcionado com aviso dos EUA à URSS de que, cessada a guerra, iniciava-se uma nova era de disputa pelo controle do planeta.




resposta:V V F V V

origem:
tópico:
Historia

sub-grupo:Primeira Guerra Mundial

pergunta:Após a reunião de Versalhes, em 1919, e a assinatura dos Tratados de Saint Germain, Trianon, Neully e o de Sevres, o mapa político europeu sofreu as seguintes modificações: (0) Do desmembramento do Império Austro-Húngaro resultou a formação da Áustria, Hungria, Tchecoslováquia e Romênia.

(1) Pelo Tratado de Saint Germain a Sérvia e o Montenegro foram unidos para a formação da Iugoslávia, a qual, através do Tratado de Neully, integrou também a Macedônia ocidental, antes pertencente à Bulgária.
(2) A Polônia foi reconstruída com parte de territórios da Rússia, da Áustria e da Alemanha.
(3) Com o Tratado de Serves do Império Turco perdeu territórios para a formação do Iraque, da Armênia e do Iêmen.
(4) Pelo Tratado de Trianon a Hungria perdeu a Eslováquia para a Tchecoslováquia, a Croácia para a Iugoslávia e a Transilvânia para a Romênia.




resposta:F V V F V

origem:Puc
tópico:
Historia

sub-grupo:Primeira Guerra Mundial

pergunta:Dentre os vários fatores que podem ser arrolados como responsáveis pela Primeira Grande Guerra, destacam-se, EXCETO:
a) o aumento da tensão nos Balcãs, fruto das aspirações autonomistas dos inúmeros grupos étnicos que ocupavam aquela região.
b) a crescente disputa econômica travada entre o Império Alemão, potência emergente, e a Grã-Bretanha, nação hegemônica.
c) a pretensão da Alemanha em reanexar a região da Prússia Oriental ao território germânico, separada pelo corredor polonês.
d) o fim da diplomacia bismarckiana e adoção de uma política expansionista comandada pelo Imperador Guilherme II.
e) o acirramento do espírito revanchista francês, reavivando os ódios adormecidos e reforçando o sentimento antigermânico da população.




resposta:[C]