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Questões Ufu

REF. Pergunta/Resposta
origem:Ufu-1999
tópico:
Historia

sub-grupo:

pergunta:Desde meados do século XIX até o início do século XX, as nações industrializadas européias e os Estados Unidos da América empreenderam uma disputa por territórios na África, Ásia e América Latina. Essa disputa ficou conhecida como imperialismo ou neocolonialismo. Compare o imperialismo do século XIX com a expansão mercantilista ocorridas nos séculos XV e XVI, quanto ao processo de colonização.



resposta:


origem:Ufu-1999
tópico:
historia-Brasil

sub-grupo:Era Vargas

pergunta:Leia atentamente a letra da música a seguir: O Bonde São Januário Wilson Batista e Ataulfo Alves (1940) Quem trabalha é que tem razão, eu digo e não tenho medo de errar, o bonde São Januário leva mais um operário, sou eu que vou trabalhar. Antigamente eu não tinha juízo, mas resolvi garantir meu futuro. Sou feliz, vivo muito bem, a boemia não dá camisa a ninguém. E digo bem. Qual a relação entre este samba e a política de Getúlio Vargas dirigida aos trabalhadores durante o seu primeiro governo (1930-1945)?



resposta:


origem:Ufu-1999
tópico:
historia-America

sub-grupo:Civilizações Pré-Colombianas

pergunta:"(...) Assim, não pense ninguém que foram tirados o poder, os bens e a liberdade (dos indígenas): e sim que Deus lhes concedeu a graça de pertencerem aos espanhóis, que os tornaram cristãos e que os trata e os consideram exatamente como digo. (...) Ensinaram-lhes o uso do ferro e da candeia (...) Deram-lhes moedas para que saibam o que compram e o que vendem, o que devem e possuem. Ensinaram-lhes latim e ciências, que valem mais do que toda a prata e todo o ouro que eles tomaram. Porque, com conhecimentos, são verdadeiramente homens, e da prata nem todos tiravam muito proveito. (...)" GÓMARA, Francisco López de. "Historia General de las India". Coletânea de Documentos para a História da América. São Paulo: CENP, 1978 O texto acima expressa uma forma de se ver a conquista e a colonização da América pelos espanhóis. A partir da análise do texto e de seus conhecimentos sobre este processo histórico
a) faça um comentário sobre a visão antropocêntrica do autor, destacando a forma como os valores culturais de espanhóis e indígenas tão tratados no texto.
b) identifique e caracterize uma das três principais sociedades indígenas conquistadas pelos espanhóis - Maias, Astecas ou Incas - mostrando como viviam e se organizavam social e politicamente no período imediatamente anterior à conquista.



resposta:
a) Destacando a inferioridade do indígena perante o europeu.
b)A civilização maia foi uma cultura mesoamericana pré-colombiana,A civilização maia divide muitas características com outras civilizações da Mesoamérica, devido ao alto grau de interação e difusão cultural que caracteriza a região. Avanços como a escrita, epigrafia e o calendário não se originaram com os maias; no entanto, sua civilização se desenvolveu plenamente.

origem:Ufu-1999
tópico:
historia-Brasil

sub-grupo:República Liberal

pergunta:Leia os versos da música a seguir: "O Subdesenvolvido" Carlos Lyra/Chico de Assis * Lançada em 1963 pelo CPC (Centro Popular de Cultura) da UNE (União Nacional dos Estudantes). E passado o período colonial O país se transformou num bom quintal E depois de dadas as contas a Portugal Instaurou-se o latifúndio nacional, ai! Subdesenvolvido, subdesenvolvido (refrão)
a) Analise o significado destes versos.
b) Em que contexto histórico brasileiro esta música foi lançada?



