Banco de dados de questões do vestibular Pucsp
questões de vestibulares
|
 

Questões Pucsp

REF. Pergunta/Resposta
origem:Pucsp1995
tópico:
interpretacao-texto

sub-grupo:

pergunta:Frank Zappa:

a) era muito amigo de Paul Wilson. b) não chegou a sair de Praga. c) visitou o presidente, logo depois da revolução que esfacelou o bloco soviético. d) considerava irrelevantes as conseqüências que a bipolarização do mundo soviético instalaria. e) repudiava a opinião dos tchecos, quanto ao futuro político da União Soviética.



resposta:
[C]

origem:Pucsp1995
tópico:
interpretacao-texto

sub-grupo:

pergunta:Pode-se afirmar que:

a) os músicos de rock da Tchecoslováquia eram perseguidos pela polícia em 1991. b) o rock não é senão uma forma musical que se restringe ao seu campo artístico. c) a doença, que acometia Zappa por tanto tempo, impediu-o de ir a Praga. d) Zappa participou de um concerto musical que celebrava a retirada das tropas soviéticas da Tchecoslováquia. e) o primeiro concerto musical, ocorrido em Praga, comemorava os 23 anos de ocupação da Tchecoslováquia por tropas soviéticas.



resposta:
[D]

origem:Pucsp1995
tópico:
interpretacao-texto

sub-grupo:

pergunta:O presidente tcheco:

a) convivia com grandes estrelas internacionais da música pop. b) ficou sabendo que Zappa brigara com seus ministros, por divergirem quando ao papel social do artista. c) não teve oportunidade real de conversar, pessoalmente, com Frank Zappa. d) declarou que, na sua escapada de Praga, havia pedido ajuda a Zappa. e) afirmou que Zappa se identificava com a idéia de que o artista desempenhava um papel ativo na política.



resposta:
[E]

origem:Pucsp1995
tópico:
interpretacao-texto

sub-grupo:

pergunta:O projeto de lei de Metzenbaum, nos EUA:

a) suprimirá o auxílio financeiro para as agências que dificultarem ou impedirem a adoção transracial de crianças. b) já está aprovado, pois passou por todas as instâncias estaduais e federais. c) intensifica a segregação racial que ocorre nas instituições educacionais americanas. d) não vai alterar a situação da adoção de crianças sem lar, uma vez que já existe uma política de adoção vigente. e) é apoiado por todas as entidades, já que a adoção transracial é uma saída melhor para a criança condenada a viver sob tutela permanente.



resposta:
[A]

origem:Pucsp1995
tópico:
interpretacao-texto

sub-grupo:

pergunta:Nos EUA:

a) a questão da adoção transracial resolve a polêmica, até mesmo dentro das comunidades negras mais radicais. b) não há famílias negras suficientes que queiram ou possam adotar crianças. c) crianças negras não conseguem famílias que as adotem. d) devido à morosidade da lei, certas crianças ultrapassam a idade mais procurada para adoção. e) as agências particulares incentivam famílias brancas a adotarem crianças negras.



resposta:
[D]

origem:Pucsp1995
tópico:
interpretacao-texto

sub-grupo:

pergunta:Nos EUA:

a) a comunidade negra considera a adoção transracial politicamente correta, já que teria um caráter formador: amenizaria a discriminação racial. b) muitas crianças sob tutela acabam voltando para suas famílias originais; as que não voltam acabam por esperar muito tempo até que encontrem famílias que as adotem. c) a questão racial é o fator decisivo para a adoção de crianças, portanto a implementação do novo projeto de lei fará com que a demora na adoção de criança tenda a aumentar. d) a adoção de criança está sendo resolvida, rapidamente, mesmo nos casos em que os tribunais favorecem o direito dos pais naturais. e) certas famílias preferem adotar adolescentes a crianças em idade escolar, para que não sejam forçadas a uma adoção transracial.



