Banco de dados de questões do vestibular Unicamp
questões de vestibulares
|

 

Questões Unicamp

REF. Pergunta/Resposta
origem:Unicamp-1994
tópico:
historia-Geral

sub-grupo:Antiguidade Clássica - Roma

pergunta:"Os deuses, quaisquer que tenham sido as suas origens longínquas, nada mais são do que seres humanos, maiores, mais fortes, mais belos, eternamente jovens; adquiriram não só a forma humana, mas também os sentimentos, as paixões, os defeitos e até os vícios dos homens; o mundo divino apresenta, portanto, uma imagem engrandecida, mas não depurada da humanidade." (A. Jardé, A GRÉCIA ANTIGA E A VIDA GREGA, 1977) Usando as informações contidas no texto e outras que você dispõe sobre o assunto, cite cinco características da religião na Grécia Antiga.



resposta:
Havia uma hierarquia de divindade; os deuses agiam como humanos ( compartilhavam os mesmos vícios );alguns deuses eram associados á uma cidade específica como Atena; a igreja era poderosa por isso tinha o poder de hierarquizar a sociedade e influenciar governantes.

origem:Unicamp-1994
tópico:
historia-Geral

sub-grupo:Alta Idade Média

pergunta:"A Igreja, durante toda a Idade Média, guiava todos os movimentos do homem, do batismo ao serviço fúnebre. A Igreja educava as crianças; o sermão do pároco era a principal fonte de informação sobre os acontecimentos e problemas comuns. A paróquia constituía uma importante unidade de governo local, coletando e distribuindo as esmolas que os pobres recebiam. Como os homens ficavam atentos aos sermões era freqüente o governo dizer aos pregadores exatamente o que deviam pregar." (Adaptado de Christopher Hill, A REVOLUÇÃO INGLESA DE 1640, 1977) A partir do texto acima escreva quais eram as funções sociais e políticas da Igreja Católica na Idade Média.



resposta:
Pedir esmolas, inventar o pecado para poder vender o perdão, roubar, matar, especialmente Torturar, atordoar os fiéis impondo-lhas MEDO através de um Deus "mau", poderoso, etc.

origem:Unicamp-1994
tópico:
Historia

sub-grupo:

pergunta:Contestando o Tratado de Tordesilhas, o rei da França, Francisco I, declarou em 1540: "Gostaria de ver o testamento de Adão para saber de que forma este dividira o mundo." (Citado por Cláudio Vicentino, HISTÓRIA GERAL, 1991)
a) O que foi o Tratado de Tordesilhas?
b) Por que alguns países da Europa, como a França, contestavam aquele tratado?



resposta:


origem:Unicamp-1994
tópico:
Historia

sub-grupo:Absolutismo

pergunta:A respeito do Estado Moderno, o pensador político inglês John Locke (1632-1704) escreveu: "Considero poder político o direito de fazer leis para regular e preservar a propriedade". (Citado por Kazumi Munakata, A LEGISLAÇÃO TRABALHISTA NO BRASIL, 1984)
a) Explique a função do estado segundo essa tese de Locke.
b) Como a partir dessa tese se explica a relação do Estado Moderno com a acumulação de capital?



resposta:
a)Locke defendia oEstado liberal e a propriedade privada.
b)O Estado moderno determinou uma igualdade jurídica, mas não democrática.

origem:Unicamp-1994
tópico:
Historia

sub-grupo:Revolução Industrial

pergunta:"De pé ficaremos todos E com firmeza juramos Quebrar tesouras e válvulas E pôr fogo às fábricas daninhas." (Canção dos quebradores de máquinas do século XIX, citada por Leo Huberman, HISTÓRIA DA RIQUEZA DO HOMEM, 1979)
a) A partir do texto, caracterize o tipo de ação dos quebradores de máquinas.
b) Explique os motivos desse movimento.



resposta:
a)O tipo de ação dos quebradores de máquinas é o Movimento Ludista.
b)O Movimento Ludista aconteceu porque os trabalhadores eram contra à mecanização do trabalho trazida pela Revolução Industrial, pois as máquinas substituiam o trabalho manual.

origem:Unicamp-1994
tópico:
historia-Brasil

sub-grupo:Revolução de 64 - Ditadura Militar

pergunta:"Os artistas que participaram do tropicalismo queriam entender o país em que viviam e comunicar-se com o povo, mas de um modo diferente daquele proposto pelo CPC (Centro Popular de Cultura) da UNE (União Nacional dos Estudantes), no início dos anos 60." (Adaptado de Marcus Venicio Ribeiro, Chico Alencar e Claudius Ceccon, BRASIL VIVO, 1991).
a) O que foi o Tropicalismo?
b) Quais os argumentos utilizados pela UNE para afirmar que os tropicalistas eram alienados?



resposta:
a)Foi um movimento cultural brasileiro que surgiu sob a influência das correntes artísticas de vanguarda e da cultura pop nacional e estrangeira; misturou manifestações tradicionais da cultura brasileira a inovações estéticas radicais.
b)Eles diziam que os tropicalistas não participavam de políticas-partidárias.

