Banco de dados de questões sobre Primeira Guerra Mundial
questões de vestibulares
|

 

Questões Primeira Guerra Mundial

REF. Pergunta/Resposta
origem:Puc
tópico:
Historia

sub-grupo:Primeira Guerra Mundial

pergunta:As duas grandes Guerras Mundiais foram travadas a partir de contextos políticos muito diferentes. No entanto, é possível identificar certas continuidades entre os dois conflitos. Sobre essas semelhanças, podemos afirmar que: I - ambas as guerras tiveram início nas agitações e turbulências políticas promovidas por grupos nacionalistas nos Balcãs. O nacionalismo étnico da Sérvia e da Bósnia foram o estopim para as ações militares que deram origem aos conflitos mundiais; II - as duas guerras envolveram a participação da maioria dos cidadãos dos países envolvidos, atingindo indiscriminadamente a população civil. A mobilização de tão grande contingente humano foi possível graças ao uso ampliado de meios de comunicação de massa; III - nas duas Guerras Mundiais, o emprego de armamentos em escala maciça exigiu a rápida conversão de grande parte das indústrias dos países envolvidos para a produção bélica; IV - as duas guerras estão diretamente relacionadas às crises sociais típicas do capitalismo imperialista que, reduzindo a oferta de empregos fazem fracassar as políticas econômicas dos principais países industrializados. Assinale a alternativa:
a) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
b) se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.
c) se somente as afirmativas I, III e IV estiverem corretas.
d) se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.
e) se somente as afirmativas II e IV estiverem corretas.




resposta:[D]

origem:Mackenzie
tópico:
Historia

sub-grupo:Primeira Guerra Mundial

pergunta:Os fatores responsáveis pela eclosão da I Guerra Mundial podem ser resumidos por:
a) revisionismo alemão, corrida armamentista, Pan-eslavismo e Revolução Russa.
b) choques imperialistas entre a França e a Inglaterra, Pacto Anti-Komintern e desmembramento do Império Austro-Húngaro.
c) reorganização das fronteiras das nações balcânicas, surgimento do nazismo, desagregação do Império Otomano.
d) fracasso da política de apaziguamento inglesa, anexação da Tchecoslováquia, rearmamento alemão e crise do Marrocos.
e) Imperialismo, rompimento do equilíbrio europeu, Nacionalismo e Política de Alianças.




resposta:[E]

origem:Puc
tópico:
Historia

sub-grupo:Primeira Guerra Mundial

pergunta:Uma das causas da Primeira Guerra Mundial (1914-1918) foi o rompimento do equilíbrio europeu, representado
a) pela França, potência em crescente expansão após dominar enormes áreas da África do Norte.
b) pela Rússia, cujo crescimento industrial a equiparava à Inglaterra e à Alemanha.
c) pela Alemanha, unificada em 1870/71, em rápido crescimento industrial e capaz de desafiar o poderio inglês.
d) pela Inglaterra, que monopolizava a produção industrial européia.
e) pelos Estados Balcânicos, unificados pela "Grande Sérvia", que ameaçavam apoderar-se do Egito e Mesopotâmia.




resposta:[C]

origem:Fgv
tópico:
Historia

sub-grupo:Primeira Guerra Mundial

pergunta:Os 14 pontos apresentados pelo presidente norte-americano Woodrow Wilson, em janeiro de 1918, refletem alguns objetivos para a paz na Europa após a Grande Guerra. Entre eles destacou-se a:
a) determinação da independência da Hungria, da Polônia, da Iugoslávia e da Tchecoslováquia;
b) autorização para que os franceses passassem a controlar a Síria, e os ingleses, a controlar a Mesopotâmia e a Palestina;
c) correção do episódio que tinha perturbado a paz mundial por muito tempo e determinava a devolução do território da Alsácia-Lorena à França;
d) incorporação da Eslováquia à República Tcheca;
e) determinação de que a Bulgária cedesse para a Romênia, a Iugoslávia e a Grécia, a maior parte dos territórios anexados durante as guerras balcânicas.




