Questões de Interpretação de texto - Perguntas e Respostas Comentadas - Exercícios
questões de vestibulares
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Questões Interpretação de texto

REF. Perguntas / Respostas
vestibular Uerj2001
tópico:Interpretação de texto

sub-grupo:
pergunta:O pequeno conto de Nelson Rodrigues narra o improvável encontro entre um milionário brasileiro e uma menina miserável do interior da China.
O caráter improvável desse encontro pode ser lido como uma metonímia que tem função central na constituição do sentido do texto.
Essa função é a de:
a) revelar as obsessões do autor
b) marcar as repetições da narrativa
c) negar um amor para afirmar outro
d) ressaltar a dificuldade dos encontros amorosos



resposta:[D]

vestibular Uerj2001
tópico:Interpretação de texto

sub-grupo:
pergunta:O narrador de um conto assume determinados pontos de vista para conduzir o seu leitor a observar o mundo sob perspectivas diversificadas.
No conto de Nelson Rodrigues, a narrativa busca emocionar o leitor por meio do seguinte recurso:
a) expressa diretamente o ponto de vista do personagem milionário
b) expressa de maneira indireta o ponto de vista da personagem chinesa
c) alterna o ponto de vista do personagem milionário com o do narrador
d) alterna o ponto de vista do personagem milionário com o da personagem chinesa



resposta:[C]

vestibular Enem2000
tópico:Interpretação de texto

sub-grupo:
pergunta:A crítica do autor é dirigida:
a) ao desconhecimento, pelas novas gerações, da importância do leiteiro para a economia nacional.
b) à diminuição da produção de leite após o desenvolvimento de tecnologias que têm substituído os produtos naturais por produtos artificiais.
c) à artificialização abusiva de alimentos tradicionais, com perda de critério para julgar sua qualidade e sabor.
d) permanência de hábitos alimentares a partir da revolução agrícola e da domesticação de animais iniciada há 5.000 anos.
e) à importância dada ao pacote de leite para a conservação de um produto perecível e que necessita de aperfeiçoamento tecnológico.



resposta:[C]

vestibular Enem2000
tópico:Interpretação de texto

sub-grupo:
pergunta:Em muitos jornais, encontramos charges, quadrinhos, ilustrações, inspirados nos fatos noticiados. Veja o exemplo ao final da questão.
O texto se refere a uma situação semelhante à que inspirou a charge é:
a) Descansam o meu leito solitário
Na floresta dos homens esquecida,
A sombra de uma cruz, e escrevam nela
- Foi poeta - sonhou - e amou na vida.
(AZEVEDO, Álvares de "Poesias escolhidas. Rio de Janeiro/Brasília: José Aguilar/M,1971)
b) Essa cova em que estás
Com palmos medida,
é a conta menor
que tiraste em vida.
É de bom tamanho,
Nem largo nem fundo,
E a parte que te cabe
deste latifúndio.
(MELO NETO, João Cabral de. "Morte e Vida Severina e outros poemas em voz alta." Rio de Janeiro: Sabiá, 1967)
c) Medir é a medida
mede
A terra, medo do homem, a lavra;
lavra
duro campo, muito cerco, vária várzea.
(CHAMIE, Mário. "Sábado na hora da escutas." São 41 Paulo; Summums, 1978)
d) Vou contar para vocês
um caso que sucedeu
na Paraíba do Norte
com um homem que se chamava
Pedro João Boa-Morte,
lavrador de Chapadinha:
talvez tenha morte boa
porque vida ele não tinha.
(GULLAR, Ferreira. "Toda poesia." Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1983)
e) Trago-te flores, - restos arrancados
Da terra que nos viu passar
E ora mortos nos deixa e separados.
(ASSIS, Machado de. "Obra completa." Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1986)


resposta:[B]

vestibular Enem2000
tópico:Interpretação de texto

sub-grupo:
pergunta:O uso do pronome átono no início das frases é destacado por um poeta e por um gramático nos textos a seguir.

PRONOMINAIS

Dê-me um cigarro
Diz a gramática
Do professor e do aluno
E do mulato sabido

Mas o bom negro e o bom branco
da Nação Brasileira
Dizem todos os dias
Deixa disso camarada
Me dá um cigarro
(ANDRADE, Oswald de. "Seleção de textos." São Paulo: Nova Cultural, 1988)

"Iniciar a frase com pronome átono só é lícito na conversação familiar, despreocupada, ou na língua escrita quando se deseja reproduzir a fala dos personagens ( .. )."
(CEGALLA, Domingos Paschoal. "Novíssima gramática da língua portuguesa." São Paulo: Nacional, 1980)

Comparando a explicação dada pelos autores sobre essa regra, pode-se afirmar que ambos:
a) condenam essa regra gramatical.
b) acreditam que apenas os esclarecidos sabem essa regra.
c) criticam a presença de regras na gramática.
d) afirmam que não há regras para uso de pronomes.
e) relativizam essa regra gramatical.



resposta:[E]

vestibular Enem2000
tópico:Interpretação de texto

sub-grupo:
pergunta:As histórias em quadrinhos, por vezes, utilizam animais como personagens e a eles atribuem comportamento humano. O gato Garfield é exemplo desse fato.
Van Gogh, pintor holandês nascido em 1853, é um dos principais nomes da pintura mundial. É dele o quadro abaixo.