origem:Unicamp-1994
tópico:
Historia

sub-grupo:Nazismo e Fascismo

pergunta:Em 1933, o movimento nazista assume o poder na Alemanha, transformando Hitler no chefe da nação e fundador do III Reich. O Estado alemão deixa de ser nazista somente ao fim da Segunda Guerra Mundial.
a) Quais os princípios nazistas que levaram à união do povo alemão num único Reich?
b) Qual o papel da guerra na política do III Reich?



resposta:
a)Nacionalismo , patriotismo e soberania.
b)A Alemanha Nazista ou Terceiro Reich foi o nome adaptado no tempo em que vigorou o regime totalitário nazista (de 1933 a 1945) na Alemanha e no império formado pelas nações por ela conquistadas.O papel da guerra na política do III Reich foi garantir o espaço para a construção da nação alemã.

origem:Unicamp-1994
tópico:
historia-Brasil

sub-grupo:Era Vargas

pergunta:Em 10 de novembro de 1937, Getúlio Vargas discursava à nação através do rádio: "A disputa presidencial estava levando o país à desordem. Os comunistas infiltravam-se dia a dia nas instituições nacionais. A Nação corria perigo de uma luta de classes e os partidos políticos inquietavam o nosso povo"
a) Que argumentos Vargas usou para implantar o Estado Novo?
b) Cite duas características do Estado Novo.



resposta:
a)Vargas usou para implantar o Estado Novo o Plano Cohen, que foi utilizado pelo governo federal com o objetivo de aterrorizar a população e justificar um golpe de Estado, o objetivo desse plano era tomar o poder.
b)Regime autoritário, marcado pelo nacionalismo, pela censura entre outros.

origem:Unicamp-1994
tópico:
Historia

sub-grupo:Iluminismo

pergunta:Em 1770, um advogado chamado Séguier comentava, a propósito de um movimento do século XVIII: "Os filósofos se erigiram como preceptores do gênero humano. Liberdade de pensar, eis seu brado, e esse brado se propagou de uma extremidade à outra do mundo. Com uma das mãos tentaram abalar o trono; com a outra, quiseram derrubar os altares."
a) Identifique o movimento ao qual Séguier se refere.
b) Que características desse movimento podem ser retiradas do texto acima? Vocabulário: erigir = instituir, considerar; preceptores = mestres, mentores.



resposta:
a) O movimento a qual Séguier se refere é ao Iluminismo.
b) As principais características deste movimento e que encontramos no texto são: A idéia de liberdade de expressão e de crítica á Igreja Católica não excluindo a crença em Deus."

origem:Unicamp-1994
tópico:
historia-America

sub-grupo:Civilizações Pré-Colombianas

pergunta:a) A respeito dos Astecas, comente as características urbanas de Tenochtitlán.
b) Por que foi fundamental para os espanhóis construir a cidade do México sobre Tenochtitlán?



resposta:


origem:Unicamp-1994
tópico:
Historia

sub-grupo:Revolução Francesa

pergunta:Num panfleto publicado em 1789, um dos líderes da Revolução Francesa afirmava: "Devemos formular três perguntas: - O que é Terceiro Estado? Tudo. - O que tem ele sido em nosso sistema político? Nada. - O que pede ele? Ser alguma coisa." (citado por Leo Huberman, HISTÓRIA DA RIQUEZA DO HOMEM, 1979) Explique as perguntas e respostas contidas nesse panfleto francês.



resposta:
As perguntas e respostas contidas nesse panfleto francês mostra o que seria a vanguarda do movimento revolucionário. O Terceiro Estado não tinha direitos, sustentava a nobreza e o clero (pagando altíssimos impostos) e com a Revolução Francesa procuravam revolucinar e ir em busca de seus direitos.

origem:Unicamp-1994
tópico:
historia-Brasil

sub-grupo:Sistema Colonial Brasileiro

pergunta:"E se o castigo for freqüente e excessivo, ou se irão embora, fugindo para o mato, ou se matarão por si, como costumam, tomando a respiração ou enforcando-se, ou procurarão tirar a vida aos que lhe dão tão má, recorrendo se for necessário a artes diabólicas, ou clamarão de tal sorte a Deus, que os ouvirá e fará aos senhores o que já fez aos egípcios, quando avexavam com extraordinário trabalho aos hebreus, mandando as pragas terríveis contra suas fazendas e filhos." (Padre Antonil, CULTURA E OPULÊNCIA DO BRASIL,1710)
a) Quais eram as formas de resistência dos negros à escravidão citadas por Antonil?
b) Qual o tipo de argumento utilizado por Antonil para convencer os senhores a não se excederem nos castigos?



resposta:
a)As formas de resistência dos negros à escravidão citadas por Antonil eram: capoeira, suicídios, fugas e etc.
b)Para convencer os senhores a não se excederem nos castigos Antonil diz que os escravos negros eram como os escravos egipícios e que podiam mandarpragas terríveis contra suas fazendas e filhos.

 


Próxima Página »

Página 1 de 20