Banco de dados de questões sobre Teoria Literária
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Questões Teoria Literária

REF. Pergunta/Resposta
origem:Ita
tópico:
Literatura

sub-grupo:Teoria Literária

pergunta:Algumas obras de ficção retratam um contexto urbano, sendo por isso consideradas crônica de costumes. É, por exemplo, o caso de obras dos seguintes autores:
a) Antônio de Alcântara Machado; Manuel Antônio de Almeida; Joaquim Manuel de Macedo; Lima Barreto.
b) Antônio de Alcântara Machado; Manuel Antônio de Almeida; Joaquim Manuel de Macedo; Graciliano Ramos.
c) Manuel Antônio de Almeida; Joaquim Manuel de Macedo; Lima Barreto; Mário de Andrade.
d) Antônio de Alcântara Machado; Joaquim Manuel de Macedo; Lima Barreto; Graciliano Ramos.
e) Manuel Antônio de Almeida; Joaquim Manuel de Macedo; Mário de Andrade; Antônio de Alcântara Machado.




resposta:[A]

origem:Ita
tópico:
Literatura

sub-grupo:Teoria Literária

pergunta:Leia os seguintes textos, observando que eles descrevem o ambiente natural de acordo com a época a que correspondem, fazendo predominar os aspectos bucólico, cotidiano e irônico, respectivamente:

Texto 1

Marília de Dirceu

Enquanto pasta, alegre, o manso gado,
minha bela Marília, nos sentemos
À sombra deste cedro levantado.
Um pouco meditemos
Na regular beleza,
Que em tudo quanto vive nos descobre
A sábia Natureza.

Atende como aquela vaca preta
O novilhinho seu dos mais separa,
E o lambe, enquanto chupa a lisa teta.
Atende mais, ó cara,
Como a ruiva cadela,
Suporta que lhe morda o filho o corpo,
E salte em cima dela.

(GONZAGA, Tomás Antônio. "Marília de Dirceu." In: Proença Filho, Domício. Org. "A poesia dos inconfidentes." Rio de Janeiro, Nova Aguilar, 1996, p. 605.)


Texto 2

Bucólica nostálgica

Ao entardecer no mato, a casa entre
bananeiras, pés de manjericão e cravo-santo,
aparece dourada. Dentro dela, agachados,
na porta da rua, sentados no fogão, ou aí mesmo,
rápidos como se fossem ao Êxodo, comem
feijão com arroz, taioba, ora-pro-nobis,
muitas vezes abóbora.
Depois, café na canequinha e pito.
O que um homem precisa pra falar,
entre enxada e sono: Louvado seja Deus!

(PRADO, Adélia. "Poesia Reunida." 2. ed, São Paulo: Siciliano, 1992, p. 42.)


Texto 3

Cidadezinha qualquer

Casas entre bananeiras
Mulheres entre laranjeiras
Pomar amor cantar

Um homem vai devagar.
Um cachorro vai devagar.
Um burro vai devagar.

Devagar... as janelas olham.

Eta vida besta, meu Deus.

(ANDRADE, Carlos Drummond. "Obra Completa," Rio de Janeiro: José Aguilar Editora, 1967, p. 67.)


Assinale a alternativa referente aos respectivos momentos literários a que correspondem os três textos:
a) Romântico, contemporâneo, modernista.
b) Barroco, romântico, modernista.
c) Romântico, modernista, contemporâneo.
d) Árcade, contemporâneo, modernista.
e) Árcade, romântico, contemporâneo.




resposta:[D]

origem:Ufsc
tópico:
Literatura

sub-grupo:Teoria Literária

pergunta:A correlação dos nomes dos movimentos literários (entre parênteses) com as respectivas informações estético-literárias tem a(s) seguinte(s) proposição(ões) VERDADEIRA(S).

01. (REALISMO) Narrativa lenta, descrição objetiva. Entre os autores dessa escola literária destaca-se Machado de Assis, com a obra "Quincas Borba".

02. (BARROCO) Aparece o "medo de amar", o "mal do século" e, em alguns autores, a atração pela noite, pela morte e por temas macabros e satânicos.

04. (PARNASIANISMO) Emprego freqüente de ordem inversa, conceptismo, presença de antíteses e paradoxos.

08. (ULTRA-ROMANTISMO) Retorno aos motivos clássicos, busca da perfeição formal.

16. (ARCADISMO) Bucolismo, presença de mitologia, racionalismo, convencionalismo.

32. (ROMANTISMO) Misticismo e espiritualismo, presença da sinestesia, tentativa de aproximar a música da poesia.




resposta:01 + 16 = 17

origem:Unifesp
tópico:
Literatura

sub-grupo:Teoria Literária

pergunta:A alternativa que indica textos de épocas literárias diferentes, mas de métrica uniforme e idêntica, é
a) I e II.
b) II e III.
c) II e V.
d) III e IV.
e) IV e V.




resposta:[E]

origem:Unifesp
tópico:
Literatura

sub-grupo:Teoria Literária

pergunta:Finalmente, "assimilando o movimento geral das idéias e da arte renascentista", não sentiram os portugueses necessidade de interromper a linha de evolução de suas mais peculiares e vigorosas forças criadoras, definidas durante alguns séculos de Idade Média: deste modo, "ao lado do homem português que se expressava no que assumia de espírito clássico, colocou-se, naturalmente, o homem português que traduzia forte personalidade de raízes nacionais e tradicionais". (Aspas nossas)
(Antonio S. Amora, "Presença da literatura portuguesa - II - Era Clássica".)

