Questões de Literatura - Perguntas e Respostas Comentadas - Exercícios
questões de vestibulares
|
 

Questões Literatura

REF. Perguntas / Respostas
vestibular Ufrs1998
tópico:Literatura

sub-grupo:Contemporânea
pergunta:Considere as seguintes afirmações sobre o Concretismo.

I - Buscou na visualidade um dos suportes para atingir rupturas radicais com a ordem discursiva da língua portuguesa.
II - Teve como integrantes fundamentais Haroldo de Campos, Augusto de Campos e Décio Pignatari.
III - Foi um projeto de renovação formal e estética da poesia brasileira, cuja importância fica restrita à década de 1950.

Quais estão corretas?
a) Apenas I
b) Apenas II
c) Apenas III
d) Apenas I e II
e) I, II e III



resposta:[D]

vestibular Ufrs1998
tópico:Literatura

sub-grupo:Contemporânea
pergunta:Sobre os contos de Sérgio Faraco, é correto afirmar que
a) privilegiam a experimentação estética ao abordarem a experiência da contracultura e da transgressão peculiar à geração que foi jovem nos anos 60.
b) narram conflitos vividos por personagens complexos e solitários, em episódios muitas vezes situados na fronteira gaúcha.
c) versam principalmente sobre episódios marcados pelo sobrenatural, envolvendo personagens judeus marginalizados e lúcidos.
d) expõem, com uma linguagem eivada de termos regionalistas, os dilemas da oligarquia gaúcha ameaçada pela ascensão política de representantes de outros setores sociais.
e) narram a experiência dos imigrantes italianos às voltas com a tradição cultural provinda da Europa e as exigências da adaptação à sociedade gaúcha.



resposta:[B]

vestibular Ufrs1998
tópico:Literatura

sub-grupo:Contemporânea
pergunta:A obra .......................... de Armindo Trevisan, autor de ........................, entre outros livros, é construída com grande riqueza imagética e aborda temas tradicionais, tais como .................. .

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do texto anterior.
a) narrativa - A MESA DO SILÊNCIO - a morte e a denúncia da injustiça
b) poética - O POÇO DO CALABOUÇO - a morte e a denúncia da injustiça
c) narrativa - O POÇO DO CALABOUÇO - o amor e a passagem do tempo
d) poética - O POÇO DO CALABOUÇO - o amor e a passagem do tempo
e) poética - A MESA DO SILÊNCIO - o amor e a passagem do tempo



resposta:[E]

vestibular Ufrs1998
tópico:Literatura

sub-grupo:Contemporânea
pergunta:Considere as seguintes afirmações a respeito da narrativa de Dalton Trevisan.

I - Seu estilo é sintético, com as palavras a serviço do essencial no recorte que faz objetiva e cruamente, em cada narrativa, de situações exemplares da miséria humana.
II - Seus contos são flagrantes do cotidiano que revelam a força dos condicionamentos sociais, a degradação humana em meio à violência social e o aniquilamento dos sonhos na sociedade de consumo.
III - Sua narrativa cética não impede a apresentação de situações de esperança e transcendência na vida dos personagens.

Quais estão corretas?
a) Apenas I
b) Apenas II
c) Apenas I e II
d) Apenas II e III
e) I, II e III



resposta:[C]

vestibular Ufrs1998
tópico:Literatura

sub-grupo:Contemporânea
pergunta:Associe os autores (coluna I) às obras (coluna II).

Coluna I
1 . Moacyr Scliar
2 . Josué Guimarães
3 . Luiz Antônio de Assis Brasil

Coluna II
( ) OS DEUSES DE RAQUEL
( ) VIDEIRAS DE CRISTAL
( ) O EXÉRCITO DE UM HOMEM SÓ
( ) CAMILO MORTÁGUA
( ) AS VIRTUDES DA CASA

A seqüência correta, de cima para baixo, na coluna II, é
a) 3 - 1 - 3 - 1 - 2
b) 2 - 3 - 2 - 1 - 1
c) 1 - 2 - 3 - 2 - 3
d) 3 - 1 - 2 - 3 - 2
e) 1 - 3 - 1 - 2 - 3



resposta:[E]

vestibular Fuvest1999
tópico:Literatura

sub-grupo:Realismo/Naturalismo/Parnasianismo
pergunta:Observando-se os recursos de estilo presentes na composição desse trecho, é correto afirmar que
a) o acúmulo de pormenores induz a uma percepção impessoal e neutra do real.
b) a descrição assume caráter impressionista, dando também dimensão subjetiva à percepção do espaço.
c) as descrições veiculam as impressões do narrador, e o monólogo interior, as da personagem.
d) a carência de adjetivos confere caráter objetivo e real à representação do espaço.
e) o predomínio da descrição confere caráter expressionista ao relato, eliminando seus resíduos subjetivos.



