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Questões Unifesp

REF. Pergunta/Resposta
origem:Unifesp-2002
tópico:
historia-Geral

sub-grupo:Antiguidade Clássica - Roma

pergunta:A democracia na Grécia antiga esteve intimamente ligada
a) ao período homérico (séculos XII a VIII a.C.), ao trabalho servil, às lutas entre grandes e pequenos proprietários de terras e ao voto censitário.
b) ao período arcaico (séculos VIII a VI a.C.), ao trabalho livre, à pacificação do conflito entre as classes e ao sufrágio universal.
c) ao período clássico (séculos V e IV a.C.), ao trabalho escravo, às lutas entre os cidadãos ricos e pobres e ao voto direto.
d) ao período helenístico (séculos III e II a.C.), ao trabalho livre, à pacificação dos conflitos entre os cidadãos e ao voto por sorteio.
e) a todos os períodos (séculos XII a III a.C.), ao trabalho escravo, à desigualdade entre os cidadãos e à eleição de representantes.



resposta:
[C]

origem:Unifesp-2002
tópico:
historia-Geral

sub-grupo:Baixa Idade Média

pergunta:Para forjar, na Baixa Idade Média (séculos XI a XIV), sua própria identidade cultural e encontrar os meios técnicos e intelectuais para sair da "idade das trevas", em que se encontrava desde o fim do Império romano, o Ocidente valeu-se principalmente da civilização
a) bizantina.
b) islâmica.
c) greco-romana.
d) judaica.
e) germânica.



resposta:
[B]

origem:Unifesp-2002
tópico:
historia-Geral

sub-grupo:Baixa Idade Média

pergunta:O desaparecimento da servidão feudal, na Europa Ocidental, na Baixa Idade Média, foi
a) iniciado com o aparecimento de um mercado urbano para a agricultura, que levou à troca da renda trabalho pela renda dinheiro e intensificado com as revoltas camponesas.
b) realizado violenta e inesperadamente durante a peste negra, quando os camponeses aproveitaram-se da situação para se revoltar em massa contra os senhores.
c) proporcionado pela ação conjugada de dois fatores externos ao âmbito dos camponeses, as guerras entre os próprios nobres e destes com as cidades.
d) liderado pacificamente pela Igreja Católica, protetora dos camponeses, e concluído com a ajuda dos reis interessados em arruinar o poder dos senhores feudais.
e) determinado pelo fluxo de dinheiro que os senhores feudais recebiam das cidades em troca da liberação dos camponeses, empregados no sistema de produção em domicílio.



resposta:
[A]

origem:Unifesp-2002
tópico:
Historia

sub-grupo:Renascimento

pergunta:A arte do Renascimento é chamada de
a) barroca, e se inspira no gótico e no românico.
b) romântica, e se inspira na natureza.
c) maneirista, e se inspira na objetividade.
d) realista, e se inspira na subjetividade.
e) clássica, e se inspira no mundo greco-romano.



resposta:
[E]

origem:Unifesp-2002
tópico:
Historia

sub-grupo:Reforma Religiosa

pergunta:A reforma religiosa do século XVI teve o poder de aproximar, de unir, os homens (e as mulheres) e, ao mesmo tempo, de dividi-los, de separá-los - transformando, a despeito da língua, das leis e das tradições, estranhos em amigos e compatriotas em inimigos. Algo semelhante a isso também ocorreu depois, com
a) a Revolução inglesa no século XVII e a crise de 1929.
b) a Guerra de Trinta Anos no século XVII e o nacionalismo no século XIX.
c) a Ilustração no século XVIII e o fascismo no século XX.
d) a Revolução francesa no século XVIII e o comunismo no século XX.
e) a "belle époque" no século XIX e a globalização na década de 1990.



resposta:
[D]

origem:Unifesp-2002
tópico:
Historia

sub-grupo:Revolução Industrial

pergunta:Sobre a Revolução Industrial, do final do século XVIII, é correto afirmar que
a) surge do desenvolvimento científico estimulado pelo governo inglês e ao qual o capitalismo só recorre depois de comprovadas suas vantagens econômicas.
b) prepara o desenvolvimento do capitalismo, o qual só iria, contudo, se tornar um sistema econômico estável depois de superada a etapa imperialista.
c) gera o aparecimento do capitalismo, o qual só pode existir com o sistema manufatureiro, única forma que permite o trabalho assalariado.
d) resulta da utilização da política econômica de livre câmbio adotada pelo governo inglês, com base nas teses a favor do capitalismo do economista Adam Smith.
e) decorre do desenvolvimento do capitalismo e dá a este, com a produção fabril, os meios tecnológicos para se tornar um sistema economicamente dominante.



resposta:
[E]

origem:Unifesp-2002
tópico:
historia-Brasil

sub-grupo:Sistema Colonial Brasileiro

pergunta:"Não são raros [no período colonial] os casos como o de um Bernardo Vieira de Melo, que, suspeitando a nora de adultério, condena-a à morte em conselho de família e manda executar a sentença, sem que a Justiça dê um único passo no sentido de impedir o homicídio ou de castigar o culpado...". (Sérgio Buarque de Holanda, "Raízes do Brasil".) O texto demonstra
a) a ineficácia das instituições judiciárias.
b) a insegurança dos grandes proprietários.
c) a força imensa, mas legal, do pátrio poder.
d) a intolerância com os crimes de ordem sexual.
e) a gestão coletiva do poder no interior da família.



