Banco de dados de questões do vestibular Unesp-2011
questões de vestibulares
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Questões Unesp-2011

REF. Pergunta/Resposta
origem:Unesp
tópico:
Matematica

sub-grupo:

pergunta:Em 2010, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realizou o último censo populacional brasileiro, que mostrou que o país possuía cerca de 190 milhões de habitantes. Supondo que a taxa de crescimento populacional do nosso país não se altere para o próximo século, e que a população se estabilizará em torno de 280 milhões de habitantes, um modelo matemático capaz de aproximar o número de habitantes (P), em milhões, a cada ano (t), a partir de 1970, é dado por:

Matemáatica

Baseado nesse modelo, e tomando a aproximação para o logarítmo natural

Matemática

a população brasileira será 90% da suposta população de estabilização aproximadamente no ano de:

(A) 2065.
(B) 2070.
(C) 2075.
(D) 2080.
(E) 2085.





resposta:
[B]

origem:Unesp
tópico:
Matematica

sub-grupo:

pergunta:A figura mostra um paralelepípedo reto-retângulo ABCDEFGH, com base quadrada ABCD de aresta a e altura 2a, em centímetros.

Matemática

A distância, em centímetros, do vértice A à diagonal BH vale:

Matemática





resposta:
[E]

origem:Unesp
tópico:
Matematica

sub-grupo:

pergunta:No dia 11 de março de 2011, o Japão foi sacudido por terremoto com intensidade de 8,9 na Escala Richter, com o epicentro no Oceano Pacífico, a 360 km de Tóquio, seguido de tsunami. A cidade de Sendai, a 320 km a nordeste de Tóquio, foi atingida pela primeira onda do tsunami após 13 minutos.

(O Estado de S.Paulo, 13.03.2011. Adaptado.)

Matemática

Baseando-se nos dados fornecidos e sabendo que cos a ? 0,934, onde a é o ângulo Epicentro-Tóquio-Sendai, e que 28 · 32 · 93,4 ? 215 100, a velocidade média, em km/h, com que a 1.ª onda do tsunami atingiu até a cidade de Sendai foi de:

(A) 10.
(B) 50.
(C) 100.
(D) 250.
(E) 600.





resposta:
[E]

origem:Unesp
tópico:
Matematica

sub-grupo:

pergunta:Dado que as raízes da equação x3 – 3x2 – x + k = 0, onde k é uma constante real, formam uma progressão aritmética, o valor de k é:

(A) – 5.
(B) – 3.
(C) 0.
(D) 3.
(E) 5.





resposta:
[D]

origem:Unesp
tópico:
Matematica

sub-grupo:

pergunta:Um quilograma de tomates é constituído por 80% de água. Essa massa de tomate (polpa + H2O) é submetida a um processo de desidratação, no qual apenas a água é retirada, até que a participação da água na massa de tomate se reduza a 20%. Após o processo de desidratação, a massa de tomate, em gramas, será de:

(A) 200.
(B) 225.
(C) 250.
(D) 275.
(E) 300.





resposta:
[C]

origem:Unesp
tópico:
Matematica

sub-grupo:

pergunta:Em um programa de plateia da TV brasileira, cinco participantes foram escolhidos pelo apresentador para tentarem acertar o número de bolas de gude contidas em uma urna de vidro transparente. Aquele que acertasse ou mais se aproximasse do número real de bolas de gude contidas na urna ganharia um prêmio.
Os participantes A, B, C, D e E disseram haver, respectivamente, 1 195, 1 184, 1 177, 1 250 e 1 232 bolas na urna.
Sabe-se que nenhum dos participantes acertou o número real de bolas, mas que um deles se enganou em 30 bolas, outro em 25, outro em 7, outro em 48 e, finalmente, outro em 18 bolas. Podemos concluir que quem ganhou o prêmio foi o participante:

(A) A.
(B) B.
(C) C.
(D) D.
(E) E.





resposta:
[A]

origem:Unesp
tópico:
Matematica

sub-grupo:

pergunta:O mercado automobilístico brasileiro possui várias marcas de automóveis disponíveis aos consumidores. Para cinco dessas marcas (A, B, C, D e E), a matriz fornece a probabilidade de um proprietário de um carro de marca da linha i trocar para o carro de marca da coluna j, quando da compra de um carro novo. Os termos da diagonal principal dessa matriz fornecem as probabilidades de um proprietário permanecer com a mesma marca de carro na compra de um novo.

Matemática

A probabilidade de um proprietário de um carro da marca B comprar um novo carro da marca C, após duas compras, é:

(A) 0,25.
(B) 0,24.
(C) 0,20.
(D) 0,09.
(E) 0,00.





resposta:
[D]

origem:Unesp
tópico:
Matematica

sub-grupo:

pergunta:O gráfico representa a vazão resultante de água, em m3/h, em um tanque, em função do tempo, em horas. Vazões negativas significam que o volume de água no tanque está diminuindo.

Matemática

São feitas as seguintes afirmações: I. No intervalo de A até B, o volume de água no tanque é constante.
II. No intervalo de B até E, o volume de água no tanque está crescendo.
III. No intervalo de E até H, o volume de água no tanque está decrescendo.
IV. No intervalo de C até D, o volume de água no tanque está crescendo mais rapidamente.
V. No intervalo de F até G, o volume de água no tanque está decrescendo mais rapidamente.

É correto o que se afirma em:
(A) I, III e V, apenas.
(B) II e IV, apenas.
(C) I, II e III, apenas.
(D) III, IV e V, apenas.
(E) I, II, III, IV e V.





resposta:
[E]