Questões de Literatura - Perguntas e Respostas Comentadas - Exercícios
questões de vestibulares
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Questões Literatura

REF. Perguntas / Respostas
vestibular Ufrs2005
tópico:Literatura

sub-grupo:Romantismo
pergunta:Leia as afirmações a seguir, sobre Sousândrade.

I. Trata-se de um autor maranhense do século XIX, cujo nome verdadeiro é Joaquim de Sousa Andrade, quase desconhecido dos contemporâneos românticos.
II. "O Guesa" é um longo poema narrativo, composto sobre uma lenda quíchua que narra o sacrifício de um jovem imolado por sacerdotes.
III. O poema "O Guesa" traz para a Literatura Brasileira temas do capitalismo mundial, entre os quais o da Bolsa de New York.

Quais estão corretas?
a) Apenas I.
b) Apenas II.
c) Apenas III.
d) Apenas I e II.
e) I, II e III.



resposta:[E]

vestibular Ufrs2005
tópico:Literatura

sub-grupo:Romantismo
pergunta:Considere as seguintes afirmações sobre a obra de Martins Pena.

I. A peça "Judas em Sábado de Aleluia" distingue-se pela apologia dos rituais religiosos.
II. Em "Juiz de Paz na Roça", é apresentada uma visão da sociedade fluminense da primeira metade do século XIX.
III. Os aspectos burlescos, as situações equivocadas e os disfarces são recorrentes na produção teatral desse autor.

Quais estão corretas?
a) Apenas I.
b) Apenas II.
c) Apenas III.
d) Apenas II e III.
e) I, II e III.



resposta:[D]

vestibular Ufrs2005
tópico:Literatura

sub-grupo:Romantismo
pergunta:A respeito do romance "Iracema", de José de Alencar, é correto afirmar que
a) Poti, irmão indígena de Martim, aceita ser batizado por lealdade ao irmão branco.
b) Moacir, nome do filho de Iracema e de Martim, significa, na língua indígena, "nascido da saudade".
c) Iracema pertence à tribo dos pitiguaras, inimiga dos tabajaras, índios de quem Martim recebeu seus ensinamentos.
d) Iracema aceita ser batizada como prova de seu amor por Martim.
e) Iracema e Martim, juntos, criam seu filho Moacir nas terras onde hoje é o Ceará.



resposta:[A]

vestibular Ufrs2005
tópico:Literatura

sub-grupo:Romantismo
pergunta:Assinale a alternativa que preenche adequadamente as lacunas do texto a seguir, na ordem em que aparecem.
"Memórias de um Sargento de Milícias" é uma obra de tendência .............. que apresenta aspectos de transição social relacionados ..............., podendo ser lida como ..............., com traços de linguagem ................. .
a) naturalista - ao aumento da imigração no Brasil - relato documental - subjetiva
b) romântica - ao reinado de D. Pedro II - narrativa em primeira pessoa - erudita
c) realista - à vinda de D. João VI ao Brasil - crônica de costumes - coloquial
d) romântica - à abolição da escravatura - narrativa de costumes - objetiva
e) realista - ao reinado de D. Pedro II - romance histórico - satírica



resposta:[C]

vestibular Ufrs2005
tópico:Literatura

sub-grupo:Realismo/Naturalismo/Parnasianismo
pergunta:Considere as afirmações a seguir, a respeito dos contos de Machado de Assis.

I. Em o "Alienista", diante da rebelião contra a Casa Verde, Bacamarte explica com paciência ao povo os seus métodos e os desígnios da ciência, encerrando a polêmica.
II. Em "Conto de Escola", o narrador, ao recordar o passado, contrasta a alegria das brincadeiras de rua com o castigo paterno e a opressão do ambiente escolar.
III. Em "Um Homem Célebre", Pestana, já famoso por suas composições de sabor clássico, sonha em compor uma polca em homenagem aos liberais.

Quais estão corretas?
a) Apenas I.
b) Apenas II.
c) Apenas III.
d) Apenas I e III.
e) I, II e III.



resposta:[B]

vestibular Ufrs2005
tópico:Literatura

sub-grupo:Realismo/Naturalismo/Parnasianismo
pergunta:Considere as seguintes afirmações sobre o personagem Rubião, de "Quincas Borba", de Machado de Assis.

I. Ao tornar-se herdeiro universal de Quincas Borba, Rubião passa a sonhar com a sua participação nos circuitos da riqueza e do poder da sociedade carioca.
II. Rubião, já integrado à elite carioca, revolta-se contra as artimanhas de Sofia e de Palha para explorá-lo.
III. Em decorrência das transformações em sua vida, Rubião vem a manifestar sintomas de desequilíbrio mental.

Quais estão corretas?
a) Apenas I.
b) Apenas II.
c) Apenas I e III.
d) Apenas II e III.
e) I, II e III.



resposta:[C]

vestibular Ufrs2005
tópico:Literatura

sub-grupo:Realismo/Naturalismo/Parnasianismo
pergunta:Considere o enunciado a seguir e as três propostas para completá-lo.
"O Crime do Padre Amaro", de Eça de Queirós, é um romance

1. em que a ironia queirosiana se volta para a burguesia lisboeta e suas mazelas.
2. no qual o autor denuncia a corrupção da Igreja, criticando, assim, a sociedade portuguesa, marcada por um falso catolicismo.
3. cujo painel social abrange todas as classes, denotando, dessa forma, o profundo envolvimento do autor com as tendências socialistas da época.

Quais propostas estão corretas?
a) Apenas 1.
b) Apenas 2.
c) Apenas 3.
d) Apenas 2 e 3.
e) 1, 2 e 3.



resposta:[B]

vestibular Ufrs2005
tópico:Literatura

sub-grupo:Pré-modernismo
pergunta:Leia o poema a seguir, intitulado "A Idéia", de Augusto dos Anjos.

