Banco de dados de questões do vestibular Cps
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Questões Cps

REF. Pergunta/Resposta
origem:Cps-2004
tópico:

sub-grupo:

pergunta:A tabela a seguir mostra o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) dos estados brasileiros. Para calcular o IDH de uma região basta fazer a média aritmética do IDH dos estados dessa região. (imagem abaixo)
Com base na tabela é possível afirmar que o IDH da região centro-oeste é de
a) 0,60
b) 0,75
c) 0,77
d) 0,82
e) 0,84


resposta:
[D]

origem:Cps-2004
tópico:
estatistica

sub-grupo:

pergunta:O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), em levantamento sobre IDH brasileiro, fez um quadro demonstrativo dos últimos anos. Leia o quadro com atenção. Assinale a alternativa referente ao gráfico que melhor representa os dados contidos na tabela:


resposta:
[A]

origem:Cps-2004
tópico:
estatistica

sub-grupo:

pergunta:O gráfico que melhor representa um IDH constante é:


resposta:
[A]

origem:Cps-2004
tópico:

sub-grupo:

pergunta:Considere que o IDHM (índice de desenvolvimento humano - municipal) leva em consideração: IDHM-E (para educação), IDHM-L (para saúde ou longevidade), IDHM-R, (para renda). O IDHM de cada município é fruto da média aritmética simples desses três sub-índices: (IDHM-E + IDHM-L + IDHM-R)/3
Considere que o IDHM (índice de desenvolvimento humano - municipal) leva em consideração: IDHM-E (para educação), IDHM-L (para saúde ou longevidade), IDHM-R, (para renda). O IDHM de cada município é fruto da média aritmética simples desses três sub-índices: (IDHM-E + IDHM-L + IDHM-R)/3

Se determinado município obteve IDHM = 0,78; na educação = 0,65; e na renda = 0,75, espera-se encontrar para a saúde o valor de:
a) 0,31
b) 0,72
c) 0,94
d) 1,24
e) 3,74



resposta:
[C]

origem:Cps-2004
tópico:

sub-grupo:

pergunta:Considere que o IDHM (índice de desenvolvimento humano - municipal) leva em consideração: IDHM-E (para educação), IDHM-L (para saúde ou longevidade), IDHM-R, (para renda). O IDHM de cada município é fruto da média aritmética simples desses três sub-índices: (IDHM-E + IDHM-L + IDHM-R)/3
Considere que o IDHM (índice de desenvolvimento humano - municipal) leva em consideração: IDHM-E (para educação), IDHM-L (para saúde ou longevidade), IDHM-R, (para renda). O IDHM de cada município é fruto da média aritmética simples desses três sub-índices: (IDHM-E + IDHM-L + IDHM-R)/3

Preencha os espaços vazios da tabela considerando as orientações dadas no enunciado para esta questão. (imagem abaixo)
Assinale a alternativa que contém os valores válidos respectivamente para a, b, c, d, após o preenchimento adequado do quadro.
a) a - 0,27; b - 0,24; c - 2,16; d - 0,26
b) a - 0,67; b - 0,85; c - 0,70; d - 0,90
c) a - 0,83; b - 0,72; c - 0,73; d - 0,80
d) a - 0,83; b - 0,73; c - 0,72; d - 0,80
e) a - 0,90; b - 0,70; c - 0,85; d - 0,67


resposta:
[D]

origem:Cps-2004
tópico:

sub-grupo:

pergunta:Em relação ao IDH, o Brasil no ano 2000 ocupava a 69 posição e em 2001 passou à 65. A nova posição com relação à anterior teve um aumento percentual de aproximadamente:
a) 4,9%
b) 5,75%
c) 5,8%
d) 6,15%
e) 6,3%



resposta:
[B]

origem:Cps-2004
tópico:
geometria-analitica

sub-grupo:

pergunta:O gráfico a seguir mostra os índices de longevidade e de educação de determinado país. Considere a distância d = 1. (imagem abaixo)
Com base nesses dados é válido afirmar que o índice de educação nesse país é de
a) 0,4
b) 0,5
c) 0,6
d) 0,7
e) 0,8


resposta:
[C]

origem:Cps-2004
tópico:
estatistica

sub-grupo:

pergunta:Um dos indicadores do IDH é o IEV (Índice de Expectativa de Vida) que é calculado pela fórmula: IEV = (L - 25)/60, onde L representa a longevidade, em anos. (imagem abaixo)
Utilizando os dados apontados pelo gráfico acima, a longevidade (L) do país por ele representado é de
a) 17,6
b) 25,76
c) 42,6
d) 65,6
e) 67,6


resposta:
[E]

origem:Cps-2004
tópico:

sub-grupo:

pergunta:Visando evitar o desperdício de água, uma Companhia de Saneamento estipulou várias faixas de consumo para cobrar do usuário. Vejamos (imagem abaixo)
O cálculo do valor a ser pago é efetuado distribuindo-se o volume de água gasto por faixa de consumo.
Os primeiros 10 m³ são calculados segundo a 1 faixa. O excedente, ou seja, os próximos 10 m³ são cobrados pela segunda faixa, o excedente pela 3 faixa e assim sucessivamente. Se uma família consumir 30 m³, vai pagar:
a) R$ 22,07
b) R$ 29,77
c) R$ 42,62
d) R$ 53,85
e) R$ 77,10


resposta:
[C]

origem:Cps-2004
tópico:

sub-grupo:

pergunta:A renda per capita é obtida dividindo-se o Produto Interno Bruto (PIB) pelo número de habitantes do país. No Brasil o setor do PIB que obteve maior aumento foi o agrícola, registrando novo recorde de crescimento nos primeiros sete meses de 2002. De R$ 54,54 bilhões em 2001 saltou para R$ 59,57 bilhões neste ano.

Este saldo teve um aumento percentual de aproximadamente:
a) 7,85%
b) 8,04%
c) 8,44%
d) 9,22%
e) 9,32%



resposta:
[D]

origem:Cps-2004
tópico:

sub-grupo:

pergunta:O IDH procura refletir a qualidade de vida dos cidadãos. No entanto, através de sua análise não é possível averiguar algumas desigualdades como é o caso, por exemplo, dos dados sobre trabalho feminino divulgados pela OIT (Organização Internacional do Trabalho). Segundo a organização, na década de 90 do século XX, o trabalho feminino correspondeu a 2/3 do total de horas trabalhadas no planeta enquanto o trabalho masculino apenas 1/3. Com base nesses dados é válido afirmar que, em termos de horas trabalhadas, as mulheres trabalharam em relação aos homens
a) a terça parte.
b) menos da metade.
c) a metade.
d) o dobro.
e) o triplo.



resposta:
[D]

origem:Cps-2004
tópico:
Funcoes

sub-grupo:

pergunta:Na minissérie "Um Só Coração", em homenagem aos 450 anos da fundação de São Paulo, Ciccilo Matarazzo foi apresentado como um grande criador de galinhas na cidade de São Bernardo do Campo. Na hipótese de o mesmo ter solicitado a construção de um galinheiro de formato retangular utilizando 180 metros de tela para formar a cerca, aproveitando um muro existente, a dimensão da largura x para obter a área máxima seria: (imagem abaixo)
a) 35 m
b) 45 m
c) 50 m
d) 70 m
e) 90 m


resposta:
[B]

 


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