resposta:


origem:Ufu-1999
tópico:
Historia

sub-grupo:Guerra Fria

pergunta:"Mas, quando os legionários abusam dos seus legítimos privilégios e, sob a capa do patriotismo, utilizam a influência que têm para oprimir outras pessoas, então desrespeitam os próprios fundamentos do Governo Americano. Tais superpatriotas poderiam constituir as células capazes de transformar os Estados Unidos numa nação fascista." Charles Chaplin O texto acima faz referência a um dos momentos mais opressivos da história americana deste século, marcado pelas investigações e perseguições do movimento Macckarthista. A esse respeito, assinale a alternativa correta.
a) O Macckarthismo deve ser visto como parte da política externa dos Estados Unidos. Seu objeto era conter o avanço do comunismo e a expansão da União Soviética, financiando a propaganda anti-soviética na Europa e na América Latina.
b) O Macckarthismo, desenvolvido no contexto da Guerra Fria, era um conjunto de leis aprovadas pelo Congresso, que visava reforçar a segurança nacional dos Estados Unidos, proibindo as atividades comunistas em território americano.
c) O Macckarthismo durou até o final dos anos 60, quando a Revolução Cubana, ao fazer a opção pelo socialismo, intensificou a histeria anticomunista nos Estados Unidos, gerando perseguição, preferencialmente, ao líderes sindicais.
d) A resolução da questão racial nos Estados Unidos, no final do anos 40, com a conquista dos direitos civis pelos negros, levou os grupos conservadores a se voltarem para a luta contra as tendências políticas esquerdistas.
e) O episódio da condenação e execução de Saco e Vanzetti em 1927 e do casal de físicos Ethel e Julius Rosenberg nos anos 50, assim como as acusações indiscriminadas do Macckarthismo são exemplos da perseguição às idéias esquerdistas pela tradição conservadora dos Estados Unidos.



resposta:
[E]

origem:Ufu-1999
tópico:
historia-Brasil

sub-grupo:Sistema Colonial Brasileiro

pergunta:A atividade bandeirante marcou a atuação dos habitantes da Capitania de São Vicente entre os séculos XVI e XVIII. A esse respeito, assinale a alternativa correta.
a) Buscando capturar o índio para utilizá-lo como mão-de-obra ou para descobrir minas de metais e pedras preciosas, o chamado bandeirismo apresador e o prospector foram importantes para a ampliação dos limites geográficos do Brasil colonial.
b) As bandeiras eram empresas organizadas e mantidas pela Metrópole, com o objetivo de conquistar e povoar o interior da colônia, assim como garantir, efetivamente, a posse e o domínio do território.
c) As chamadas bandeiras apresadoras tinham uma organização interna militarizada e eram compostas exclusivamente por homens brancos, chefiados por uma autoridade militar da Coroa.
d) O que explicou o impulso do bandeirismo no século XVII foi a assinatura do tratado de fronteiras com a Espanha, que redefiniu a Linha de Tordesilhas e abriu as regiões de Mato Grosso até o Rio Grande do Sul, possibilitando a conquista e a exploração portuguesa.
e) Derivado da bandeira de apresamento, o sertanismo de contrato era uma empresa particular, organizada com o objetivo de pesquisar indícios de riquezas minerais, especialmente nas regiões de Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais.



resposta:
[A]

origem:Ufu-1999
tópico:
Historia

sub-grupo:Nazismo e Fascismo

pergunta:Em julho de 1936, o general Francisco Franco, sob o pretexto de um avanço comunista, liderou uma revolta militar para derrubar a República, dando início à guerra civil espanhola. Do seu lado estavam a maioria da Igreja Católica e setores da classe média e do Exército. A respeito dessa guerra é correto afirmar que I - os russos se mantiveram neutros enquanto Alemanha e Itália lutaram contra Franco ao lado dos republicanos, sendo derrotados pelas Brigadas Internacionais de comunistas e anarquistas. II - a mais sensível imagem dos horrores da guerra civil espanhola pode ser vista na obra do artista plástico Pablo Picasso, que retratou, em Guernica, toda sua indignação perante o bombardeio alemão à cidade espanhola. III - com a ajuda militar da Itália e da Alemanha e o apoio da Igreja Católica, o general Franco conseguiu, em 1939, derrubar a resistência republicana, abrindo caminho para a expansão dos regimes totalitários na Europa e instalando na Espanha, uma ditadura que duraria até 1975. IV - entre os fatores de insatisfação dos setores conservadores, aglutinados no grupo da Falange e liderados por Franco, estava a vitória da coligação da Frente Popular e dos movimentos de esquerda nas eleições de 1936. Assinale
a) se apenas I e III são corretas.
b) se apenas I, II e III são corretas.
c) se apenas II é correta.
d) se todas são corretas.
e) se apenas II, III e IV são corretas.



