Questões de Interpretação de texto - Perguntas e Respostas Comentadas - Exercícios
questões de vestibulares
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Questões Interpretação de texto

REF. Perguntas / Respostas
vestibular Uerj2000
tópico:Interpretação de texto

sub-grupo:
pergunta:Observe a charge a seguir:

(Fradim 16. Rio de Janeiro: Codecri, 1977.)

Comparando o texto de Machado de Assis com a charge de Henfil, verificamos que ambos têm em comum uma denúncia do analfabetismo no Brasil.
Ao tematizar o analfabetismo, o Texto I e a charge referem-se, respectivamente, aos seguintes elementos:
a) sistema eleitoral do Império - desejo de acesso à leitura
b) análise apurado da Constituição - leitura simplificada dos avisos
c) descrença absoluta nas estatísticas - exaltação da palavra escrita
d) justificativa da soberania nacional - composição de tipos nordestinos



resposta:[A]

vestibular Uerj2000
tópico:Interpretação de texto

sub-grupo:
pergunta:Nas orações do poema de Cassiano Ricardo, observa-se o uso de:
a) linguagem culta
b) discurso indireto livre
c) pontuação inadequada
d) inversão entre os termos




resposta:[A]

vestibular Uerj2000
tópico:Interpretação de texto

sub-grupo:
pergunta:Na estrutura tradicional de um texto narrativo, uma das atribuições do narrador é nos dar informações a respeito dos personagens.

a) O narrador onisciente é aquele que sabe tudo sobre todos os personagens e suas ações; o narrador-personagem conta a história e dela participa.
Identifique o tipo de narrador do texto de Guimarães Rosa e explique, com uma ou duas frases completas, como esse tipo de narrador nos conduz a ver os personagens e a situação em que se encontram.

b) Considerando a descrição que o narrador faz do personagem, justifique, com uma frase completa, se a imagem do personagem Doutor Mimoso pode ser depreendida como positiva ou negativa.



resposta:a) Narrador-personagem
O narrador -personagem nos conduz a ver os outros personagens e a realidade da mesma forma como ele os vê. É ele quem oferece e impõe o padrão da narrativa, e o ouvinte apreende aqueles personagens e a realidade apenas através da percepção parcial do narrador-personagem.

b) O personagem Doutor Mimoso é apresentado de forma favorável, com muitas qualidades positivas: é "justo", "inteligentudo" e "bom".

vestibular Uerj2000
tópico:Interpretação de texto

sub-grupo:
pergunta:Leia o poema abaixo:

Eu tropecei agora numa casca de banana.
Numa casca de banana!
Numa casca de banana eu tropecei agora.
Caí para trás desamparadamente,
E rasguei os fundilhos das calças!
Numa casca de banana eu tropecei agora.
Numa casca de banana!
Eu tropecei agora numa casca de banana!

(FONSECA, Gondim da. "Contramão; os nossos atuais gênios poéticos". Apud: ANDRADE, C. Drummond de. "Uma pedra no meio do caminho: biografia de um poema." Rio de Janeiro: Ed. do Autor, 1 967.)

a) Estabeleça a relação literária entre o texto II e o fragmento acima, justificando sua resposta.

b) Cite quatro recursos modernistas empregados tanto no poema de Drummond quanto no de Gondim da Fonseca.



resposta:a) O texto de Gondim da Fonseca é uma paródia do texto de Drummond como referência, imitando-o de maneira cômica.
ou
O texto de Gondim da Fonseca usa o texto de Drummond como referência e imita-o de maneira cômica, pois a polêmica criada em torno do poema proporcionou uma série de manifestações nos meios críticos e literários.

b) A tematização de um acontecimento do cotidiano.
A despreocupação com formalidades métricas (liberdade formal/ versos livres).
O uso de um registro de linguagem coloquial (ou informal, despreocupada).
O emprego da reiteração sistemática.

vestibular Uerj2001
tópico:Interpretação de texto

sub-grupo:
pergunta:Leia a piada reproduzida a seguir:
Vinha o motorista dirigindo o seu carro, quando se deparou com uma placa de sinalização:

" Devagar Quebra- Molas"

Imediatamente, ele acelerou o seu veículo. Logo depois, voltou a pé para o local da placa e nela escreveu, para corrigi-la:

