Exercícios mais comentados do banco de dados de questões de Matemática
questões de vestibulares
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Exercícios mais comentados

REF. Pergunta/Resposta
vestibular:Ueg
tópico:sistemas-lineares

sub-grupo:
pergunta:Uma empresa comprou um lote de 100 moedas, contendo moedas de prata e de cuproníquel, pagando por elas R$ 6.300,00. Quantas moedas de cada tipo foram compradas?



resposta:60 moedas de prata e 40 moedas de cuproníquel

vestibular:Unesp
tópico:estatistica

sub-grupo:
pergunta:O número de ligações telefônicas de uma empresa, mês a mês, no ano de 2005, pode ser representado pelo gráfico. (imagem abaixo)
Com base no gráfico, pode-se afirmar que a quantidade total de meses em que o número de ligações foi maior ou igual a 1.200 e menor ou igual a 1.300 é:
a) 2.
b) 4.
c) 6.
d) 7.
e) 8.


resposta:[E]

vestibular:Uff
tópico:geometria-espacial

sub-grupo:Pirâmides
pergunta:No tetraedro regular representado na figura, R e S são, respectivamente, os pontos médios de NP e OM. (imagem abaixo)
A razão RS/MN é igual a:
a) v3
b) (v3)/2
c) v2
d) (v2)/2
e) 3 v2


resposta:[D]

vestibular:Mackenzie
tópico:Funcoes

sub-grupo:
pergunta:Seja a função real definida por f(x) = (2x² - ¦ x ¦)/x, x ? 0. Então, a melhor representação gráfica da função f(1 - x) é:


resposta:[E]

vestibular:Fuvest
tópico:Trigonometria

sub-grupo:
pergunta:O valor de (tg 10° + cotg 10°)sen 20° é:
a) 1/2
b) 1
c) 2
d) 5/2
e) 4



resposta:[C]

vestibular:UFRP
tópico:conjuntos

sub-grupo:Teoria dos conjuntos
pergunta:(Universidade Federal do Paraná - 97)
Foi realizada uma pesquisa para avaliar o consumo de três produtos designados por A, B, C. Todas as pessoas consultadas responderam à pesquisa e os resultados estão indicados no quadro a seguir:
(imagem abaixo)
Observação: O consumidor de dois produtos está incluído também como consumidor de cada um destes dois produtos. Com base nestes dados, calcule o número total de pessoas consultadas.


resposta:71

vestibular:Fuvest
tópico:Funcoes

sub-grupo:
pergunta:Uma função f de variável real satisfaz a condição f(x + 1) = f(x) + f(1), qualquer que seja o valor da variável x. Sabendo-se que f(2) = 1, podemos concluir que f(5) é igual a:
a) 1/2
b) 1
c) 5/2
d) 5
e) 10



resposta:[C]

vestibular:Uff
tópico:Progressao_geometrica

sub-grupo:
pergunta:A empresa ACME concedeu a seus funcionários mensalmente, durante dois meses, um reajuste fixo de x% ao mês. Se ao final desses dois meses o reajuste acumulado foi de 21%, o valor de x é:
a) 10
b) 10,5
c) 11
d) 11,5
e) 21



resposta:[A]

vestibular:Uff
tópico:Probabilidades

sub-grupo:
pergunta:Em uma bandeja há dez pastéis dos quais três são de carne, três de queijo e quatro de camarão. Se Fabiana retirar, aleatoriamente e sem reposição, dois pastéis desta bandeja, a probabilidade de os dois pastéis retirados serem de camarão é:
a) 3/25
b) 4/25
c) 2/15
d) 2/5
e) 4/5



resposta:[C]

vestibular:Unitau
tópico:geometria-analitica

sub-grupo:
pergunta:A equação da reta que passa pelos pontos (3, 3) e (6, 6) é:
a) y = x.
b) y = 3x.
c) y = 6x.
d) 2y = x.
e) 6y = x.



resposta:[A]

vestibular:Unesp
tópico:sistemas-lineares

sub-grupo:
pergunta:Determine p, q, r e s de modo que o sistema linear a seguir seja possível e indeterminado. Calcule a solução que satisfaz x = y².

{2x + 6y = 8
þx + py = r
ÿ5x + qy = s



resposta:p = 3
q = 15
r = 4
s = 20
V = { (1, 1) }

vestibular:Fgv
tópico:geometria-analitica

sub-grupo:
pergunta:No plano cartesiano, os vértices de um triângulo são A (5,2), B (1,3) e C (8,-4).
a) Obtenha a medida da altura do triângulo, que passa por A.
b) Calcule a área do triângulo ABC.



resposta:a) (3v2)/2
b) 21/2

 


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