resposta:
[C]

origem:Unifesp-2002
tópico:
Historia

sub-grupo:

pergunta:"Nosso sistema é impróprio para governar províncias dominadas. Elas não têm lugar nele. Elas se tornariam sedes de corrupção e isto iria afetar nosso próprio corpo político. Se nós admitimos a ilha [Cuba] como um estado ou um grupo de estados, deveríamos permitir que ela fizesse parte de nosso governo." (William Graham Summer, em 1896.) Neste texto, o autor
a) alerta para a necessidade de dominação direta norte-americana em Cuba e outros lugares, para salvaguardar os interesses do seu país.
b) condena a dominação direta norte-americana em Cuba e outros lugares, porque ela poderia comprometer os princípios vigentes em seu país.
c) aprova o domínio direto norte-americano em Cuba e outros territórios e quer que eles tenham o mesmo sistema de governo do seu país.
d) critica a política colonialista praticada pelas potências capitalistas em Cuba e na América Latina, em nome dos valores que regem seu país.
e) defende a presença norte-americana em Cuba como uma exceção necessária, mas não a criação de outras colônias para o seu país.



resposta:
[B]

origem:Unifesp-2002
tópico:
historia-Geral

sub-grupo:Relações Históricas

pergunta:Em termos de geopolítica, a existência de uma única grande potência mundial cria uma situação de unipolaridade, a existência de duas potências cria situação de bipolaridade e a de mais de duas, de multipolaridade. Desse ponto de vista, o século XX conheceu
a) uma hegemonia unipolar até 1918, bipolar entre 1919 e 1945, e multipolar a partir de 1945, com a criação da ONU.
b) uma dialética infernal entre bipolaridade e unipolaridade, que levou o mundo a duas guerras mundiais e ao impasse atual.
c) um equilíbrio entre bipolaridade, que dominou na primeira metade do século, e unipolaridade, na segunda metade.
d) uma evolução que, de multipolar até 1945, passou à bipolar entre 1945 e 1990, e à unipolar a partir de 1990.
e) uma alternância constante entre multipolaridade e unipolaridade, começando com a primeira e terminando com a segunda.



resposta:
[D]

origem:Unifesp-2002
tópico:
historia-Brasil

sub-grupo:Sistema Colonial Brasileiro

pergunta:"Não resta outra coisa senão cada um defender-se por si mesmo; duas coisas são necessárias... a fim de se recuperar a mão livre no que diz respeito ao comércio e aos índios". (Manuel Beckman, 1684.) As duas principais reivindicações do líder da Revolta que leva seu nome são
a) a revogação do monopólio da Companhia de Comércio do Estado do Maranhão e a expulsão dos jesuítas que se opunham à escravidão indígena.
b) a saída dos portugueses do Grão Pará e Maranhão e a supressão dos aldeamentos indígenas, que monopolizavam as chamadas "drogas do sertão".
c) a repressão ao contrabando estrangeiro, que prejudicava os negócios dos atacadistas portugueses, e a liberdade para importar escravos negros.
d) a expulsão dos holandeses do Nordeste, que monopolizavam o comércio do açúcar, e a reedição da guerra justa, que proibia a escravidão indígena.
e) a revogação do monopólio comercial da Metrópole sobre o Norte e Nordeste da colônia e a proibição para importar escravos negros.



resposta:
[A]

origem:Unifesp-2002
tópico:
historia-Brasil

sub-grupo:Sistema Colonial Brasileiro

pergunta:Sobre os quilombos, é correto afirmar que
a) desapareceram depois da terrível repressão que se abateu sobre Palmares no final do século XVII.
b) sobreviveram a todas as repressões, porque sempre contaram com ajuda externa dos pobres livres.
c) formaram-se em grande número, pequenos e grandes, durante toda a história da escravidão brasileira.
d) foram tolerados pelas autoridades porque, ao se isolarem em lugares inacessíveis, não ameaçavam a sociedade.
e) ficaram confinados às zonas produtoras de açúcar, tabaco e cacau do Nordeste, durante o período colonial.



resposta:
[C]

origem:Unifesp-2002
tópico:
historia-Brasil

sub-grupo:Período Regencial

pergunta:No Brasil independente, os seis anos que separam o Ato Adicional (1834) da Maioridade (1840) foram chamados de "experiência republicana", devido
a) ao caráter das revoltas intituladas Cabanagem, Balaiada e Sabinada.
b) aos primeiros anos da revolução Farroupilha no Rio Grande do Sul.
c) à força do Partido Republicano na Câmara dos Deputados.
d) à extinção da monarquia durante a menoridade de D. Pedro II.
e) às Assembléias Legislativas Provinciais e à eleição do Regente Uno.



resposta:
[E]

 


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