Banco de dados de questões sobre Simbolismo
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Questões Simbolismo

REF. Pergunta/Resposta
origem:Ita
tópico:
Literatura

sub-grupo:Simbolismo

pergunta:Leia os seguintes versos:

Mais claro e fino do que as finas pratas
O som da tua voz deliciava...
Na dolência velada das sonatas
Como um perfume a tudo perfumava.

Era um som feito luz, eram volatas
Em lânguida espiral que iluminava,
Brancas sonoridades de cascatas...
Tanta harmonia melancolizava.

(SOUZA, Cruz e. "Cristais", in "Obras completas." Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1995, p. 86.)

Assinale a alternativa que reúne as características simbolistas presentes no texto:
a) Sinestesia, aliteração, sugestão.
b) Clareza, perfeição formal, objetividade.
c) Aliteração, objetividade, ritmo constante.
d) Perfeição formal, clareza, sinestesia.
e) Perfeição formal, objetividade, sinestesia.




resposta:[A]

origem:Ufrs
tópico:
Literatura

sub-grupo:Simbolismo

pergunta:Leia o poema "Siderações", de Cruz e Souza.

Para as estrelas de cristais gelados
As ânsias e os desejos vão subindo,
Galgando azuis e siderais noivados,
De nuvens brancas a amplidão vestindo...

Num cortejo de cânticos alados
Os arcanjos, as cítaras ferindo,
Passam, das vestes nos troféus prateados,
As asas de ouro finamente abrindo...

Dos etéreos turíbulos de neve
Claro incenso aromal, límpido e leve,
Ondas nevoentas de visões levanta...

E as ânsias e desejos infinitos
Vão com os arcanjos formulando ritos
Da eternidade que nos astros canta...

A respeito do poema, é correto afirmar que
a) o poeta idealiza seus desejos, projetando-os para uma instância inatingível.
b) o poema emprega descrições nítidas que garantem uma compreensão exata dos versos.
c) o poeta expõe a sua avaliação sobre a realidade objetiva, utilizando imagens da natureza em linguagem precisa e direta.
d) o poema, em forma de epigrama, traduz uma visão materialista do amor e da sensualidade.
e) se trata da descrição de fantasias e alucinações apresentadas nos moldes de ficção científica.




resposta:[A]

origem:Ufpe
tópico:
Literatura

sub-grupo:Simbolismo

pergunta:"Na verdade, um estilo literário não desaparece nunca. Ele se incorpora à cultura; pode cair de moda, mas continua fazendo parte do amplo conjunto de realizações humanas e traços podem até reaparecer."
(Faraco e Moura)

Analise as afirmações a seguir sobre estilos e escolas literárias e assinale a alternativa incorreta.
a) O Barroco usou o excesso de imagens (comparações, antíteses, paradoxos) para expressar contradições. Este excesso permaneceu no Simbolismo para expressar sensações de cores, luzes e sons. No Barroco, destacou-se a temática da efemeridade da vida, cultivada, também, na poesia do romântico Álvares de Azevedo.
b) O Arcadismo caracterizou-se pelo retorno à natureza, pelo bucolismo, que permanece no "culto à natureza" do Romantismo, numa dimensão mais dinâmica.
c) O Realismo e o Modernismo tiveram em comum a característica de retratar a realidade brasileira tal como se apresentava, embora com concepções diferentes de linguagem.
d) O Romantismo cultivou a exaltação das paisagens brasileiras, freqüente em Gonçalves Dias. O Parnasianismo retomou essa tendência, observada no ufanismo de Olavo Bilac.
e) O Simbolismo restringiu-se à poesia, tendo-se identificado com o Realismo pelo afastamento do místico e do espiritual.




resposta:[E]

origem:Ufv
tópico:
Literatura

sub-grupo:Simbolismo

pergunta:Considere as alternativas abaixo, relativas ao Simbolismo:

I - No plano temático, o Simbolismo foi marcado pelo mistério e pela inquietação mística com problemas transcendentais do homem. No plano formal, caracterizou-se pela musicalidade e certa quebra no ritmo do verso, precursora do verso livre do modernismo.
II - O Simbolismo, surgido contemporaneamente ao materialismo cientificista, enquanto atitude de espírito, passou ao largo dos maiores problemas da vida nacional. Já a literatura realista-naturalista acompanhou fielmente os modos de pensar das gerações que fizeram e viveram a Primeira República.
III - O Simbolismo, com Cruz e Sousa e Alphonsus de Guimaraens, nossos maiores poetas do período, legou-nos uma produção poética que se caracterizou pela busca da "arte em arte", isto é, uma preocupação com o verso artesanal, friamente moldado. Devido a essa tendência à objetividade na composição, o movimento também se denominou "decadentista".

Assinale a alternativa CORRETA:
a) I é falsa; II e III verdadeiras.
b) I, II e III são verdadeiras.
c) I é verdadeira; II e III, falsas.
d) I e II são verdadeiras: III é falsa.
e) I e III são falsas; II, verdadeira.




resposta:[D]

origem:Ufsm
tópico:
Literatura

sub-grupo:Simbolismo

pergunta:Considere a afirmativa:

"Há nele um aspecto estritamente parnasiano, descritivo, arqueológico, que se desdobraria mais tarde na poesia patriótica de cunho épico à maneira de "O caçador de esmeraldas".

