Banco de dados de questões sobre Figuras de linguagem
questões de vestibulares
|
 

Questões Figuras de linguagem

REF. Pergunta/Resposta
origem:Fei
tópico:
Estilo

sub-grupo:Figuras de linguagem

pergunta:Assinalar a alternativa correta, correspondente às figuras de linguagem, presentes nos fragmentos a seguir:

I. "Não te esqueças daquele amor ardente que já nos olhos meus tão puro viste."
II. "A moral legisla para o homem; o direito, para o cidadão."
III. "A maioria concordava nos pontos essenciais; nos pormenores porém, discordavam."
IV. "Isaac a vinte passos, divisando a vulto de um, pára, ergue a mão em viseira, firma os olhos."

a) anacoluto, hipérbato, hipálage, pleonasmo
b) hipérbato, zeugma, silepse, assíndeto
c) anáfora, polissíndeto, elipse, hipérbato
d) pleonasmo, anacoluto, catacrese, eufemismo
e) hipálage, silepse, polissíndeto, zeugma




resposta:[B]

origem:Fei
tópico:
Estilo

sub-grupo:Figuras de linguagem

pergunta:Assinalar a alternativa que contém as figuras de linguagem correspondentes aos períodos a seguir:

I. "Está provado, quem espera nunca alcança".
II. "Onde queres o lobo sou o irmão".
III. Ele foi discriminado por sofrer de uma doença contagiosa muito falada atualmente.
IV. Ela quase morreu de tanto estudar para o vestibular.

a) ironia - antítese - eufemismo - hipérbole
b) eufemismo - ironia - hipérbole - antítese
c) antítese - hipérbole - ironia - eufemismo
d) hipérbole - eufemismo - antítese - ironia
e) ironia - hipérbole - eufemismo - antítese




resposta:[A]

origem:Fei
tópico:
Estilo

sub-grupo:Figuras de linguagem

pergunta:Assinalar a alternativa que apresenta o vício de linguagem conhecido como solecismo:
a) Não podemos adiar a viagem para depois.
b) Ele entrou de sócio no clube.
c) Fazem dois anos que trabalho aqui.
d) É louvável a fé de teu time.
e) Ele assistiu ao incêndio do prédio.




resposta:[C]

origem:Puccamp
tópico:
Estilo

sub-grupo:Figuras de linguagem

pergunta:Olhei-o nos olhos, enquanto ele olhava os meus, surpreendendo neles uma perversidade que jamais supusera existir.

Identifique a alternativa cuja redação elimine a ambigüidade da frase anterior
a) Ele me olhou nos olhos e eu o olhei nos seus: quanta perversidade nessa expressão!
b) Quando nos olhamos, trazia nos olhos uma surpreendente perversidade, até então desconhecida.
c) Enquanto ele me olhava nos olhos, surpreendi nos seus uma perversidade que nunca suspeitara.
d) Ao me olhar nos olhos e ao olhá-lo nos seus, a expressão de perversidade foi surpreendente.
e) Olhamo-nos nos olhos; era surpreendente a expressão de perversidade que jamais supusera existir.




resposta:[C]

origem:Uel
tópico:
Estilo

sub-grupo:Figuras de linguagem

pergunta:Assinale a alternativa em que a CONOTAÇÃO esteja presente.
a) Diante da explosão da aniversariante, todos engoliram o sorriso.
b) A mesa estava imunda e as mães enervadas com o barulho que os filhos faziam.
c) O vendedor insistira muito e ela, sempre tão tímida quando a constrangiam, acabou por comprar as rosas.
d) Quando recolheu do chão o caderno aberto, viu a letra redonda e graúda que era a sua.
e) Todas eram vaidosas e de pernas finas, com aqueles colares falsificados e com as orelhas cheias de brincos.




resposta:[A]

origem:Ufmg
tópico:
Estilo

sub-grupo:Figuras de linguagem

pergunta:Em todas as alternativas, a palavra destacada é marcada pela ironia, EXCETO em
a) "(...) eles só bebem aquela CACHACINHA lá deles (...)"
b) "Se leva o desaforo pra casa: MINEIRINHO, hein?"
c) "(...) se te pegam comendo um FRANGUINHO ao molho pardo (...)"
d) "se você fala baixo (...) para dar uma LIÇÃOZINHA de civilidade (...)"
e) "(...) vocês, mineiros, sempre JUNTINHOS, hein?"




resposta:[C]

origem:Unesp
tópico:
Estilo

sub-grupo:Figuras de linguagem

pergunta:Compare as seguintes frases:

"Minha amiga assobiou distraída uma MELODIA de Beethoven."
"Alguma coisa que eu disse distraído... foi despertar MELODIAS esquecidas dentro da alma de alguém."

