Banco de dados de questões do vestibular Cftce
questões de vestibulares
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Questões Cftce

REF. Pergunta/Resposta
origem:Cftce-2004
tópico:
geometria-espacial

sub-grupo:Retas e planos

pergunta:Observe as afirmações:

I) O espaço é o conjunto de todos os pontos.
II) Dois pontos distintos determinam uma reta.
III) Três pontos não-pertencentes a uma mesma reta definem um plano.

É correto concluir que:
a) somente I é verdadeira
b) apenas I e II são verdadeiras
c) apenas II e III são verdadeiras
d) todas são falsas
e) todas as afirmações são verdadeiras



resposta:
[E]

origem:Cftce-2004
tópico:
Trigonometria

sub-grupo:

pergunta:Se fizermos tg (x/2) = t, em que x pertence ao intervalo -p(Pi) < x < p(Pi), podemos afirmar corretamente que:
a) sen x = 2t/(1 + t²)
b) cos x = (1 + t)/(1 + t²)
c) sen x = 2t/(1 - t²); t ?  1
d) cos x = (1 + t²)/(1 - t²); t ?  1
e) sen x = (2t + 1)/(1 + t²)



resposta:
[A]

origem:Cftce-2004
tópico:
Funcoes

sub-grupo:

pergunta:Dadas as funções reais g(x) = 2x - 3 e f(g(x)) = x² - 2x + 1, então f(1) é igual a:
a) 0
b) 1
c) -1
d) 2
e) -2



resposta:
[B]

origem:Cftce-2004
tópico:
geometria-plana

sub-grupo:

pergunta:A altura e a mediana traçadas do vértice do ângulo reto de um triângulo retângulo formam um ângulo de 24°. Sendo assim, os ângulos agudos do triângulo são:
a) 33° e 57°
b) 34° e 56°
c) 35° e 55°
d) 36° e 54°
e) 37° e 53°



resposta:
[A]

origem:Cftce-2004
tópico:
Potenciacao

sub-grupo:

pergunta:Se n simbolo matemático de pertence N*, o valor de (-1)²n - (-1)²n+1 + (-1²n) - (-1²n+1) é:
a) -1
b) 1
c) -2
d) 2
e) -3



resposta:
[D]

origem:Cftce-2004
tópico:

sub-grupo:

pergunta:Num jogo de futebol no Castelão, o preço da arquibancada era R$ 10,00 e o da cadeira numerada, R$ 30,00. Se 3 150 pessoas compareceram ao Castelão e a renda foi de R$ 53.900,00, a quantidade de pessoas que usaram a arquibancada foi:
a) 1120
b) 2030
c) 2120
d) 2820
e) 2930



resposta:
[B]

origem:Cftce-2004
tópico:
Trigonometria

sub-grupo:

pergunta:Considere um triângulo ABC retângulo em A, de ângulos agudos α e β, tal que AB = cos α + cos β e AC = sen α + sen β. O valor de cos α + sen β, sabendo que α é oposto ao segmento AB e β ao segmento AC, é:
a) v2
b) 1
c) v3
d) (1 + v2)/2
e) (1 + v3)/2



resposta:
[A]

origem:Cftce-2004
tópico:

sub-grupo:

pergunta:No CEFET, a média semestral para a aprovação no curso técnico é encontrada através da fórmula xs = (2 . x + 3 . x‚)/5 = 6,0 onde xs é a média semestral, x é a média da primeira etapa e x‚ é a média da segunda etapa. Se um aluno teve 9,0 na primeira etapa, o valor da menor nota que deverá ser obtida, na segunda etapa, para ser aprovado, é:
a) 3
b) 4
c) 5
d) 6
e) 7



resposta:
[B]

origem:Cftce-2004
tópico:
Fatoracao-produtos-notaveis

sub-grupo:

pergunta:p(x) = x² - 50x + A, onde A simbolo matemático de pertence IR. Para que o polinômio P(x) torne-se um trinômio quadrado perfeito, o valor de A é:
a) 25
b) 125
c) 225
d) 625
e) 1025



resposta:
[D]

origem:Cftce-2004
tópico:
Funcoes

sub-grupo:Função Modular

pergunta:A respeito da função f(x) = ¦x¦, é verdadeira a sentença:
a) f(x) = x, se x < 0
b) f(x) = - x, se x > 0
c) f(x) = 1, se x simbolo matemático de pertence IR
d) o gráfico de f tem imagem negativa
e) o gráfico de f não possui imagem negativa



resposta:
[E]

origem:Cftce-2004
tópico:

sub-grupo:

pergunta:Considere a, b, c e d números reais não-nulos, tais que a/b = c/d. Considere também a/b = (a + c)/x, onde x é uma incógnita. Pela proporção dada, x é igual a:
a) b + c
b) a + b
c) b + d
d) a + c
e) c + d



resposta:
[C]

origem:Cftce-2004
tópico:
Trigonometria

sub-grupo:

pergunta:Fatorando a expressão trigonométrica y = tg 4x + tg 2x, para 2x ? (p(Pi)/2) + kx ou 4x ? (p(Pi)/2) + kx, encontramos como resultado:
a) tg 6x
b) cos 6x/(sen 4x . sen x)
c) sen 6x/(cos 4x . cos 2x)
d) cos² 2x /(sen 4x . cos 2x)
e) sen² 2x /(cos 4x . cos 2x)



resposta:
[C]