resposta:
[B]

origem:Pucsp1995
tópico:
interpretacao-texto

sub-grupo:

pergunta:A cena referida, no filme "The Program":

a) tem o objetivo de provar a integridade física e moral dos jogadores envolvidos. b) será reapresentada em edição subseqüentes do filme, para alertar sobre seu perigo. c) apresenta jogadores de beisebol bêbados, deitados sobre o asfalto de uma estrada secundária muito perigosa. d) incita atitudes semelhantes, segundo o diretor, para que haja uma participação mais ativa do público. e) pode ter sido imitada por alguns rapazes, provocando conseqüências, como morte e ferimentos graves.



resposta:
[E]

origem:Pucsp1995
tópico:
interpretacao-texto

sub-grupo:

pergunta:Pode-se afirmar que:

a) a polícia vinculou o acidente de Michael Macias à cena do filme "The Program". b) Michael Schingledecker havia assistido ao filme muito tempo antes do acidente e não se lembrava da cena, segundo seus colegas. c) os rapazes eram amigos e estavam saindo de uma sessão de cinema, quando resolveram imitar a cena do filme. d) o rapaz morto e os feridos moravam em localidades diferentes, mas estavam juntos na hora do acidente. e) o rapaz morto e seu amigo ferido jogavam no mesmo time da escola, tal como os personagens do filme.



resposta:
[A]

origem:Pucsp1995
tópico:
interpretacao-texto

sub-grupo:

pergunta:Pode-se, ainda, afirmar que:

a) o irmão Dean Bartlett culpa o filme pelo acidente, em seu depoimento. b) a mãe de Michael Schingledecker atribuiu ao filme o acidente, em que seu filho morreu. c) a família de Michael Schingledecker considera válidos determinados filmes que contêm cenas de violência moderada. d) o acidente ocorrido com Dean Bartlett está sendo desvinculado do fato de ele ter assistido ao filme uma semana antes, segundo a polícia. e) os colegas de Michael Schingledecker alegam que ele costumava imitar muitas cenas de filmes aos quais já tinha assistido.



resposta:
[B]

origem:Pucsp1995
tópico:
interpretacao-texto

sub-grupo:

pergunta:Pode-se afirmar que:

a) o diretor do filme, David Ward, foi advertido pela Touchstone Pictures e pela Disney por ter incluído a cena. b) o filme estava entre os lançamentos mais populares, sendo exibido em mais de mil cinemas. c) o fato de todos os envolvidos nos acidentes terem menos de 18 anos isenta-os de qualquer responsabilidade. d) Michael Macias foi o mentor da brincadeira por ser o único jogador, tal como no filme. e) Margaret Ruffrano, uma das testemunhas do acidente, relatou que cerca de cinqüenta jovens participaram da brincadeira.



resposta:
[B]

origem:Pucsp1996
tópico:
interpretacao-texto

sub-grupo:

pergunta:A pobreza

a) incentiva a preocupação com a preservação do meio ambiente, como por exemplo, o combate à erosão do solo. b) está relacionada aos suprimentos de água que estão cada vez mais escassos, pela falta de chuvas, chuvas ácidas e poluição dos mares. c) faz com que cada vez mais pessoas procurem serviços de saúde e escolas, pois só assim elas poderão inserir-se no sistema de produção. d) é uma das conseqüências da destruição ambiental no mundo desenvolvido, devido à industrialização. e) propicia o crescimento demográfico, que, por sua vez, aumenta a pobreza, criando um círculo vicioso.



resposta:
[E]

origem:Pucsp1996
tópico:
interpretacao-texto

sub-grupo:

pergunta:As famílias pobres

a) investem na profissionalização dos filhos, para que estes garantam sua subsistência na velhice. b) que não possuem bens que facilitam o trabalho, acabam por ter mais filhos, o que é uma maneira de obter mão de obra para a subsistência. c) não são adeptas do uso de anticoncepcionais, exceto o preservativo, que tem uma aceitação mais ampla e é mais barato. d) têm muitos filhos, pois além de não se preocuparem com anticoncepcionais orais, os filhos têm um ambiente mais natural no campo e no lar. e) conservam as poucas terras herdadas, para que não haja desintegração do núcleo familiar.



resposta:
[B]

 


Próxima Página »

Página 1 de 12