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Questões Cesgranrio

REF. Pergunta/Resposta
origem:Cesgranrio1995
tópico:
Interpretacao

sub-grupo:

pergunta:Assinale a opção que classifica corretamente cada uma das afirmações acerca do texto I como VERDADEIRA (V) ou FALSA (F).

( ) Através de critérios cromáticos, exaltam-se as belezas e as riquezas da nação.
( ) A pátria apresenta uma dicotomia entre o porvir e o passado.
( ) Por ser independente, a Pátria prescinde de quem garante sua liberdade.
( ) Por estar em constante processo dinâmico, a Pátria se adapta às reivindicações de ordens distintas.

A seqüência correta é:
a) V - V - V - F
b) V - V - F - F
c) V - V - F - V
d) F - V - V - F
e) F - F - F - V



resposta:
[C]

origem:Cesgranrio1995
tópico:
Interpretacao

sub-grupo:

pergunta:Assinale a idéia que NÃO está contida no conceito de Pátria no texto I:
a) Delimitação de terras geográficas limítrofes.
b) Todo o contingente humano que vive em seu solo.
c) A cultura e a história representadas por costumes, hábitos e tradições.
d) É o povo com sua história política, ideológica e religiosa.
e) É o Estado com suas instituições que correspondem fielmente à noção de Pátria.



resposta:
[E]

origem:Cesgranrio1995
tópico:
Gramatica

sub-grupo:Vocabulário

pergunta:No texto, as expressões "Ainda bem" (parágrafo 1) e "Então" (parágrafo 2) podem ser substituídas, respectivamente, sem prejuízo semântico, por:
a) Finalmente e Portanto.
b) Felizmente e Por isso.
c) Embora e Por conseguinte.
d) Por sorte e Conquanto.
e) Malgrado e Porquanto.



resposta:
[B]

origem:Cesgranrio1995
tópico:
Gramatica

sub-grupo:Ortografia

pergunta:Os elementos "mas também" (parágrafo 4) e "para dar" (parágrafo 6) conferem aos períodos, respectivamente, idéias de:
a) oposição - causa.
b) consecução - finalidade.
c) acréscimo - finalidade.
d) concessão - causa.
e) oposição - explicação.



resposta:
[C]

origem:Cesgranrio1995
tópico:
Gramatica

sub-grupo:Vocabulário

pergunta:Os termos a seguir: "telúrico" (parágrafo 5) e "paradoxo" (parágrafo 7) poderiam ser substituídos, sem que se alterasse o sentido do texto, respectivamente, por:
a) relativo ao sangue / eixo.
b) relativo à magia / dualidade.
c) relativo à energia / alternativa.
d) relativo ao solo / contra-senso.
e) relativo ao positivismo / contraposição.



resposta:
[D]

origem:Cesgranrio1995
tópico:
Interpretacao

sub-grupo:

pergunta:Da última frase do texto, depreende-se que, para um brasileiro, "ser Pátria" só NÃO implica um sentimento de:
a) solidariedade.
b) amparo.
c) subserviência.
d) doação.
e) acolhimento.



resposta:
[C]

origem:Cesgranrio1995
tópico:
Gramatica

sub-grupo:

pergunta:Assinale a opção que traz corretas classificações do sujeito e da predicação verbal.
a) "Houve... uma considerável quantidade" - sujeito inexistente; verbo transitivo direto.
b) "que jamais hão-de ver país como este" - sujeito indeterminado; verbo transitivo indireto.
c) "mas reflete a pulsação da inenarrável história de cada um" - sujeito simples; verbo transitivo direto e indireto.
d) "que se recebe em herança" - sujeito indeterminado; verbo transitivo indireto.
e) "a quem tutela" - sujeito simples; verbo intransitivo.



resposta:
[A]

origem:Cesgranrio1995
tópico:
Gramatica

sub-grupo:

pergunta:Observe o 6¡. parágrafo do texto e assinale a opção que contém informação FALSA:
a) "do que a nação...": o conectivo introduz idéia de comparação.
b) as vírgulas do 2¡. período estão separando orações intercaladas.
c) "se não partem": "se" é uma conjunção subordinativa condicional.
d) a última oração do parágrafo classifica-se como oração principal.
e) "todo" é um pronome adjetivo indefinido.



resposta:
Anulada pela CESGRANRIO

origem:Cesgranrio1995
tópico:
Gramatica

sub-grupo:

pergunta:Os vocábulos "aprimorar" e "encerrar" classificam-se, quanto ao processo de formação de palavras, respectivamente, em:
a) parassíntese / prefixação.
b) parassíntese / parassíntese.
c) prefixação / parassíntese.
d) sufixação / prefixação e sufixação.
e) prefixação e sufixação / prefixação.



resposta:
[A]

origem:Cesgranrio1995
tópico:
Interpretacao

sub-grupo:

pergunta:No texto I, o autor fala da Pátria como se fosse a nossa mãe; daí, Mátria. No texto II, o poeta tem uma visão distinta dessa.
Assinale a opção que NÃO evidencia a forma pela qual a Pátria é enfocada no texto II.
a) "uma criança dormindo / É minha pátria". (v. 2-3)
b) "Vontade de beijar os olhos de minha pátria / De niná-la". (v. 11-12)
c) "Que vontade me vem de adormecer-me / Entre teus doces montes". (v. 24-25)
d) "Teu nome é Pátria amada, é patriazinha". (v. 28)
e) "Vives em mim como uma filha, que és". (v. 30)



resposta:
[C]

origem:Cesgranrio1995
tópico:
Literatura

sub-grupo:Modernismo

pergunta:Apesar de modernista, Vinicius apresenta, no texto, características da estética romântica.
Assinale a única característica romântica NÃO presente nesse texto:
a) Preocupação com o eu-lírico, através da expressão de emoções pessoais.
b) Valoração de elementos da natureza, como forma de exaltação da terra brasileira.
c) Sentimentos de saudade e nostalgia, causados pela dor do exílio.
d) Preocupação social, através da menção a problemas brasileiros.
e) Abandono do ideal purista dos neoclássicos na prevalência do conteúdo sobre a forma.



resposta:
[D]

origem:Cesgranrio1995
tópico:
Estilo

sub-grupo:Figuras de linguagem

pergunta:1 - Vontade de beijar os olhos de minha pátria
De niná-la, de passar-lhe a mão pelos cabelos".
2 - "Pátria, eu semente que nasci do vento
Eu que não vou e não venho, eu que permaneço".

A partir dos exemplos 1 e 2, indique as respectivas figuras de linguagem:
a) prosopopéia - aliteração.
b) metáfora - gradação.
c) hipérbole - antítese.
d) aliteração - personificação.
e) metonímia - assíndeto.



resposta:
[A]

 


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