"Devagar Quebra-Molas" - depressa também

Como muitas piadas, esta se baseia em um equívoco.
O comportamento do motorista que explica mais adequadamente o efeito cômico da piada é:
a) voltar a pé ao local da placa para efetuar uma correção
b) ler a mensagem da placa como uma ordem para acelerar
c) corrigir a mensagem da placa para retificar informação incompleta
d) imprimir maior velocidade ao carro para escapar dos quebra-molas




resposta:[B]

vestibular Uerj2001
tópico:Interpretação de texto

sub-grupo:
pergunta:As novas tecnologias de comunicação utilizam o "hipertexto", que é uma espécie de "supertexto": um texto maior que contém vários níveis textuais lidos em múltiplas direções. Antes mesmo do computador, já podíamos encontrar exemplos de hipertexto, como verbetes de enciclopédia, índices analíticos e notas de rodapé.
Esta prova de múltipla escolha também pode ser caracterizada como hipertextual, pela seguinte razão:
a) fornece uma alternativa verdadeira e três falsas, para a solução da questão
b) requer conhecimento prévio dos assuntos, para a articulação com outros textos
c) inclui textos, questões e opções em diversas línguas, para a ampliação da compreensão
d) exige leitura dos enunciados e das alternativas em diferentes ordens, para a identificação da resposta




resposta:[D]

vestibular Uerj2001
tópico:Interpretação de texto

sub-grupo:
pergunta:Em 1648, um químico holandês, chamado Jean Baptist von Helmont, argumentando indutivamente, relatou a seguinte experiência, para comprovar a tese da geração espontânea: "Faça um buraco num tijolo, ponha ali erva de manjericão bem triturada. Aplique um segundo tijolo sobre o primeiro e exponha tudo ao sol. Alguns dias mais tarde, tendo o manjericão agido como fermento, você verá nascer pequenos escorpiões." Hoje, sabemos que escorpiões não nascem assim.
A conclusão do químico pode ser refutada logicamente pelo argumento indicado em:
a) a experiência não resistiu à passagem do tempo
b) uma hipótese alternativa para o fenômeno não foi lembrada
c) o químico não tinha competência para a realização da experiência
d) a geração espontânea não pode ser comprovada com experimentos




resposta:[B]

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tópico:Interpretação de texto

sub-grupo:
pergunta:
Na tira de Ziraldo, os personagens mudam de atitude do primeiro quadrinho para o segundo. Pelo terceiro quadrinho, pode-se deduzir o que não está escrito: um pensamento teria provocado a mudança.
Esse pensamento poderá ser traduzido como:" E se os caras dentro do espelho...
a) ... estivessem rindo deles?"
b) ... fossem reais e eles o reflexo?"
c) ... pudessem trocar de lugar com eles?"
d) ... duvidassem da realidade do mundo?"



resposta:[B]

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tópico:Interpretação de texto

sub-grupo:
pergunta:SILOGISMO. 5.m Lóg. Dedução formal tal que, postas duas proposições, chamadas premissas, delas se tira uma terceira, nelas, logicamente implicada, chamada conclusão
(FERREIRA, A. B. de Holanda. "Novo dicionário da Língua Portuguesa". Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986.)

Considerando essa definição, pode-se concluir que o silogismo a que se refere o título do texto é encontrado em:
a) Boa parte da população sobrevive com apenas um salário-mínimo e o salário-mínimo não dá para viver; então, há circunstâncias que impedem o salário de ser maior.
b) Precisamos manter nosso prestígio com a comunidade financeira internacional; temos homens honrados e capazes; então, é preciso resistir a apelos emocionais da sociedade.
c) Um salário-mínimo maior prejudicaria o país; o salário-mínimo impõe miséria a grande parte da população; então, o país necessita da miséria de grande parte da sua população.
d) O salário mínimo não garante vida digna para a maioria da população; o salário não aumenta mais por exigência do mercado internacional; então, é preciso alterar esse modelo econômico.



resposta:[C]

vestibular Uerj2001
tópico:Interpretação de texto

sub-grupo:
pergunta:O texto apresenta um ponto de vista crítico, construído, dentre outros, pelo recurso da ironia. A qualidade que constitui uma ironia, no texto, é:
a) "político" (ref.1)
b) "perpétua" (ref.2)
c) "emocionais" (ref.3)
d) "admirável" (ref.4)




resposta:[D]

vestibular Uerj2001
tópico:Interpretação de texto

sub-grupo:
pergunta:O encadeamento entre parágrafos - um dos aspectos a serem observados na construção de textos argumentativos - pode se fazer de maneiras diversas.
No texto de Luíz Fernando Veríssimo, o segundo parágrafo liga-se ao primeiro por meio do seguinte mecanismo:
a) retomada, por oposição, dos argumentos já apresentados
b) seqüenciação, pelo emprego de conectivo, das idéias discutidas
c) reafirmação, por uma ótica diferenciada, das informações já levantadas
d) extensão, por referência a novos exemplos, das afirmações da introdução




resposta:[A]

vestibular Uerj2001
tópico:Interpretação de texto

sub-grupo:
pergunta:O vice-presidente Gore propõe em seu e-mail uma rejeição, de parte a parte, do chamado "dinheiro fácil", usado de maneira não regulamentada na veiculação de propagandas eleitorais.
O tom da mensagem-réplica do governador Bush reflete basicamente as seguintes atitudes:
a) crítica e desconfiança pela indicação do democrata Gore à sucessão presidencial
b) animosidade e distanciamento do processo de moralização da campanha eleitoral
c) ceticismo e ironia no tocante à seriedade das palavras e intenções de seu oponente
d) ressentimento e desdém quanto às instruções dadas por Gore ao Comitê Democrático




resposta:[C]