Questões de Literatura - Perguntas e Respostas Comentadas - Exercícios
questões de vestibulares
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Questões Literatura

REF. Perguntas / Respostas
vestibular Ufal1999
tópico:Literatura

sub-grupo:Modernismo
pergunta:Considere as seguintes afirmações sobre SÃO BERNARDO, de Graciliano Ramos.

I. Considerações sobre a origem mesma desta narração apresentam-se logo nas primeiras páginas do romance, que vale por um depoimento amargo e confessional.
II. Uma das questões tratadas neste romance é o contraste entre o universo das antigas tradições e as novas exigências do mundo moderno.
III. Paulo Honório é um típico proprietário rural, de hábitos conservadores, que rejeita todo traço de modernização.

Está correto o que vem afirmado SOMENTE em
a) I.
b) II.
c) III.
d) I e II.
e) I e III.



resposta:[D]

vestibular Ufal1999
tópico:Literatura

sub-grupo:Realismo/Naturalismo/Parnasianismo
pergunta:Considere as seguintes referências a personagens do romance DOM CASMURRO, de Machado de Assis.

I. "Com o tempo, adquiriu certa autoridade na família, certa audiência, ao menos; não abusava, e sabia opinar obedecendo."
II. "Aos quatorze anos, tinha já idéias atrevidas, muito menos que outras que lhe vieram depois; mas eram só atrevidas em si, na prática faziam-se hábeis, sinuosas, surdas, e alcançavam o fim proposto não de salto, mas aos saltinhos."
III. "Faria, se pudesse, uma troca de promessas, dando parte de seus anos para conservar-me consigo, fora do clero, casado e pai."

Indique a alternativa em que as referências acima estão corretamente associadas às personagens.
a) I - D. Glória; II - Sancha; III - José Dias;
b) I - Capitu; II - Bentinho; III - D. Glória;
c) I - José Dias; II - Capitu; III - D. Glória;
d) I - Capitu; II - Sancha; III - José Dias;
e) I - José Dias; II - Bentinho; III - Capitu;



resposta:[C]

vestibular Ufal1999
tópico:Literatura

sub-grupo:Barroco
pergunta:Considere as seguintes afirmações:

I. Gregório de Matos e Tomás Antônio Gonzaga compuseram poesia lírica, mas o talento de ambos encontrou sua expressão máxima nas sátiras.
II. Em MARÍLIA DE DIRCEU, o árcade mineiro buscou figurar um equilíbrio entre a vida rústica e a cultura ilustrada.
III. Cláudio Manuel da Costa confronta a paisagem bucólica idealizada com a de sua terra natal.

Está inteiramente correto o que vem afirmado SOMENTE em
a) I.
b) II.
c) III.
d) I e II.
e) II e III.



resposta:[E]

vestibular Ufal1999
tópico:Literatura

sub-grupo:Romantismo
pergunta:"O pobre leito meu desfeito ainda
A febre aponta da noturna insônia.
Aqui lânguido à noite debati-me
em vãos delírios anelando um beijo"

Tema, tom e estilo dos versos acima permitem associá-los ao autor de
a) ESPUMAS FLUTUANTES.
b) VILA RICA.
c) PRIMEIROS CANTOS.
d) LIRA DOS VINTE ANOS.
e) BROQUÉIS.



resposta:[D]

vestibular Ufal1999
tópico:Literatura

sub-grupo:Modernismo
pergunta:"A língua sem arcaísmos. Sem erudição. Natural e neológica. A contribuição milionária de todos os erros."

O fragmento anterior pertence ao poema-programa "Falação", no qual
a) Oswald de Andrade defende idéias que também se representam no "Manifesto da Poesia Pau-Brasil".
b) Carlos Drummond de Andrade argumenta em favor dos valores sociais que marcaram a composição de A ROSA DO POVO.
c) Olavo Bilac divulga, entre nós, os atributos que julgava essenciais na poética parnasiana.
d) Mário de Andrade, revendo as posições modernistas, lamenta alguns equívocos do movimento de 22.
e) Guilherme de Almeida, diante dos excessos dos modernistas, afirma a arte do verso e o pleno domínio da língua.



resposta:[A]

vestibular Ufal1999
tópico:Literatura

sub-grupo:Modernismo
pergunta:Assinale como VERDADEIRAS as afirmações corretas sobre os PROSADORES TRATADOS e como FALSAS as incorretas.

( ) A obra ficcional de Clarice Lispector é marcada pelo aprofundamento do mundo interior e pelas contínuas referências ao próprio ato da criação literária.
( ) Na linguagem de Guimarães Rosa produz-se a fusão entre expressões regionais e criações lingüísticas extremamente originais.
( ) João Antônio e Rubem Fonseca têm em comum a preocupação de retratar as relações humanas dentro do submundo violento da grande cidade.
( ) Em sua obra de estréia, SAGARANA, Guimarães Rosa ainda não demonstrava preocupação com a originalidade de estilo, valendo-se da linguagem tradicional da ficção regionalista.
( ) Clarice Lispector atingiu a maturidade literária nos livros de contos, como LAÇOS DE FAMÍLIA e A HORA DA ESTRELA.



resposta:V V V F F

vestibular Ufal1999
tópico:Literatura

sub-grupo:Modernismo
pergunta:Assinale como VERDADEIRAS as afirmações corretas sobre os poetas da chamada "GERAÇÃO DE 30" e como FALSAS as incorretas.