Estas observações aplicam-se aos textos indicados em:
a) II e III.
b) II e IV.
c) I e IV.
d) I e II.
e) III e IV.




resposta:[C]

origem:Uerj
tópico:
Literatura

sub-grupo:Teoria Literária

pergunta:"Comenta-se, um pouco rápido demais, que a predileção que os leitores sentimos por um ou outro personagem vem da facilidade com que nos identificamos com eles. Esta formulação exige algumas pontuações: não é que nos identifiquemos com o personagem, mas sim que este nos identifica, nos aclara e define frente a nós mesmos; algo em nós se identifica com essa individualidade imaginária, algo contraditório com outras 'identificações semelhantes', algo que de outro modo apenas em sonhos haveria logrado estatuto de natureza. A paixão pela literatura é também uma maneira de reconhecer que cada um somos muitos, e que dessa raiz, oposta ao senso comum em que vivemos, brota o prazer literário."
(Traduzido de SAVATER, Fernando. "Criaturas del aire". Barcelona: Ediciones Destino,1989.)

Este texto trata de um conceito importante na teoria da literatura: o conceito de catarse.
De acordo com o autor, pode-se definir catarse como o processo que afeta o leitor no sentido de:
a) valorizar o imaginário
b) superar o senso comum
c) construir a personalidade
d) liberar emoções reprimidas




resposta:[C]

origem:Uerj
tópico:
Literatura

sub-grupo:Teoria Literária

pergunta:Observe atentamente os dois trechos transcritos a seguir.

"... o objetivo da poesia (e da arte literária em geral) não é o real concreto, o verdadeiro, aquilo que de fato aconteceu, mas sim o verossímil, o que pode acontecer, considerado na sua universalidade."
(SILVA,Vítor M. de A. "Teoria de Literatura". Coimbra: Almedina, 1982.)

Verossímil. 1. Semelhante à verdade; que parece verdadeiro. 2. Que não repugna à verdade, provável.
(FERREIRA. A. B. de Holanda, "Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa". Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986.)

A partir da leitura de ambos os fragmentos, pode-se deduzir que a obra literária tem o seguinte objetivo:
a) opor-se ao real para afirmar a imaginação criadora
b) anular a realidade concreta para superar contradições aparentes
c) construir uma aparência de realidade para expressar dado sentido
d) buscar uma parcela representativa do real para contestar sua validade




resposta:[C]

origem:Ufu
tópico:
Literatura

sub-grupo:Teoria Literária

pergunta:Sobre linguagem literária e estilos literários, indique a alternativa INCORRETA.
a) A linguagem da poesia simbolista tende a ser mais vaga e imprecisa, e vem cercada por musicalidade, a exemplo do verso: "Véus neblinosos, longos véus de viúvas."
b) Os poetas românticos fizeram uso de uma linguagem excessivamente adjetivada, cujo objetivo era a expressão dos estados de alma do poeta, como no verso: "A tarde está tão bela, e tão serena".
c) A poesia parnasiana ficou marcada por uma linguagem espontânea, cujas palavras ornamentais ampliavam o significado, como no verso: "Purpúreas velas de real trirreme."
d) A partir do Modernismo a poesia passou a se expressar em uma linguagem menos clássica e mais voltada para o cotidiano, como no verso: "Estes cães da roça parecem homens de negócio".




resposta:[C]

origem:Ufsm
tópico:
Literatura

sub-grupo:Teoria Literária

pergunta:Considere aspectos da literatura brasileira do período colonial e assinale verdadeira (V) ou falsa (F) em cada uma das afirmações seguintes:

( ) O desenvolvimento da produção literária acompanhou, nos primeiros séculos, os ciclos regionais de ocupação e exploração da terra.
( ) Os estilos barroco e maneirista impulsionaram uma fértil produção da dramaturgia brasileira no século XVII.
( ) Os textos dos primeiros missionários demonstram que havia uma tendência para as descrições e completa ausência de intenção pedagógica.

A seqüência correta é
a) V - V - F.
b) V - F - F.
c) F - V - V.
d) F - V - F.
e) V - F - V.




resposta:[B]

origem:Unirio
tópico:
Literatura

sub-grupo:Teoria Literária

pergunta:Com base nas concepções surrealistas, estabeleça a relação entre as idéias do texto e uma característica do movimento.



resposta:O surrealismo tem como uma das características a projeção do inconsciente. Logo, ao dormir, o inconsciente aflora através do discurso onírico.

origem:Ufrn
tópico:
Literatura

sub-grupo:Teoria Literária

pergunta:O texto, por suas características, pode ser classificado como
a) um artigo.
b) uma crônica.
c) um conto.
d) uma notícia.




resposta:[B]

origem:Cftmg
tópico:
Literatura

sub-grupo:Teoria Literária

pergunta:Com relação aos gêneros literários, é INCORRETO afirmar que, no gênero
a) lírico, o artista retrata criticamente a realidade.
b) épico, o autor se apega à objetividade e à impessoalidade.
c) lírico, a tendência do escritor é revelar as emoções que o mundo causou nele.
d) dramático, há ausência de narrador, apresentando-se um conflito através do discurso direto.




resposta:[A]