resposta:
[E]

origem:Ufu-1999
tópico:
Historia

sub-grupo:

pergunta:A respeito da globalização da economia no mundo contemporâneo, assinale a alternativa correta.
a) São componentes da globalização, entre outros, a crescente terceirização de atividades, a formação de blocos econômicos e o crescimento da intervenção estatal na economia, com o chamado Estado máximo.
b) A crise das bolsas mundiais em 1998 e as recentes vitórias de candidatos oposicionistas ao governo de países como a Inglaterra, França e Alemanha revelam, respectivamente, os limites do equilíbrio econômico do capitalismo e as reações aos efeitos sociais do processo de globalização e do neoliberalismo.
c) As crises financeiras do Japão, da Rússia e dos chamados "tigres asiáticos", em 1998, não afetaram o equilíbrio da economia internacional, pois os países emergentes, como Brasil, México e Bolívia são protegidos por investimentos de capitais estrangeiros na área produtiva, capitais esses que propiciaram a formação de um Estado de bem estar social.
d) A integração econômica do mundo tem ocorrido com a manutenção de políticas protecionistas das economias nacionais, permitindo a diminuição dos índices de miséria e fome dos países africanos e preservando altos níveis de crescimento e distribuição de renda nos chamados países "emergentes".
e) A globalização vem esbarrando na preservação de monopólios estatais do petróleo, das telecomunicações e dos recursos minerais, como no Brasil, e na formação de mercados nacionais socialmente regulados, como na Rússia, a partir de exigências do Fundo Monetário internacional.



resposta:
[B]

origem:Ufu-1999
tópico:
historia-Brasil

sub-grupo:Revolução de 64 - Ditadura Militar

pergunta:A respeito do panorama sócio-cultural no Brasil entre os anos 1970/1979, assinale a alternativa INCORRETA.
a) Para encobrir sua face cruel, os governos militares gastavam milhões de cruzeiros em propaganda demagógica destinada a melhorar sua imagem junto à população, divulgando slogans, tais como "Brasil-ame-o ou deixe-o" que, na prática, significava "apóie o regime militar ou abandone o país".
b) O tricampeonato mundial de futebol, conquistado pelo Brasil em 1970, no México, foi exaustivamente explorado pelo sistema de propaganda do governo, para a criação de um clima de euforia e ufanismo. A exploração deste clima procurava mascarar a repressão, a censura e a tortura, praticados pelo governo Médici.
c) Neste período não existiram movimentos de contestação ao regime militar, pois as associações de bairros, os grupos de jovens, os clubes de mães, os círculos bíblicos, o Movimento do Custo de Vida e os metalúrgicos do ABC paulista só puderam expressar sua insatisfação com a abertura, criada pela Nova República.
d) As músicas "Eu Te Amo, Meu Brasil" e "Você Também É Responsável" (exaltando o MOBRAL) da dupla Don e Ravel, contribuíam para o clima nacionalista-ufanista da época.
e) A imprensa alternativa, representada pelos jornais "Pasquim, Opinião e Movimento", constituiu importante espaço de crítica à ditadura militar e de defesa das liberdades democráticas.