( ) Em seu livro de estréia, ALGUMA POESIA, Carlos Drummond de Andrade apresenta poemas nitidamente influenciados pela estética do Modernismo.
( ) Em seu livro LIBERTINAGEM, Manuel Bandeira renuncia à poética do Modernismo e retorna aos versos de caráter mais tradicional.
( ) Um dos poetas mais marcantes dessa geração foi Guilherme de Almeida, pela ousadia de seu experimentalismo formal.
( ) A década de 30 foi marcada pela produção poética mais radicalmente modernista de Mário e Oswald de Andrade.
( ) Os maiores poetas dessa geração afirmaram de modo muito pessoal seus caminhos de criação poética, desenvolvendo e amadurecendo propostas abertas na década de 20.



resposta:V F F F V

vestibular Ufal1999
tópico:Literatura

sub-grupo:Romantismo
pergunta:Assinale como VERDADEIRAS as afirmações corretas sobre o romance SENHORA, de José de Alencar, e como FALSAS as incorretas.

( ) Fernando Seixas e Aurélia constituem o par romântico central, cuja relação é basicamente tensionada pelo ciúme.
( ) Em pleno Império, os protagonistas do romance vivem um conflito tipicamente burguês: amor versus interesse.
( ) Os títulos das partes desse romance prendem-se mais ao mundo das finanças que ao desenvolvimento de uma paixão.
( ) Nessa obra, o autor busca retratar a sociedade urbana de seu tempo, o que implica alguns traços de cunho realista.
( ) Se no início do romance havia certa equivalência nas posições sociais dos protagonistas, no desenvolver dele esse equilíbrio é rompido.



resposta:F V V V V

vestibular Ufal1999
tópico:Literatura

sub-grupo:Modernismo
pergunta:Com o Modernismo de 22, abriram-se novas perspectivas para a revalorização da cultura nacional, como a ANTROPOFAGIA, e para a utilização de novos recursos na expressão poética.
1. Em que consistiu, basicamente, a ANTROPOFAGIA dos modernistas?
2. Cite dois dos novos recursos de expressão poética propostos pelo movimento modernista.



resposta:1) A Antropofagia constituiu-se
- na "valorização dos estados brutos da cultura coletiva / mergulho nas fontes primitivas" (síntese do professor Benedito Nunes);
- na decomposição irônico-paródica dos suportes intelectuais da cultura brasileira
- o riso e a utopia como forma de combate.

2) Entre os recursos de expressão poética estão o versilibrismo, as "palavras em liberdade", o bom humor, a blague (piada) e a ironia, mistura entre prosa e poesia, utilização de linguagem coloquial e outros.

vestibular Ufal1999
tópico:Literatura

sub-grupo:Realismo/Naturalismo/Parnasianismo
pergunta:O seu moreno trigueiro, de cabocla velha, reluzia que nem metal em brasa; a sua crina preta, desgrenhada, escorrida e abundante como as das éguas selvagens, dava-lhe um caráter fantástico de fúria saída do inferno.

O fragmento anterior pertence ao romance O CORTIÇO, de Aluísio Azevedo.
1. A descrição da personagem exemplifica um típico recurso do movimento literário a que se filiou o autor. Que movimento foi esse e qual o recurso aqui adotado?
2. Exemplifique, com duas expressões retiradas do texto, a resposta que você deu ao item anterior.



resposta:1) O autor utilizando-se de comparação reduz a personagem ao nível animal, como é típico do Naturalismo.

2) As expressões são "crina (cabelo) preta", "como éguas selvagens".

vestibular Ufrrj2000
tópico:Literatura

sub-grupo:Modernismo
pergunta:O recurso gramatical utilizado por Carlos Drummond de Andrade para evidenciar o dinamismo do homem em sua busca por novidades caracteriza-se pelo uso de
a) frases exclamativas.
b) sucessivos verbos de ação.
c) falas esporádicas de diálogo.
d) elipses do sujeito "homem".
e) repetições enfáticas da palavra Lua.



resposta:[E]

vestibular Ufrrj2000
tópico:Literatura

sub-grupo:Modernismo
pergunta:"Lugar de muita miséria e pouca diversão." (l. 3)
"Proclamar justiça com injustiça," (l. 25)
Os versos acima destacados do texto reproduzem uma característica já observada na 2 fase da poesia modernista, que é
a) o desencanto com a vida.
b) o amadurecimento poético.
c) a crítica à monotonia.
d) a tendência religiosa.
e) a denúncia social.



resposta:[E]