"De onde ela vem? De que matéria bruta
Vem essa luz que sobre as nebulosas
Cai de incógnitas criptas misteriosas
Como as ¢estalactites duma gruta?!

Vem da psicogenética e alta luta
Do feixe de £moléculas nervosas,
Que, em desintegrações maravilhosas,
Delibera, e depois, quer e executa!
Vem do encéfalo absconso que a constringe,
Chega em seguida às cordas da laringe,
Tísica, tênue, mínima, raquítica...

Quebra a força centrípeta que a amarra,
Mas, de repente, e quase morta, esbarra
No mulambo da língua paralítica!"

Assinale a alternativa correta sobre esse poema.
a) A interrogação inicial expressa o apego do poeta aos temas sentimentais do Romantismo no Brasil.
b) A linguagem, rica de imagens, utiliza um vocabulário científico para abordar uma questão filosófica.
c) O emprego de palavras como "estalactites" (ref. 1) e "moléculas" (ref. 2) mostra uma inadequação entre a linguagem científica e o conteúdo do poema.
d) O poeta adota a forma do soneto, porém rompe com o temário cientificista dominante no seu tempo.
e) No primeiro quarteto, as palavras "nebulosas" e "misteriosas" constituem rimas pobres, retomadas no segundo quarteto pelas palavras "nervosas" e "maravilhosas".



resposta:[B]

vestibular Ufrs2005
tópico:Literatura

sub-grupo:Pré-modernismo
pergunta:Sobre Simões Lopes Neto, são feitas as seguintes afirmações.

I. Seus "Contos Gauchescos" e "Lendas do Sul" são narrativas que exploram predominantemente enredos políticos de caráter libertário.
II. Suas narrativas fazem perdurar a tradição e o linguajar do gaúcho do campo, louvando, ao mesmo tempo, a modernização urbana, implantada rapidamente na capital.
III. Blau Nunes, Jango Jorge, Maria Altina, Tudinha e o Negro Bonifácio integram um conjunto de figuras humanas que enriquece a galeria de personagens regionais da literatura brasileira.

Quais estão corretas?
a) Apenas I.
b) Apenas II.
c) Apenas III.
d) Apenas II e III.
e) I, II e III.



resposta:[C]

vestibular Ufrs2005
tópico:Literatura

sub-grupo:Pré-modernismo
pergunta:Considere as seguintes afirmações sobre obras de Monteiro Lobato.

I. Em "Urupês", "Cidades Mortas" e "Negrinha", ele produz uma literatura comprometida predominantemente com os problemas socioeconômicos do Brasil.
II. Em "Urupês", ele atribui a culpa pelo atraso do Brasil ao caboclo, por ele ser acomodado e inadaptável às mudanças necessárias ao desenvolvimento.
III. O título "Cidades Mortas" alude às cidadezinhas do interior de São Paulo, que perderam a sua importância econômica face à Capital.

Quais estão corretas?
a) Apenas I.
b) Apenas II.
c) Apenas III.
d) Apenas I e II.
e) I, II e III.



resposta:[E]

vestibular Ufrs2005
tópico:Literatura

sub-grupo:Modernismo
pergunta:Com base na obra "Macunaíma: o herói sem nenhum caráter", de Mário de Andrade, assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações a seguir.

( ) Através do subtítulo, o autor restringe a caracterização do povo brasileiro aos traços de malandro e aproveitador.
( ) "Carta pras icamiabas" (capítulo IX) pode ser interpretada como uma paródia à Carta de Pero Vaz de Caminha a El - Rey.
( ) O texto é construído a partir de lendas indígenas e do folclore sertanejo e é narrado em linguagem oral de fácil compreensão, segundo o modelo realista.
( ) O final da "rapsódia" guarda uma surpresa, ao revelar que é um papagaio que conta a história de Macunaíma a um homem que, por sua vez, a narra para todos.

A seqüência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
a) V - F - F - V.
b) F - F - V - F.
c) V - V - F - V.
d) F - V - V - F.
e) F - V - F - V.



resposta:[E]

vestibular Ufrs2005
tópico:Literatura

sub-grupo:Modernismo
pergunta:Leia o poema "História Pátria", de Oswald de Andrade.

"Lá vai uma barquinha carregada de
Aventureiros
Lá vai uma barquinha carregada de
Bacharéis
Lá vai uma barquinha carregada de
Cruzes de Cristo
Lá vai uma barquinha carregada de
Donatários
Lá vai uma barquinha carregada de
Espanhóis
¢Paga prenda
£Prenda os espanhóis!
Lá vai uma barquinha carregada de
Flibusteiros
Lá vai uma barquinha carregada de
Governadores
Lá vai uma barquinha carregada de
Holandeses
Lá vem uma barquinha cheiinha de índios
Outra de degradados
Outra de pau de tinta

Até que o mar inteiro
Se coalhou de transatlânticos
E as barquinhas ficaram
Jogando prenda coa raça misturada
No litoral azul de meu Brasil"

Assinale a afirmação correta em relação a esse poema.
a) A repetição da expressão "Lá vai uma barquinha" segue as regras formais da vanguarda modernista.
b) Os versos de referências 1 e 2 reproduzem a voz imperativa dos holandeses, identificada com os "degradados".
c) O emprego dos verbos "ir" e "vir" confere ao poema uma caracterização épica, própria da literatura dos Descobrimentos.
d) O poema encena ironicamente a história brasileira, através das viagens ultramarinas e sua evolução.
e) Termos como "Aventureiros", "Bacharéis", "Cruzes de Cristo", "Donatários" e "Espanhóis" representam figuras históricas do período pós-abolicionista no Brasil.



resposta:[D]