resposta:
[C]

origem:Ufu-1999
tópico:
historia-America

sub-grupo:Período Colonial

pergunta:Durante a colonização da América, os espanhóis utilizaram diversas formas de trabalho de acordo com o tipo de economia predominante em cada região. Observe as alternativas abaixo e assinale a correta.
a) Com a proibição, pela Coroa, da escravidão indígena em 1542, nas regiões de mineração de prata, o trabalho escravo africano substituiu a mão-de-obra indígena a partir do final do século XVI.
b) Nas regiões de pecuária e agricultura, como o México e a do Rio da Prata, o sistema de trabalho era a "encomienda". Os índios eram repartidos entre os grandes proprietários e obrigados a trabalharem dois dias por semana em troca de um pequeno salário.
c) Na região de mineração de prata de Potosí e Zacateca, as principais formas de trabalho foram a "mita" e o "cuatequil", uma adaptação da "mita" de origem incaica. As comunidades indígenas sujeitas a este sistema eram obrigadas a fornecer, em regime rotativo, um certo número de trabalhadores para servirem aos proprietários das minas.
d) A instituição da "mita" como regime de trabalho, ao fixar as populações indígenas em suas comunidades de origem, restringindo os deslocamentos constantes do sistema de "encomiendas", contribuiu para preservar a organização social e as tradições culturais dessas populações.
e) Para atender aos interesses econômicos dos colonizadores, que necessitavam do trabalho indígena, a Coroa espanhola não chegou a legislar sobre as relações de trabalho na América, deixando que os proprietários se entendessem livremente com a mão-de-obra indígena.



resposta:
[C]

origem:Ufu-1999
tópico:
Historia

sub-grupo:Revolução Industrial

pergunta:"A divisão do trabalho e a mecanização complementam-se e reforçam-se mutuamente. (...) somente com a introdução da maquinaria, com seu ritmo constante, é possível realizar o sonho - ou o pesadelo - de uma administração exata do tempo e dos movimentos do operário, sem a onerosa necessidade de colocar um capataz e um cronometrador atrás de cada um." ENGUITA, Mariano F. "Tecnologia e sociedade: a ideologia da racionalidade técnica, a organização do trabalho e a educação". In: SILVA, Tomaz T. da (org.) "Trabalho, Educação e Prática Social." Porto Alegre: Artes Médicas, 1991. p.235. Tomando como referência a citação acima, podemos afirmar que I - o Taylorismo, concepção produtivista desenvolvida por Frederick Taylor nos Estados Unidos, entre o final do século XIX e início do século XX, tinha como características o controle sobre os gestos e comportamentos do trabalhador, com o intuito de evitar o "desperdício de tempo" e a decomposição da produção em movimentos monótonos, causando tédio e idiotização do trabalhador. II - o Fordismo, desenvolvido por Henry Ford, seguiu a trilha aberta por Taylor ao utilizar a linha de montagem na fabricação em massa de automóveis, ao fixar o operário em um mesmo posto, subordinando-o à máquina. III - no mundo contemporâneo, a chamada "desindustrialização" - processo de utilização da microeletrônica para a criação de novos postos de trabalho - substituiu os antigos robôs, provocando a diminuição do desemprego, melhorando a distribuição de renda em países emergentes como o Brasil, e criando novas oportunidades de lazer aos trabalhadores. Assinale
a) se apenas I e II são corretas.
b) se apenas I é correta.
c) se apenas II é correta.
d) se apenas II e III são corretas.
e) se todas são corretas.



resposta:
[A]

origem:Ufu-1999
tópico:
Historia

sub-grupo:

pergunta:Assinale a alternativa que contempla as características da maioria dos países da América Latina, durante a primeira metade do século XIX.
a) Houve decadência do poder político do caudilhismo, em decorrência da democratização da sociedade.
b) A formação de um pacto político entre federalistas e centralistas garantiu a implantação da república e a estabilidade política logo após a independência.
c) A adoção do direito de voto pata todo habitante maior de 21 anos, permitiu a ampliação da representatividade popular nos Congressos nacionais.
d) Foram implantadas repúblicas conservadoras e autoritárias, onde a instabilidade política e a marginalização social das camadas populares eram predominantes.
e) O modelo econômico foi reorganizado, direcionando a produção para o mercado interno de cada país, o que provocou a ampliação da renda média dos trabalhadores.



resposta:
[D]

 


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