A qual autor se aplica a afirmativa transcrita?
a) Alceu Wamosy.
b) Raimundo Correa.
c) Alberto de Oliveira.
d) Olavo Bilac.
e) Alphonsus de Guimaraens.




resposta:[D]

origem:Ufmg
tópico:
Literatura

sub-grupo:Simbolismo

pergunta:Com base na leitura de "Broquéis", de Cruz e Sousa, é INCORRETO afirmar que se trata de uma poesia
a) de tendência naturalista, que se compraz na descrição mórbida dos sentimentos, embora mostre otimismo em relação ao homem.
b) próxima da música, não apenas no plano temático, mas, sobretudo, no trabalho detalhista da sonoridade.
c) abstrata, pois se afasta de situações cotidianas e, além disso, exprime um intenso sentimento de dor e de angústia.
d) de atmosfera intensamente misteriosa, criada pelo forte impulso de transfiguração da realidade imediata.




resposta:[A]

origem:Ufpe
tópico:
Literatura

sub-grupo:Simbolismo

pergunta:"Leve é o pássaro;
e a sua sombra voante,
mais leve
...........................................
E o desejo rápido
desse antigo instante,
mais leve.

E a figura invisível
do amargo passante,
mais leve."
(Cecília Meireles)


"Mais claro e fino do que as finas pratas
O som da sua voz deliciava..
Na dolência velada das sonatas
Como um perfume a tudo perfumava."
(Cruz e Souza)

Qual a semelhança ou o ponto de convergência entre a poesia neo-simbolista de Cecília Meireles e a de Cruz e Souza?
a) A objetividade e o materialismo marcantes no estilo parnasiano.
b) A realidade focalizada de maneira vaga, em versos que exploram a sonoridade das palavras.
c) A preocupação formal e a presença de rimas ricas.
d) O erotismo e o bucolismo como tema recorrente.
e) A impassibilidade dos elementos da natureza e a presença da própria poesia como musa.




resposta:[B]

origem:Mackenzie
tópico:
Literatura

sub-grupo:Simbolismo

pergunta:Chorai, arcadas
Do violoncelo!
Convulsionadas
Pontes aladas
De pesadelo ...

Trêmulos astros...
Soidões lacustres...
- Lemes e mastros...
E os alabastros
Dos balaústres!

Camilo Pessanha

Assinale a alternativa correta sobre o texto.
a) Destaca a expressão egocêntrica do sofrimento amoroso, de nítida influência romântica.
b) Recupera da lírica trovadoresca a redondilha maior, a estrutura paralelística e os versos brancos.
c) A influência do Futurismo italiano é comprovada pela presença de frases nominais curtas e temática onírica.
d) A linguagem grandiloqüente, as metáforas cósmicas e o pessimismo exacerbado comprovam o estilo condoreiro.
e) A valorização de recursos estilísticos relacionados ao ritmo e à sonoridade é índice do estilo simbolista.




resposta:[E]

origem:Ufrrj
tópico:
Literatura

sub-grupo:Simbolismo

pergunta:Leia o fragmento a seguir do poema "Evocações" de Alphonsus de Guimaraens:

"Na primavera que era a derradeira,
Mãos estendidas a pedir esmola
Da estrada fui postar-me à beira.
Brilhava o sol e o arco-íris era a estola
Maravilhosamente no ar suspensa"

Como se sabe, Alphonsus de Guimaraens é tido como um dos mais importantes representantes do Simbolismo no Brasil. No fragmento acima, pode-se destacar a seguinte característica da escola à qual pertence:
a) bucolismo, que se caracteriza pela participação ativa da natureza nas ações narradas.
b) intensa movimentação e alta tensão dramática.
c) concretismo e realismo nas descrições.
d) foco no instante, na cena particular e na impressão que causa.
e) tom poético melancólico, apresentando a natureza como cúmplice na tristeza.




resposta:[D]

origem:Ufpe
tópico:
Literatura

sub-grupo:Simbolismo

pergunta:Como escola literária, o Simbolismo:
( ) apresenta-se como uma estética oposta à poesia objetiva, plástica e descritiva, praticada pelo Parnasianismo, e como uma recusa aos valores burgueses.
( ) define-se pelo antiintelectualismo e mergulha no irracional, descobrindo um mundo estranho de associações, de idéias e sensações.
( ) propõe uma poesia pura, hermética e misteriosa, que usa imagens, e não conceitos.
( ) foi um movimento de grande receptividade e repercussão junto ao público brasileiro.
( ) revolucionou a poesia da época, com o uso de versos livres e de uma temática materialista.




resposta:V V V F F

origem:Fgv
tópico:
Literatura

sub-grupo:Simbolismo

pergunta:Assinale a alternativa INCORRETA a respeito do Simbolismo:
a) Utiliza o valor sugestivo da música e da cor.
b) Dá ênfase à imaginação e à fantasia.
c) Procura a representação da realidade do subconsciente.
d) É uma atitude objetiva, em oposição ao subjetivismo dos parnasianos.
e) No Brasil, produziu, entre outras, a poesia de Cruz e Sousa e, em Portugal, a de Antônio Nobre.




resposta:[D]

origem:Pucrs
tópico:
Literatura

sub-grupo:Simbolismo

pergunta:Morte e _________ são temas presentes tanto na poesia de _________ quanto na de _________, considerados as duas principais matrizes do _________ no Brasil, movimento do final do século XIX, de inspiração francesa.

As lacunas podem ser correta e respectivamente preenchidas por:
a) mitologia - Cruz e Souza - Eduardo Guimaraens - Parnasianismo
b) melancolia - Alphonsus de Guimaraens - Raimundo Correa - Simbolismo
c) religiosidade - Cruz e Souza - Alphonsus de Guimaraens - Simbolismo
d) amor - Olavo Bilac - Raimundo Correa - Parnasianismo
e) natureza - Cruz e Souza - Eduardo Guimaraens - Simbolismo




resposta:[C]