O 3° quadrinho sugere que Garfield:
a) desconhece tudo sobre arte, por isso faz a sugestão.
b) que todo pintor deve fazer algo diferente.
c) defende que para ser pintor a pessoa tem de sofrer.
d) conhece a história de um pintor famoso e faz uso da ironia.
e) acredita que seu dono tenha tendência artística e, por isso, faz a sugestão.


resposta:[D]

vestibular Uerj2001
tópico:Interpretação de texto

sub-grupo:
pergunta:O fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado fez esta foto num campo de refugiados instalados em equipamentos ferroviários na fronteira da Croácia com a Sérvia e a Bósnia, em 1994.
Assim como textos, fotografias podem ser lidas: o menino que aparece no primeiro plano funciona como o tema da foto, enquanto o trem no segundo plano comenta este tema.

A escolha da figura humana no primeiro plano busca provocar no espectador a seguinte atitude:
a) questionar a opção pelo tema
b) admirar a composição com o fundo
c) surpreender-se com o gesto do menino
d) refletir sobre o desamparo da criança



resposta:[D]

vestibular Uerj2001
tópico:Interpretação de texto

sub-grupo:
pergunta:O fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado fez esta foto num campo de refugiados instalados em equipamentos ferroviários na fronteira da Croácia com a Sérvia e a Bósnia, em 1994.
Assim como textos, fotografias podem ser lidas: o menino que aparece no primeiro plano funciona como o tema da foto, enquanto o trem no segundo plano comenta este tema.

O fotógrafo, ao enquadrar o trem parado ao fundo, onde os refugiados se encontravam instalados, ressalta o contraste entre:
a) o metal e a terra
b) o real e o imaginário
c) o progresso e a guerra
d) a infância e o mundo adulto


resposta:[C]

vestibular Uerj2001
tópico:Interpretação de texto

sub-grupo:
pergunta:"Vestibular UERJ 2001. Construindo o cidadão do futuro."

No enunciado acima, extraído de um folheto de divulgação deste Vestibular, o vocábulo FUTURO classifica-se gramaticalmente como substantivo. Se, entretanto, houvesse alteração para "Construindo o cidadão FUTURO", a mesma palavra seria um adjetivo.
Casos como esse permitem considerar substantivos e adjetivos como nomes, que se diferenciam, sobretudo pelas respectivas características a seguir:
a) invariabilidade mórfica - variabilidade em gênero e número
b) designação de seres e conceitos - expressão de um fenômeno
c) termo gerador de nomes derivados - resultado de uma derivação
d) papel sintático de termo núcleo - papel sintático de modificador de outro nome



resposta:[D]

vestibular Uerj2001
tópico:Interpretação de texto

sub-grupo:
pergunta:Flexão é o processo de fazer variar um vocábulo, em sua estrutura interna, para nele expressar dadas categorias gramaticais como gênero e número.
A partir desse conceito, a palavra destacada que admite flexão de gênero é:
a) "Fez-se triste o que se fez AMANTE" (Vinícius de Moraes)
b) "Paisagens da minha terra,/ Onde o ROUXINOL não canta." (Manuel Bandeira)
c) "Sou um HOMEM comum/ de carne e de memória/ de osso e de esquecimento" (Ferreira Gullar)
d) "Meu AMIGO, vamos cantar,/ vamos chorar de mansinho/ e ouvir muita vitrola" (Carlos Drummond de Andrade)




resposta:[D]

vestibular Uerj2001
tópico:Interpretação de texto

sub-grupo:
pergunta:"Os aliados não querem romper o NAMORO com FHC - querem é NAMORAR mais."
("Veja", 18/08/1999)

A comparação entre as palavras EM DESTAQUE acima demonstra que o significado geral de "expressar ação" não é suficiente para identificar o verbo como classe gramatical, já que o NAMORO consta do dicionário como "ato de namorar".
Para diferenciar o verbo do substantivo, por exemplo, seria necessário considerar, além do sentido de ação, a seguinte características que só os verbos possuem:
a) terminação em "r"
b) flexão de tempo, modo e pessoa
c) presença indispensável à frase
d) anteposição de um substantivo



resposta:[B]

vestibular Uerj2001
tópico:Interpretação de texto

sub-grupo:
pergunta:"A Internet é o portal da nova era, mas apenas 3% da população brasileira têm hoje acesso à rede."
("O Globo", 09/07/2000)

Analisando o emprego do conectivo MAS na construção acima, é possível concluir que, além de ligar duas partes da frase, ele desempenha a seguinte função:
a) reafirmar o significado da primeira parte
b) permitir a compreensão interna das duas frases
c) desfazer a ambigüidade de sentido da primeira parte
d) evidenciar uma relação de sentido entre as duas partes



resposta:[D]