As palavras em destaque estão sendo usadas em sentido próprio e figurado. Indique a figura que está sendo empregada e o sentido que a palavra assume nesse caso.




resposta:Ocorre metáfora em "despertar melodias". Nesse caso, assume o sentido de harmonia, coisas suaves e doces.

origem:Unesp
tópico:
Estilo

sub-grupo:Figuras de linguagem

pergunta:Gil Vicente (1465?-1540?), na rubrica de seu texto, ao introduzir em cena os personagens Todo o Mundo e Ninguém, indica-os dissimulados por suas aparências. Isto implica considerar que podem não ser o que parecem. Tendo em vista que a farsa é uma peça cômica irreverente, com elementos da comédia de costumes, e fazendo uso dos equívocos e dos enganos, releia o texto e, a seguir:
a) Aponte e classifique gramaticalmente o vocábulo que, empregado duas vezes na indicação inicial de como deve ser executada a cena (rubrica), permite inferir que as aparências de Todo o Mundo e Ninguém são dissimuladas.
b) Demonstre, com base no texto, uma característica farsesca do AUTO DA LUSITÂNIA.




resposta:a) COMO: conjunção comparativa.
b) Personagens alegóricos.

origem:Unesp
tópico:
Estilo

sub-grupo:Figuras de linguagem

pergunta:A metáfora é uma figura de linguagem que consiste em empregar um vocábulo para conduzir a um sentido que não lhe é habitual. Esse procedimento baseia-se numa relação de analogia (semelhança). Empregando o signo "calvário", por exemplo, na última frase de seu texto, Darcy Ribeiro serve-se do nome do monte onde Jesus foi crucificado, para exprimir a imagem de sofrimento dos povos indígenas brasileiros, desde o descobrimento do Brasil. Com base neste comentário:
a) Localize, na quinta frase do terceiro parágrafo de Darcy Ribeiro, outro vocábulo empregado metaforicamente.
b) Explique o que quis exprimir o autor ao servir-se dessa metáfora na frase mencionada.




resposta:a) "povos peos peneirados"
b) Povos que adquiriram resistência a doenças depois de sucessivas epidemias.

origem:Unesp
tópico:
Estilo

sub-grupo:Figuras de linguagem

pergunta:No texto que lhe apresentamos, recortado de uma notícia publicada em 03/jun./95, o revisor "cochilou" naquilo que os gramáticos denominam "pleonasmo vicioso", ou seja, o emprego de mais de uma palavra, desnecessariamente, para expressar o mesmo sentido. Leia-o atentamente e, a seguir:

a) Explique onde e como ocorre o acidente de texto na notícia.
b) Escreva uma versão nova da frase, sem a redundância.



resposta:a) "a reversão TOTAL de TODAS as demissões".
b) ...a reversão de todas as demissões... ou ...a reversão total das demissões.

origem:Unesp
tópico:
Estilo

sub-grupo:Figuras de linguagem

pergunta:CARTA DE AMOR foi publicada originalmente em francês: "Lettres Portugaises traduites en français", 1669. A tradução que lhe apresentamos procura reproduzir o espírito da estética barroca; nela podem-se observar exemplos evidentes e reiterados de uma das características mais representativas desse movimento literário: o jogo de contrários, ou seja, a busca de conciliação entre conceitos opostos. Tendo em vista estas observações:
a) Identifique, no último parágrafo, pelo menos uma associação de vocábulos em que se realiza esta característica do discurso barroco. Explique-a.
b) Cite uma passagem de CARTA DE AMOR que seja antitética ao seguinte trecho de GOTA D'ÁGUA: "Você também, Jasão, vê se me escuta: / Eu descubro um jeito de me vingar..."




resposta:a) Desespero e tranqüilidade, elementos antitéticos que expressam a tormenta da mulher.
b) "...agradeço o desespero que me causas..."

origem:Faap
tópico:
Estilo

sub-grupo:Figuras de linguagem

pergunta:Observe:

Cada pessoa que chegava, se punha na ponta dos pés. ESTAVAM CURIOSOS.

Este desvio de concordância que se assinala, chama-se silepse:
a) de pessoa apenas
b) de número apenas
c) de gênero apenas
d) de número e gênero
e) de pessoa e gênero




resposta:[D]