resposta:[B]

vestibular Fuvest1999
tópico:Literatura

sub-grupo:Modernismo
pergunta:Refere-se corretamente a ALGUMA POESIA, de Drummond, a seguinte afirmação:
a) A imagem do poeta como "gauche" revela a sua militância na poesia engajada e participante, de esquerda.
b) As oposições sujeito-mundo e província-metrópole são fundamentais em vários poemas.
c) A filiação modernista do livro liberou o poeta das preocupações com a elaboração formal dos poemas.
d) O livro não contém textos metalingüísticos, o que caracteriza a primeira fase do autor.
e) A ironia e o humor evitam que o eu-lírico se distancie ou se isole, proporcionando-lhe a comunhão com o mundo exterior.



resposta:[B]

vestibular Fuvest1999
tópico:Literatura

sub-grupo:Modernismo
pergunta:Considere as seguintes afirmações:

I. Dirigindo-se a um interlocutor presente, que não fala ou cujas palavras não são registradas, interpelando-o e, muitas vezes, empregando linguagem pretensiosa ou pedante, o narrador põe em questão a identidade do homem e o sentido último da vida.
II. Colocando o seu foco na relação entre o letrado e o iletrado, dela o conto extrai efeitos de suspense e humor.

I e II referem-se, respectivamente, aos seguintes contos de PRIMEIRAS ESTÓRIAS:
a) "O espelho" e "Famigerado".
b) "A terceira margem do rio" e "Famigerado".
c) "O espelho" e "A terceira margem do rio".
d) "Pirlimpsiquice" e "A terceira margem do rio".
e) "Pirlimpsiquice" e "Famigerado".



resposta:[A]

vestibular Fuvest1999
tópico:Literatura

sub-grupo:Realismo/Naturalismo/Parnasianismo
pergunta:Este último capítulo é todo de negativas. Não alcancei a celebridade do emplasto, não fui ministro, não fui califa, não conheci o casamento. Verdade é que, ao lado dessas faltas, coube-me a boa fortuna de não comprar o pão com o suor do meu rosto.
(Machado de Assis, MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE BRÁS CUBAS)

a) Explique resumidamente o que era o "emplasto" e por que deveria ter trazido celebridade a Brás Cubas.
b) Relacionando-a sucintamente ao contexto sócio-histórico em que se desenvolve o enredo do romance, explique a frase "coube-me a boa fortuna de não comprar o pão com o suor do meu rosto."



resposta:a) Para tornar-se célebre Brás Cubas pensava em produzir um remédio - o emplasto - que levaria o seu nome. Ironicamente, molha-se na chuva e acometido da pneumonia vem a falecer. Queria, como o seu invento, dar solução ao problema que aflige os homens.

b) Como era rico, Brás Cubas nunca trabalhara, jamais precisara suar o rosto para sobreviver.

vestibular Mackenzie1998
tópico:Literatura

sub-grupo:Classicismo e Quinhentismo
pergunta:Sobre OS LUSÍADAS, é INCORRETO afirmar que:
a) é dividido em cinco partes e dez cantos.
b) o "Canto I" contém a introdução, a invocação, a dedicatória e o início da narrativa.
c) a pedido do rei de Melinde, Vasco da Gama conta partes da história de Portugal.
d) os deuses reúnem-se no Olimpo para decidir a sorte dos portugueses.
e) no "Canto X", a fala do Velho de Restelo acusa os portugueses de vaidade e cobiça excessivas.



resposta:[E]

vestibular Mackenzie1998
tópico:Literatura

sub-grupo:Realismo/Naturalismo/Parnasianismo
pergunta:Sobre Machado de Assis, é INCORRETO afirmar que:
a) seus primeiros romances como RESSURREIÇÃO e lAIÁ GARCIA apresentam traços ainda ligados ao Romantismo.
b) sua poesia apresenta, muitas vezes, características próprias do Parnasianismo como a busca da perfeição formal e um vocabulário elevado.
c) nos contos, não se percebem elementos que o consagraram nos romances, como o pessimismo, negativismo e leitor incluso.
d) os romances de sua segunda fase tornam-se totalmente realistas, evidenciando as características que o diferenciam na literatura brasileira.
e) em sua extensa obra, ainda se podem encontrar peças de teatro, crônicas e ensaios.



resposta:[C]

vestibular Mackenzie1998
tópico:Literatura

sub-grupo:Modernismo
pergunta:Parlo assim para facilitar. Non é para ofender. Primo o doutor pense bem. E poi me dê a sua resposta. Domani, dopo domani, na outra semana, quando quiser, io resto à sua disposição. Ma pense bem!

O trecho acima faz parte de:
a) AMAR, VERBO INTRANSITIVO.
b) SERAFIM PONTE GRANDE.
c) BRÁS, BEXIGA E BARRA FUNDA.
d) LARANJA DA CHINA.
e) MEMÓRIAS SENTIMENTAIS DE JOÃO MIRAMAR.



resposta:[C]