Banco de dados de questões do vestibular Ufscar
questões de vestibulares
|
 

Questões Ufscar

REF. Pergunta/Resposta
origem:Ufscar2001
tópico:
interpretacao-texto

sub-grupo:

pergunta:Segundo o texto, as palavras proféticas de Benjamin Franklin

a) levam os americanos a enfrentar o problema da falta de água, da mesma forma que os povos das outras partes do mundo. b) fazem com que os americanos reflitam sobre o problema da falta de água que os povos da Europa e da Ásia enfrentam. c) despertam na mente dos americanos a curiosidade com relação à estratégia que os outros povos utilizam para enfrentar a falta de água. d) indicam que os poços correm o risco de secar e, assim como os demais povos do mundo, os americanos enfrentam o problema da falta de água. e) sugerem que os outros povos deveriam se preocupar mais com o sentido figurado dos poços e da falta de água.



resposta:
[D]

origem:Ufscar2001
tópico:
interpretacao-texto

sub-grupo:

pergunta:A informação prestada por Graves nos parágrafos de 3 a 5 indica que

a) a quantidade de água doce vem diminuindo desde o tempo em que os dinossauros vagavam pelo planeta. b) as reservas de água doce deixariam de diminuir, se os Estados da Califórnia e do Idaho utilizassem menos água na agricultura. c) o problema da falta de água doce não é a sua quantidade, que continua sendo a mesma do tempo dos dinossauros. d) a falta de água seria amenizada, se Estados como Califórnia e Idaho deixassem de atender todas às necessidades urbanas. e) as reservas de água doce aumentariam, se o Estado da Califórnia economizasse água nas cidades, para preservar a agricultura.



resposta:
[C]

origem:Ufscar2001
tópico:
interpretacao-texto

sub-grupo:

pergunta:Segundo o texto,

a) a poluição dos rios e mananciais da América do Norte, assim como de outras partes do mundo, está sob controle. b) o controle da poluição e do desperdício nos rios e mananciais dos Estados Unidos vem se tornando uma atividade perigosa. c) se as enchentes que ocorrem no Vale do Mississippi se tornarem mais raras, a poluição poderá ser controlada nos Estados Unidos. d) as enchentes no Vale do Mississippi têm impedido a poluição dos rios e mananciais da América do Norte. e) os rios e mananciais da América do Norte estão sendo perigosamente poluídos e exauridos.



resposta:
[E]

origem:Ufscar2001
tópico:
interpretacao-texto

sub-grupo:

pergunta:O texto afirma que:

a) podem ser necessários até 1.500 litros de água limpa para produzir um filé de 250 gramas. b) para lavar 1.500kg de carne, torna-se necessária a mesma quantidade de água. c) a produção de carne se dá de acordo com a necessidade de aproveitamento da água. d) a redução na produção de carne bovina poderá reduzir o desperdício de água. e) a produção de carne bovina compromete o abastecimento de água nas cidades.



resposta:
[A]

origem:Ufscar2001
tópico:
Adjetivos

sub-grupo:

pergunta:Os sufixos das palavras HIGHEST, do quinto parágrafo, e UPPER, do sexto, indicam, respectivamente, os graus

a) superlativo e superlativo. b) superlativo e comparativo. c) comparativo e superlativo. d) comparativo e comparativo. e) comparativo e normal.



resposta:
[B]

origem:Ufscar2001
tópico:
Conjuncao

sub-grupo:

pergunta:A palavra YET, que se encontra no oitavo parágrafo, indica uma relação de

a) razão. b) conseqüência. c) exemplificação. d) exceção. e) adição.



resposta:
[D]

origem:Ufscar2001
tópico:
interpretacao-texto

sub-grupo:

pergunta:Com base nas informações dadas no início e no fim do texto, responda em português:



a) qual o significado das palavras proféticas de Benjamin Franklin?

b) o que o autor quer dizer quando afirma que os poços da América transbordavam literal e figurativamente?



resposta:
a) Benjamin Franklin quis dizer que, somente quando ficarmos sem a água, teremos a noção clara de sua importância e de seu real valor.

b) Com literalmente, o autor quis dizer que havia abundância de água. Já com figurativamente, quis dizer que havia fartura, prosperidade.
Quando a água transborda nos poços, transborda também o bem-estar das pessoas.

origem:Ufscar2001
tópico:
interpretacao-texto

sub-grupo:

pergunta:Retorne ao texto e responda em português:



a) qual a finalidade do gráfico mencionado no quinto parágrafo?

b) como os dois Estados americanos, Califórnia e Idaho, utilizam a água?



resposta:
a) Demonstrar como a água é utilizada nos Estados Unidos.

b) Califórnia e Idaho são as áreas norte-americanas que mais utilizam água, devido, sobretudo, às irrigações na agricultura.
Encontra-se a resposta no seguinte trecho do 5Ž parágrafo do texto:
"According to it, California and Idaho ... crop irrigation."

origem:Ufscar2001
tópico:
interpretacao-texto

sub-grupo:

pergunta:Segundo o texto, responda em português:



a) o que vem acontecendo no Oriente Médio com relação à água?

b) por que um grupo de fotógrafos e outros especialistas percorreram a América do Norte?



resposta:
a) A água vem substituindo o petróleo como principal causa de conflitos.
Encontra-se a resposta no seguinte trecho do 7Ž parágrafo do texto:
"... it has already begun to replace ... in the Middle East."

b) Para explorar atitudes, hábitos e percepção das pessoas com relação à água.
Encontra-se a resposta no 8Ž parágrafo do texto:
"A team of top photographers ... and perceptions of water."

origem:Ufscar2001
tópico:
interpretacao-texto

sub-grupo:

pergunta:De acordo com o texto, responda em português:



a) o que o grupo de especialistas encontrou de positivo?

b) por que os americanos devem mudar com relação à água?



resposta:
a) Uma crescente conscientização dos desafios que a água apresenta e uma encorajadora predisposição a enfrentá-los
Encontra-se a resposta no seguinte trecho do 8Ž parágrafo do texto:
"... Yet they also found ... encouraging readiness to face them."

b) Porque eles consomem três vezes mais água que um país médio europeu e astronomicamente mais do que as nações em desenvolvimento.
Encontra-se a resposta no seguinte trecho do 9Ž parágrafo do texto:
"The United States uses three times ... than most developing nations."

origem:Ufscar2002
tópico:
interpretacao-texto

sub-grupo:

pergunta:Segundo o texto, a cidade de Nova Iorque

a) foi atingida por um desastre de causa totalmente inédita. b) sofreu as conseqüências de um mal que teve origem na avidez dos políticos locais. c) conheceu um desastre que, na verdade, é uma outra forma de males já conhecidos pelas grandes cidades. d) viu seu progresso prejudicado por um desastre que jamais ocorrera em outra grande cidade. e) progride graças a uma combinação de avidez, ideologia e política.



resposta:
[C]

origem:Ufscar2002
tópico:
interpretacao-texto

sub-grupo:

pergunta:Nos diferentes capítulos de seu livro, Anthony M. Tung

a) avalia diversos procedimentos que buscam conciliar a preservação do passado com o progresso. b) analisa a situação de diferentes cidades que foram devastadas pelas mesmas causas com as mesmas conseqüências. c) usa diferentes relatos de cidades devastadas para explicar a causa dessa devastação. d) lista todos os tesouros históricos que as grandes cidades do mundo já perderam devido ao progresso. e) afirma que a divisão física foi a causa da devastação de cidades como Jerusalém e Berlim.



resposta:
[A]

 


Próxima Página »

Página 1 de 5