resposta:[C]

origem:Ufrrj
tópico:
Historia

sub-grupo:Primeira Guerra Mundial

pergunta:"O TRATADO DE PAZ DE VERSALHES (28 DE JUNHO DE 1919) Art. 45 - Em compensação da destruição das minas de carvão no norte da França... (a Alemanha) cede à França a propriedade inteira e absoluta das minas de carvão situadas na bacia do Sarre... Art. 51 - Os territórios cedidos à Alemanha em virtude dos preliminares de paz assinados em Versalhes a 26 de fevereiro de 1871 e do Tratado de Frankfurt de 10 de maio de 1871 (Alsácia e Lorena) são reintegrados na soberania francesa a datar do armistício de 11 de novembro de 1918... Art. 80 - A Alemanha reconhece e respeitará estritamente a independência da Áustria... Art. 81 - A Alemanha reconhece a completa independência da Polônia... Art. 119 - A Alemanha renuncia, a favor das Principais Potências aliadas e associadas (Estados Unidos, Império Britânico, França, Itália e Japão), a todos os seus direitos e títuIos sobre as suas possessões de além-mar..." (VOILLIARD, O. e outros. Documentos de História. In: FREITAS, Gustavo de. "900 textos e documentos de História". Lisboa, Plátano. p.273.) O Tratado de Versalhes, pretensamente voltado a garantir a paz em uma Europa devastada pela 1 Guerra Mundial 1914/18), acabou por tornar-se símbolo de opressão nacional para muitos alemães, sendo então (no período entre as duas guerras mundiais) motivador de reações ultranacionalistas.
a) Retire do texto do Tratado de Versalhes o artigo cujo desrespeito pelos alemães em 1939 levou a eclosão da 2 Guerra Mundial.
b) Explique as reações ultranacionais dos alemães a partir de um dos artigos da Paz de Versalhes, citado acima.




resposta:

origem:Mackenzie
tópico:
Historia

sub-grupo:Primeira Guerra Mundial

pergunta:Segundo o historiador Eric J. Hobsbawn, a discussão sobre a gênese da Primeira Guerra Mundial tem sido ininterrupta desde agosto de 1914. A questão permaneceu viva porque o problema das origens das guerras mundiais infelizmente tem se recusado a desaparecer desde 1914. De fato, em nenhum outro ponto a vinculação entre as preocupações passadas e presentes é mais evidente que na história da Era dos Impérios. Assinale a alternativa que apresenta as causas da I Guerra Mundial.
a) O imperialismo, o rompimento do equilíbrio europeu, o nacionalismo, a política das alianças, as questões balcânicas, o incidente de Sarajevo.
b) A ascensão militar dos EUA, o fascismo, o desemprego, a partilha da África, o neocolonialismo e o desmembramento da Tchecoslováquia.
c) O Anschluss, a Política de apaziguamento, a crise da Etiópia, a formação do Eixo, a Conferência de Versalhes.
d) O fim dos Impérios Otomano e Áustro-Húngaro, a formação da Tríplice Entente, o Plano Schlieffen, o assassinato do Arquiduque Ferdinando.
e) A crise do Marrocos, o Pan-eslavismo russo, a ascensão de Lênin, a partilha da África e da Ásia, e o surgimento da Liga das Nações.




resposta:[A]

origem:Fgv
tópico:
Historia

sub-grupo:Primeira Guerra Mundial

pergunta:Assinale a alternativa INCORRETA sobre as transformações territoriais ocorridas na Europa, após a I Guerra Mundial.
a) O tratado de Lausanne foi o último a ser assinado ao longo desse processo, e referiu-se à reação da Turquia ao Tratado de Sevres.
b) A Alemanha perdeu a região da Alsácia-Lorena, que conquistara anteriormente.
c) A Áustria aceitou a independência da Hungria, da Polônia, da Tchecoslováquia e da Iugoslávia.
d) O único território que não sofreu qualquer desmembramento foi a Hungria.
e) A Palestina passou para o domínio inglês.




resposta:[D]

origem:
tópico:
Historia

sub-grupo:Primeira Guerra Mundial

pergunta:Leia estes trechos de depoimentos de ex-combatentes da Primeira Grande Guerra: Uma certa ferocidade surge dentro de você, uma absoluta indiferença para com tudo o que existe no mundo, exceto o seu dever de lutar. Você está comendo uma crosta de pão, e um homem é atingido e morto na trincheira perto de você. Você olha calmamente para ele por um momento e continua a comer o seu pão. Por que não? Aqui desapareceu para sempre o cavalheirismo. Como todos os sentimentos nobres e pessoais, ele teve de ceder o lugar ao novo ritmo da batalha e ao poder da máquina. Aqui a nova Europa se revelou pela primeira vez no combate. (Citados por EKSTEINS, Modris. "A sagração da primavera". Rio de Janeiro: Rocco, 1992.) Com base na leitura desses trechos, é CORRETO afirmar que o impacto dessa guerra
a) acelerou o processo de libertação das colônias afro-asiáticas, que se tornaram Estados independentes a partir de então.
b) deu origem a um influente movimento contra as guerras, que criou uma ordem internacional pacífica.
c) levou ao fortalecimento e consolidação dos regimes liberais já existentes, além de contribuir para o surgimento de novas democracias.
d) provocou uma crise nos valores dominantes até então, gerando descrédito em relação ao humanismo e ao racionalismo.




resposta:[D]

origem:
tópico:
Historia

sub-grupo:Primeira Guerra Mundial

pergunta:Considerando o contexto alemão no período entre-guerras (1919 - 1939), explique um fator econômico que tenha contribuído para a ascensão dos nazistas ao poder.



resposta:

origem:Ufrs
tópico:
Historia

sub-grupo:Primeira Guerra Mundial

pergunta:Associe a coluna 1, que apresenta nomes de países diretamente afetados pela Primeira Guerra Mundial, com a coluna 2, que apresenta afirmações relativas ao contexto do confronto. Coluna 1 1 - Inglaterra 2 - França 3 - Iugoslávia 4 - Rússia 5 - Itália Coluna 2 ( ) Seu expansionismo sobre a região dos Balcãs afetava diretamente os planos da Alemanha em direção a Bagdá. ( ) Adotou uma política revanchista, principalmente devido à perda de territórios - Alsácia e Lorena - para seu vizinho. ( ) Sentiu sua hegemonia ameaçada pela corrida navalista e pelo forte avanço industrial da Alemanha. A alternativa que apresenta a seqüência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
a) 5 - 2 - 1
b) 4 - 2 - 1
c) 4 - 3 - 2
d) 5 - 3 - 2
e) 4 - 3 - 1




resposta:[B]

origem:Unesp
tópico:
Historia

sub-grupo:Primeira Guerra Mundial

pergunta:A Primeira Guerra Mundial (1914-1918) resultou de uma alteração da ordem institucional vigente em longo período do século XIX. Entre os motivos desta alteração, destacam-se
a) a divisão do mundo em dois blocos ideologicamente antagônicos e a constituição de países industrializados na América.
b) a desestabilização da sociedade européia com a emergência do socialismo e a constituição de governos fascistas nos países europeus.
c) o domínio econômico dos mercados do continente europeu pela Inglaterra e o cerco da Rússia pelo capitalismo.
d) a oposição da França à divisão de seu território após as guerras napoleônicas e a aproximação entre a Inglaterra e a Alemanha.
e) a unificação da Alemanha e os conflitos entre as potências suscitados pela anexação de áreas coloniais na Ásia e na África.




resposta:[E]

origem:
tópico:
Historia

sub-grupo:Primeira Guerra Mundial

pergunta:De acordo com as informações contidas na tabela, indique o fato histórico que motivou a alteração radical na posição econômica dos Estados Unidos e explique a conseqüência econômica resultante dessa alteração.

(Fonte: Historical Statistics of the United States, 1789-1945.) (Adaptado de NIVEAU, Maurice. "História dos fatos econômicos contemporâneos." São Paulo: Difel, 1969.)



resposta:Primeira Grande Guerra Mundial- A Inglaterra perdeu a sua hegemonia (seu poder) sobre a economia mundial e os EUA através de seus insvestimentos em alguuns países transformou essas áreas em economias independentes.Tomando assim, o ligar na Inglaterra como super potência econômica.